FACULDADE CÁSPER LÍBERO

COORDENADORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

PROGRAMA DE MESTRADO EM COMUNICAÇÃO

RELATÓRIO DE QUALIFICAÇÃO PARA DEFESA DE DISSERTAÇÃO

PROF. DR. DIMAS ANTONIO KÜNSCH

 

Internet e Jornalismo Impresso: Novas Tendências na Contemporaneidade

 

  

Pedro Luiz de Oliveira Costa Bisneto

R.A. 07000979

pbisneto@uol.com.br

 

 

Sumário

 

1. Aproveitamento nas Disciplinas

2. Seminários Temáticos

3. Anteprojeto de Pesquisa

4. Dissertação – Elementos pré-textuais e Introdução

1. Disciplinas Cursadas

 

1.1 Metodologia de Pesquisa em Comunicação

 

Docente Responsável: Prof. Dr. Laan Mendes de Barros

 

Ementa: Desenvolver referenciais teórico-metodológicos para estudo de fenômenos da Comunicação Social, valorizando o exercício de pesquisa. Refletir sobre o fazer científico, buscando subsidiar a definição do objeto, da problemática e dos instrumentos necessários para realização da pesquisa. Orientar a elaboração de Projetos de Pesquisa para Dissertação de Mestrado. Proporcionar condições para que os alunos discutam coletivamente suas dificuldades e avanços na elaboração de seus Projetos de Pesquisa.

A Metodologia do Trabalho Científico. Comunicação: Ciência e Objeto. Paradigmas teórico-metodológicos no estudo da Comunicação Social. Métodos e Técnicas de Pesquisa. Diferentes tipos de pesquisa. Planejamento de pesquisa (Instâncias e Fases). Elaboração de um projeto de pesquisa com vistas à Dissertação de Mestrado. Etapas e exigências acadêmicas no Mestrado (os exames de Qualificação e a Defesa de Dissertação). A redação e a edição da Dissertação de Mestrado.

 

Linha de Pesquisa: Disciplina Obrigatória

 

Bibliografia:

 

AZEVEDO, Isabel Belo de. O prazer da produção científica. São Paulo: Hagnos, 2001, pp. 76-79; 130-187.

BARROS, Laan Mendes. Comunicação na Contemporaneidade: perspectivas de um curso de mestrado in Revista Líbero nº 17. São Paulo: Biblioteca Prof. José Geraldo, junho de 2006, pp. 9-20.

BARROS, Laan Mendes de. O objetivo de se fazer pesquisa e o objeto da pesquisa que se faz in Revista Communicare Ano 1, nº 1, São Paulo: Cásper Líbero, 2001, pp. 227-241.

BARROS, Laan Mendes de. Para que pesquisar? Comunicação: uma ciência aplicada in Epistemologia da Comunicação, Revista Comunicação Contemporânea nº 1, São Paulo: Loyola, s.d.

DESCARTES, René. Discurso do método. Floresta-RS: L&M Pocket, 2005.

HIRANO, Sedi (org.). Pesquisa social – projeto em Ciências Sociais, 3ª Ed. São Paulo: Atlas, 1995, pp. 21-88.

MICHALISZYN, Mario Sergio e TOMASINI, Ricardo. A elaboração de monografias e artigos científicos: orientações e normas para apresentação in Pesquisa: Orientações e normas para elaboração de projetos, monografias e artigos científicos. Petrópolis-RJ: Vozes, 2005, pp. 67-126.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortês, 2002.

 

Trabalho(s) Realizado(s):

·         Relatório de Defesa de Banca de Mestrado (Cásper Líbero) de Patrícia Mendes: “Cidadão Eletrônico – a TV Regional como Protagonista”;

·         Finalização do anteprojeto de estudo “A Internet e a Crise do Jornalismo Impresso: o Contexto Atual do Jornalismo e Suas Novas Tendências”, e apresentação de seminário sobre o tema de estudo.

 

Aproveitamento:

 

O fato de esta matéria ser obrigatória já explica o seu vinculo direto com o nosso projeto de pesquisa de mestrado, bastando acrescentar apenas alguns detalhes. Nesta disciplina pudemos formatar melhor o nosso projeto de pesquisa, focando-o mais precisamente em seu objeto de estudo, formatando-o, inclusive, dentro de seu campo epistemológico. O contato com outras experiências de defesas de dissertações e teses, incluindo a elaboração de um relatório de banca de mestrado que assistimos e também a análise de outros relatórios de qualificação e dissertações, além das nuanças metodológicas apresentadas pelo professor no decorrer do curso, foram fatores de suma importância para o amadurecimento do projeto de pesquisa que agora se apresenta. As leituras indicadas pelo professor e suas dicas imprescindíveis foram de importância estratégica para o levantamento do “Estado da Arte” de nossa pesquisa e na busca de referenciais teóricos para melhor compreensão do nosso tema de estudo e de como abordá-lo. O referencial metodológico apresentado pelo docente dessa disciplina foi-nos útil na elaboração de todos os trabalhos posteriormente redigidos durante o curso de mestrado, assim como neste relatório e assim como será na nossa dissertação. A leitura da obra clássica de René Descartes, “Discurso do Método”, foi ponto-chave para gerar novas conexões cerebrais por onde os pensamentos fundamentais para um pesquisador passarão durante a empreitada do desafio que se apresenta na forma dessa pesquisa que agora ousamos encarar.

