Este processo busca, em essência, estender 
                          grandemente o alcance das aulas tradicionais, dotando-as 
                          de um planejamento meticuloso e o apoio de todas as 
                          ferramentas pedagógicas desejáveis. É um processo que 
                          poderíamos chamar de presencial-virtual. 
                        O professor dá sua planejada aula a partir de um estúdio, 
                          que poderá também comportar alunos presenciais, situação 
                          não praticada em nosso caso. Dentre os recursos de que 
                          dispõe, há: power-point, vídeo, DVD, câmara de 
                          documentos, e outros podem ser agregados.  | 
                         | 
                    
                     
                      |     
                          As aulas são preparadas com antecedência, com auxílio 
                          de uma coordenação pedagógica, de modo a produzir-se 
                          um roteiro, que deverá ser seguido pelo professor. Esse 
                          roteiro prevê os trechos de aula, as perguntas a serem 
                          feitas pelo professor, os espaços para responder perguntas 
                          verbais, os tempos para avaliação pelos  alunos e os 
                          intervalos. 
                         O professor é assistido, durante as preleções, por 
                          uma pequena equipe técnica cujas funções incluem, entre 
                          outras, a de despreocupá-lo quanto a aspectos de apresentação 
                          visual das aulas. 
                         | 
                    
                     
                       
                           
                            As tele-salas de aula, onde os 
                                alunos participam, se espalham por toda a região 
                                geográfica abrangida pelo satélite. Cada tele-sala 
                                tem antena parabólica, receptor de sinal, microcomputador, 
                                televisão ou telão com canhão de projeção e telefone 
                                móvel. 
                              O microcomputador é dotado de software 
                                de apoio para enviar ao estúdio, via Internet 
                                ou por algum outro meio, as informações emanadas 
                                dos alunos no processo de interatividade. Essas 
                                informações são digitadas em um terminal interativo 
                                que cada aluno recebe ao adentrar na sala e enviadas 
                                por sinal de rádio a uma base acoplada ao microcomputador. 
                                Um terminal interativo e a base de recepção de 
                                sinais são mostrados na figura ao lado.   | 
                             
                                Terminal interativo e base 
                                de recepção de sinal   | 
                           
                         
                        Com esses equipamentos, se executa a primeira das três 
                          formas de interatividade que temos utilizado no processo 
                          de Educação Teleinterativa: 
                        1.      Interatividade 
                          síncrona professor-alunos-professor, através dos 
                          terminais, aí embutidas três funções relativas ao processo 
                          pedagógico: 
                         
                          a)      Feedback 
                            para o professor, que, a cada pergunta, pode avaliar 
                            o desempenho dos alunos como um todo, pelo histograma 
                            das respostas, reforçando algum tema, se for o caso; 
                            b)      Avaliação 
                            dos alunos, caso aplicável, pois o banco de dados 
                            existente registra todas as informações quanto ao 
                            seu desempenho (esta função não foi utilizada no caso 
                            descrito em 5);(Note-se que também se pode 
                            fazer a avaliação do professor, da disciplina e do 
                            processo pedagógico através dos próprios terminais). 
                            c)      Animação, 
                            talvez a mais importante das funções, por manter os 
                            alunos participativos e interagindo com o processo, 
                            evitando ou minimizando a possibilidade de tédio e/ou 
                            desatenção.  
                         
                        2.      Interatividade 
                          síncrona aluno-professor-alunos, por meio 
                          de voz: os alunos podem se candidatar a fazer perguntas 
                          verbais apertando a tecla "?" do terminal, 
                          caso em que seus nomes e localidades são registrados 
                          no monitor do professor, que dará voz a quem determine 
                          no momento adequado, sendo a pergunta e a resposta ouvidos 
                          por todos os participantes.  
                        3.      Interatividade 
                          assíncrona aluno-monitor ou professor-aluno 
                          via Internet, após as sessões, caso persistam dúvidas. 
                        São as seguintes as principais vantagens desse processo: 
                        
                          -  Cumprir o papel da aula tradicional, com as vantagens 
                            proporcionadas pelo sistema interativo
 
