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Regras de Chapas FIFME
Regras da FIFME
| Chapa Leva-Leva | Chapa
5 | Gol-Caixote | Liga
de Chapas
Chapa Paulista
Regra adaptada da Regra Oficial da FIFME
(para futebol de botão) com as seguintes instruções
e modificações para prática de Chapas:
- Duração das partidas:
O tempo de jogo será de vinte (20) minutos divididos em duas
etapas de dez (10) minutos . Em caso de necessidade de prorrogação,
esta será de dez (10) minutos divididos em dois tempos de cinco
(5) minutos corridos.
- O cronometro será parado na marcação de gol
e em momentos de recolocação das chapas.
- Acionamento dos jogadores:
Os jogadores (ou players) de Chapas são acionados com
a a ponta dos dedos e unhas (totó), sendo permitido
o uso dos dedos em forma de catapulta (dar peteleco) para pôr
mais força no acionamento:
- Toques:
- Cada chapa só poderá ser acionada
três vezes seguidas; se furar, poderá ser acionado
mais três vezes após a furada (caso a equipe mantenha
a posse de bola); em casos de rebote dentro da área,
a chapa renovará sua sequência de três toques
automaticamente;
- Não há limite coletivo de toques;
- É permitido "ponte" em finalizações
para o gol;
- Chute à gol: deverá ser executado
depois que o goleiro adversário for reposicionado para tentar
efetuar a defesa:
- Ao defender, o goleiro só poderá atuar na pequena-área;
- Quando o ataque estiver com posse da bola dentro da área,
o goleiro terá de ser posicionado tocando a linha de
gol;
- Em caso de furada do ataque com a bola dentro da grande-área,
a posse de bola será revertida para o goleiro;
- No caso de rebote em que a bola pare dentro da área
do goleiro, o ataque poderá finalizar sem que o goleiro
possa ser ajeitado;
- Em rebote da trave e escanteio olímpico, o
goleiro não poderá ser ajeitado, conforme as disposições
da regra FIFME 12x3 Toques
Rebound;
- Não há impedimento.
- Goleiro:
Para posição de goleiro, poderá se optar por dois
tipos de goleiro:
- Oficial: dentro das medidas e peso oficiais da prática
de Chapas espanhola (feitos com tampa de garrafa pet);
- Original: goleiro feito com outros tipos de tampa, ligeiramente
fora do padrão.
- Saída de bola:
Nas saídas de bola no início e re-início(s) da
partida em cada tempo de jogo ou após a marcação
de gol(s), obrigatoriamente, apenas um (1) jogador deverá ficar
dentro do grande círculo, sendo permitido finalizar a gol no
primeiro toque.
- Tiro de Meta:
Qualquer chapa, incluindo o goleiro, pode executar o tiro de meta:
- A cobrança deverá ser efetuada em qualquer ponto
da área do goleiro.
- Arrumação dos jogadores em campo:
- Artigo 1 - Arrumação das chapas:
Ao serem arrumados, os jogadores da mesma equipe devem respeitar a
distância de 9cm (quatro dedos) entre si e de 2cm (uma chapa)
dos adversários;
- Parágrafo 1.1 - Os jogadores só poderão
ser arrumados manualmente em campo durante as saídas
de bola a partir do círculo central;
- Parágrafo 1.2 - Em cobranças de laterais, cada
equipe poderá mover uma (1) chapa, acionada por totó.
- BACK: a chapa que cometer a infração
back (veja abaixo) deverá ser reposicionada
no ponto em que foi acionada e não poderá ser
movida novamente;
- Artigo 2 - Recolocação das Chapas:
Durante a partida, a recolocação dos jogadores em campo
deve obedecer às seguintes instruções abaixo.
