|
|||||||||||
|
|||||||||||
do calendário Maia. Há quem diga
que o teor científico da história tenha sido plantado
inconscientemente na cabeça do autor por um alienígena
durante a estada na cidade mineira, local supostamente atribuído
à atividades extraterrestres. Já o mesmo prefere acreditar
que o livro é fruto de sua criatividade, imaginação
e de referências que incluem, além da viagem para São
Thomé, visitas às ruínas de Tiwanaku na Bolívia,
Saqsaywama e Machu Picchu, entre outras no Peru, além de um vasto
repertório de interesse pessoal em torno da teoria dos Astronautas
Antigos de Carl Sagan e a série científico-documental
Through the Wormhole narrada pelo ator Morgan Freeman (EUA:
Prod. Geoffrey Sharp, 2010). Outra fonte do autor, que se relaciona
diretamente com tema central da obra, que inspira e coincide com o início
da narrativa, é o livro Triângulo das Bermudas
de Charles Berlitz (SP: Círculo do Livro, 1974). Informações sobre a obra
|
|||||||||||
Visando uma possível publicação
autoral, esse período foi igualmente dedicado a trabalhar os
aspectos gráficos do livro, as ilustrações e os
esquemas contidos na obra; pré-diagramação; elaboração
de elementos pós-textuais; e um estudo
de capa. Na busca por possíveis contatos, tanto para publicar o livro quanto para encontrar o público leitor - além do inerente interesse pessoal pelo assunto -, o autor participou do II Fórum Mundial de Contatados, promovido pela revista UFO, em maio de 2014, sediado em Curitiba (PR). Essa experiência foi vital para ajudá-lo a conhecer melhor um pouco do meio relacionado a sua obra, a Ufologia, e ajudou a inspirar e fomentar ainda mais a ideia de uma continuação para a história narrada no mesmo universo de "Adução" (o título Abdução, publicado em 2018). |
|||||||||||
|
|||||||||||
O eBook |
|||||||||||
|
|||||||||||
Além disso, foram criados espaços em outras comunidades para aumentar a visibilidade do autor/obra, são eles:
Conforme foi feito com o ebook, uma reformulação de capa e conteúdo, além de novas publicações no sítio, foi realizada cerca de seis meses após o lançamento da série no Wattpad.
Em dezembro de 2014, os contatos do autor finalmente renderam frutos e a editora Talentos da Literatura Brasileira assinou contrato para publicação da obra, nos formatos impresso e digital. O lançamento foi previsto para o primeiro semestre de 2015, mas só veio acontecer ao crepúsculo do ano. Por ocasião de lançamento da obra, a editora optou por um título mais curto e direto. Assim, a obra que se intitulava "Adução - Dossiê de um Transmutado Alienígena", passou a ser "Adução - O Dossiê Alienígena". |
|||||||||||
|
|||||||||||
Os Colaboradores |
|||||||||||
|
|||||||||||
à medicina
e às ciências biológicas, tema fortemente explorado
na narrativa. Também por auxiliá-lo no processo de revisão
ao desempenhar uma narrativa oral completa da obra junto ao autor. Contratada
pelo autor para a publicação da primeira edição
em ebook, a revisora ortográfica Maria Dolores de la Sierra Mata
foi a responsável pelo toque profissional durante esse processo
de revisão. Já pela editora Talentos da Literatura
Brasileira, Luiz Alberto Galdini e Márcio Campos foram os
nomes responsáveis pela revisão e preparação
final do texto do livro, enquanto Nair Ferraz foi a editora que coordenou
os trabalhos entre a empresa e o autor. |
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
O Lançamento |
|||||||||||
|
|||||||||||
Divulgação Após o lançamento, autor e editora iniciaram uma campanha de divulgação da obra, especialmente pela Internet por meio de posts em diversos sites, promoções e sorteios em comunidades de literatura, incluíndo a distribuição do livro para blogueiros, resenhistas, bibliotecas e a disposição física em sebos, bancas e livrarias. Dentre alguns dos inúmeros contatos realizados neste período, destacam-se as parcerias do autor com alguns blogueiros, esses patrocinadores foram Ademir Pascale e o site Café & Espadas, ambos divulgaram o livro em suas páginas e redes sociais. Em paralelo, algumas entrevistas foram realizadas em outros blogs, inlcuíndo de uma ufã, Rilva Simões.
