BOLA
ROLANDO:
EM ANDAMENTO
AMISTOSOS
.- FUTSAL
TORNEIOS
ELIMINATÓRIAS
CAMPEONATOS
.- COPA
ROCCA
.- INTERCONTINEN.
CHAMPIONS
COPA DO MUNDO
CLUBES
.- TORNEIOS
FUTSAL
FEDERAÇÃO:
LIGA DE SELEÇÕES
.- MASTERS
.- FEMININA
.- SUB-21
LIGA DE CLUBES
LIGA DE FUTSAL
.- ANTIGA
LIGA
.- PIONEIRA
LIGA SUB-17
VÁRZEA
LIGA DE PRAIA
.- GAÚCHA
LIGA PRÓ
SUBBUTEO LEAGUE
TODAS AS LIGAS
CONFEDERAÇÕES
ESTÁDIOS
SEDE
& INFRA
MODALIDADES
ARBITRAGEM
.- REGRAS
.- FAIR
PLAY
PRESIDÊNCIA
.- ESTATUTO
BOTÕES:
TODOS BOTÕES
.- ÍNDICE
.- ESPECIAIS
.- COLEÇÕES
.- .- CBF
EX-FILIADOS

|
Regras de Futsal da FIFME
As regras para as competições da Liga
de Futsal FIFME são iguais as Regras
Oficiais de Futebol de Mesa FIFME com as excessões e instruções
listadas abaixo.
Tópicos da Regra
I- Infra-Estrutura do Futsal
- Quadra: As dimensões máximas das linhas
limítrofes da quadra de futsal não podem ultrapassar 0,90
x 0,54 m;
- Linhas: Dentro da área-do-goleiro, os desenhos
da grande-área e pequena-área exercem sa mesmas funções
das mesas convencionais (grandes e médias):
- O desenho da meia-lua corresponde a marca de tiro-livre.
- Balizas: Possuem medidas equivalentes ou iguais as
da regra Paulista;
- Bolas: Além das bolas redondas de feltro ou
lã, poderão ser utilizadas nas partidas de futsal:
- "Bola Chata": pastilha, disco (tipo Gaúcho),
peça de War ou botão de camisa;
- Dadinho: bola quadrada.
II - A Equipe de Futsal
Apenas cinco (5) jogadores de linha (botões) e um (1) goleiro
compõem a equipe titular de futsal:
- Além dos jogadores titulares, a equipe de futsal poderá
contar com jogadores reservas para serem substituídos durante
o jogo;
- Na modalidade Profissional, o número de jogadores de linha
é quatro (4);
- Os times profissionais, tipo argola/resinado fechado, poderão
colocar em quadra no máximo 2 (dois) zagueiros (botões
de diâmetro de 60mm) de forma simultânea na quadra.
- Cada equipe poderá contar com até 10 (dez) jogadores
reservas de linha, incluíndo um goleiro-linha pin;
- O goleiro de futsal é uma peça convencional em formato
paralelepípedeo de medidas 7x3,5cm (modelo carioca);
- Na modalidade Profissional, as medidas do goleiro são 8x3,5cm
(modelo paulista).
- Goleiro-Linha pin: botão pin, em formato
profissional e com acabamento em resina, constituído de três
a seis camadas (até 17mm de altura) e diâmetro máximo
de 60mm.
III - Andamento da Partida
- A duração do jogo será de dois tempos de cinco
(5) minutos cada, a prorrogação - caso requerida - será
de dois tempos de três (3) minutos cada, e a série inicial
da decisão por pênaltis será de cinco (5) cobranças
alternadas para cada equipe, seguindo-se de série única
até que haja o desempate;
- Na modalidade Profissional, a série inicial da penaltis
será de quatro (4) cobranças.
- Quando do início ou re-início(s) da partida, somente
dois jogadores poderão ficar dentro do grande-círculo
para executar a saída-de-bola:
- A equipe que der a saída só poderá finalizar
à gol após a bola ultrapassar a linha
do grande círculo.
- Após tocar na bola, o botão acionado poderá tocar
em qualquer outro botão sem que haja penalidade de perda de toques.
- Não é permitido ao botão
acionado tocar em qualquer botão companheiro antes de tocar
a bola, nem empurrar o companheiro à bola, neste caso, será
dada reversão da posse-de-bola;
- É permitido ricochetear o botão nas bordas da mesa como
recurso de jogo para movimentar o jogador, alcançar a bola e/ou
bater à gol ( PS: ou seja, é
permitido fazer "tabela");
- Artigo 3.1 - Arrumação dos
Jogadores:
- Quando em momento de arrumação dos jogadores em
quadra, nenhum atacante poderá ser posicionado dentro da
área adversária (no ataque).
- A prioridade de arrumação é sempre dos cinco
botões da equipe à efetuar a saída ou reposição
de bola levando-se em conta toda a quadra. Em seguida,
a equipe à defender-se posiciona seus jogadores respeitando
a distância miníma regulamentar de 7cm (exceto se for
no ponto perpendicular entre dois botões adversários),
incluindo o goleiro e os botões de ambas equipes.