 

Nota Final: B


 

1.2 Mídia e Sociedade Contemporânea

 

Docente Responsável: Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho

 

Ementa: Esta disciplina pretende realizar, junto com os alunos, uma reflexão crítica a respeito das características atuais do capitalismo; em especial as mudanças nas práticas comunicacionais, o desenvolvimento tecnológico e a disseminação social da lógica mercantil. Essas características serão abordadas a partir de uma perspectiva histórica e por intermédio de autores de diferentes correntes teóricas do estudo da Comunicação. Será dada especial atenção, também, à investigação da situação atual da indústria cultural e da presença de mensagens caracterizadas pela combinação de informação e de entretenimento.

 

Linha de Pesquisa: Disciplina Geral

 

Bibliografia:

 

ADORNO, Theodor e HORKHEIMER, Max. Dialética do esclarecimento. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, pp. 113-156.

ALTUSSER, L. Ideologia e aparelhos ideológicos de Estado in Zizek, S. (org.) – Um Mapa da Ideologia, Rio de janeiro: Contraponto, 1996, pp. 105-142.

BARTHES, R. Mitologias. São Paulo: DIFEL, 1980, pp. 131-178.

BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D’água, 1997, pp. 7-14; 97-113.

BAUDRILLARD, J. Tela total. Porto Alegre: Sulina, 2003.

BENJAMIN, Walter. A obra de arte na época de suas técnicas de reprodução in Temas Escolhidos. São Paulo: Abril, 1975, pp. 9-34.

BORDIEU, P. O poder simbólico. São Paulo: DIFEL, 1989.

JAMENSON, F. Pós-modernismo. São Paulo: Ática, 1996, pp. 27-79; 268-284.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÉVY, Pierre. O que é virtual? São Paulo: Editora 34, 1996.

MCLUHAN, Marshall. Os meios de comunicação como extensões do Homem – (Understanding Media). São Paulo: Cultrix, 1964.

POMBO, Olga. O meio é a mensagem in 1º Caderno de História e Filosofia da Educação. Lisboa: Ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1994, pp. 40-50.

 

Trabalho(s) Realizado(s):

·         Texto crítico “Os Espetáculos da Sociedade”;

·         Análise teórica “Paris Ring - Présentacion: La Nuit de Boxe: Pierre Lévy X Jean Baudrillard. Avec l'arbitrage de Marshall McLuhan.

 

Aproveitamento:

 

Os referenciais teóricos, os autores, as leituras, as aulas e os debates de classe liderados pelo Prof. Dr. Cláudio Novaes são alicerces engenhosamente fixados para compreendermos profundamente o papel da comunicação dentro da sociedade contemporânea, nesse sentido, esta matéria é uma das mais conscientizadoras e fundamentais para qualquer um que pretenda se tornar mestre, em suma, essa matéria foi-nos imprescindível para elucidarmos melhor a própria área de concentração de nossa pesquisa: a comunicação na contemporaneidade. Além de levar a nossa vista para novos horizontes, pudemos, através dos teóricos que estudamos nesta disciplina, buscar embasamentos que nos serão de imensa valia na fundamentação teórica de nossa dissertação. É o caso específico do filósofo francês Pierre Lévy. Nesta disciplina pudemos estudar melhor as teorias de Lévy e confrontá-las com as do filósofo, também francês, Jean Baudrillard, assim, contrabalanceando as idéias mais positivistas de Lévy sobre a Internet e as novas mídias, com o ponto de vista mais realista (hiper-real) de Baudrillard, como um meio de verificar a própria autenticidade das teorias de Lévy e buscar outra visão sobre a Web e os meios digitais interativos. Para essa análise, que foi o tema do paper que elaboramos para avaliação do professor, também trouxemos outro filósofo importante dentro do mundo comunicacional, o canadense Marshall McLuhan, cujos estudos relacionamos com as teorias de ambos filósofos franceses, confrontando a fórmula “o meio é a mensagem” com as afirmações e interpretações desses estudiosos sobre os novos meios digitais binários conectivos. Esse “confronto” nos ajudou a assimilar melhor as teorias de Lévy, Baudrillard e do próprio McLuhan, onde sempre levamos em conta também, além da Internet, a questão do jornalismo, duas instâncias que se relacionam diretamente com o nosso projeto de estudo. O paper que elaboramos e as leituras que efetuamos nesta disciplina renderam vários embasamentos teóricos que ainda serão vistos em nossa dissertação e que foram fundamentais para compreendermos melhor os novos paradigmas do jornalismo dentro da Internet, o webjornalismo.

