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Regras Oficiais de Futebol de Mesa FIFME - Adenddum
Regras da FIFME | Regra
Oficial de Futebol de Mesa FIFME
FIFME 12x3 Toques Rebound
A partir da publicação deste termo (15/01/2008), além
das regras estipuladas no tópico Regras
Oficiais de Futebol de Mesa FIFME (Regra Paulista - FPFM), estrarão
em vigência a adição e a modificação
das instruções e modificações contidas nesta
página. Em outras palavras, as regras da FIFME, que seguem o padrão
das regras da FPFM, conhecida como "regra paulista" ou "12
toques", passam a ser, a partir do presente instrumento, a regra
FIFME 12x3 Toques Rebound (nome vulgar "12toks Rebound").
Tópicos da Regra
Rebote
- Artigo 1 - Do Goleiro:
No rebote favorável ao time que esgotou seus
toques coletivos após chute à gol (na contagem de 12 toques),
será acrescido quatro (4) toques para a finalização
ao gol - no caso de se esgotarem os toques em punição
de três toques, será acrescido apenas novos três
(3) toques. Ao término dos toques adicionais, a posse de bola
será automaticamente revertida ao adversário. Quando os
toques coletivos se esgotarem em escanteio, será dado gol olímpico:
- Parágrafo 1.1 - Gol Olímpico:
Toque direto do corner ao gol sem que o goleiro possa ser
posicionado. O gol olímpico pode acontecer conscecutivamente
um após o outro e/ou resultar em novo rebote de goleiro (com
direito a mais 3 ou 4 toques) ou rebote da trave (artigo 2, abaixo)
- que, por sua vez, se a bola sair em escanteio, este será
olímpico. O gol olímpico poderá ser cobrado
mesmo após soar a campainha de fim de jogo.
- Artigo 2 - Da Trave:
No rebote da trave de um chute à gol, o ataque poderá
optar por finalizar ao gol uma (1) vez no toque seguinte,
sem que o goleiro adversário possa se posicionar. O rebote da
trave também é válido se a bola parar na pequena-
área (caso não tenha tocado no goleiro). O rebote da trave
pode acontecer conscecutivamente um após o outro e, caso resulte
em novo rebote do goleiro, se configurará como tal, desde que
siga as instruções adequadas aqui descritas. Não
é permitido finalizar ao gol em rebotes cuja bola pare no campo
de defesa, em cobranças de reposição lateral ou
em tiros-de-meta. Se, após finalização à
gol, a bola tocar na trave e sair em escanteio, será escanteio-olímpico.
O rebote da trave poderá ser executado mesmo após soar
a campainha de fim de jogo.
Õutra opção ao rebote de trave é a continuidade
normal da jogada que, se for em rebote proveniente de arremate no último
toque, terá (4) ou (3) toques adicionais para ser finalizada:
- Parágrafo 2.1 - Trave-contra: Se, após um rebote
da trave resultante de um chute a gol, a bola atravessar o campo
e parar no campo de ataque do adversário em sua posse, este,
então, terá um (1) toque para finalizar ao gol sem
que o goleiro adversário possa se posicionar;
- Parágrafo 2.2 - Trave-contra-olímpica: Se, após
um rebote da trave resultante de um chute a gol, a bola atravessar
o campo por completo, resultando em escanteio para o adversário,
será escanteio-olímpico;
- Parágrafo 2.3 - Furada: quando o time defensor não
recuperar a bola após uma furada do adversário na
tentativa de arremate ao gol em bola proveniente de rebote da trave
(ou seja, furar também), o time atacante poderá, novamente,
arrematar ao gol sem que o goleiro possa ser reposicionado, ou dar
continuidade à jogada dentro do número de toques ainda
restantes à equipe:
- Furada do ataque com a bola na grande área
adversária, no caso de rebote da trave, não
acarretará em reversão da posse de bola para o
goleiro;
- Furada do ataque com a bola na pequena área
adversária, no caso de rebote da trave, acarretará
em reversão da posse de bola para o goleiro;
- Em caso de erro na finalização de rebote da
trave não será dada falta técnica
e o jogo prossegue dentro das prerrogativas aqui dispostas;
- O lance "rebote da trave" só se encerra quando
uma das duas equipes tocar na bola (ou ela ficar na posse do
goleiro), mesmo que além tempo;
- Caso o time defensor cometa falta fora da área ao tentar
recuperar a posse de bola em rebote da trave, o goleiro não
poderá ser ajeitado para a cobrança, nem a barreira
poderá ser posicionada; se a falta ocorrer dentro da
área, será marcado penalidade máxima.
