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Regras de Subbuteo FIFME

Regras da FIFME | Subbuteo Paulista | Subbuteo Leva-Leva | Subbuteo 6 Paulista | Subbuteo Gol-Caixote | Subbuteo League

Subbuteo Paulista

Regra adaptada da Regra Oficial da FIFME (para futebol de botão) com as seguintes instruções e modificações para prática de Subbuteo:

  • Duração das partidas:
    O tempo de jogo será de trinta (30) minutos divididos em duas etapas de quinze (15) minutos corridos. Em caso de necessidade de prorrogação, esta será de dez (10) minutos divididos em dois tempos de cinco (5) minutos corridos.
  • Acionamento dos jogadores:
    Os jogadores (ou players) de Subbuteo são acionados com a a ponta dos dedos e unhas (totó), entretanto, é TERMINANTEMENTE VETADO o uso dos dedos em forma de catapulta (dar peteleco) para pôr mais força no acionamento. Tal infração é punida com o CARTÃO AMARELO para o técnico e a marcação de falta direta no local onde o jogador foi acionado irregularmente;
    • Toques: padrão da Regra Paulista, ou seja, 12x3 toques;
    • Chute à gol: deverá ser anunciado pelo atacante e executado depois que o goleiro adversário for posicionado para tentar efetuar a defesa;
      • Em caso de furada do ataque com a bola dentro da grande-área a posse de bola será revertida para o goleiro;
      • No caso de rebote da defesa com posse de bola do ataque dentro da grande-área, o ataque poderá finalizar sem que o goleiro possa ser ajeitado, da mesma forma como no rebote da trave conforme as disposições da regra FIFME 12x3 Toques Rebound;
    • Não há impedimento.
  • Goleiro:
    Para posição de goleiro, poderá se optar por três tipos de goleiro:
    • Grande: pequeno tapume de plástico típico dos botões de brinquedo brasileiros da marca Gulliver;
    • Pequeno: figura original do Subbuteo;
    • Goleiro-Linha: figura semelhante às originais do Subbuteo em dimensões maiores, de medidas: base com diâmetro de ~25mm e altura de ~35mm (feitas com tampa de garrafa ou botões).
  • Saída de bola:
    Nas saídas de bola no início e re-início(s) da partida em cada tempo de jogo ou após a marcação de gol(s), obrigatóriamente dois (2) jogadores deverão ficar entre a linha-intermediária e o meio-campo. No máximo quatro (4) players, incluindo o goleiro, poderão ser posicionados dentro da grande-área.
  • Arrumação dos jogadores em campo:
    • Artigo 1 - Arrumação dos players:
      Ao serem arrumados, os jogadores devem ficar distados entre si o suficiente para que a bola passe por entre eles;
      • Parágrafo 1.2 - Os jogadores só poderão ser arrumados em campo durante as saídas de bola a partir do círculo central, ou seja, no início ou re-início(s) da partida;
    • Artigo 2 - Movimentação dos Players:
      Durante a partida, a movimentação dos jogadores em campo deve ser feita com totós, obedecendo às seguintes instruções abaixo, a prioridade da movimentação é sempre da equipe em posse da bola. O número abaixo não inclui o player à efetuar a reposição de bola:
      • Tiro-de-meta: até cinco (5) players podem ser movimentados;
      • Lateral: até um (1) player pode ser movimentado;
      • Escanteio: até quatro (4) players podem ser movimentados;
      • Falta direta: até quatro (4) players podem ser movimentados:
        • Parágrafo 2.1: a defesa poderá optar em posicionar até quatro (4) players na barreira, distada à quatro (4) dedos (9cm) da posição da cobrança (veja tópico abaixo);
    • Artigo 3 - Back:
      Se, ao movimentar o jogador nas reposições de bola, o player acionado se chocar com qualquer outro player adversário, deverá ser reposicionado de volta (back) à posição original e a equipe perde o movimento.
    • Artigo 4 - Goleiro:
      O goleiro só poderá ser posicionado nas saídas de bola a partir do círculo central e movimentado uma (1) vez, sem contar como movimento da equipe em:
      • Tiro-de-meta;
      • Escanteio;
      • Falta direta;
      • Chutes à gol do adversário.
    • Artigo 5 - Players extras:
      É permitido se utilizar players-extras, ou seja, além dos 11 jogadores titulares, para efetuar as reposições de bola utilizando figuras especialmente designadas para tal em:
        • Cobranças de tiro-de-meta;
        • Cobranças de lateral;
        • Cobranças de escanteio.
  • Jogador caído:
    • Artigo 1 - Depois de acionado, o jogador que ficar caído em campo poderá ser acionado normalmente a partir da posição em que está, sem poder ser levantado anteriormente;
    • Artigo 2 - O jogador somente poderá ser levantado em:
      • Momentos de arrumação dos jogadores em campo (veja tópico acima);
      • Tiros-de-meta resultantes de tiro-à-gol e escanteios;
      • Em outros momentos de movimentação dos jogadores em campo, como laterais e formação de barreira, contando como um (1) movimento (veja tópico acima);
      • Após o adversário, em posse de bola, efetuar um toque.
  • Obstrução:
    Se, ao conduzir a bola ou após uma furada, o adversário obstruir o player que estava em posse da bola ao tentar buscá-la, será marcada falta indireta (em dois lances).
  • Barreira:
    • Artigo 1 - Faltas diretas no campo de ataque:
      O time defensor poderá optar por formar uma barreira anunciando tal fato em voz alta. Até quatro (4) players podem ser deslocados para formar a barreira que deverá ser posicionada à 9cm (quatro dedos) da posição da bola. Enquanto forma a barreira, o técnico à cobrar a falta também pode deslocar até quatro (4) players para efeturar alguma jogada ou tirá-los do caminho da linha de tiro.
    • Artigo 2 - Não-formação de barreira em falta direta:
      Em a defesa NÃO optando pela formação de barreira, ambas equipes podem acionar até quatro (4) players antes da cobrança de falta, respeitando a prioridade de arrumação do ataque. O técnico à cobrar a falta não precisa esperar a defesa movimentar seus quatro players para executar a cobrança.
    • Artigo 3 - Falta indireta dentro da área:
      Nas faltas indiretas dentro da grande área de ataque, será permitida a movimentação de quatro (4) players por ambas as equipes sendo que a defesa pode optar por formação de barreira, nesse caso, a cobrança só se efetua após a autorização do técnico defensor.
  • Cartões:
    • Artigo 1 - Cartão Amarelo:
      • Parágrafo 1.1 - Player: Mostrado quando algum player cometer falta-dupla.
      • Parágrafo 1.2 - Técnico: Advertência à conduta inadequada ou anti-ética; acionar jogador por meio de peteleco.
    • Artigo 2 - Cartão Vermelho:
      • Parágrafo 2.1 - Player: Mostrado ao player que receber o segundo ou subsequentes cartões amarelos de sua equipe (coletivo); ejetar jogador adversário da mesa em dividida ou lance faltoso.
      • Parágrafo 2.2 - Técnico: W.O.: Aplicado ao técnico que mantenha conduta inadequada após já ter sido advertido com o cartão amarelo e/ou quebrar elementos do jogo ainda que involuntariamente.

