Home

Pedroom Lanne - Escritor

[ Log de Trabalho | Sobre o Autor ]

Alienígena retratado na  obra de Pedroom Lanne

Romance "Abdução"

Conheça os bastidores de escrita e lançamento da saga ABDUÇÃO, de Pedroom Lanne (eu). Os livros que deram continuidade à narrativa da vida alienígena criada em Adução, o Dossiê Alienígena, entre 2014-2021


A

ideia de criar uma continuação para a obra Adução, o Dossiê Alienígena já vinha amadurecendo desde a reta final de sua escrita. Ainda haviam muitas ideias para desenvolver no rico

universo alienígena que havia criado, mas ainda faltava uma trama central para inserir os personagens. Como ponto de partida para a nova história, propus-me a percorrer o caminho inverso narrado em Adução, daí a nova obra se intitular Abdução.

Ou seja, se em Adução os personagens protagonistas viajaram para o futuro e se deparam com uma dimensão alienígena, em Abdução serão esses alienígenas do futuro que retornarão para o passado. Se a obra anterior narrou um contato imediato voluntário, amistoso e engrandecedor, a nova obra narra outro sob preceitos
Zoom

bastante distintos. Contatos que seguem o estrito senso da palavra proposta como título da nova obra.

Porém, ainda faltava a trama central para dar vazão a tais ideias. E foi somente em Curitiba (PR), durante a realização do II Fórum Mundial de Contatados, organizado pela revista UFO, inspirado por alguns dos assuntos debatidos durante o evento, que essa trama me veio à cabeça. Revelá-la aqui, todavia, seria spoiler.

Zoom
Pedroom Lanne no Fórum Mundial de Contatados,
entre 16 e 18 de Maio de 2014

Em Curitiba, no hotel próximo ao evento, que as primeiras palavras do que viria ser meu segundo livro começaram a ser escritas, em 2014, ainda antes do lançamento do meu primeiro livro. A escrita porém, tomaria muito mais tempo que a anterior, justamente por ocorrer em paralelo ao lançamento e a divulgação do primeiro livro.

Informações sobre a obra

Obra: "Abdução"
Série: "Adução & Abdução: o Épico Alienígena"
Autor: Pedroom Lanne
Formato: Livro, e-book
Gênero: Ficção-Científica, high sci-fi
Tema: Vida alienígena, evolução da espécie, história alternativa
Estilo: Novela, fantasia, paródia, odisseia
Público-Leitor: Jovem e adulto
Linguagem moderada: 14 anos
Nº de Páginas: ~1.800

Esboço de capa
Esboço de capa


Naturalmente, a experiência adquirida após a escrita e o lançamento do livro anterior facilitaram a jornada de publicação do novo livro. Exceto à escrita em si, alguns passos foram repetidos e os caminhos anteriores tornaram-se atalhos para a nova jornada.

A própria escrita do livro reflete um pouco dessa proposta em seu estilo narrativo, a partir do instante em que optei por desenvolver um texto não tão complexo como o anterior, abandonando algumas das abordagens linguísticas pouco convencionais criadas em Adução. Ainda assim, mantendo a pegada de hard sci-fi já consagrada no livro anterior.

Em termos de divulgação, bastou repetir algumas peças, gerar ou utilizar os espaços disponíveis, especialmente na web, a começar pela criação da fanpage do livro no Facebook: Abdução - Relatório da Terceira Órbita, que demarca o período em que sua escrita passou a ser desenvolvida - mas que ainda não chegaria ao fim, já que se prolongaria até a nova década.

A verdade é que o ano de 2015 foi amplamente dedicado à preparação e à publicação impressa do meu primeiro livro, em paralelo à escrita do segundo. Uma série de publicações foi realizada nesse ínterim sobre Abdução, mas sem tanto destaque.

Foi somente a partir de 2016, que o segundo livro tornou-se o foco principal da minha atenção, momento em que já tinha escrito o suficiente para saber que o novo livro seria tão grande como o primeiro e, tão quanto, seria publicado em partes. Nesta ocasião, eu cogitava no máximo três partes (que se tornariam cinco ao longo do tempo).