- Parágrafo 2.4 - A finalização de rebote na
trave é considerada como toque-duplo, um lance continuado
ao toque que resultou em tal rebote, portanto não
conta como toque;
- Contagem de toques: a contagem de toques prossegue normalmente
após as tentativas de arremate e/ou toque de uma bola
reboteada da trave, tanto para o ataque quanto à defesa;
- Se, ao tentar finalizar um rebote, a contagem coletiva de
toques se esgotar, a jogada prossegue conforme descrito no
Artigo 1 - Do Goleiro (acima).
- Artigo 3 - Tiro-de-Meta: Os tiros-de-meta resultantes de finalização
de rebote da trave e gol olímpico terão a mesma dinâmica
dos tiros-de-meta resultantes de qualquer tiro à gol.
- Artigo 4 - Se o botão recuperar a bola vinda de rebote do goleiro/trave
terá três toques adicionais para arrematar ao gol ou trabalhar
a bola dentro do número de toques ainda restantes à sua
equipe.
Cabeceio
- No momento do chute à gol e/ou em cobranças de escanteio,
os atacantes que estiverem posicionados dentro da pequena-área
(do goleiro adversário), alí podem permanecer para efetuar
o cabeceio da bola (toque involuntário) à faculdade do
seu técnico, que pode optar por mover o botão para a posição
regulamentar prevista para tal situação ou não;
- O técnico do time que está se defendendo de um chute
a gol, ao posicionar seu goleiro, pode retirar quaisquer botões
adversários de sua pequena-área para posionar o goleiro,
no entanto, se mover o botão adversário e, em seguida,
não posicionar o goleiro no exato ponto onde este se encontrava,
será marcada penalidade máxima.
Finalização na Pequena-Área
- Se a equipe em posse da bola conseguir posicioná-la dentro
da pequena-área (ou área do goleiro), poderá finalizar
à gol, ou seja, pedir "pro gol", obedecendo às
seguintes resoluções:
- Nas finalizações de dentro da pequena-área,
o goleiro deverá ser posicionado com sua parede frontal
tocando a linha-de-gol em toda sua extensão (inteiramente
dentro do gol);
Impedimento:
- Estará impedido de finalizar à
gol o botão que estiver posicionado dentro, ou parcialmente
dentro (tocando a linha) da pequena-área antes do
último toque de sua equipe;
- O botão em posição de impedimento,
ou seja, posicionado na pequena-área, poderá participar
normalmente de qualquer jogada, exceto finalizar à gol, a
menos que:
- Desvie a bola involuntáriamente após finalização
de outro botão de sua equipe (cabeceio, telefone
etc);
- Domine a bola na pequena-área após rebote do
goleiro em finalização da sua equipe;
- A bola sobre na pequena-área em posse do ataque após
rebote na trave resultante de finalização à
gol.
- Não será considerado impedido o botão que
estiver posicionado fora de campo na parte adjacente à área
do goleiro;
- A bola alçada à pequena-àrea pelo ataque
adversário será de posse do goleiro quando:
- Não possuir nítida condição de
ser arrematada à gol;
- Partir do tiro-de-meta;
- Tocar no goleiro ou em um botão adversário;
- O ataque furar a finalização,incluíndo
rebote na trave [conforme descrito no Artigo 2 - Da
Trave (acima)].
