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Regras de Subbuteo FIFME

Regras da FIFME | Subbuteo Paulista | Subbuteo Leva-Leva | Subbuteo 6 Paulista | Subbuteo Gol-Caixote | Subbuteo League

Subbuteo Paulista

Regra adaptada da Regra Oficial da FIFME (para futebol de botão) com as seguintes instruções e modificações para prática de Subbuteo:

  • Duração das partidas:
    O tempo de jogo será de trinta (30) minutos divididos em duas etapas de quinze (15) minutos corridos. Em caso de necessidade de prorrogação, esta será de dez (10) minutos divididos em dois tempos de cinco (5) minutos corridos.
    • O cronometro só será parado na marcação de gol.
  • Acionamento dos jogadores:
    Os jogadores (ou players) de Subbuteo são acionados com a a ponta dos dedos e unhas (totó), entretanto, é TERMINANTEMENTE VETADO o uso dos dedos em forma de catapulta (dar peteleco) para pôr mais força no acionamento. Tal infração é punida com o CARTÃO AMARELO para o técnico e a marcação de falta direta no local onde o jogador foi acionado irregularmente;
    • Toques:
      • Cada player só poderá ser acionado três vezes seguidas; se furar, poderá ser acionado mais três vezes após a furada (caso a equipe mantenha a posse de bola); em casos de rebote dentro da área, o player renovará sua sequência de três toques automaticamente;
      • Não há limite coletivo de toques;
    • Chute à gol: deverá ser executado depois que o goleiro adversário for posicionado para tentar efetuar a defesa;
      • Quando o ataque estiver com posse da bola dentro da grande-área, o goleiro terá de ser posicionado tocando a linha de gol;
      • Em caso de furada do ataque com a bola dentro da grande-área a posse de bola será revertida para o goleiro;
      • No caso de rebote da defesa com posse de bola do ataque dentro da grande-área, o ataque poderá finalizar sem que o goleiro possa ser ajeitado, da mesma forma como no rebote da trave conforme as disposições da regra FIFME 12x3 Toques Rebound;
    • Não há impedimento.
  • Goleiro:
    Para posição de goleiro, poderá se optar por três tipos de goleiro:
    • Grande: pequeno tapume de plástico típico dos botões de brinquedo brasileiros da marca Gulliver ou uma caixinha de fósforos;
    • Pequeno: figura original do Subbuteo;
    • Goleiro-Linha: figura semelhante às originais do Subbuteo em dimensões maiores, de medidas: base com diâmetro de ~25-44mm e altura de ~35mm (feitas com tampa de garrafa ou botões prenchidos com massa).
  • Saída de bola:
    Nas saídas de bola no início e re-início(s) da partida em cada tempo de jogo ou após a marcação de gol, obrigatóriamente dois (2) jogadores deverão ficar entre a linha-intermediária e o meio-campo. No máximo quatro (4) players, incluindo o goleiro, poderão ser posicionados dentro da grande-área.
  • Arrumação dos jogadores em campo:
    • Artigo 1 - Arrumação dos players:
      Ao serem arrumados, os jogadores devem ficar distados entre si o suficiente para que a bola passe por entre eles;
      • Parágrafo 1.2 - Os jogadores só poderão ser arrumados manualmente em campo durante as saídas de bola a partir do círculo central, ou seja, no início ou re-início(s) da partida.
    • Artigo 2 - Movimentação dos players:
      Durante a partida, a movimentação dos jogadores em campo deve ser feita com totós, obedecendo às instruções abaixo, a prioridade da movimentação é sempre da equipe em posse da bola, e as duas equipes têm o mesmo número de toques a cada jogada. O número abaixo não inclui o player à efetuar a reposição de bola:
      • Tiro-de-meta cedido em tiro a gol: até dez (10) totós, um para cada player de cada time;
      • Lateral: um (1) totó;
        • BACK: o player que cometer a infração back deverá ser reposicionado no ponto em que foi acionado e não poderá ser movido novamente;
        • Os players só poderão ser acionados uma vez;
      • Escanteio: até quatro (4) totós;
      • Falta direta: até quatro (4) totós:
        • Parágrafo 2.1: a defesa poderá optar em posicionar até quatro (4) players na barreira, distada à cinco (5) dedos (9cm) da posição da cobrança (veja tópico abaixo).
    • Artigo 3 - Back:
      Se, ao movimentar o jogador nas reposições de bola, o player acionado se chocar com qualquer outro player adversário, deverá ser reposicionado de volta (back) à posição original e a equipe perde o movimento.
    • Artigo 4 - Goleiro:
      O goleiro poderá ser manualmente posicionado nas saídas de bola a partir do círculo central.
    • O goleiro poderá ser manualmente movimentado uma (1) vez sem contar como movimento da equipe em:
      • Tiros-de-meta;
      • Escanteio;
      • Falta direta;
      • Chutes à gol do adversário;
      • PS: quanto o goleiro estiver em posse da bola, a mesma poderá ser ajeitada manualmente na linha da pequena-área e reposta em jogo com o player batedor de tiro de meta;
      • Se, após ser acionado, o player batedor de tiro de meta permanecer em campo e, por acaso, tocar na bola, será marcado falta direta, mesmo no campo defensivo;
      • A bola que parar na pequena-área será de posse do goleiro.
    • Artigo 5 - Players extras:
      É permitido se utilizar players extras, ou seja, além dos 11 jogadores titulares, para efetuar as reposições de bola utilizando figuras especialmente designadas para tal em:
        • Cobranças de tiro-de-meta;
        • Cobranças de lateral;
        • Cobranças de escanteio.
  • Obstrução:
    Se, ao conduzir a bola ou após uma furada, o adversário obstruir o player que estava em posse da bola ao tentar buscá-la, será marcada falta indireta (em dois lances).
  • Barreira:
    • Artigo 1 - Faltas diretas no campo de ataque:
      O time defensor poderá optar por formar uma barreira anunciando tal fato em voz alta. Até quatro (4) players podem ser deslocados para formar a barreira que deverá ser posicionada à 9cm (quatro dedos) da posição da bola. Enquanto forma a barreira, o técnico à cobrar a falta também pode deslocar até quatro (4) players para efeturar alguma jogada ou tirá-los do caminho da linha de tiro.
    • Artigo 2 - Não-formação de barreira em falta direta:
      Em a defesa NÃO optando pela formação de barreira, ambas equipes podem acionar até quatro (4) players antes da cobrança de falta, respeitando a prioridade de arrumação do ataque:
      • O técnico à cobrar a falta não precisa esperar a defesa movimentar seus quatro players para executar a cobrança.
    • Artigo 3 - Falta indireta dentro da área:
      Nas faltas indiretas dentro da grande área de ataque, será permitida a movimentação de quatro (4) players por ambas as equipes sendo que a defesa pode optar por formação de barreira, nesse caso, a cobrança só se efetua após a autorização do técnico defensor.
  • Escanteio:
    Na cobrança de escanteio, a bola cruzada na pequena-área poderá ser finalizada a gol sem que o goleiro possa ser ajeitado:
    • Nas cobranças de escanteio, o goleiro poderá de ser posicionado tocando a linha de gol.
  • Fair Play:
    • Depois de acionado, o player que ficar caído em campo poderá ser recolocado em pé normalmente na posição em que está.
    • O player que parar dentro do gol, pode ser movido para a lateral externa da trave, adjacente à linha de fundo pelo lado de fora;
    • O player que estiver fora das quatro linhas muito próximo ao alambrado externo poderá se afastar 2 cm do mesmo para facilitar o totó.
  • Cartões:
    • Artigo 1 - Cartão Amarelo:
      • Parágrafo 1.1 - Player: Mostrado quando algum player cometer falta-dupla.
      • Parágrafo 1.2 - Técnico: Advertência à conduta inadequada ou anti-ética; acionar jogador por meio de peteleco.
    • Artigo 2 - Cartão Vermelho:
      • Parágrafo 2.1 - Player: Mostrado ao player que receber o segundo ou subsequentes cartões amarelos de sua equipe (coletivo); ejetar jogador adversário da mesa em dividida ou lance faltoso.
      • Parágrafo 2.2 - Técnico: W.O.: Aplicado ao técnico que mantenha conduta inadequada após já ter sido advertido com o cartão amarelo e/ou quebrar elementos do jogo ainda que involuntariamente.