As publicações mais relevantes, no decorrer de 2016, talvez tenham sido a sinopse do livro, a qual destaca o subtítulo da primeira parte da história: Relatório da Terceira Órbita; e os primeiros esboços da capa, incluindo a Trilha Sonora Nacional & Internacional da novela.

Contos de Abdução

Entre 2016 e 2017, na falta do livro ainda em fase de escrita, eu publiquei dois contos extraídos da nova obra, lançados em antologias impressas (editora Illuminare) e em ebook (pelo Kindle), são estes:

Outra publicação do período foi a nova edição do Noll Quanticus Magazine, nº -1, que destaca a publicação do conto Uma Segunda Guerra e revela algumas informações sobre a obra Abdução. Por fim, após a criação dos primeiros esboços de capa, um trailer provisório, depois chamado de prelúdio da obra, também foi lançado.

Porém, com o avançar do ano de 2017, quando a história já contava com mais de 700 páginas escritas, ficou notório que a saga ainda se estenderia muito além daquela ideia inicial, lá de Curitiba. Foi então que decidi fechar o novo livro em duas partes, em um ponto da narrativa em que os personagens protagonistas alcançam um novo patamar de sua odisseia, momento em que determinada etapa de suas vidas foram cumpridas. Assim, no final de 2017, fechei contrato para publicá-lo com a mesma editora do livro anterior, a Talentos da Literatura Brasileira, do Grupo Novo Século.

-------


O eBook

E

m 2018, além do trabalho de preparação do livro junto à editora, o período foi dedicado à publicação dos ebooks que compõem a obra. Como a obra possuía duas partes, foram publicados dois ebooks.


Os ebooks foram
lançados no decorrer de julho, com exclusividade pela plataforma Kindle Unlimited, em duas partes, as mesmas que viriam a compor o novo livro a ser publicado em breve.

Lobotomia Cerebral Autorizada

O primeiro ebook leva o mesmo subtítulo do livro, Relatório da Terceira Órbita; assim, nessa ocasião, foi apresentado o subtítulo da segunda parte da obra, que corresponde ao segundo ebook: Lobotomia Cerebral Autorizada.

Os desenhos de capa foram feitos pelo artista Fernando Marcatti. Além da capa dos ebooks, Fernando também criou a contracapa do livro e algumas ilustrações do miolo.

Go --- Go
Os dois primeiros ebooks da saga ABDUÇÃO

Prelúdio

O lançamento dos ebooks também foi acompanhado de seus respectivos prelúdios em vídeo. Assim, dando continuidade à apresentação elaborada para os ebooks do livro anterior, baseada na abertura da cine-série Star Wars. Disponíveis no meu canal do Youtube:

FLIP

Zoom
O flyer do livro e ebook

Por ocasião da realização da FLIP - Festa Literária Internacional de Parati, entre 25 e 28 de julho, foi criado um panfleto de apresentação da obra, cujo lançamento estava previsto para Bienal do Livro (SP), no mês de agosto. O panfleto também apresenta os dois ebooks correspondentes à obra.

Infelizmente, devido ao livro impresso não ter ficado pronto a tempo para a FLIP 2018, minha participação não foi tão proveitosa quanto no ano anterior. Porém, a ocasião serviu para, ao menos, introduzir a nova obra e uma publicação inédita que precedeu seu lançamento oficial, o Manual de Sobrevivência do Professor Ipsilon.

Ilustração de Kike Espinoza

Manual de Sobrevivência do Professor Ipsilon

Ilustração de Kadekaro

Devido ao fato de muitas informações que descrevem o funcionamento do universo quântico em que habitam os alienígenas protagonistas da saga Abdução terem sido apresentadas na obra anterior, o título Adução, os anexos do novo livro e respectivos ebooks incluem uma série de tópicos que sumarizam essas informações. Assim, além dos anexos do livro e dos ebooks, elas foram compiladas em uma publicação à parte, o Manual de Sobrevivência do Professor Ipsilon. Disponível para leitura franca em arquivo PDF e, para os mais aficcionados, em edição impressa à venda pelo Clube de Autores. Outra opção é a leitura online na minha Banca Virtual.