 

Nota Final: A


 

1.3 Mídia, Política e Opinião Pública

 

Docente Responsável: Prof. Dr. Marcelo Oliveira Coutinho de Lima

 

Ementa: Gerar uma reflexão crítica sobre as relações entre Mídia e Poder, através de análise e discussão do papel da informação e da comunicação no cenário político contemporâneo. Examinar os principais eixos conceituais dos estudos sobre as relações entre Estado, sociedade e as organizações midiáticas e o impacto da globalização e digitalização sobre os mesmos.  Discutir a mídia enquanto arena e ferramenta de luta na disputa pela hegemonia social. Utilizando um ferramental multidisciplinar, que engloba conceitos de comunicação, sociologia e ciência política, vamos analisar a evolução histórica dessa relação ao longo do século XX e sua influência sobre a sociedade brasileira, com ênfase no cenário do início do século XXI e seus possíveis desdobramentos no médio prazo, principalmente sob o ponto de vista das transformações tecnológicas e seu impacto no processo político.

 

Linha de Pesquisa: Linha A – Processos Midiáticos: tecnologia e mercado

 

Bibliografia:

 

BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven and London: Yale University Press, 2006, pp. 212-272.

BURKE, Peter e BRIGGS, Asa. Uma história social da mídia. De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

CONTI, Mario Sergio. Notícias do Planalto – A imprensa e Fernando Collor. São Paulo: Cia das Letras, 1999.

DORFMAN, Ariel e MATELLARD, Armand. Para ler o Pato Donald. Santiago, 1971.

HABERMAS, Jürgen. Mudança estrutural da Esfera Pública. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.

Jornalismo Sitiado. Curadores Eugênio Bucci e Sidnei Basile. Brasil, São Paulo: LogOn, 2007.

LIMA, Venício A. Mídia, teoria e política. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.

MAQUIAVEL, Nicolau. O Príncipe. Florença, 1485.

MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão. A vida pelo vídeo. São Paulo: Moderna, 1992.

O Brasil muito Além do Cidadão Kane. Diretor Simon Hartog. Londres: canal 4 – BBC, 1993.

SARTORI, Giovanni. Homo-videns. Televisão e pós-pensamento. Bauru: EDUSC, 1997.

Trabalho(s) Realizado(s):

·         Seminário sobre a “Ascensão e Queda de Fernando Collor de Melo”;

·         Monografia “A Internet e a Esfera Pública”.

 

Aproveitamento:

 

Essa matéria foi uma das mais prazerosas e desafiadoras de nosso curso de mestrado. Advertidos por nosso orientador a não alargar demais o campo de nossa pesquisa, onde queríamos entender o papel da Internet e do webjornalismo nas questões relacionadas à Esfera Pública (que concernem aos objetivos dessa disciplina), ainda assim, partimos para estudar um pouco dessa relação durante a elaboração do paper para essa matéria. Mesmo advertidos a não entrar nesse “cipoal”, entramos e voltamos com valiosas informações que embasarão a nossa dissertação de mestrado. Além de compreendermos melhor as questões da Esfera Pública e da Internet (com análise de teorias e estudos de Habermas, Lévy, Burke e Briggs, Venício Lima, Eugênio Bucci, Yochai Benkler e outros), pudemos assimilar melhor o papel do jornalismo na condução e manifestação da opinião pública, na sua relação com a classe política e no seu papel histórico dentro das sociedades até o contexto contemporâneo. Através do nosso paper, uma monografia sobre a “Internet e a Esfera Pública”, compreendemos com ênfase como o webjornalismo cria novos paradigmas e altera antigos (e reforça outros), que remotam aos tradicionais jornais impressos dos idos dos séculos XVI-XVII. Através dos estudos dessa matéria, além do paper que agora comentamos, elaboramos um seminário sobre as relações da mídia com a política na eleição e no impeachment de Fernando Collor de Melo, onde pudemos concluir que uma análise séria sobre o jornalismo jamais pode ausentar-se de sua cobertura política, o que certamente levaremos em conta na nossa dissertação. Além de embasar os trabalhos apresentados nesta disciplina e a nossa dissertação de mestrado, as leituras que fizemos durante este curso são, algumas, relacionadas diretamente com a área de concentração de nossa pesquisa, portanto fundamentais para compreensão global do foco epistemológico dos nossos estudos onde, mais uma vez, o jornalismo, a Internet e a questão dos antigos e novos meios, estiveram sempre no âmbito de nossas análises e reflexões. Se na disciplina “Metodologia de Pesquisa em Comunicação”, a leitura da obra de Descartes nos levou a novos patamares da compreensão do próprio pensamento científico, nesta matéria, a leitura da obra clássica de Maquiavel, “O Príncipe”, igualmente nos levou a novos níveis de compreensão sobre a política, tanto interna quanto externa (além de histórica), dos países que compõem hoje o mundo globalizado, também nos ajudou a entender outro fator relacionado com a mídia nos dias atuais, tópico estudado na presente e em outras disciplinas deste esse curso de mestrado, a questão do “Príncipe Eletrônico”, ou seja, das relações da mídia com o poder e a classe política.