Subbuteo Leva-Leva

Na modalidade Leva-Leva, a partida de Subbuteo segue as instruções acima descritas, adicionada das seguintes alternativas:

  • O campo de jogo consiste em uma mesa de madeira grande, típico de Futmesa para Regra Paulista, de medidas:
    • Máximas: 2,10 X 1,20 m;
    • Mínimas: 1,80 X 1,10 m.
  • O goleiro é composto de um pequeno tapume de plástico típico dos botões de brinquedo brasileiros da marca Gulliver ou similares, ou uma caixinha de fósforps, cujas medidas máximas são.
    • Altura: 35mm;
    • Largura: 48mm;
    • Espessura: 5mm.
  • As balizas do campo são as mesmas utilizadas no Futmesa, de medidas:
    • Altura: 50mm
    • Largura: 125 mm
  • O tempo de jogo será de duas etapas de quinze (15) minutos corridos. A prorrogação duas etapas de cinco (5) minutos.
  • A bola de jogo poderá ser uma pastilha, dado, bola de lã ou bola de feltro, todas em tamanho e peso proporcional à bola original do Subbuteo.
  • Não há limite de toques coletivos para as equipes, entretanto, cada jogador tem um limite individual de três (3) toques máximos para conduzir a bola, efetuar passe ou arrematar à gol;
  • impedimento.