A prioridade da movimentação é sempre da equipe
em posse da bola, e as duas equipes têm o mesmo número
movimentos a cada jogada. O número abaixo não inclui
a chapa à efetuar a reposição de bola:
- Saída do meio: todas as chapas podem ser recolocadas
manualmente;
- Tiro-de-meta: uma (1) chapa pode ser reposicionada por totó;
- Tiro-de-meta cedido em tiro a gol: todas as chapas podem ser
recolocadas por totó, incluindo o goleiro;
- Lateral: uma (1) chapa, por totó;
- Escanteio: até quatro (4) chapas, por totó;
- Falta Indireta: uma (1) chapa pode ser recolocada por totó;
- Falta Indireta dentro da área: até quatro (4)
chapas, por totó;
- Falta direta: até quatro (4) chapas, manualmente:
- Parágrafo 2.1: a defesa poderá optar em posicionar
manualmente até três (3) chapas na barreira,
distadas à quatro (4) dedos (9cm) da posição
da cobrança (veja abaixo). Nesse caso, o ataque só
pode reposicionar (1) uma chapa (por totó);
- PS: tanto em laterais, tiros-de-meta ou faltas,
se o técnico a efetuar a cobrança abdicar de reposicionar
suas chapas, a defesa não poderá recolocá-las
igualmente, à exceção do goleiro nas cobranças
de escanteio (caso esteja dentro da área).
- Artigo 3 - Back:
Se, ao movimentar o jogador nas reposições de bola,
a chapa acionadoa se chocar com qualquer outra chapa adversária,
deverá ser reposicionada de volta (back) à
posição original e a equipe perde o movimento.
- Artigo 4 - Goleiro:
O goleiro só poderá ser reposicionado manualmente nas
seguintes situações:
- Saídas do centro;
- Tiro-de-meta, a fim de efetuar a cobrança;
- Escanteio (para o adversário);
- Falta direta (para o adversário);
- Chutes à gol do adversário.
- O goleiro pode atuar "em pé", ou seja, posicionado
sobre a borda;
- Quanto estiver em posse da bola na pequena área, a mesma
poderá ser ajeitada manualmente na linha limítrofe e
reposta em jogo pelo próprio goleiro;
- O goleiro também pode atuar como chapa sempre que estiver
deitado no gramado;
- A bola que parar na pequena-área (ou área do goleiro)
será de posse do goleiro.
- Artigo 5 - Cobrança de penalidade máxima:
Nas cobranças de penalidade máxima, o goleiro deverá
ser posicionado de pé sobre a linha do gol:
- É permitido ao goleiro bater pênalti como qualquer
chapa.
- Jogador capotado:
- Artigo 1 - Depois de acionado, o jogador que ficar de ponta cabeça
ou perder sua decoração poderá ser recolocado
na posição correta e/ou a decoração
recolocada.
- Obstrução:
Se, ao conduzir a bola ou após uma furada, o adversário
obstruir a chapa que estava em posse da bola ao tentar buscá-la,
será marcada falta indireta (em dois lances).
- Barreira:
- Artigo 1 - Faltas diretas no campo de ataque:
O time defensor poderá optar por formar uma barreira anunciando
tal fato em voz alta. Até três (3) chapas podem ser
deslocadas para formar a barreira, que deverá ser posicionada
à 9cm (quatro dedos) da posição da bola. Enquanto
forma a barreira, o técnico à cobrar a falta também
pode deslocar mais uma (1) chapa com fins táticos ou para
tirá-lo do caminho da linha de tiro;
- Artigo 2 - Não-formação de barreira em falta
direta:
Se a defesa NÃO optar pela formação
de barreira, ambas equipes podem reposicionar até quatro
(4) chapas antes da cobrança de falta, respeitando a prioridade
de arrumação do ataque:
- PS: o técnico à cobrar a falta
não precisa esperar a defesa movimentar suas quatro chapas
para executar a cobrança;
- Artigo 3 - Se o atacante optar em não bater a gol, a falta
pode ser batida sem recolocação dos jogadores. Nesse
caso, não é necessário aguardar qualquer recolocação;
o técnico defensor pode abdicar de montar barreira se achar
desnecessário;
- Artigo 4 - Falta indireta dentro da área:
Nas faltas indiretas dentro da grande área de ataque, será
permitida a movimentação de quatro (4) chapas por ambas
as equipes, sendo que a defesa pode optar por formação
de barreira. Nesse caso, a cobrança só se efetua após
a autorização do técnico defensor.