- Na modalidade Profissional, a distância mínima
será equivalente a do goleiro da equipe, no caso do modelo
paulista, será de 8cm.
- Artigo 3.2 - Substituições:
- Poderão ser feitas até duas substituições
de jogadores de linha em partidas de futsal, incluíndo a
punição de cartão azul;
- As substituições de botões só podem
ser feitas em momentos de arrumação dos jogodores
em quadra, ou seja, em tiros-de-meta decorrente de finalização
à gol e nas saídas de jogo;
- O goleiro-linha pin poderá entrar em quadra no
lugar do goleiro convencional sempre que for executar cobrança
de tiro-de-meta ou nas saídas de jogo.
- Artigo 3.3 - Bola na Área-do-Goleiro:
- A bola colocada pelo ataque dentro da grande-área
(mas fora da pequena-área) é passível de finalização
à gol com a obrigatoriedade da defesa posicionar o goleiro
tocando a linha-de-gol em sua completa extensão traseira
(mas não obrigatóriamente inteiramente
dentro do gol):
- Em caso de furada do ataque com a bola na
grande-área a posse-de-bola é peremptóriamente
revertida ao goleiro.
- A bola que, em qualquer lance, parar na pequena-área
(área pequena delimitada dentro da área grande tradicional
do futsal), será de posse do goleiro;
IV - Goleiro
- É permitido ao goleiro, quando este for detentor da posse-de-bola,
rolar a mesma por debaixo de si como recurso de movimentação;
- NÃO é permitido se mover (ajeitar)
o goleiro ao recuar a bola para o mesmo;
- A cobrança de tiro-de-meta e de faltas para defesa dentro da
área poderá ser efetuada de qualquer ponto da mesma, sendo
de incumbência obrigatória do goleiro;
- Nas saídas-de-bola os goleiros de ambas as equipes devem ser
posicionados dentro de suas respectivas grandes-áreas.
- Artigo 4.1 - Goleiro-linha:
Sempre que o goleiro estiver com a posse-de-bola, poderá ser
posicionado em qualquer ponto da metade defensiva (exceto o circulo-central)
após efetuar a reposição (obedecendo sempre a distância
regulamentar aos botões adversários), e em tal posição
permanecer até o time adversário bater à gol e/ou
a bola ficar em sua posse dentro da área.
- É permitido qualquer jogador da equipe em posse da bola
tabelar com o seu goleiro, ou seja, usá-lo como tabela;
- Em qualquer momento em que o goleiro esteja atrapalhando a jogada
de seu time ou técnico, ele poderá ser reposicionado
de volta à sua área, exceto o goleiro-linha pin
(ver abaixo).
- Artigo 4.2 - Goleiro-Linha
Pin:
- Se a equipe possuir um goleiro-linha em formato de botão
pin, este poderá atuar como um botão convecional
sempre que entrar em quadra;
- A troca dos goleiros convencional e pin podem ser feitas
em qualquer cobrança de tiro-de-meta ou saída de meio-campo
em favor de sua equipe;
- O goleiro-linha pin não poderá
ser posto em quadra nas saídas de jogo do 1º e 2º
tempo, idem para as saídas do 1º e 2º
tempo da prorrogação, caso esta seja requerida.
- Quando o goleiro-linha pin estiver em quadra e o adversário
pedir para finalizar ao gol, o goleiro convecional entra em quadra
junto do goleiro-linha apenas para tentar defender
a finalização do adversário, sendo imediatamente
retirado da quadra após a batida ao gol;
- Se o goleiro-linha pin avançar ao ataque e a equipe
adversária recuperar a posse-de-bola em decorrência
de rebote da trave ou do goleiro, ela terá 1 (um) toque para
finalizar ao gol sem que o goleiro convencional possa voltar à
quadra (mesmo no campo defensivo).
V - Faltas
- A cobrança de qualquer falta direta deve ser efetuada, peremptóriamente,
pelo jogador que sofreu a falta, à excessão de faltas
cometidas sobre o goleiro convencional quando ele estiver fora da área,
ou faltas dentro da área-do-goleiro, cobradas pelo goleiro.
- Artigo 5.1 - Contagem de faltas:
Na terceira (3ª) falta coletiva de uma equipe, e em todas subsequentes,
será aplicada a punição de tiro-livre direto da
linha da meia-lua ou da marca de tiro-livre, sendo obrigatório
ao goleiro se posicionar tocando a linha-de-gol por toda sua extensão
traseira (mas não obrigatóriamente inteiramente
dentro do gol):
- A penalidade ocorrida decorrente de terceira falta poderá
ser cobrada ainda que esgotado o tempo regulamentar;
- Serão computadas faltas para fins de contagem de faltas
coletivas cada toque de um jogador em botões adversários
sem antes tocar na bola (PS: por exemplo: se um
jogador fizer "falta dupla" - tocar em dois botões
adversários antes de tocar na bola -, serão computadas
duas faltas);
- A contagem de faltas não zera nos intervalos
de meio tempo e da prorrogação, caso esta
seja requerida.