Subbuteo 6 Paulista / 5-a-Side

A modalidade Subbuteo 6 Paulista é equivalente à modalidade de futebol de salão, dessa forma, tem como base a Regra de Futsal FIFME e as disposições relativas ao Subbuteo Paulista descritas acima, adicionada das instruções listadas abaixo:

  • Campo de jogo:
    Pequeno, medidas máximas de 0,90x0,60m, de preferência com linhas de quadra da futsal.
  • Tempo de jogo:
    Dois tempos de cinco (5) minutos cronometrados, sendo o cronômetro parado sem que a bola estiver fora de jogo. A prorrogação será de dois tempos de três (3) minutos igualmente cronometrados.
  • Balizas:
    São as mesmas utilizadas no Futmesa Paulista, de medidas:
    • Altura: 50mm;
    • Largura: 125 mm.
  • Bola:
    • Redonda de lã, dadinho, ou pastilha de tamanho proporcional à bola de Subbuteo;
    • Original de Subbuteo, de diâmetro ligeiramente inferior, para disputa em quadras de tecido.
  • Número de jogadores em campo:
    Cada equipe é composta de cinco (5) jogadores de linha e um (1) goleiro, sendo o goleiro:
    • Grande: tapume da Gulliver, ou caixinha de fósforo;
    • Goleiro-Linha: figura igual à dos jogadores, porém mais larga e de medidas: base de diâmetro 44mm e altura de 35mm;
    • Na modalidade 5-a-Side, o total de players será cinco (5), incluindo o goleiro (quatro jogadores de linha + um goleiro).
  • Toques:
    Uma vez que a equipe tenha a posse de bola, o número máximo de toques será:
    • 12 toques coletivos;
    • 3 toques individuais;
      • PS: a finalização não poderá exceder os 12 toques coletivos da equipe em qualquer hipótese, infração punível com falta técnica (indireta).
  • Arrumação dos jogadores em campo:
    Os jogadores só poderão ser manualmente arrumados em campo em saídas de bola do círculo central.
    • Artigo 1 - Ao serem arrumados, os jogadores devem ficar distados entre si o suficiente para que a bola passe por entre eles.
    • Artigo 2 - Em momentos de arrumação dos jogadores em campo, nenhum player poderá ser posicionado dentro da àrea do goleiro.
    • Artigo 3 - Durante a partida, os jogadores podem ser ajeitados com totós, obedecendo às seguintes instruções abaixo. A prioridade da movimentação é sempre da equipe em posse da bola. O número abaixo não inclui o player à efetuar a reposição de bola:
      • Tiro-de-Meta: um (1) player pode ser movimentado;
      • Tiro-de-Meta cedido em tiro a gol: todos os players podem ser movimentados, inclusive o goleiro;
      • Lateral: um (1) player pode ser movimentado;
      • Escanteio: até dois (2) players podem ser movimentados (além do goleiro no primeiro pau somente);
      • Falta indireta: até (1) player pode ser movimentado;
      • Falta direta: até três (3) players podem ser movimentados:
        • Parágrafo 3.1: a defesa poderá optar em posicionar até três (3) players na barreira, que deverá distar quatro (4) dedos (9cm) da posição da cobrança, e sem distância entre players.

