Este processo busca, em essência, estender
grandemente o alcance das aulas tradicionais, dotando-as
de um planejamento meticuloso e o apoio de todas as
ferramentas pedagógicas desejáveis. É um processo que
poderíamos chamar de presencial-virtual.
O professor dá sua planejada aula a partir de um estúdio,
que poderá também comportar alunos presenciais, situação
não praticada em nosso caso. Dentre os recursos de que
dispõe, há: power-point, vídeo, DVD, câmara de
documentos, e outros podem ser agregados. |
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As aulas são preparadas com antecedência, com auxílio
de uma coordenação pedagógica, de modo a produzir-se
um roteiro, que deverá ser seguido pelo professor. Esse
roteiro prevê os trechos de aula, as perguntas a serem
feitas pelo professor, os espaços para responder perguntas
verbais, os tempos para avaliação pelos alunos e os
intervalos.
O professor é assistido, durante as preleções, por
uma pequena equipe técnica cujas funções incluem, entre
outras, a de despreocupá-lo quanto a aspectos de apresentação
visual das aulas.
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As tele-salas de aula, onde os
alunos participam, se espalham por toda a região
geográfica abrangida pelo satélite. Cada tele-sala
tem antena parabólica, receptor de sinal, microcomputador,
televisão ou telão com canhão de projeção e telefone
móvel.
O microcomputador é dotado de software
de apoio para enviar ao estúdio, via Internet
ou por algum outro meio, as informações emanadas
dos alunos no processo de interatividade. Essas
informações são digitadas em um terminal interativo
que cada aluno recebe ao adentrar na sala e enviadas
por sinal de rádio a uma base acoplada ao microcomputador.
Um terminal interativo e a base de recepção de
sinais são mostrados na figura ao lado. |
Terminal interativo e base
de recepção de sinal |
Com esses equipamentos, se executa a primeira das três
formas de interatividade que temos utilizado no processo
de Educação Teleinterativa:
1. Interatividade
síncrona professor-alunos-professor, através dos
terminais, aí embutidas três funções relativas ao processo
pedagógico:
a) Feedback
para o professor, que, a cada pergunta, pode avaliar
o desempenho dos alunos como um todo, pelo histograma
das respostas, reforçando algum tema, se for o caso;
b) Avaliação
dos alunos, caso aplicável, pois o banco de dados
existente registra todas as informações quanto ao
seu desempenho (esta função não foi utilizada no caso
descrito em 5);(Note-se que também se pode
fazer a avaliação do professor, da disciplina e do
processo pedagógico através dos próprios terminais).
c) Animação,
talvez a mais importante das funções, por manter os
alunos participativos e interagindo com o processo,
evitando ou minimizando a possibilidade de tédio e/ou
desatenção.
2. Interatividade
síncrona aluno-professor-alunos, por meio
de voz: os alunos podem se candidatar a fazer perguntas
verbais apertando a tecla "?" do terminal,
caso em que seus nomes e localidades são registrados
no monitor do professor, que dará voz a quem determine
no momento adequado, sendo a pergunta e a resposta ouvidos
por todos os participantes.
3. Interatividade
assíncrona aluno-monitor ou professor-aluno
via Internet, após as sessões, caso persistam dúvidas.
São as seguintes as principais vantagens desse processo:
- Cumprir o papel da aula tradicional, com as vantagens
proporcionadas pelo sistema interativo
- Facilidade de agregação de conteúdo pelo professor
- Possibilidade de avaliação permanente
- Facilidade e baixo custo de implementação das tele-salas
de aula
- Economia de escala
Há também a considerar algumas dificuldades:
- A exigência de muitos pontos remotos, dificultando
a coordenação. É importante estabelecer um canal de
comunicação eficaz com todos os pontos da rede;
- A necessidade de conseguir o comprometimento dos
responsáveis pelos pontos remotos, garantindo a qualidade
do processo;
- A manutenção do alto nível dos cursos para manter
o público cativo com o tempo;
- Cuidadosa formatação pedagógica, para manter a atratividade
dos cursos.
A experiência por nós adquirida indica que as vantagens
suplantam, decididamente, as dificuldades. Comparativamente
com outros processos de educação a distância, a Educação
Teleinterativa também acumula vantagens. Em [1], foi
feita uma avaliação conjunta dos sistemas de videoconferência,
Internet, Internet com streamming de vídeo e
o presente processo, conforme transcrito na tabela abaixo.
|
Mídia |
Aspectos |
Internet |
Videoconferência |
Educação
Teleinterativa |
Streamming |
Investimento |
Baixo |
Médio |
Alto |
Baixo |
Rentabilidade |
Baixa |
Discutível |
Alta |
A
apurar |
Economia de escala |
Média |
Baixa |
Alta |
Média |
Tempo
de implementação |
Médio |
Médio/Alto |
Pequeno |
Baixo |
Agregação de conteúdo |
Trabalhosa |
Relativamente complexa |
Simples |
Simples |
Interatividade |
Mediante
e-mail e chat |
Visual |
Mediante
hardware e software |
Mediante
e-mail e chat |
Abrangência |
Média |
Pequena |
Grande |
Média |
Aplicabilidade |
Geral |
Pós-graduação,
tele-reuniões |
Extensão,
cursos abertos |
Geral |
Amigabilidade |
Específica a internautas |
Média |
Grande |
Boa para internautas |
Capilaridade |
Grande |
Pequena |
Média |
Grande |
Principal veículo |
Web |
Linha telefônica de
banda larga |
Satélite |
Web |
Uso
no Brasil |
Generalizado |
Universidades
e grandes empresas |
Incipiente |
Incipiente |
Comparação
entre sistemas: vantagens
Do ponto de vista das entidades associadas, há
as seguintes
vantagens:
- Prestígio e visibilidade proporcionados pelo
projeto
- Benefícios prestados à comunidade
regional
- Contribuição para o próprio
país, mediante o fortalecimento
da rede
- Possibilidade de participação como
fornecedora de conteúdo
- Participação nas receitas.
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