- Escanteio e Lateral:
Na cobrança de escanteio, a bola cruzada na área poderá
ser finalizada a gol sem que o goleiro possa ser ajeitado:
- Nas cobranças de escanteio, o goleiro poderá de
ser posicionado em qualquer ponto, tocando a linha de meta (caso
esteja dentro da área);
- Em cobranças de lateral do campo de ataque, a bola cruzada
na área poderá ser finalizada a gol sem que o goleiro
possa ser ajeitado.
- Cartões:
- Artigo 1 - Cartão Amarelo:
- Parágrafo 1.1 - Chapa: Mostrado quando alguma chapa
cometer falta-dupla.
- Parágrafo 1.2 - Técnico: Advertência à
conduta inadequada ou anti-ética; acionar jogador por
meio de peteleco.
- Artigo 2 - Cartão Vermelho:
- Parágrafo 2.1 - Chapa: Mostrado a chapa que receber
o segundo ou subsequentes cartões amarelos de sua equipe
(coletivo); ejetar jogador adversário da mesa em dividida
ou lance faltoso.
- Parágrafo 2.2 - Técnico: W.O.:
Aplicado ao técnico que mantenha conduta inadequada após
já ter sido advertido com o cartão amarelo e/ou
quebrar elementos do jogo ainda que involuntariamente.
Chapa Leva-Leva
Na modalidade Leva-Leva, a partida de Chapa segue as instruções
acima descritas, adicionada das seguintes alternativas:
- O campo de jogo consiste em uma mesa de madeira grande, típico
de Futmesa para Regra Paulista, de medidas:
- Máximas: 2,10 X 1,20 m;
- Mínimas: 1,80 X 1,10 m.
- As balizas do campo são as mesmas utilizadas no Futmesa, de
medidas:
- Altura: 50mm;
- Largura: 125 mm;
- Hastes largas.
- O tempo de jogo será de duas etapas de quinze (15) minutos
corridos. A prorrogação duas etapas de cinco (5) minutos.
- A bola de jogo poderá ser uma pastilha, dado, bola de lã
ou bola de feltro, todas em tamanho e peso proporcional à bola
original do jogo de Chapas.
- Não há limite de toques individuais
ou coletivos de toques.
- Há impedimento.
Chapa 5 Paulista
A modalidade Chapa 5 Paulista é equivalente à modalidade
de futebol de salão, dessa forma, tem como base a
Regra de Futsal FIFME e as disposições relativas ao
Chapa Paulista descritas acima, adicionadas às
instruções abaixo listadas:
- Campo de jogo:
Denominado "quadra", tamanho pequeno, medidas máximas
de 0,90x0,60m, de preferência com linhas de quadra da futsal desenhadas,
podendo ser carpetados os não.
- Tempo de jogo:
Dois tempos de cinco (5) minutos cronometrados, sendo o cronômetro
parado sempre que a bola estiver fora de jogo. A prorrogação
será de dois tempos de três (3) minutos igualmente cronometrados,
todavia o cronômetro só para após gols ou faltas
diretas.
- Balizas:
São as mesmas utilizadas no Futmesa Paulista, de medidas:
- Altura: 50mm;
- Largura: 125 mm.
- Bola:
Redonda de lã, dado ou pastilha; original de chapas em quadras
carpetadas.
- Número de jogadores em campo:
Cada equipe é composta de quatro (4) jogadores de linha e um
(1) goleiro.
- Toques:
Uma vez que a equipe tenha a posse de bola, o número máximo
de toques será:
- 6 toques coletivos + três (rebote);
- 3 toques individuais;
- PS: a finalização não
poderá exceder os toques coletivos da equipe em qualquer
hipótese, infração punível com falta
técnica (indireta);
- Em caso de rebote após o último toque (sexto),
a equipe terá três (3) toques adicionais para finalizar
a gol. Ao esgotar os três toques adicionais, a posse de
bola será revertida ao adversário.