Adendos
- Adendo 1 - Quadra
de Futsal
As instruções à seguir são válidas
para jogos disputados em quadras
de Futsal de Mesa, ou seja, àquelas que além das dimensões
supracitadas para a prática de futsal de mesa, possuem o desenho
original das linhas de uma quadra de futsal pintados na mesa:
- Dentro da área do goleiro, uma linha paralela distada de 54mm
da linha-de-fundo (que deve ser traçada na quadra) e perpendicular
às duas traves, exerce a mesma função da pequena-àrea
dos campos convencionais (grandes e médios). Nela, o goleiro
será posicionado em tiros-a-gol adversário de fora da
área;
- O goleiro pode ser posicionado livremente dentro desse retângulo
sempre que precisar ser movido.
- A Marca-de-Tiro-Livre é a linha traçada à
frente (à 54mm) do limite da àrea do goleiro.
- Adendo 2 - Ginásio Futsal FIFME
Em todas competições de futsal que tenham como palco de
disputa o Ginásio
Futsal FIFME, as seguintes regras deverão ser obedecidas:
- Quando do início ou re-início(s) da partida, a equipe
que der a saída só poderá finalizar à gol
após a bola ultrapassar a linha do grande
círculo;
- Se, na saída, o bola cruzar a linha do grande círculo
no primeiro (1º) toque, a posse-de-bola será revertida para
a equipe adversária.
- Adendo 3 -
Futsal Profissional FIFME
As competições chanceladas pela Liga
Profissional FIFME, no âmbito do Futsal,
além das disposições listadas acima no presente texto,
deverão obedecer às seguintes instruções listadas
à seguir:
- As competições descritas como "profissionais"
podem ser disputadas por botões de medidas de diâmetro
máximas respectivas de 54mm para atacantes e 60mm para zagueiros,
incluindo qualquer tipo de modelo (argola, resinado, tampa, cavador,
pin etc), e seguindo as seguintes regras adicionais.
- Cada equipe titular será formada por quatro (4) jogadores de
linha (botões) e um (1) goleiro:
- O goleiro deverá ser "grande" (goleirão),
de medidas: 80x35x15mm (modelo paulista);
- Em disputas de ida e volta, poderá se adotar
a fórmula na qual a equipe visitante joga com o "goleirinho"
de 70x35x15mm (modelo carioca);
- A equipe só poderá atuar com no máximo dois
(2) zagueiros de 60mm em quadra simultâneamente;
- O número de substituíções de jogadores
durante as partidas é dois (3), incluíndo as obrigatórias
em caso de aplicação do cartão azul;
- A distância regulamentar a ser obedecida pelos jogadores
para fins de arrumação e posicionamento em quadra
será de 8cm;
- Essa distância se aplica a todos os botões e
ao espaço completo da quadra, exceto ao goleiro, quando
o mesmo estiver posicionado no retângulo interno de sua
área.
- Cobranças de pênaltis: serão
executadas quatro (4) cobranças na série inicial dos desempates
em penalidades máximas.
- Saídas de jogo pelo círculo central:
todos os botões deverão ser posicionados respeitando a
distância de 8cm entre si e colados a quaisquer
uma das linhas da quadra, incluíndo as laterais, a linha de fundo,
a área do goleiro e a sua metade do círculo central, observando-se
as seguintes disposições:
- A prioridade na arrumação dos botões na saída
de bola pertence ao time defensor;
- O time a dar a saída deve posicionar dois botões,
de forma livre, na sua metade do círculo central.
Disposições para Círculo
Central Duplo:

Figura 1

Figura 2
- As disposições de uso do círculo central
duplo foram revogadas da Regra do Futsal em 2022, a partir da disputa
da IV Liga Europa Interclubes. Porém, podem ser aplicadas de
maneira opcional, conforme a regulamentação de cada competição.
|
GALERIAS:
RANKINGS
TÍTULOS
CAMPEÕES
CAMPEÕES
MUNDIAIS
GRAND SLAM
AWARDS
SALA DE TROFÉUS
HALL DA GLÓRIA
LUSOFÔNICOS
CLUBS
HALL
HISTÓRIA
ESTATÍSTICAS:
RECORDS
ARTILHEIROS
TÍTULOS
GOLS DE PLACA
CLÁSSICOS
PÁGINA NEGRA
NÚMEROS
FINAIS
MULTIMÍDIA:
TV FIFME
RÁDIO FIFME
FOTOS
PÔSTERS
MEMÓRIA
MUSEU FIFME
PARCEIROS:
INTERCÂMBIO
TÉCNICOS
COMPETIÇÕES
RANKINGS
PEDROOM
MCM 1900
MBC
FFM
VILA EMA
DA VINCI BOTÔES

|