 

Nota Final: A com menção honrosa


 

1.4 Narrativas de Ficção no Cinema e na TV

 

Docente Responsável: Prof. Dr. Dimas Antonio Künsch

 

Ementa: A palavra ficcional acoplada à palavra narrativa refere-se a um processo que advém das múltiplas expressões do imaginário compartilhadas por autores e receptores. Estudo das particularidades de cada veículo (cinema e televisão) quanto ao modo de narrar histórias. Análise das modalidades narrativo/discursivas do cinema e da televisão. Reflexões a respeito das raízes mitológicas das narrativas contemporâneas. Adaptação das narrativas literárias de ficção ao suporte cinematográfico e televisivo. Análise da recepção de narrativas ficcionais cinematográficas e televisivas. A dimensão espetacular das minisséries, novelas, seriados, documentários no contexto da cultura contemporânea. Produção ficcional televisiva e cinematográfica brasileira.

 

Linha de Pesquisa: Linha B – Produtos Midiáticos: jornalismo e entretenimento

 

Bibliografia:

 

_________. Crítica “O Gladiadorin Jornal Folha de S. Paulo, 24/05/2000.

A Identidade Bourne. Diretor Doug Liman. E.U.A.: Universal Pictures, 2002.

AMSTRONG, Karen. Breve história do mito. São Paulo: Cia das Letras, 2005.

BRUM, Eliane. O colecionador das almas sobradas (pp. 48-50) e O olhar insubordinado (pp. 187-196) in A Vida que Ninguém Vê. Porto Alegre-RS: Arquipélago, s. d.

BUCCI, Eugênio e KEHL, Maria Rita. Videologias. São Paulo: Boitempo, 2004.

CAMPBELL, Joseph. O herói de mil faces. São Paulo: Pensamento, 1995.

CARRARO, Renata. Jornalismo subversivo se faz com o olhar. s.n.d..

CASATTI, Denise. Uma pessoa é mais importante do que a matéria. s.n.d..

Cidade de Deus. Diretor Fernando Meireles. Brasil: O2 Filmes & VideoFilmes, 2002.

Edifício Master. Diretor Eduardo Coutinho. Brasil: Videofilmes, 2002.

Gladiador. Diretor Ridley Scott. E.U.A.: Universal Pictures, 2000.

GODOY, Denise. Morre o escritor Norman Mailer, aos 84 in Jornal Folha de São Paulo, Folha Ilustrada, 11/11/2007.

GRAÇA, Eduardo. ‘Não há filmes amorais’, diz Greengrass in Jornal Folha de São Paulo, Folha Ilustrada, 22/09/2007.

IKEDA, Marcelo. Gladiador, um filme político in http://www.geocities.com/Hollywood/Agency/8041/gladiado.html, 22/05/2007.

KELLNER, Douglas. A cultura da mídia. Bauru-SP: EDUSC, 2001.

KÜNSCH, Dimas A. Teoria guerreira da incomunicação: o jornalismo, conhecimento e compreensão do mundo in Revista Líbero nº 15/16. São Paulo: Biblioteca Prof. José Geraldo, 2005, pp. 22-31.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feira: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand, 2001.

MOTTER, Maria Lourdes e MUNGIOLI, Maria Cristina Palma. Ficção seriada: o prazer de re-conhecer e pré-ver in Revista Comunicação: Meios e Mensagens, nº 2. São Paulo: 2º semestre de 2006, pp. 59-70.

O Filho da Noiva. Diretor Juan José Campanella. Argentina: Tornasol Films, 2001.

O Poder do Mito. Curador Bill Moyers. Brasil, São Paulo: Logon, 2005.

RINCÓN, Luiz Eduardo. A jornada do herói mitológico in II Simpósio de RPG & Educação. São Paulo: Uninove, 22 à 24/09/2006.

VOGLER, Christopher. A jornada do escritor. Rio de Janeiro: Ampersand, 1992, pp. 15-33; 375-391.

 

Trabalho(s) Realizado(s):

·         Análise multiperspectiva cinematográfica e apresentação de seminário sobre “O Gladiador e a Jornada do Herói Mitológico”;

·         Redação de matéria de jornalismo em profundidade “A Extraordinária Vida do Ordinário Maicon”.

 

Aproveitamento:

 