Conforme narrado no título Adução, o Dossiê Alienígena, o professor Ipsilon é um dos alienígenas protagonistas. É quem aduz os personagens humanos ao patamar futurista que ocupa através do conhecimento que partilha. É Ipsilon quem, a partir de certo ponto da trama, torna-se o narrador da história e, também, aquele que leciona a dinâmica e os meandros de um universo alienígena delineado por suas forças quânticas - é quem conta a história dos alienígenas propriamente ditos. Daí o manual ser creditado a ele.

O manual contém mapas dos planetas e do Sistema Solar; gráficos que ilustram como as forças quânticas suportam o habitat interdimensional da obra; esquemas da evolução das espécies alienígenas e dos robôs que habitam esse universo futurista, sua evolução tecnológica, incluindo aspectos psicossociais e culturais; apresenta uma timeline completa com os principais marcos da história da sociedade alienígena descrita no livro; contém tabelas com os sistemas de transporte e astronaves do futuro; de armas e dispositivos bélicos; além de muitos outros detalhes amplamente descritos no livro anterior (Adução).

Zoom
Em arquivo PDF

O Manual de Sobrevivência do Professor Ipsilon, como anexo do livro Abdução, permite ao leitor compreender o universo alienígena da nova obra sem necessariamente ler o primeiro livro. Além disso, como publicação, apresenta o Universo Quântico de Adução & Abdução de maneira sucinta, servindo de referência para acompanhar a leitura completa da saga. A versão em PDF ou impressa, inclusive, possui informações adicionais aos anexos contidos no livro e nos ebooks.


O Lançamento

N

o segundo semestre de 2018 foram realizados dois lançamentos do novo livro, Abdução, Relatório da Terceira Órbita. O primeiro na Bienal do Livro; o segundo em uma livraria em São Paulo.

O Livro

Zoom
Capa oficial do livro

Obra: "Abdução"
Subtítulo: "Relatório da Terceira Órbita"
Partes: I e II
Série: "Adução & Abdução: o Épico Alienígena"
Autor: Pedroom Lanne
Editora: Talentos da Literatura Brasileira
Capa: Fernando Marcatti
Formato: Livro impresso
Gênero: Ficção-Científica, high sci-fi
Nº de Páginas: 728


Na Bienal do Livro de São Paulo de 2018, em 12 de agosto, foi realizada a primeira noite de autógrafos do livro. Sem muitos estardalhaços, alguns takes & shots foram registrados na data e no decorrer da feira. Inusitado, porém, foi o comparecimento de um dos personagens da obra, um dos alienígenas figurantes da história, conforme registrado no vídeo linkado acima.

Zoom
Noite de autógrafos
Zoom
Convite de lançamento

A Noite de Lançamento do livro foi realizada na livraria Martins Fontes, situada na avenida Paulista, um dos corações pulsantes da cidade de São Paulo, em 14 de outubro. Foram poucos, mas valiosos autógrafos para amigos, parentes e alguns ufãs de passagem que se interessaram pela obra.

Divulgação

Zoom
Capa, contracapa & orelhas

A divulgação do novo livro iniciou-se junto ao lançamento a partir de um post de apresentação da obra. Antes disso, já havia sido feita uma divulgação em vídeo tão logo o livro nasceu. Pouco tempo depois, foi publicado um programa no meu canal do Youtube, apresentando a nova obra com maior profundidade. Veja abaixo:

Em seguida, um novo vídeo, curto, fez uma breve introdução não só do novo livro, mas da saga Adução & Abdução, assim como seriam outras publicações e matérias futuras, a partir do instante em que meus dois primeiros livros já estavam publicados.

Após o lançamento, o livro passou a ser vendido em várias livrarias, tais como Saraiva, Cultura, Cia. dos Livros, Livraria da Travessa, Livros da Colina, Submarino, no site da editora e outras, mas, como usual desde os lançamentos anteriores, o site que centralizou as vendas, tanto dos livros quanto dos ebooks, foi a Amazon.

