|
||||||
CAPÍTULO II - A NOVA FACE DA NOTÍCIA: O WEBJORNALISMO |
||
“You
were right about one thing: I have been watching; I couldn’t behave
my self, watching, waiting… Hold the vibe breathes…” –
Devil’s talking[80]
Neste capítulo buscaremos analisar o novo advento do jornalismo que é a sua “fusão” com a Internet, o webjornalismo. Procuramos entender o que a nova plataforma digital está agregando à velha prática do jornalismo na criação e veiculação da notícia. Vamos esmiuçar ao máximo a nova prática comunicacional jornalística através da Internet e analisar quais foram as inovações que os meios digitais trouxeram ao bom e velho jornal. Iremos também estudar os novos fenômenos e práticas do jornalismo que surgiram com a nova mídia, dentre as quais temos o weblog, blog ou diário virtual, que deu origem a uma nova esfera comunicacional, a blogosfera. Verificaremos que novas tecnologias vêm se amoldando em torno do jornalismo e como os jornalistas, os editores e as empresas de mídia estão fazendo uso desses novos recursos. Nesse contexto, iremos também analisar a convergência do usuário dentro desse novo cenário. Como vimos no capítulo anterior, o usuário é, dentro da grande rede, um coprodutor da informação, sendo assim, vamos tentar analisar o papel desse novo ator e como ele também está se engendrando no mundo da notícia e, indo além, como os tradicionais jornalistas e empresas de mídia enxergam esse novo ator. Para avançarmos nessas questões, iremos nos valer de estudos de experientes jornalistas e também de diversos estudos acadêmicos que, assim como o nosso, vêm tentando compreender a nova plataforma digital como amparo ao jornalismo.
|
||