Enquanto a disciplina “Metodologia de Pesquisa em Comunicação” é guiada em parte pelo pensamento racional de Descartes, onde o método científico é colocado como o guia para o desenvolvimento de uma pesquisa acadêmica, nesta disciplina são abordados outros pontos de vista além da razão, sendo um desses pontos de vista, o pensamento mítico, a questão do mito (onde estudamos a obra de Campbell entre outros). Dentre a distância que separa essas duas instâncias, da razão e do mito, o docente apresentou várias vertentes de estudo, da complexidade de Morin à multiperspectividade de Kellner, deixando claro que, assim como na nossa dissertação, todo estudo, ou mesmo matéria jornalística, deve sempre ser observado por diferentes prismas, muito além do que comumente se fala, “os dois lados da história”, aprendemos que é preciso levar em conta os vários lados da história. O jornalismo, um dos objetos de estudo de nossa dissertação (e da linha de pesquisa que estamos inseridos), também esteve em pauta durante as aulas desse curso, inclusive adentrando em questões que revelam a crise por que passa essa instituição. Outro aspecto ligado ao jornalismo em foco durante as aulas, foi a narrativa literária, onde analisamos diversas matérias em profundidade, observando outras visões de mundo aquém do cenário jornalístico atual regido pela lógica capitalista (um dos focos de outras disciplinas), destacando aspectos opostos ao sensacional ou apenas informativo, com uma visão mais humanística na interpretação e narração dos fatos. Sobre o paper desenvolvido para esta matéria, depois de todos os aspectos ligados as diferentes narrativas que estudamos ao longo desse curso, uma frase que colocamos na introdução deste, revela a sua relação com a nossa dissertação de mestrado: “O objetivo de escrever é o vínculo deste paper com a minha dissertação”, vale dizer que tal frase foi escrita de “orientando para orientador”, que é a relação entre este que vos escreve e o professor da presente disciplina, assim, vale enfatizar, que além dos conteúdos vistos e dos trabalhos realizados, esta disciplina foi muito importante para estreitar os laços entre ambos pesquisadores, entre mestre e aprendiz, servindo como uma “orientação extra”, gerando novas dúvidas, dicas, referências e respostas que foram de suma importância durante a formatação desse projeto e na modelação de suas hipóteses e objetivos. A preocupação do professor em relacionar os tópicos debatidos em aula com a pesquisa individual de cada discente, foi um fator que engrandeceu de forma taticamente positiva a pesquisa de todos os alunos do curso.

 

Nota Final: A


 

1.5 Sociedade do Espetáculo e Cultura da Imagem

 

Docente Responsável: Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho

 

Ementa: Esta disciplina pretende investigar a crescente valorização das imagens nos processos comunicacionais contemporâneos. Esta valorização está inserida no contexto de desenvolvimento da sociedade do espetáculo, estando vinculada ao processo de estetização das mercadorias. Sendo assim, será dada uma atenção especial ao papel desempenhado pela publicidade e pela construção das marcas. A presença da valorização das imagens na vida política, com o esvaziamento dos atores políticos tradicionais e sua substituição pela comunicação de massa, também será objeto de reflexão.

 

Linha de Pesquisa: Linha B – Produtos Midiáticos: jornalismo e entretenimento

 

Bibliografia:

 

ALMEIDA, Jorge. Marketing político: hegemonia e contra-hegemonia. Rio de Janeiro: Zahar, 1985, pp. 68-91.

BAUDRILLARD, Jean. O sistema de objetos. São Paulo: Perspectiva, 1997, pp. 9-17; 60-61; 63-64; 92-93; 106-111; 116-123; 140-150; 162-165; 169-171; 173-191; 205-213.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

COELHO, Cláudio N. P. e CASTRO, Valdir José de (orgs). Comunicação e sociedade do espetáculo. São Paulo: Paulus, 2006, pp. 9-106.

DEBORD, Guy. A sociedade do espetáculo. Lisboa: Móbilis in Móbile, 2003, pp. 9-23; 40-53.

FONTENELE, Isleide A. O nome da marca. São Paulo: Boitempo, 2002, pp. 279-331.

HAUG, Wolfgang F. Crítica da estética da mercadoria. São Paulo: Unesp, 1996, pp. 67-85; 112-129; 149-154.

IANNI, Octávio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

KLEIN, Noami. Marcas globais e o poder corporativo in Moraes, Denis (org.). Por Outra Comunicação. Rio de Janeiro: Record, 2003, pp. 173-186.

KLEIN, Noami. Sem logo: A tirania das marcas num planeta vendido. Rio de Janeiro: Record, 2002, pp. 51-85.

LASCH, C. O mínimo eu. São Paulo: Brasiliense, 1986, pp. 9-49.

 

Trabalho Realizado:

·         Análise teórico-reflexiva envolvendo “Debord, Baudrillard, Castells: o Espetáculo, a Publicidade, a Internet, o Jornalismo e Outras Reflexões”.

 

Aproveitamento:

 

Ministrada também pelo Prof. Dr. Cláudio Novaes, esta disciplina funciona como uma extensão de muitas das questões abordadas na disciplina “Mídia e Sociedade Contemporânea”, porém agora com um foco maior na questão do espetáculo – aspecto diretamente relacionado com a linha de pesquisa na qual o presente estudo se insere. Da mesma forma, o estudo que desenvolvemos nesta matéria foi uma extensão e um aprofundamento dos embasamentos que já havíamos desenvolvido na matéria anterior deste professor, desta feita levando-se em conta a questão do espetáculo que também permeia o jornalismo na sociedade atual. Nessa reflexão continuada, somamos aos pensamentos de Baudrillard, Lévy e McLuhan, as teorias do francês Guy Debord, sobre a “Sociedade do Espetáculo”, e as teorias do espanhol Manuel Castells, sobre a “Galáxia da Internet”, além da análise de outros textos de diversos estudiosos. Nessa jornada reflexiva, nos aprofundamos nas questões que afligem o jornalismo na atualidade (do espetáculo, da sua relação com a publicidade, sua lógica comercial etc), ao mesmo tempo em que analisamos novas práticas vão se amoldando na construção e difusão da informação na sociedade globalizada, apontando para um cenário duvidoso que está modificando antigos modelos de negócio dessa instituição, onde a Internet e as novas mídias digitais têm papel fundamental nessa “mutação”, onde também está o foco deste projeto que se apresenta. Sendo assim, podemos afirmar que os estudos desenvolvidos junto ao Prof. Cláudio em suas ambas disciplinas foram muito importantes para direcionar a pesquisa que iremos desenvolver em nossa dissertação de mestrado.