Subbuteo Leva-Leva

Na modalidade Leva-Leva, a partida de Subbuteo segue as instruções acima descritas, adicionada das seguintes alternativas:

  • O campo de jogo consiste em uma mesa de madeira grande, típico de Futmesa para Regra Paulista, de medidas:
    • Máximas: 2,10 X 1,20 m;
    • Mínimas: 1,80 X 1,10 m.
  • O goleiro é composto de um pequeno tapume de plástico típico dos botões de brinquedo brasileiros da marca Gulliver ou similares, cujas medidas máximas são.
    • Altura: 35mm;
    • Largura: 48mm;
    • Espessura: 5mm.
  • As balizas do campo são as mesmas utilizadas no Futmesa, de medidas:
    • Altura: 45mm
    • Largura: 125 mm
  • O tempo de jogo será de duas etapas de quinze (15) minutos corridos. A prorrogação duas etapas de cinco (5) minutos.
  • A bola de jogo poderá ser uma pastilha, dado, bola de lã ou bola de feltro, todas em tamanho e peso proporcional à bola original do Subbuteo.
  • Não há limite de toques coletivos para as equipes, entretanto, cada jogador tem um limite individual de três (3) toques máximos para conduzir a bola, efetuar passe ou arrematar à gol;
  • impedimento.

Subbuteo 6 Paulista

A modalidade Subbuteo 6 Paulista é equivalente à modalidade de futebol de salão, dessa forma, tem como base a Regra de Futsal FIFME e as disposições relativas ao Subbuteo Paulista descritas acima, adicionada das instruções abaixo listadas:

