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Arbitragem
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da FIFME
Fair Play
Entende-se como fair play no âmbito das competições
de Futmesa da FIFME, as seguintes práticas previstas no Estatuto
da FIFME no que se propõe a Missão
da entidade:
- Os botões e agremiações da FIFME
(filiados ou não-filiados) se comprometem na busca por vitórias
e conquistas de títulos no futmesa obedecendo sempre aos preceitos
da ética, lealdade e glória;
- Ou seja, não existe, sob qualquer hipótese,
facilitar ou entregar jogo.
- Os técnicos compromentem-se a praticar o futebol de mesa com
respeito, lealdade e educação, como cavalheiros, sempre
obedecendo aos preceitos traduzidos pelo lema da federação
e por palavras-chave tais como as descritas no tópico imediatamente
acima;
- Ou seja, não é permitido aos técnicos
(passível de banimento - Black Card) brigar ou ofender outro
técnico e, até, fazer birra, avacalhar a partida (entregar),
ou abandonar o jogo antes de seu término;
- Os técnicos devem lutar e zelar pela equipe e os botões
que comandam.
- Lema da FIFME: "Botão e Prazer".
Fair Play em campo
Além dos preceitos listados no tópico acima, o desenvolvimento
dos jogos de futmesa da FIFME seguem o espírito da regra
oficial adotada pela federação, a Regra
FIFME 12x3 Toques Rebound que, em sua essência, é pró-ataque,
avanti, pró-gol.
Na prática dos jogos de futmesa em si, com a bola rolando na mesa,
a prática do fair play traduz-se nas seguintes situações:
Furadas e Faltas
Goleiro
- O goleiro pode ser movido em qualquer momento se
estiver atrapalhando a jogada de seu time;
- Em momentos que sua equipe for finalizar ao gol adversário,
o goleiro pode ser ajeitado em sua meta antes do tiro
à gol;
- Ao ser posicionado em qualquer situação, o goleiro não
pode sinucar (deixar sem condições de
jogo) nenhum botão adversário dentro da área;
- Também, o goleiro deve respeitar a distância
mínima regulamentar entre botões; à
excessão se estiver sendo posicionado dentro de sua
área (pequena-área).
Etc
- O arremate à gol que não resultar em
tiro-de-meta devido à desvio de botão adversário
(cabeçada) não acarretará em falta-técnica
para defesa, e sim na continuidade normal da jogada;
- Em todos os tiros-de-metas, jogadores que estiverem fora
da linha limítrofe podem ser movidos para a parte de dentro da
linha no exato ponto onde estavam:
- Botão(es) adversário(s) que estiver(em) na grande-área
na cobrança do tiro-de-meta deve(m) ser movido(s) para o
ponto adjacente mais próximo externo à sua linha limítrofe.
- Jogarores que, após uma jogada qualquer, pararem
dentro do gol, em cima do esparadrapo que prende a baliza ou que cairem
da mesa, devem ser movidos para a intersecção mais próxima
entre a linha-de-fundo e a grande-área pela parte externa da
linha limítrofe de campo;
- Jogadores que ficarem de ponta-cabeça
podem ser imediatamente desvirados e posicionados no exato lugar
onde estavam, podendo, inclusive, participar do lance seguinte,
entretanto, ao ser reposicionado, não pode
levar vantagem no posicionamento;
- O mesmo vale para o goleiro caso ele caia após choque
com outros jogadores.
É Permitido: |
Mala Preta |
|
Permite-se o envio de dinheiro ou qualquer
tipo de prêmio/incentivo para equipes e/ou técnicos
para que elas se esforcem mais na mesa em qualquer partida
por parte de equipes envolvidas em uma mesma competição.
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da FIFME
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