 

Nota Final: A


 

1.6 Mídia, Poder e Ética

 

Docente Responsável: Prof. Dr. Laurindo Leal Filho

 

Ementa: Analisar o papel da mídia nas formas de organização das sociedades contemporâneas. Avaliar o processo de dinamização e de atrofia do espaço público. Discutir as características específicas de cada meio de comunicação na dinâmica desse processo. Contrapor a ele os conceitos e as práticas relativas ao direito de comunicar e às formas democráticas de controle social. Refletir sobre os estudos de caso observados no Brasil relativos ao tema.

 

Linha de Pesquisa: Disciplina Geral

 

Bibliografia:

 

BARROS, Clóvis Filho. Recepção ativa e ética do receptor in Ética e Comunicação nº1. São Paulo: FIAM, Jan/Jul 2000, pp. 7-16.

BURKE, Peter e BRIGGS, Asa. Uma história social da mídia. De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. SP: Cia das Letras, 2000.

CHAIA, Vera. Jornalismo e política, escândalos e relações de poder na Câmara Municipal de São Paulo. São Paulo: Hacker, 2004.

CHOMSKY, Noam Avra. Entrevista: Chomsky, o mestre do contra in Revista Cult nº 116. SP: Bregantini, Agosto de 2007, pp. 8-13.

HABERMAS, Jürgen. O valor da notícia in Folha de S. Paulo, Caderno Mais: 27/05/2007.

IANNI, Octávio. Enigmas da modernidade-mundo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000.

LIMA, Venício A. Mídia, teoria e política. São Paulo: Perseu Abramo, 2004.

MORAIS, Fernando. Chatô, o Rei do Brasil. São Paulo: Cia das Letras, 1994.

NOGUEIRA, Adriana T. Ética e psicologia do profundo in Ética e Comunicação, nº1. São Paulo: FIAM, Jan/Jul 2000, pp. 39-49.

ORTIZ, Renato. A moderna tradição brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1988.

VALLS, Álvaro L. M. O que é ética? São Paulo: Brasiliense, 1996.

 

Trabalho(s) Realizado(s):

·         Relatório de Defesa de Tese de Doutorado (USP) de Florentina das Neves: “O Jornal Nacional e as Eleições Presidenciais de 2002 e 2006”;

·         Análise teórico-reflexiva em paper sobre “Ética no Jornalismo” e apresentação de seminário sobre igual tema.

 

Aproveitamento:

 

Se a disciplina “Sociedade do Espetáculo e Cultura da Imagem” funcionou como uma extensão da disciplina “Mídia e Sociedade Contemporânea”, a presente disciplina também funcionou como uma extensão da disciplina “Mídia, Política e Opinião Pública”, a se iniciar pela banca de doutorado que assistimos e relatamos, cujo tema tinha um foco similar ao seminário que desenvolvemos na disciplina anterior, a relação da mídia, em especial da atuação da Rede Globo, com os políticos no processo eleitoral presidencial. Um olhar mais atento na ementa e na bibliografia desta e da disciplina anterior, revela uma coincidência de objetivos de estudo e nomes de autores, tais como a questão da Esfera Pública e do Príncipe Eletrônico, e de estudiosos como Habermas, Burke e Briggs, Venício Lima e Eugênio Bucci, porém, apesar das semelhanças, o foco desses assuntos nesta disciplina levaram em conta a questão da ética. E foi na questão da ética ligada ao jornalismo que direcionamos as nossas reflexões nos estudos que desenvolvemos nesta matéria. Partindo do referencial que havíamos levantado nos estudos do case político-midiático sobre a “Ascensão e Queda de Fernando Collor” e somando-lhes novos estudos (Chaia, Ortiz, Valls e outros), levantamos um excelente material que nos rendeu um seminário e um paper apresentados para avaliação desta matéria. Percebemos através desses estudos, muito mais detalhes que existem nas relações entre mídia e poder, e também as implicações éticas destas relações que concernem à instituição Jornalismo como um todo. Essas questões éticas, pelo que entendemos, também afetam a crise do jornalismo frente à Internet que pretendemos estudar, o que se explica no fato da Internet ter sido construída em cima protocolos livres de comunicação, permitindo uma maior liberdade comunicacional que impacta a estrutura totalitária na qual esses veículos de mídia foram alicerçados historicamente até a chegada da grande rede. Liberdade é um dos valores em xeque dentro da crise ética que afeta o jornalismo, e é também um ponto chave ligado a questão comunicacional da Internet, sendo assim, é um ponto que necessitamos estudar ainda mais em nossa dissertação de mestrado, sempre dentro desse âmbito das relações entre a Web e o jornalismo.

