Dissertação de Mestrado - Faculdade Cásper Líbero
INTERNET, JORNALISMO E WEBLOG: A NOVA MENSAGEM

Estudos Contemporâneos de Novas Tendências Comunicacionais Digitais

Home > Capítulo III - O Webjornalismo na Atualidade


HOME - SUMÁRIO

AUTOR - CONTATO

BIBLIOGRAFIA

ANEXOS

GLOSSÁRIO


CAPÍTULO III - O WEBJORNALISMO NA ATUALIDADE

Free will, it is a bitch” – Devil’s talking[178]

Neste capítulo vamos analisar o que está surgindo de novo na Internet em relação ao jornalismo, observando alguns exemplos de como diversas instituições estão utilizando a Internet e a tecnologia digital para se comunicar e disseminar a informação e o conteúdo. Mais que os exemplos de instituições, onde examinaremos com mais atenção os sites dos grupos Folha e Estado, analisaremos as novas iniciativas do indivíduo interconectado e como ele está contribuindo para disseminar a informação de novas maneiras diante das inúmeras possibilidades e novidades tecnológicas que vão surgindo no dia-a-dia.

Neste capítulo, sobretudo, examinaremos os exemplos da convergência das pessoas diante as novas possibilidades interativas e comunicativas através das novas mídias digitais. Nesse sentido, seremos obrigados a observar algumas empresas que vêm contribuindo para a criação de novas formas de disseminação da informação, onde destacamos a Google, um dos grandes players comunicativos da era digital.

Além de observarmos esses novos exemplos de convergência à nova mídia, finalizaremos este capítulo com um debate colhido através das entrevistas que realizamos com profissionais, estudiosos da comunicação e diversos blogueiros, quando abordamos diversos temas pertinentes a todo esse trabalho, o que inclui, evidentemente, o fenômeno dos blogs e o surgimento da blogosfera.

 


Topo | Voltar