Na campanha de divulgação do livro pela Internet, alguns caminhos ja percorridos foram novamente trilhados, como a divulgação de memes e promoções; anúncios em maganizes, entre os quais o Divulga Escritor e o zine Juvenatrix; além de uma entrevista no site Como Eu Escrevo, e uma resenha em vídeo no canal Escritores Ecléticos.

Algumas novidades foram a divulgação de conteúdos relativos aos dois livros já publicados, incluindo matérias, apresentações e citações da obra. Veja abaixo:

Artigos e citações a obra:

Resenhas:

Outra forma de divulgação foi, mais uma vez, a criação de um spot veiculado na Soturna Sintonia, uma webrádio que toca rock e poesia (antiga Reversa Webrádio), que apresenta programas de literatura do gênero fantástico. A partir da locução do spot, de autoria de Alexandre Souza - o Sr. Arcano -, foi desenvolvido um booktrailer para o livro, amplamente divulgado nas redes desde então.

Booktrailer


O Novo Livro

C

onforme narrado acima, meu segundo livro estava concluído; a saga Abdução, todavia, ainda não. Assim, ainda em 2017, eu dei continuidade a obra, dedicando-me à escrita daquele que viria a ser meu terceiro livro.


Abdução - Contato de Terceiro a Quinto Grau

Esse foi o título que já estava elaborado para a continuidade da saga Abdução, nesse momento em que se iniciava a escrita de sua terceira parte, a qual se provaria a mais complexa de toda a obra até então. Nascia assim, Contato de Terceiro a Quinto Grau.

Zoom
Capa provisória

Obra: "Abdução"
Subtítulo: "Contato de Terceiro a Quinto Grau"
Partes: III e IV
Série: "Adução & Abdução: o Épico Alienígena"
Autor: Pedroom Lanne
Formato: Livro e ebook

Gênero: Ficção-Científica, hard sci-fi
Tema: Vida alienígena, evolução da espécie, história alternativa
Estilo: Novela, fantasia, paródia, odisseia
Público-Leitor: Jovem e adulto
Linguagem moderada: 14 anos
Nº de Páginas: 1.132

Como marco de largada para o novo livro, assim como nos anteriores, foi criada uma fanpage no Facebook. Logo após, a sinopse do novo livro.

A escrita do novo livro foi muito complexa devido aos estudos e pesquisas necessárias para desenvolver a sequência da história que, nesse ponto da narrativa, executa um grande looping, quase como um spin off, antes de retomar a continuidade interrompida no final do livro anterior. Não bastasse, a escrita desse looping ficou muito, mas muito mais longa do que seria possível imaginar ou planejar.

Desde o início da saga, Abdução tece uma narrativa que se subdivide em duas faixas temporais: o passado da Terra, ambientado no ano 1978; e o futuro alienígena, mais de 800 mil anos a frente. Aos poucos, essas linhas convergem uma para a outra. Até que se encontrem, porém, na nova narrativa, ambas executam dois grandes loopings, tanto no passado, quanto no futuro.

Clonagem Experimental Humana

Esses dois loopings, especialmente o que se passa em pretérito, consumiu uma parte completa do livro, com cerca de 400 páginas. Para ser finalizado, o livro precisou não só de uma nova parte, mas de um novo livro. Assim, o que seria meu terceiro livro, tornou-se dois tomos que seriam publicados juntos, digital e impresso, contendo as duas partes seguintes da saga Abdução. E se a terceira parte já tinha subtítulo definido, no decorrer da escrita, nomeamos a quarta parte como Clonagem Experimental Humana. Depois, foi criada uma sinopse sobre ela.

Zoom
Ilustração de Fernando Marcatti

O desenvolvimento dessa parte do livro, entre pesquisas, leituras e a redação do texto propriamente dita, durou até 2018, em paralelo à preparação e ao lançamento do livro anterior. Foi a partir de 2019 que voltei a me focar mais na escrita, na redação da quarta parte da saga. Ainda assim, já se aproximava o ano de 2020 e o livro, em seus dois novos tomos, não estava concluído.