No compito geral de todos os trabalhos que realizamos nas seis disciplinas que participamos, foi possível perceber que o jornalismo passa por uma crise geral, institucional, estrutural e inclusive ética, e que a Internet tem grande influência dentro deste contexto, assim, de alguma forma, todos os estudos que fizemos nos serviram de guia para compreender o jornalismo e sua crise em um amplo contexto, onde encontramos vários caminhos por onde o presente estudo passará. Também alguns becos sem saída foram deixados para trás até que encontrássemos a trilha certa rumo aos nossos objetivos, nesse sentido, podemos dizer que todas as matérias e estudos que fizemos foram muito úteis e imprescindíveis para a jornada da pesquisa que iniciaremos a seguir.

 

Nota Final:

 

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2. Seminários Temáticos

 

2.1 Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede

 

Docentes Responsáveis: Prof. Dr. Sérgio Amadeu da Silveira e Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior

 

Grupo de Pesquisa: Comunicação, Tecnologia e Cultura de Rede – Faculdade Cásper Líbero

 

Linha de Pesquisa: Linha A – Processos Midiáticos: tecnologia e mercado

 

Cronograma das Atividades:

 

*      1ª Sessão (12 de abril, quinta, das 16:00 às 18:45 hs): conceitos e categorias fundamentais da relação comunicação digital e tecnologias da informação. Expositores: Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior e Prof. Dr. Sérgio Amadeu da Silveira;

*      2ª Sessão (03 de maio, quinta, das 16:00 às 18:45 hs): impacto da comunicação em rede através do pensamento de David Weinberger, Howard Rheingold e Christopher Locke. Expositor: Doutorando Hermani Dimantas;

*      3ª Sessão (17 de maio, quinta, das 16:00 às 18:45 hs): Bourdieu e a economia das trocas simbólicas – alguns conceitos e questões para o estudo da sociedade em rede. Expositor: Prof. Dr. Liráucio Girardi Jr.;

*      4ª Sessão (14 de junho, quinta, das 16:00 às 18:45 hs): Benkler e Lessig: esfera pública conectada e a produção do commons. Expositor: Prof. Dr. Sérgio Amadeu da Silveira.

 

Leituras:

 

__________. Manifesto Cluertrain (Diversos Autores) in http://www.cluetrain.com/portuguese/, 01/03/2007.

BENKLER e LESSIG. Esfera pública conectada e a produção do Commons in http://wikipos.facasper.com.br/, 14/06/2007.

BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven and London: Yale University Press, 2006, pp. 212-272.

BORDIEU, P. O poder simbólico. São Paulo: DIFEL, 1989.

DORFMAN, Ariel e MATELLARD, Armand. Para ler o Pato Donald. Santiago, 1971.

ORWELL, George. 1984. Londres, 1948.

 

Tema do Relatório de Avaliação de Participação: “Pense Antes de Escrever”, análise em cima de uma estória em quadrinhos do Pato Donald relacionando-a com os tópicos debatidos durante o seminário.

 

Carga Horária: 15 hs

 

Nota Final: B


 

2.2 Comunicação: Arte, Saber ou Ciência?

 

Docentes Responsáveis: Prof. Dr. Dimas Antonio Künsch e Prof. Dr. Laan Mendes de Barros

 

Grupo de Pesquisa: Comunicação, Recepção e Identidade – Faculdade Cásper Líbero

 

Linha de Pesquisa: Linha B – Produtos Midiáticos: jornalismo e entretenimento

 

Cronograma das Atividades:

 

*    Dia 25 de agosto de 2007, sábado, 10:00-12:00h: Prof. Dr. Luiz C.Martinho (UnB) conversa com os integrantes do grupo de pesquisa, a partir da leitura coletiva do texto “Os Cursos de Teoria da Comunicação à Luz do Jornalismo: Obstáculos e Impropriedades das Posições Tecnicista e Intelectualista” (Líbero v. 9, n. 17, jun 2006, pp. 21-29).;

*    Dia 27 de agosto de 2007, segunda-feira, 13:30-17:30h: Seminário “Comunicação: saber, arte, ciência? - Parte I: Texto em debate: “Abordagens e Representações do Campo Comunicacional” (Comunicação, Mídia e Consumo v. 3, n. 8, nov. 2006, pp. 33-54). Expositores: Prof. Dr. Luiz C. Martino (UnB) e Profª. Lucrécia D'Alessio Ferrara (USP);

*    Dia 28 de agosto de 2007, terça-feira, 13:30-17:30h: Seminário “Comunicação: saber, arte, ciência?” - Parte II: Texto em debate: “As Epistemologias Contemporâneas e o Lugar da Comunicação” (in Lopes, M. Immacolata Vassalo de (org.), Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2003, pp. 69-101). Expositores: Prof. Dr. Luiz C. Martino (UnB) e Profª. Cremilda Medina (USP).

