Universidade Anhembi Morumbi

Faculdade Anhembi-Morumbi


Nesta página, um pouco mais sobre os quatro anos que frequentei a Faculdade Anhembi-Morumbi (Campus Vila Olímpia), onde cursei Comunicação Social, entre 1993 e 1996


A

faculdade foi um divisor de águas na minha vida, delineou minhas escolhas e o seguimento de minha carreira já no decorrer do curso e após a obtenção do diploma. No início, todavia, não tinha muito certeza qual seria esse rumo.


Essa incerteza não foi um problema, pois, há época, o primeiro ano do curso era básico e a escolha da habilitação se dava somente a partir do segundo ano. As matérias eram teóricas, tais como Semiótica, Teoria da Comunicação, Cultura Brasileira etc. Sequer havia Internet na ocasião, e a computação gráfica em ambiente de rede ainda engatinhava, de modo que, em 1993, o trabalho de maior destaque foi um projeto integrado envolvendo todas as turmas de Comunicação para elaborar um festival teatral o qual tinha como tema a adapção de mitos gregos ao contexto social atual. Assista abaixo a peça elaborada pelo grupo que participei (na parte de sonografia), apontado como o segundo de maior destaque do festival, uma adaptação do mito de Ícarus:


 

1994-1995

E

escolhi a habilitação em Produção Editorial como especifidade em Comunicação Social, pois sempre tive gosto de lidar com computadores (já tinha conhecimento em algumas linguagens da época como DOS, Lotus e Wordstar),

e o curso tinha um forte apelo para computação gráfica e aprendizado dos softwares mais avançados da época, tais como Corel Draw 3, Word 6 e PageMaker 5. Outra matéria de foco do curso era a linguagem, todos os semestres contavam com aulas de português e um curso de inglês. Vale mencionar que o currículo do curso tinha, ao menos no início, um foco maior no mercado editorial impresso, dado que não existia Internet comercial no Brasil ainda (somente em 1995 a faculdade adquiriu seu primeiro servidor web, ainda assim, sua interface era baseada em prompt de comando).


Com esse foco, os trabalhos elaborados para avaliação eram, via de regra, papers escritos, fosse batido à máquina, fosse em Word, ou de peças gráficas mais simples de serem elaboradas. Dentre os digitais, salvou-se uma coletânea de trabalhos de diferentes matérias que reflete parte do foco mercadológico do curso, clique aqui para acessar o arquivo em PDF.

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O consumo e a Televisão, uma análise de Pedro Luiz, outro objeto de estudo da Comunicação. Clique na imagem acima para acessar o arquivo

Somente no quarto ano foi introduzida a matéria Internet como grande novidade na área, oportunidade que aprendemos os princípios básicos de programação na linguagem HTML.

Apesar do foco nos meios impressos, o curso de produção editorial também abordava temas de outras habilitações da Comunicação, tais como marketing, redação publicitária e, conforme o trabalho abaixo, edição de som e vídeo. Desse aprendizado, destaca-se um vídeo elaborado para uma mostra da faculdade cuja temática foi a cidade de São Paulo, premiado como o terceiro melhor dentre inúmeros participantes. Foi a partir da criação desse clip (com a banda Inocentes) que despertou a ideia de criação do TCC no ano seguinte. Assista abaixo:


 

TCC

O

último ano da faculdade foi praticamente inteiramente dedicado a elaboração do TCC, Trabalho de Conclusão de Curso, quando, em grupo, precisávamos desenvolver uma marca e um produto tendo como objetos a

elaboração de uma peça editorial principal e mais quatro secundárias, além de uma monografia detalhando vários aspectos técnicos e mercadológicos do trabalho.


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O pré-projeto da coletânea Vanguarda do Rock Paulista

O projeto apresentado (ao lado) tinha como peça principal a coletâna de música intitulada Vanguarda do Rock Paulista - Anos 80 e incluía, além do CD, Vinil e K7, as capas para cada mídia, um encarte detalhado com histórico das bandas inclusas e breve cenário musical da década de 80, um cartaz, um spot para rádio e um videoclip. A marca criada para o trabalho foi o selo musical Cyclone Records, cujo slogan era: "Cyclone Records, a pauleira da cidade"; e o lema: "In rock we trust".

Uma das peças elaboradas para a divulgação da marca Cyclone Records foi o videoclip promocional destacando uma das bandas integrantes da coletânea, o grupo feminino de rock Mercenárias e a canção "Ação na Cidade":

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O logo



N

o início, a elaboração do TCC não foi um trabalho muito produtivo por parte do grupo, tanto que, em dado momento, pensei seriamente em abadoná-lo e desenvolver um trabalho por conta própria.


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O pré-projeto do livro de estratégias Hexen (Além de) Segredos e Estratégias

Um pré-projeto intitulado Editora 3D Books – Livro: Hexen (Além de) Segredos e Estratégias, de criação de um livro de estratégia para o jogo eletrônico Hexen, Beyond Heretic, chegou a ser elaborado apresentando como novidade a criação de uma página de Internet como peça secundária.


Todavia, a ideia foi abandonada e o trabalho da coletânea Vanguarda do Rock Paulista, apesar da lenta largada, vingou e foi aprovado, assim, concluí a faculdade e obtive meu diploma de bacharel em Produção Editorial. O diploma, entretanto, só veio um ano após, pois ainda restava cumprir uma última etapa: elaborar um trabalho escrito para suprir o meu abandono da disciplina Educação Física.

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Pedroom Lanne - Escritor

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