  • Goleiro-linha:
    Sendo o goleiro uma figura, ele possui total liberdade para atuar em campo da mesma forma que os jogadores, com os seguintes privilégios e restrições:
    • Parágrafo 1 - Estando no campo de defesa, caso a bola pare na sua área, portando sob sua posse, o goleiro poderá ser ajeitado manualmente antes de repor a bola em jogo;
      • O player cobrador de tiro-de-meta não poderá ser acionado com o goleiro-linha fora da área;
      • A bola que for recuada ou parar na área em posse da defesa, será automaticamente do goleiro, exceto se o mesmo ultrapassar a linha divisória de quadra.
    • Parágrafo 2 - O goleiro pode atravessar ao campo de ataque e arrematar ao gol, entretanto, terá de gastar um movimento (totó) para voltar ao campo de defesa:
      • Nessa condição, anula-se a prerrogativa descrita no parágrafo anterior (1);
      • Se, ao retornar para área o goleiro cometer falta, será marcado:
        • Tiro livre da marca de tiro livre, em faltas em qualquer parte da quadra;
        • Penalidade máxima, em faltas dentro da área.
    • Parágrafo 3 - Respeitando as disposições dos artigos anteriores, o goleiro poderá, como qualquer jogador, cobrar escanteio, lateral, falta, penalty e saída do meio-campo;
    • Parágrafo 4 - O goleiro-linha poderá ser trocado com o goleiro convencional somente nas saídas de bola do centro/círculo central.
  • Chute a gol:
    Quando o ataque pedir à gol, o goleiro deverá ser arrumado da seguinte forma:
    • Dentro de seu raio máximo de ação (que compreende a distância entre a linha de gol e a largura máxima do goleiro) em finalizações de fora da área;
    • Sobre a linha de gol, tocanda-a por completo com, pelo menos, metade de sua face lateral, em finalizações de dentro da área;
    • Mantido no lugar onde estiver, em rebote dentro da área para o ataque; em posse do ataque dentro da área após cruzamento de lateral ou escanteio; ou à faculdade de seu técnico;
    • Colado no primeiro pau em cobranças de escanteio adversário;
    • Ajeitado com totó, no caso do goleiro-linha, quando o mesmo estiver no campo de ataque.
  • Bola dentro da área:
    O time em posse da bola pode trocar passes dentro da área normalmente, se furar, a posse será revertida ao goleiro;
    • O goleiro não pode ser ajeitado em rebotes dentro da área com posse do ataque;
    • Bola cruzada na área em escanteios e cobranças de lateral no campo ofensivo poderão ser finalizadas sem que o goleiro possa ser ajeitado.

  • Fair Play:
    • Quando o goleiro estiver sobre a linha de gol e precisar ser movido com totó, poderá ser afastado 2cm para facilitar o movimento;
    • O player que parar dentro do gol, pode ser movido para a lateral externa da trave, adjacente à linha de fundo pelo lado de fora;
    • O player que estiver fora das quatro linhas muito próximo ao alambrado externo poderá se afastar 2 cm do mesmo para facilitar o totó.

  • Obstrução:
    Nas modalidades Subbuteo 6 e 5-a-Side a infração para obstrução será:
    • Dentro da àrea: penalidade máxima;
    • No campo de ataque: tiro-livre da marca de tiro-livre;
    • No campo de defesa: falta indireta.
  • Linha dos três metros:
    Em quadras demarcadas com a linha dos três metros, as seguintes instruções devem ser aplicadas:
      • Na saída do centro a equipa a dar saída deve mantér dois (2) players atrás da linha dos três metros; a equipe defensora deverá manter todos seus players atrás da linha dos três metros (Figura 01);
      • Linha limítrofe para atuação do goleiro-linha, livre da necessidade de executar um totó para retornar à área.


Figura 01 - Saída de bola do centro

  • Cartões e Contagem de Faltas:
    • No Subbuteo 6 ou 5-a-Side não há cartão vermelho, no seu lugar é utilizado o cartão AZUL que indica SUBSTITUIÇÃO OBRIGATÓRIA, utilizado quando algum jogador estiver quebrado ou em situação irregular, devendo, então ser substituído;
    • O cartão vermelho é somente aplicável aos técnicos;
    • A punição ao time que, por ventura, causar a ejeção de algum player adversário da mesa, será o tiro-livre da linha de meia-lua ou da marca de tiro-livre, com o goleiro posicionado na linha de gol.
    • À partir do segundo cartão amarelo ou subsequente, será marcado tiro-livre da linha de meia-lua ou da marca de tiro-livre, com o goleiro posicionado na linha de gol.
    • Contagem de faltas: à partir da terceira (3ª) falta, cada falta subsequente será punida com tiro-livre da linha de meia-lua ou da marca de tiro-livre, com o goleiro posicionado na linha de gol.

Subbuteo Gol-Caixote

Na modalidade "gol-caixote", segue-se as disposições do Subbuteo 6, jogando-se também em campo pequeno, equivalente ao Futsal de Mesa, em mesas do tipo "Estrelão", "Xalingão" ou similares. Utiliza-se seis (6) players em campo, sendo um (1) deles, o goleiro-linha, e segue-se as instruções abaixo:

  • Gol-caixote:
    Traves pequenas, do tipo Gulliver de plástico, de medidas ~95x40mm.
  • Saída de jogo:
    Saída no estilo "Bangú", ou seja, à partir da área do goleiro.
  • Chute à gol:
    Só é permitido finalizar ao gol com a bola dentro da área adversária. O goleiro não pode ser ajeitado antes da finalização.
  • Número de toques:
    Segue o padrão 12x3 toques da regra Subbuteo Paulista.
  • Impedimento:
    Não há impedimento.

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