- Ao ser posicionado em sua área, o goleiro não é
obrigado a respeitar a distância miníma regulamentar
de 8cm para os demais botões, entretanto, não pode
sinucar (deixar sem condições de jogo) nenhum botão
adversário;
- Ao ser posicionado em sua área para defender tiro à
gol da equipe adversária, o goleiro poderá retirar
os botões adversários que estejam atrapalhando seu
posicionamento desde que obedeça as disposições
do tópico "Cabeceio", descrito acima.
Arrumação dos jogadores
- Artigo 1 - A prioridade para o posicionamento dos jogadores no campo
é total para os botões no campo de ataque que, sendo
assim, devem ser primeiramente dispostos no campo de jogo nos momentos
de arrumação (em tiros-de-meta resultante de chute a
gol):
- O time com a posse de bola arruma seu ataque, sequido do adversário,
em seguida ambos arrumam seus defensores;
- Os botões devem sempre respeitar a distância
miníma regulamentar de 8cm (equivalente à largura
de um goleiro oficial), com excessão de:
- Botões adversários que estejam a menos de
8cm da linha central entre um campo e outro, cada qual em
seu campo defensivo;
- Perpendicularmente entre dois botões adversários
formando uma linha reta;
- Os botões da mesma equipe devem, sempre
que posicionados em campo, respeitar a distância de 8cm
entre si:
- Idem para o goleiro, exceto dentro de sua área (pequena-área);
- Em cobranças de falta indireta, escanteio e reposição
lateral, os botões adversários devem respeitar
a distância mínima regulamentar, sendo afastados
à quatro dedos do local da cobrança.
- Artigo 2 - NÃO é permitido se mover (ajeitar) o goleiro
ao recuar a bola para o mesmo, somente quando ele
estiver atrapalhando a movimentação de sua própria
equipe;
- Se o goleiro for movido em função de estar atrapalhando
a movimentação de sua equipe e, no mesmo lance (até
esgotar os toques coletivos), a bola lhe for recuada, será
marcada falta-indireta dentro da área;
- Ao bater um tiro de meta não resutante de tiro a gol,
o goleiro poderá mover os botões adversários
que estejam dentro da pequena-área, posicionando-os no
ponto adjacente mais próximo pelo lado externo à
sua linha limítrofe.
- Artigo 3 - Em tiros-de-meta resultantes de chute a gol, somente
os jogadores que estiverem posicionados na "hot zone"
(entre a linha de fundo e a grande-área) poderão ser
reposicionados em campo:
- Qualquer botão minimamente posicionado na linha límitrofe
da hot zone estará dentro da mesma;
- Os botões que estejam na hot zone ofensiva podem
ser reposicionados no campo ofensivo, os que estiverem na hot
zone defensiva, no campo defensivo;
- A equipe em posse da bola possui a prioridade para posicionar
seus botões no campo de ataque; inclusive ocupando o espaço
dos botões defensores. Em seguida, a equipe defensora dista
seus botões, obedecendo a distância regulamentar;
- Botões que estiverem fora das linhas límitrofes
podem ser deslocados ao ponto mais próximo no lado interior
do campo;
- Botões que estiverem "colados" devem ser distanciados
dentro da medida regulamentar:
- Botões nesta situação que precisarem
ser distanciados não poderão
mover-se acima de 90° em relação a dos demais
botões adversários ao redor (não é
permitido alterar sua posição de marcação
à frente ou atrás);
- Se a posição mais próxima para reposicionar
o botão nesta situação for entre dois botões
adversários, o botão deverá
ser movido para a mesma.
