[8] Para saber o significado
dos termos técnicos, siglas, jargões, estrangeirismos e neologismos
mencionados neste estudo, consulte glossário em anexo.
[10] “Do vapor à eletricidade” (in BURKE
& BRIGGS, 2002:111-126).
[20] Sobre isto
Habermas escreve: “Enquanto a burguesia, por assim dizer
excluída dos postos de comando no Estado e na Igreja, assumia
pouco a pouco todas as posições-chave na economia, enquanto a
aristocracia compensava esta superioridade material por meio de
privilégios da realeza e uma ênfase proporcionalmente rigorosa
dos banqueiros e dos burocratas que assimilava a ela e se encontravam
com a ‘intelectualidade’ como que em pé de igualdade”
(Habermas, 1984:49).
[51] Nessa parceria,
um fato precisa ser bem explicitado: “Lembremos de quem
comprou quem: a AOL comprou a Time Warner”, pois expõe como
a Internet está mudando o valor da informação e aponta, no nosso
entender, para o mesmo lado onde as verbas publicitárias passam
a convergir à medida que a rede se expande. Também não custa lembrar
que tal fusão não foi bem sucedida e “a AOL declarou prejuízos
de mais de um bilhão de dólares para 2000” (Castells, 2003:160).
[61]
“Durante décadas a nossa compreensão de como os indivíduos organizam
suas atividades produtivas tem sido realizada em uma de duas formas:
quer como empregados em empresas, seguindo as instruções dos gerentes,
ou, como indivíduos nos mercados, acompanhando os sinais dos preços.
(...) Nos últimos três ou quatro anos, a atenção do público tem
se concentrado em um recente fenômeno econômico-social de desenvolvimento
mundial de software que ocorre há quinze anos. (...) Sugiro que
estamos assistindo a emergência de um novo, amplo e profundo terceiro
modo de produção no ambiente das redes digitais. Eu chamo este
novo modo de ‘produção coletiva e comum entre pares’ [esta expressão
não tem tradução literal em português, por isso sugiro seu uso
em inglês ‘commons-based peer-production’], para distingui-la
dos modelos de empresas e mercados baseados em contratos e em
propriedade. Sua característica central é que grupos de indivíduos
colaboram com sucesso em projetos de grande escala seguindo um
conjunto de diversas motivações e sinais sociais, ao invés dos
preços do mercado ou dos comandos gerenciais” (Tradução de Sérgio
Amadeu da Silveira).
[105] Alex Fernando
Teixeira Primo. A terceira geração da hipertextualidade: cooperação
e conflito na escrita coletiva de hipertextos com links multidirecionais,
Revista Líbero. Ano IX, Nº.17, junho 2006, pp. 83-93.
[106] O termo foi
cunhado por um jornalista do The New York Times.
Em 2008, a empresa IBM veicula uma propaganda mundial referenciando
a Web 3.0, mas sem explicar o significado do mesmo.
[109] James Hendler
e Ora Lassila. Publicaram, em 2001, um artigo na revista Scientifc
American: a web Semântica seria um novo formato de aplicações
para web que visam categorizar informação e aumentar a qualidade
do resultado das ferramentas de busca através de resolução de
ambigüidade e contextualização da informação. Em http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_sem%C3%A2ntica,
06/08/2008.
[129]
The Weblog Handbook: Practical Advice on Creating and Maintaining
Your Blog. Perseus Publishing: 2002.
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