Fundação Vanzolini


Conheça os trabalhos que realizei para a Fundação Vanzolini durante quatro anos, desde estagiário até webdesigner, de 1996 a 2000


A

Fundação Carlos Alberto Vanzolini é uma instituição sem fins lucrativos, ligada a Escola Politécnica da USP. Presta serviços na área de ensino, principalmente para as áreas de engenharia de produção e gestão empresarial.

Sua estrutura é dividida em quatro áreas:

  • Acessoria a empresas: em gestão empresarial, administração e produção;
  • Certificação: de qualidade para empresas e produtos (ISO9000, ISO14000);
  • Cursos: curtos e de extensão;
  • Educação a Distância (EAD): Teleconferências nacionais e cursos via internet.

Para saber mais sobre a Fundação Vanzolini, vá ao endereço: www.vanzolini.org.br
Para saber mais sobre o EAD, onde trabalhei, vá ao endereço:
www.vanzolini-ead.org.br


 

1996

I

niciei as minhas atividades no mês de junho como estagiário, contratado para trabalhar no mais novo evento da área de educação a distância da FCAV (Fundação Vanzolini), o I Ciclo de Teleconferências sobre o Ensino de Engenharia no Brasil

- o Engenheiro 2001. O evento reunia diversas instituições de ensino e empresas, interligadas por satélite, que debateram o ensino de engenharia em amplitude nacional, através diversas teleconferências com especialistas de vários países discutindo inúmeros temas sobre o ensino no Brasil.

Eu trabalhava desenvolvendo os boletins de divulgação, circulares e os manuais de apoio aos participantes do evento, além de executar serviços comuns rotineiros de um escritório. Como estagiário, participei dos projetos de criação de identidade visual para os produtos do evento (materiais de divulgação, logotipos, cenários etc), participei de reuniões onde eram fechadas as edições para a Revista do Engenheiro 2001, e também participei do processo de criação do primeiro site do EAD, que servia de apoio e divulgação do evento Engenheiro 2001.

Clique para ampliar
O Boletim da FCAV.


 

1997 - 1998

O

evento Engenheiro 2001 partia para o seu segundo ano, e outro ciclo de teleconferências via TV à cabo, era a novo produto do EAD - o Projeto E, que discutia o Ensino para o Emprego e o Empreendedorismo.

Já formado, passei de estagiário para layoutman e desenvolvi diversas peças gráficas para o evento, tais como folders, panfletos etc. Trabalhei com imagens e logotipos para o site do Engenheiro 2001. Fiz capas para fitas VHS do evento e também trabalhei com pesquisa sobre o Ensino a Distância na Internet.

Clique para ampliar
Folder de divulgação da FCAV.

Numa segunda etapa, participei da pesquisa, criação e editoração do livro "O Ensino de Engenharia na Era do Virtual" que reunia os diversos palestrantes do Brasil e do mundo, e incluia os temas abordados no evento Engenheiro 2001.
Além da pesquisa, desenvolvi layout e capa do livro e fiz toda cotação para sua impressão e distribuição, mas infelizmente, por problemas autorais, o livro acabou não sendo lançado oficialmente.

Clique aqui para ver a capa do livro.


 

1999-2000

O

Projeto E, agora partia para um ciclo de teleconferências via satélite e o Engenheiro 2001 já partia para o seu segundo ciclo. Sempre crescendo, o EAD agora já tinha todo um aparato tecnológico para ministrar cursos na Internet, assim

surgia o TDL - Trade Distance Learning, curso de inglês via internet e o CEAI-D - Curso de Extensão em Administração Industrial a Distância.

Neste período, trabalhei junto a Equipe de Comunicação do EAD, que fazia toda parte de logística das teleconferências do Projeto E e Engenheiro 2001. Trabalhei com editoração eletrônica, fazendo circulares, boletins e também as capas para as fitas das gravações das teleconferências, além de fazer o controle de qualidade e frequência das mesmas.

Clique para ampliar
Capa da fita de teleconferência do Projeto E.

Clique para navegar
O site do Boletim do Engenheiro
2001 e Projeto E.

Outra atribuição do setor de comunicação, era a criação e edição do Boletim Virtual para os dois ciclos de teleconferências. Foi meu primeiro contato profissional com a criação de páginas HTML, e foi onde despertou em mim o interesse em investir na carreira de design também para as mídias eletrônicas, como a Internet.

Em março de 2001, eu já estava integrado ao Núcleo de Internet do EAD, como webdesigner. Junto a equipe, trabalhei criando páginas, atualizando e reformulando os seguintes sites:

WWWEscola - Curso on-line para a capacitação de professores no uso da web no ensino. Editei as matérias que fazem parte do curso e a agenda do site.

Clique para navegar

Projeto E - Série de programas de TV a cabo e teleconferências sobre o Ensino para o Emprego e o Empreendedorismo. Fiz uma reformulação completa do site.

Engenheiro 2001 - Ciclo de teleconferências sobre o ensino de engenharia no Brasil. Fiz diversas atualizações e otimizações na estrutura do site.

Clique para navegar

Clique para navegar
O site de apresentação do curso "Plano de Negócios"

Os sites acima já existiam quando comecei a trabalhar no Núcleo, o único site criado por mim neste período, foi o de a divulgação do "Plano de Negócios" - curso colaborativo interativo, via Internet - do Projeto E, voltado para o ramo empresarial.


I

nfelizmente, essa foi a minha última criação para a Fundação Vanzolini, com o fim de meu contrato, que coincidiu com uma época em que o EAD já estava tomando outro rumo dentro da nova política adotada pela Fundação Vanzolini. Esse novo

rumo, incluia corte de despesas e pessoal, e eu fui afastado da empresa, no dia 28 de outubro de 2000.

   

[ Topo | Voltar ]

 

Home

Pedroom Lanne - Escritor

[ Log de Trabalho | Sobre o Autor ]

Weblog > Histórico > Fundação Vanzolini