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Educação Teleinterativa

Apresentação > Educação Teleinterativa

Este processo busca, em essência, estender grandemente o alcance das aulas tradicionais, dotando-as de um planejamento meticuloso e o apoio de todas as ferramentas pedagógicas desejáveis. É um processo que poderíamos chamar de presencial-virtual.

O professor dá sua planejada aula a partir de um estúdio, que poderá também comportar alunos presenciais, situação não praticada em nosso caso. Dentre os recursos de que dispõe, há: power-point, vídeo, DVD, câmara de documentos, e outros podem ser agregados.


As aulas são preparadas com antecedência, com auxílio de uma coordenação pedagógica, de modo a produzir-se um roteiro, que deverá ser seguido pelo professor. Esse roteiro prevê os trechos de aula, as perguntas a serem feitas pelo professor, os espaços para responder perguntas verbais, os tempos para avaliação pelos  alunos e os intervalos.

O professor é assistido, durante as preleções, por uma pequena equipe técnica cujas funções incluem, entre outras, a de despreocupá-lo quanto a aspectos de apresentação visual das aulas.

As tele-salas de aula, onde os alunos participam, se espalham por toda a região geográfica abrangida pelo satélite. Cada tele-sala tem antena parabólica, receptor de sinal, microcomputador, televisão ou telão com canhão de projeção e telefone móvel.

O microcomputador é dotado de software de apoio para enviar ao estúdio, via Internet ou por algum outro meio, as informações emanadas dos alunos no processo de interatividade. Essas informações são digitadas em um terminal interativo que cada aluno recebe ao adentrar na sala e enviadas por sinal de rádio a uma base acoplada ao microcomputador. Um terminal interativo e a base de recepção de sinais são mostrados na figura ao lado.


Terminal interativo e base de recepção de sinal

Com esses equipamentos, se executa a primeira das três formas de interatividade que temos utilizado no processo de Educação Teleinterativa:

1.      Interatividade síncrona professor-alunos-professor, através dos terminais, aí embutidas três funções relativas ao processo pedagógico:

a)      Feedback para o professor, que, a cada pergunta, pode avaliar o desempenho dos alunos como um todo, pelo histograma das respostas, reforçando algum tema, se for o caso;
b)      Avaliação dos alunos, caso aplicável, pois o banco de dados existente registra todas as informações quanto ao seu desempenho (esta função não foi utilizada no caso descrito em 5);(Note-se que também se pode fazer a avaliação do professor, da disciplina e do processo pedagógico através dos próprios terminais).
c)     
Animação, talvez a mais importante das funções, por manter os alunos participativos e interagindo com o processo, evitando ou minimizando a possibilidade de tédio e/ou desatenção.

2.      Interatividade síncrona aluno-professor-alunos, por meio de voz: os alunos podem se candidatar a fazer perguntas verbais apertando a tecla "?" do terminal, caso em que seus nomes e localidades são registrados no monitor do professor, que dará voz a quem determine no momento adequado, sendo a pergunta e a resposta ouvidos por todos os participantes.

3.      Interatividade assíncrona aluno-monitor ou professor-aluno via Internet, após as sessões, caso persistam dúvidas.

São as seguintes as principais vantagens desse processo:

  • Cumprir o papel da aula tradicional, com as vantagens proporcionadas pelo sistema interativo
  • Facilidade de agregação de conteúdo pelo professor
  • Possibilidade de avaliação permanente
  • Facilidade e baixo custo de implementação das tele-salas de aula
  • Economia de escala

Há também a considerar algumas dificuldades:

  • A exigência de muitos pontos remotos, dificultando a coordenação. É importante estabelecer um canal de comunicação eficaz com todos os pontos da rede;
  • A necessidade de conseguir o comprometimento dos responsáveis pelos pontos remotos, garantindo a qualidade do processo;
  • A manutenção do alto nível dos cursos para manter o público cativo com o tempo;
  • Cuidadosa formatação pedagógica, para manter a atratividade dos cursos.

A experiência por nós adquirida indica que as vantagens suplantam, decididamente, as dificuldades. Comparativamente com outros processos de educação a distância, a Educação Teleinterativa também acumula vantagens. Em [1], foi feita uma avaliação conjunta dos sistemas de videoconferência, Internet, Internet com streamming de vídeo e o presente processo, conforme transcrito na tabela abaixo.

  Mídia
Aspectos
Internet Videoconferência Educação Teleinterativa Streamming

Investimento

Baixo Médio Alto Baixo

Rentabilidade

Baixa Discutível Alta A apurar

Economia de escala

Média Baixa Alta Média

Tempo de implementação

Médio Médio/Alto Pequeno Baixo

Agregação de conteúdo

Trabalhosa Relativamente complexa Simples Simples

Interatividade

Mediante e-mail e chat Visual Mediante
hardware e software
Mediante e-mail e chat

Abrangência

Média Pequena Grande Média

Aplicabilidade

Geral Pós-graduação, tele-reuniões Extensão, cursos abertos Geral

Amigabilidade

Específica a internautas Média       Grande Boa para internautas

Capilaridade

Grande Pequena Média Grande

Principal veículo

Web Linha telefônica de banda larga Satélite Web

Uso no Brasil

Generalizado Universidades e grandes empresas Incipiente Incipiente
Comparação entre sistemas: vantagens

Do ponto de vista das entidades associadas, há as seguintes
vantagens:

  • Prestígio e visibilidade proporcionados pelo projeto
  • Benefícios prestados à comunidade regional
  • Contribuição para o próprio país, mediante o fortalecimento
    da rede
  • Possibilidade de participação como fornecedora de conteúdo
  • Participação nas receitas.

[1] Rocha, A.A. e Costa Neto, P.L.O. - "Educação Continuada e à Distância para a Área Tecnológica" - IX Congresso Internacional de Educação à Distância - ABED - São Paulo, SP, 09/2002.