Posse de bola em DESVIOS, PRENSADAS, DIVIDIDAS
ETC
- Punição de "3 Toques":
Se, após tocar a bola, qualquer botão da equipe que
movimentou a bola tocar em qualquer jogador adversário (incluindo
o goleiro), tal equipe será punida com a redução
do nº de toque coletivos restantes para no máximo três
(3);
- A punição de "3 Toques" é igualmente
válida para ou no desenrolar da situação
descrita no tópico "Rebote" acima neste texto;
- É considerado toque quando o botão
ou o goleiro impulsionado movimentar a bola:
- Encostar-se à bola sem movimentá-la, nem que seja,
ao menos, em torno do próprio eixo, não
é considerado toque, e sim furada;
- É considerado desvio quando a bola, uma
vez em movimento, tocar em qualquer botão ou goleiro dentro
das linhas limítrofes de jogo:
- Somente será considerado desvio para
fins de reversão de posse-de-bola, definição
de lateral ou escanteio, quando, após o toque ou prensada,
a bola desviada por qualquer botão seguir trajetória
não-perpendicular à trajetória
do botão acionado NITIDAMENTE:
- Se, após uma dividida, a bola pular,
será considerado desvio; se a bola subir de maneira
natural (sem pular), não será
considerado desvio;
- Se, após qualquer toque, a bola subir e pingar
em algum botão, será considerado domínio
de bola por parte deste botão;
- Se, ao tocar a bola esta rolar por cima do botão
adversário suavemente, sem pular, mesmo que mudando
levemente a sua trajetória (acima de 45°), tal
manobra será considerada drible e
não implicará em reversão de posse-de-bola;
- Se, após um lance qualquer, a bola ficar prensada
entre dois botões adversários, será de
posse da equipe que provocou a situação, devendo,
o jogador envolvido na prensada, ser o encarregado de dar
continuidade a jogada;
- Esclarece-se que somente se caracteriza mudança de posse-de-bola
quando a bola for movimentada após um toque voluntário
por parte do paletador:
- A contagem de toques somente é zerada
quando houver mudança da posse-de-bola como descrito acima
(Exemplo: se, após movimentar a bola, ela tocar o adversário
e sair pela lateral, no inicio e no fim do lance a posse de bola
permaneceu da mesma equipe, portanto não houve mudança
de posse de bola, portanto a contagem de toques NÃO é
zerada);
- Ou seja, ao furar, o time não perde a posse-de-bola,
somente se o adversário roubar a bola, movimentando-a,
assim iniciando uma nova contagem;
- A contagem de toques zera para ambas equipes após
tocar no goleiro em uma finalização quando a
bola parar em posse do time defensor, ou seja, do time do
goleiro que fez a defesa;
- Considera-se toque para fins de contagem coletiva
todos os acionamentos de botão (incluindo furadas) ou do goleiro,
e toque para fins de contagem individual dos botões,
quando o botão acionado movimentar a bola:
- O botão que esgotar seus três toques seguidos só
poderá tocar na bola novamente após outro
botão ser movimentado (mesmo que não toque na bola),
exceto em caso de rebote do goleiro (que automaticamente concede
novos três toques ao botão).
- Se esgotar os 12 toques sem arrematar a bola ou o arremate não
resultar em rebote ou tiro-de-meta para o adversário, será
marcada faltá técnica para o adversário do ponto
onde a bola parar;
- Furada do ataque com a bola na grande área
adversária acarreta em posse de bola do goleiro;
- Linhas do campo: considera-se que a linha compreende
a área que ela mesma delimita e o botão que toca determinada
linha está totalmente incluso dentro da área
delimitada:
- Exemplo: o botão que esteja tocando a linha
da grande-área, mas parcialmente fora dela, mesmo que sofra
uma falta pela parte de fora da área, será penalidade
máxima.
Goleiro
Sendo titular ou genérico, sempre numerado,
todas as equipes poderão adotar os seguintes tipos de goleiro
nas competições da FIFME conforme as suas regulamentações:
- Goleiro grande, de acrílico, medidas padrão
da regra paulista (80x35x15mm);
- Goleiro grande, de plástico, dentro das medidas oficiais
e cheio (75g no mínimo);
- Goleiro grande, de madeira, dentro das medidas oficiais e pintado;
- O goleiro pequeno, de acrílico ou plástico,
dentro das medidas padrão da regra carioca (70x35mm)
e com peso mínimo de 70g;
- Ficam banidos TODOS os goleiros fora das medidas padrão oficiais,
tanto da regra paulista quanto carioca.