                          - Facilidade de agregação de conteúdo pelo professor
 
                          - Possibilidade de avaliação permanente
 
                          - Facilidade e baixo custo de implementação das tele-salas 
                            de aula
 
                          - Economia de escala
 
                         
                        Há também a considerar algumas dificuldades: 
                        
                          - A exigência de muitos pontos remotos, dificultando 
                            a coordenação. É importante estabelecer um canal de 
                            comunicação eficaz com todos os pontos da rede;
 
                          - A necessidade de conseguir o comprometimento dos 
                            responsáveis pelos pontos remotos, garantindo a qualidade 
                            do processo;
 
                          - A manutenção do alto nível dos cursos para manter 
                            o público cativo com o tempo;
 
                          - Cuidadosa formatação pedagógica, para manter a atratividade 
                            dos cursos.
 
                         
                        A experiência por nós adquirida indica que as vantagens 
                          suplantam, decididamente, as dificuldades. Comparativamente 
                          com outros processos de educação a distância, a Educação 
                          Teleinterativa também acumula vantagens. Em [1], foi 
                          feita uma avaliação conjunta dos sistemas de videoconferência, 
                          Internet, Internet com streamming de vídeo e 
                          o presente processo, conforme transcrito na tabela abaixo. 
                         
                        
                           
                            |   | 
                            Mídia | 
                           
                           
                            |  
                               Aspectos  | 
                             Internet | 
                             Videoconferência | 
                             Educação 
                              Teleinterativa | 
                             Streamming | 
                           
                           
                            |  
                               Investimento  | 
                             Baixo | 
                             Médio | 
                             Alto | 
                             Baixo | 
                           
                           
                            |  
                               Rentabilidade  | 
                             Baixa | 
                             Discutível | 
                             Alta | 
                             A 
                              apurar | 
                           
                           
                            |  
                               Economia de escala  | 
                             Média | 
                             Baixa | 
                             Alta | 
                             Média | 
                           
                           
                            |  
                               Tempo 
                                de implementação  | 
                             Médio | 
                             Médio/Alto | 
                             Pequeno | 
                             Baixo | 
                           
                           
                            |  
                               Agregação de conteúdo  | 
                             Trabalhosa | 
                             Relativamente complexa | 
                             Simples | 
                             Simples | 
                           
                           
                            |  
                               Interatividade  | 
                             Mediante 
                              e-mail e chat | 
                             Visual | 
                             Mediante 
                              hardware e software | 
                             Mediante 
                              e-mail e chat | 
                           
                           
                            |  
                               Abrangência  | 
                             Média | 
                             Pequena | 
                             Grande | 
                             Média | 
                           
                           
                            |  
                               Aplicabilidade  | 
                             Geral | 
                             Pós-graduação, 
                              tele-reuniões | 
                             Extensão, 
                              cursos abertos | 
                             Geral | 
                           
                           
                            |  
                               Amigabilidade  | 
                             Específica a internautas | 
                             Média        | 
                             Grande | 
                             Boa para internautas | 
                           
                           
                            |  
                               Capilaridade  | 
                             Grande | 
                             Pequena | 
                             Média | 
                             Grande | 
                           
                           
                            |  
                               Principal veículo  | 
                             Web | 
                             Linha telefônica de 
                              banda larga | 
                             Satélite | 
                             Web | 
                           
                           
                            |  
                               Uso 
                                no Brasil  | 
                             Generalizado | 
                             Universidades 
                              e grandes empresas | 
                             Incipiente | 
                             Incipiente | 
                           
                         
                        Comparação 
                          entre sistemas: vantagens 
                         
                        Do ponto de vista das entidades associadas, há 
                          as seguintes  
                          vantagens: 
                        
                          - Prestígio e visibilidade proporcionados pelo 
                            projeto
 
                          - Benefícios prestados à comunidade 
                            regional
 
                          - Contribuição para o próprio 
                            país, mediante o fortalecimento 
 
                            da rede 
                          - Possibilidade de participação como 
                            fornecedora de conteúdo
 
                          - Participação nas receitas.
 
                         
                          
                        
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