  • Campo de jogo:
    Pequeno, medidas máximas de 0,90x0,60m, de preferência com linhas de quadra da futsal.
  • Tempo de jogo:
    Dois tempos de cinco (5) minutos cronometrados, sendo o cronômetro parado à cada gol marcado, tiro-de-meta subsequente de tiro à gol, falta direta com ou sem barreira, penalidade máxima e substituição de jogadores. A prorrogação será de dois tempos de três (3) minutos igualmente cronometrados.
  • Balizas:
    São as mesmas utilizadas no Futmesa Paulista, de medidas:
    • Altura: 45mm;
    • Largura: 125 mm.
  • Bola:
    Redonda de lã ou pastilha de tamanho proporcional à bola de Subbuteo.
  • Número de jogadores em campo:
    Cada equipe é composta de cinco (5) jogadores de linha e um (1) goleiro, sendo o goleiro:
    • Grande: tapume da Gulliver;
    • Goleiro-Linha: figura igual à dos jogadores, porém mais larga e de medidas: base de diâmetro 25mm e altura de 35mm.
  • Toques:
    Uma vez que a equipe tenha a posse de bola, o número máximo de toques será:
    • 12 toques coletivos;
    • 3 toques individuais;
      • PS: a finalização não poderá exceder os 12 toques coletivos da equipe em qualquer hipótese, infração punível com falta técnica (indireta).
  • Arrumação dos jogadores em campo:
    Os jogadores só poderão ser arrumados em campo em saídas de bola do círculo central.
    • Artigo 1 - Ao serem arrumados, os jogadores devem ficar distados entre si o suficiente para que a bola passe por entre eles.
    • Artigo 2 - Em momentos de arrumação dos jogadores em campo, no máximo um (1) player poderá ser posicionado dentro da àrea do goleiro ou sobre a linha de gol à excessão do próprio goleiro.
    • Artigo 3 - Durante a partida, os jogadores podem se movimentar com totós, obedecendo às seguintes instruções abaixo, a prioridade da movimentação é sempre da equipe em posse da bola. O número abaixo não inclui o player à efetuar a reposição de bola:
      • Tiro-de-Meta: todos players podem ser movimentados;
      • Lateral: até um (1) player pode ser movimentado;
      • Escanteio: até dois (2) players podem ser movimentados;
      • Falta: até três (3) players podem ser movimentados:
        • Parágrafo 3.1: a defesa poderá optar em posicionar até três (3) players na barreira, que deverá distar quatro (4) dedos (9cm) da posição da cobrança, e sem distância entre players.

  • Goleiro-linha:
    Sendo o goleiro uma figura, ele possui total liberdade para atuar em campo da mesma forma que os jogadores, com os seguintes privilégios e restrições:
    • Estando no campo de defesa, caso a bola pare na em sua área, portando sob sua posse, este poderá ser ajeitado manualmente antes de repor a bola em jogo;
    • Artigo 2 - O goleiro pode atravessar ao campo de ataque e arrematar ao gol, entretanto, terá de gastar um movimento (totó) para voltar ao campo de defesa;
    • Artigo 3 - Respeitando as disposições dos artigos anteriores, o goleiro poderá, como qualquer jogador, cobrar escanteio, lateral, falta, penalty e saída do meio-campo.
  • Obstrução dentro da área:
    Na modalidade Subbuteo 6 a infração para obstrução dentro da àrea será a penalidade máxima.
  • Cartões e Contagem de Faltas:
    • No Subbuteo 6 não há cartão vermelho, no seu lugar é utilizado o cartão AZUL que indica SUBSTITUIÇÃO OBRIGATÓRIA, utilizado quando algum jogador estiver quebrado ou em situação irregular, devendo, então ser substituído;
    • O cartão vermelho é somente aplicável aos técnicos;
    • A punição ao time que, por ventura, causar a ejeção de algum player adversário da mesa, será de falta direta à partir da linha de meia-lua ou marca de tiro-livre, com o goleiro posicionado na linha de gol.
    • À partir do segundo cartão amarelo ou subsequente, será marcada falta direta à partir da linha de meia-lua ou marca de tiro-llivre, com o goleiro posicionado na linha de gol.
    • Contagem de faltas: à partir da terceira (3ª) falta, cada falta subsequente será punida com tiro-livre à partir da linha de meia-lua ou marca de tiro-llivre, com o goleiro posicionado na linha de gol.

Subbuteo Gol-Caixote

Na modalidade "gol-caixote", segue-se as disposições do Subbuteo 6, jogando-se também em campo pequeno, equivalente ao Futsal de Mesa, em mesas do tipo "Estrelão", "Xalingão" ou similares. Utiliza-se seis (6) players em campo, sendo um (1) deles, o goleiro-linha, e segue-se as instruções abaixo:

  • Gol-caixote:
    Traves pequenas, do tipo Gulliver de plástico, de medidas ~95x40mm.
  • Saída de jogo:
    Saída no estilo "Bangú", ou seja, à partir da área do goleiro.
  • Chute à gol:
    Só é permitido finalizar ao gol com a bola dentro da área adversária. O goleiro não pode ser ajeitado antes da finalização.
  • Número de toques:
    Segue o padrão 12x3 toques da regra Subbuteo Paulista.
  • Impedimento:
    Não há impedimento.

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