Barreira
Em faltas diretas no campo de ataque, caso o batedor queira chutar a
gol, o defensor poderá posionar uma barreira à frente da
bola, distante um (1) palmo da posição da batida (cerca
de 20cm):
- A barreira é constituída de uma peça idêntica
ao goleiro, opaca, que deve ser posicionada horizontalmente sobre sobre
a face menor (em pé);
- Botões que estejam atrapalhando o posicionamento da barreira
devem ser movidos ligeiramente ao lado;
- Em faltas que distem menos de 20cm da linha de gol, a barreira será
posicionada na linha de gol, com a face frontal tocando a linha por
completo;
- A barreira pertence à defesa, de modo que, se a bola tocar
na barreira e sair, a posse de bola se mantém com a equipe adversária
(que bateu a falta):
- Se a bola rebotear na barreira e entrar no gol, será gol,
anotado ao botão executor da batida;
- Se o batedor chocar-se apenas com a a barreira, não
será aplicada a punição de três toques.
4K, Silver e Golden Goal
Para jogos eliminatórios, em caso de necessidade
de desempate em prorrogação e pênaltis, os seguintes
critérios poderão ser adotados:
- Golden Goal (Gol de Ouro
ou Morte Súbita): o jogo na prorrogação se encerrará quando uma das
equipes marcar um gol, vencendo a partida:
- Saída Bangú: no sistema de morte
súbita, a saída de jogo nos dois tempos da prorrogação
(caso seja necessária a segunda etapa), deverá ser
em tiro-de-meta com ambas equipes podendo arrumar os jogadores
ocupando todo o campo;
- A definição da equipe a dar saída de bola
no primeiro tempo da morte súbita será por sorteio.
- Silver Goal: se o
primeiro tempo da prorrogação terminar com um vencedor,
a partida se encerra sem a necessidade de realização
do 2º tempo.
Outra forma de desempate que poderá ser adotada no caso do jogo
permanecer empatado após a prorrogação, no lugar
dos pênaltis, será:
- 4 Toques à Gol (ou 4K -
4 Kicks to Score): 5 jogadores de cada equipe, alternadamente,
saindo com a bola do meio-campo, possuem quatro (4) toques para concluir
a gol. A posição inicial do goleiro em cada cobrança
poderá ser em qualquer ponto da pequena-área.
O critério de desempate deverá ser anunciado antes do início de cada
competição; não sendo anunciado nenhum critério especial,
será adotada a prorrogação normal, seguida de cobranças
de pênaltis.
Regras Banidas
As disposições listadas a seguir, originais da regra
oficial da FPFM, cuja prática se abandonou ou nunca se fez nos
jogos da federação, ficam definitivamente banidas das
Regras Oficiais de Futebol de Mesa FIFME:
- Todas as disposições que inibem o rebote;
- A permissão para se ajeitar o goleiro ao se recuar a bola
para o mesmo;
- A necessidade de reposicionar o botão colado na borda da
mesa após executar uma tabela com a mesma, seja volutária
ou proposital;
- A proibição dos botões tabelarem com as bordas
da mesa como recurso de jogo;
- Arrumação dos Jogadores em tiros-de-meta (ex-Artigo
2): Botão(es) adversário(s) que estiver(em) dentro da
grande área na cobrança do tiro de meta deve(m) ser
movido(s) para o ponto adjacente mais próximo externo à
sua linha limítrofe;
- Obstrução.
Outras modificações
- Introdução da "hot zone" (área
entre a linha de fundo e a linha da grande área), relativa
à arrumação dos jogares (Artigo 3).
Adendo - 08/05/2022
- Cai a proibição de se executar tabela (tabelar
o botão com a borda da mesa) como recurso de jogo;
- Cai a aplicação da regra de obstrução.
Resoluções válidas a partir desta publicação.
São Paulo, 08/05/2022
Revisão: 18 Jan 2011
Re-edição: 09 Jan 2012
Revisão: 04 Set 2012
Re-edição: 02 Out 2012
Re-edição: 08 Mai 2022
Revisão: 20 Jul 2022
Re-Edição: 13 Out 2022
Re-edição: 02 Jan 2023
Revisão: 05 Jan 2023
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