Antologias & Contos

A Volta de Júpiter
A Volta de Júpiter

Para preencher essa longa janela entre um livro e outro, mais três contos foram lançados em antologias do gênero, todos extraídos da obra já publicada. No caso, incluindo os títulos Adução e Abdução.

  • Os Marcianos Tripoides - Arquivo UFOs (2019)
  • A Volta de Júpiter - Antologia Malha do Multiverso (2020)
  • Anatomia Tesla - Antologia Retrofuturo (2020)

Apesar do novo livro ainda não estar finalizado, em dezembro de 2019, foi fechado contrato para sua publicação impressa com a mesma editora anterior, desta feita sob o selo Novo Século, para lancá-lo no ano seguinte. Foi estipulado um prazo máximo para entrega dos originais, em março de 2020, o qual foi cumprido com certo esforço.

Nessa reta final da escrita, de dezembro de 2019 até março de 2020, eu permaneci em casa, sem viajar ou passear, apenas escrevendo e revisando os novos originais. Em paralelo, notícias sobre um novo vírus letal descoberto na China começavam a pipocar nos meios. Quando eu completei o livro, a pandemia do Novo Coronavírus já havia se espalhado para o mundo inteiro. Um lockdown individual que começou na reta final da escrita, perduraria por todo ano de 2020 e prosseguiria em 2021.

Apesar dos males, um vídeo de celebração pelo término da escrita foi publicado no Youtube:

Esse período de reclusão seria dedicado à publicação do novo livro e respectivos ebooks, além de dar início à escrita do meu próximo livro, a quinta parte da saga Abdução; a derradeira, já intitulada O Epílogo da Epopeia Terrestre. Como usual, uma nova fanpage foi lançada no Facebook como marco inicial da escrita desse novo livro.

"A conclusão do Relatório da Terceira Órbita"

Com o complemento da terceira e quarta parte da obra, concluiu-se a trama iniciada no primeiro livro. Os alienígenas protagonistas da história finalizam a redação do "Relatório da Terceira Órbita" (slogan acima), mas ainda deixam em aberto certos fatos quando a convergência entre passado e futuro, que corre em paralelo durante toda a narrativa, enfim se conecta no mesmo presente.

A preparação

Em home office, 2020 foi um ano totalmente dedicado a preparação do novo livro, já que revisar dois tomos somando 1.132 páginas não é simples nem rápido. Ao mesmo tempo, já se iniciou a campanha de divulgação da nova obra e sua respectiva saga. Porém, em tempos de pandemia, há de se notar que algumas publicações incorporaram o difícil momento vivido pela humanidade, como nos textos abaixo, postados no Pedroom Lanne Blog:

Abrir

A pandemia atrasou todo o processo de preparação do novo livro junto à editora, e a edição impressa, publicada em um box com dois tomos, só seria lançada em 2021. Assim, o restante do ano 2020 foi inteiramente dedicado a publicação dos ebooks. Porém, antes dos ebooks, aconteceu o lançamento da 2ª edição do Manual de Sobrevivência do Professor Ipsilon. Nova edição que incorpora informações e gráficos da obra anterior (Abdução, Relatório da Terceira Órbita).


A Edição em Ebook

U

ma vez completo o trabalho de revisão ortográfica da obra e montagem dos ebooks, sem maiores delongas, dado que o momento não era para festas, as duas novas partes da saga Abdução foram lançadas na plataforma Kindle Unlimited.


Com a pandemia assolando o país e o mundo, a ideia foi apressar o lançamento. Mas, para marcar a ocasião foram agendadas duas datas, em 12 e 27 de maio, para realização de duas lives de celebração do lançamento, uma para cada ebook, respectivamente.