Além disso, quatro resenhas de blogueiros e fãs de literatura foram publicadas, acesse abaixo:
De sua parte, o autor fez uso das mídias sociais, site e blog para autodivulgar o livro. Pelo Facebook, memes foram viralizados, páginas foram alimentadas e novos espaços criados, tais quais o Grupo Multividual do Escritor Pedroom Lanne e do Alienígena Noll Quanticus (secreto), agregando a comunidade de fãs e leitores da obra; e a página promocional da trilogia em ebook Adução, Dossiê de um Transmutado Alienígena, um log de referência rápida para qualquer interessado saber como adquirir o ebook ou o livro. Uma nova plataforma explorada foi a Banca Virtual ISSUU, na qual foram republicadas algumas histórias já disponíveis em outros espaços, mas também com conteúdo inédito. Para fomentar a leitura da obra, entre as veiculações do autor pela Internet, destaca-se um spoiler contendo o diagrama com análise da jornada mitológica do herói através do personagem central da narrativa, além de publicações de pequenos trechos do livro em comunidades específicas, conforme o tema central que abordam. Após a fase inicial de divulgação, o livro passou a ser vendido virtualmente em várias livrarias, tais como Saraiva, Cultura, Cia. dos Livros, Livraria da Travessa, Livros da Colina, Submarino. Todavia, o site que centralizou a maior parte das vendas (e os melhores preços), contendo as edições impressa e digital, foi a livraria Amazon. Pelo Youtube, o autor criou a Pedroom TV, através da qual veicula vídeos de interesse do público leitor. Após uma breve apresentação do autor, primeiro vídeo de destaque do canal foi O Autor e Sua Obra, que apresenta o livro Adução. Outro, tornou-se uma das principais peças de divulgação da obra, o lançamento de um booktrailer. Assista abaixo. Booktrailer |
|||||||||||
|
|||||||||||
O Novo eBook |
|||||||||||
|
|||||||||||
Aproveitando e aprimorando o trabalho do capista Kike Espinoza, foram atualizadas a primeira página dos três volumes da trilogia lançada pelo Kindle, Kobobooks e Clube de Autores. A nova edição incluiu uma reformulação no texto, com novas passagens, revisão ortográfica e reedição de ilustrações e gráficos, porém, a grande novidade da nova versão do ebook foi a criação de um subtítulo específico para cada uma das partes da obra, e a adição de uma borda colorida para caracterizar os três volumes como parte de uma coleção. Veja abaixo:
---
---
Para marcar a novidade, inspirado pelo lançamento do filme Star Wars VII - O Despertar da Força na virada de 2015 para 2016, o autor criou uma trilogia de trailers, cada qual introduzindo a história do respectivo volume. Para assistir, clique nos links abaixo:
Nesta mesma ocasião, a editora Talentos da Literatura Brasileira também lançou o ebook Adução, o Dossiê Alienígena em edição completa seguindo a mesma formatação do livro impresso, para a qual foi editada uma versão alternativa do trailer, clique aqui para baixar. |
|||||||||||
A Edição de Luxo |
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
O diferencial desta edição está no formato tabloide 20x20 e na qualidade do papel, além de contér novas passagens, informações, ilustrações e anexos inéditos, com opção de ser adquirido com capa-dura e miolo colorido. Clique aqui para acessar a página do livro no Clube de Autores. Para esta edição especial, um booktrailer alternativo foi igualmente publicado, clique aqui para baixar e assistir. Trilogia impressa Também disponível pelo Clube de Autores, a trilogia publicada em ebook pôde ser adquirida em formato impresso. A obra "Adução" dividida em três volumes.
---
---
|
|||||||||||
Teaser |
|||||||||||
|
|||||||||||
Ao contrário do booktrailer, que apresenta a história do livro, no teaser, a ideia foi revelar um pouco do espírito da obra e respectiva linha de pensamento pela qual ela trafega: o mistério, a hipótese de que: seriam os deuses astronautas? Teoria amplamente divulgada por Carl Sagan. Veja abaixo:
Outra mídia que englobou a divulgação do livro nessa época foi a Reversa Webrádio, uma estação de rock e cultura, focada em literatura e terror. Na rádio, um spot de publicidade do livro girou na programação e, no site, foram lançadas chamadas para a obra e uma entrevista com o autor. Posteriormente, isso compôs uma matéria na revista Leitura Reversa, publicação impressa da rádio. No embalo da publicação do spot da rádio, o autor também gravou o seu próprio spot e, logo após, transformou-os em vídeos veiculados em seu canal do Youtube: |
|||||||||||
Adução nos Cinemas |
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
|
|||||||||||
|