- Recolocação das Chapas:
Durante a partida, o número de movimentos para recolocação
das chapas a cada jogada, excluíndo a chapa à efetuar
a reposição de bola, será:
- Saída do meio: todas as chapas podem ser recolocadas manualmente,
incluindo o goleiro;
- Tiro-de-meta: uma (1) chapa pode ser reposicionada por totó;
- Tiro-de-meta cedido em tiro a gol: todas as chapas podem ser recolocadas
por totó, incluindo o goleiro;
- Lateral: uma (1) chapa por totó;
- Escanteio: até duas (2) chapas por totó;
- Falta Indireta: uma (1) chapa pode ser recolocada por totó;
- Falta Indireta dentro da área: até três (3)
chapas, manualmente;
- Falta direta: até três (3) chapas, manualmente:
- A defesa poderá optar em posicionar até três
(3) chapas na barreira, distadas à quatro (4) dedos (9cm)
da posição da cobrança (veja abaixo). Nesse
caso, o ataque só poderá reposicionar (1) uma
chapa (por totó);
- PS: tanto em laterais, tiros-de-meta ou faltas,
se o técnico a efetuar a cobrança abdicar de reposicionar
suas chapas, a defesa não poderá recolocá-las
igualmente, à exceção do goleiro nas cobranças
de escanteio (caso esteja dentro da área).
- Obstrução dentro da área:
Na modalidade Chapa 5 a infração para obstrução
dentro da àrea será a penalidade máxima.
- Goleiro:
Se, ao ser acionado, o goleiro sair da área, só poderá
retornar a mesma por meio de totó, gastando um movimento de sua
equipe:
- Uma vez fora da área, o goleiro não
pode ser ajeitado manualmente, caso o adversário pedir para
o gol;
- PS: para o goleiro ser considerado fora da
área, deverá estar inteiramente aquém
da linha delimitadora;
- Em cobranças de pênalti, o goleiro deverá
ser posicionado em pé sobre a linha de gol;
- Se, em posse da bola dentro da área, o goleiro for acionado
e furar, a posse será revertida para o adversário,
exceto em cobranças de tiro de meta.
- Artigo 1 - Para o gol: quando o adversário
pedir para o gol, o reposicionamento do goleiro poderá ser
executado das seguintes formas:
- Em qualquer finalização, o goleiro pode ser
ajeitado com um (1) totó ou mantido no lugar onde está,
à faculdade de seu técnico;
- Manualmente posicionado tocando a linha de gol com a borda,
em finalizações de fora da área;
- Manualmente de pé sobre a linha de gol, em finalizações
de dentro da área.
- Cartões e Contagem de Faltas: os cartões
e as faltas são contados coletivamente (aplicados à equipe).
- Cartão Amarelo:
- Chapa: cometer falta dupla;
- Técnico: conduta antidesportiva.
- Cartão Vermelho:
- Chapa: causar a ejeção de alguma chapa adversária
da mesa; aplicável à chapa que receber o segundo
cartão amarelo de sua equipe;
- Técnico: segundo cartão amarelo; quebrar elementos
da partida, mesmo não intencionalmente.
- À partir do segundo cartão amarelo ou subsequente,
será marcada falta direta à partir da linha de meia-lua
ou marca de tiro-llivre, com o goleiro posicionado na linha de gol.
- Contagem de faltas: à partir da terceira (3ª) falta
coletiva, cada falta subsequente será punida com tiro-livre
à partir da linha de meia-lua ou da marca de tiro-llivre,
com o goleiro posicionado na linha de gol;
- PS: falta dupla conta como duas faltas; tripla por três
e assim por diante.
Chapa Gol-Caixote
Na modalidade "gol-caixote", segue-se as disposições
do Chapa 5, jogando-se também em campo pequeno,
equivalente ao Futsal de Mesa, em mesas do tipo "Estrelão",
"Xalingão" ou similares. Utiliza-se cinco (5) players
em campo, sendo um (1) deles, o goleiro-linha, uma chapa comum, igual
aos demais players, e segue-se as instruções abaixo:
- Gol-caixote:
Traves pequenas, do tipo Gulliver de plástico, de medidas
~95x40mm.
- Saída de jogo:
Saída no estilo "Bangú", ou seja, à partir
da área do goleiro.
- Chute à gol:
Só é permitido finalizar ao gol com a bola dentro da área
adversária. O goleiro não pode ser ajeitado
antes da finalização.
- Número de toques:
Segue o padrão 12x3 toques da regra Chapa 5.
Regras da
FIFME | Chapa Paulista
| Chapa Leva-Leva | Chapa
5 | Gol-Caixote | Liga
de Chapas
|
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