Go --- Go
Terceiro e quarto ebooks da saga ABDUÇÃO

Uma matéria amplamente divulgada nas mídias sociais pontuou o lançamento dos dois ebooks e marcou o cumprimento de mais essa etapa de construção da saga Abdução, agora já em sua quarta parte. Além de apresentar a obra, a matéria inclui os links de compra e outras informações.

Prelúdio

Dando continuidade à sequência anterior, junto com os ebooks foram lançados os já tradicionais prelúdios em vídeo, baseados na abertura do filme Star Wars. Veja abaixo:

Entre fevereiro e março de 2021, uma nova e ampla revisão foi realizada nos dois ebooks, e uma segunda edição mais atualizada foi lançada no Kindle, incluíndo correções ortográficas, de continuidade da história e algumas sutis alterações no texto, além da adição de imagens e gráficos nos anexos.

Para marcar o lançamento da 2ª edição dos ebooks, um novo booktrailer foi realizado, baseado em um spot veiculado na webrádio Soturna Sintonia pela ocasião do lançamento dos dois ebooks no ano anterior.

eBooktrailer - Abdução III e IV


Referências & Créditos

E

mbora a escrita da saga Abdução ainda esteja em andamento, uma ampla gama de referências foram acumuladas desde o início de sua concepção.

Essa bibliografia, incluindo links, filmes, games, músicas e diversas inspirações do autor, encontra-se publicada no último ebook da série, Clonagem Experimental Humana, e reflete parte das pesquisas e leituras que realizei, os sites que naveguei etc, embora nem sempre eu tenha lembrado de salvar todas as consultas que fiz.

À bibliografia, seguem-se os créditos da obra, com destaque à alguns nomes que mais contribuíram durante a jornada de escrita e publicação da saga, incluíndo os três livros e quatro ebooks até aqui. O primeiro nome é Solivanda Alves, que colaborou na revisão oral da obra, e foi uma exímia consultora bióloga.

Zoom
Samuca

O toque profissional na revisão ficou por conta de Walter Cavalcanti, Luiz A. Galdino e Andrea Bassoto, esta última sob a supervisão de Silvia Segóvia, a editora da obra, responsável pela preparação da editora Novo Século. O artista Fernando Marcatti, capista dos livros e ebooks, merece grande destaque pelo compromisso que reflete a qualidade de seus desenhos. Kike Espinoza, o capista de Adução, autor de algumas ilustrações do miolo, também ajudou a dar um toque mais artístico à obra. Esses foram os profissionais sem os quais essa saga jamais atingiria o grau de qualidade a qual se propõe, no sentido de fornecer ao leitor um bom livro.

Entre os leitores e fãs, vale homenagear Samuel Fontoura Lemos, "Samuca" para os íntimos, que não só ajudou a inspirar a obra com suas ideias sobre a Teoria da Imaginação, mas tornou-se um personagem da história, que figura na passagem Clonagem Experimental Humana.


Pré-Lançamento do Livro Impresso

A

té meados de março de 2021, o box do livro impresso em seus dois tomos ainda não havia sido oficialmente publicado pela editora até a redação deste making off. Por outro lado, já em fevereiro, o box foi disponibilizado para pré-venda.


Cada tomo contido no box corresponde a um dos ebooks já lançados, com a mesma capa, naturalmente. Desse modo, a grande novidade do momento foi a revelação da capa e do layout do box. Veja abaixo:

Zoom
Capa, contracapa & lombada do box Abdução, partes III e IV

As ilustrações de capa do box e de ambos os ebooks foram, novamente, realizadas pelo artista Fernando Marcatti. Eu fiz a composição apresentada na parte frontal do box; a editora montou.

Além de chamadas para a novidade no site da editora e de seus parceiros, a grande peça de divulgação dessa fase de pré-lançamento foi o ebooktrailer desenvolvido pelo pessoal do marketing da empresa. Confira:

Nessa fase de pré-lançamento, o livro se encontra disponível para reserva na Amazon e no site da Novo Século. Novidades sobre o lançamento definitivo serão atualizadas futuramente nesta página.


Em construção...


[ Topo | Voltar ]

 

Weblog > Histórico > Abdução