Leituras:

 

BARROS, Laan Mendes. Comunicação na Contemporaneidade: perspectivas de um curso de mestrado in Revista Líbero nº 17. São Paulo: Biblioteca Prof. José Geraldo, junho de 2006,  pp. 9-20.

MARTINO, Luiz C. As epistemologias contemporâneas e o lugar da Comunicação in Lopes, M. Immacolata Vassalo de (org.), Epistemologia da Comunicação. São Paulo: Loyola, 2003, pp. 69-101.

MARTINO, Luiz C. De qual Comunicação estamos falando? (pp.11-25) e Interdisciplinaridade e objeto de estudo da Comunicação (pp.27-36) in Teorias da Comunicação: conceitos, escolas e tendências.  Petrópolis-RJ: Vozes, 2001.

MARTINO, Luiz C. Sob o signo da Babel: as teorias da Comunicaçãoin http://www.unb.br, 02/08/2002.

MARTINO, Luiz C. Abordagens e representação do campo comunicacional in Comunicação, Mídia e Consumo, Vol. 3, nº 8. São Paulo: ESPM, 2006, pp. 33-54.

MARTINO, Luiz C. Os cursos de teoria à luz do jornalismo in Revista Líbero nº 17. São Paulo: Biblioteca Prof. José Geraldo, junho de 2006, pp. 21-29.

POMBO, Olga. O meio é a mensagem in 1º Caderno de História e Filosofia da Educação. Lisboa: Ed. Departamento de Educação da Faculdade de Ciências de Lisboa, 1994, pp. 40-50.

 

Tema do Relatório de Avaliação de Participação: “A Epistemologia da Minha Vida”, análise em cima dos artigos e exposições do Prof. Dr. Luiz Martino e suas relações com a área de concentração dos estudos de mestrado da Faculdade Cásper Líbero e suas respectivas linhas de pesquisa.

 

Carga Horária: 15 hs

 

Nota Final: A

 

 

Topo


3. Anteprojeto de Pesquisa

 

3.1 Identificação

 

3.1.1 Vigência da Pesquisa

Início: (mês/ano) Fevereiro de 2007

Término: (mês/ano) Fevereiro de 2009

 

3.1.2 Pesquisadores

Titulação

Curso

Prof. Pedro Luiz de Oliveira Costa Bisneto - Mestrando

Bacharel

Comunicação Social

Prof. Dr. Dimas A. Künsch - Orientador

Doutorado

Comunicação Social

 

3.1.3 Curso

Mestrado - Comunicação Social

 

3.1.4 Instituição

Faculdade Cásper Líbero – São Paulo – SP

 

3.1.5 Área de Concentração

Comunicação na Contemporaneidade

 

3.1.6 Linha de Pesquisa

 

Produtos Midiáticos: jornalismo e entretenimento (Linha B)

 

3.1.7 Grupo de Pesquisa

Comunicação, Recepção e Identidade

 

3.1.8 Título do Projeto

Internet e Jornalismo Impresso: Novas Tendências na Contemporaneidade

 

3.2 Resumo do Projeto

 

O presente projeto pretende estudar o impacto da Internet sobre o jornalismo impresso e o crescente declínio deste último, um fato sem precedentes em toda sua história. Visa analisar esse declínio e apontar as novas tendências que surgem através da Internet e que crescem na mesma medida em que as tiragens dos grandes jornais de massa impressos decrescem. E, ainda, estudar essas novas tecnologias para o jornalismo com o uso da Internet e as linguagens digitais, verificando se as novas tendências que surgem na grande rede deverão aumentar a atual crise, acarretando uma completa reformulação na imprensa de massa escrita. Este estudo investigará essas tendências de um novo palco onde imprensa escrita e digital são co-atores no âmbito maior do jornalismo.

 

3.2.1 Palavras-chave

Jornalismo; Internet; imprensa, jornal, webjornalismo, mídia.

 

3.3 Objeto de Estudo

 

3.3.1 Apresentação e delimitação do tema

O tema geral do projeto refere-se ao Jornalismo e a Internet, e de modo mais específico à mudança dos paradigmas na maneira como as pessoas produzem e buscam a informação de atualidade. Entendemos como novos paradigmas, a introdução e o impacto do Webjornalismo no contexto geral do Jornalismo e a subseqüente crise da imprensa de massa escrita, ou seja, a crise dos grandes jornais impressos.

 

3.3.2 Formulação do problema

Demonstrar se o declínio da imprensa escrita frente à Internet deve-se ao fato de esta mídia possuir mais abertura ao debate das esferas públicas, ser mais abrangente, instantâneo, qualificado, com menores custos de produção e veiculação, interativo, pessoal, democrático e de melhor acesso para quem busca a notícia e a informação e para quem faz a notícia e veicula a informação, ou seja, público, jornalistas e editorias.

 

3.4 Objetivos do Estudo

 

3.4.1 Objetivo geral

Demonstrar que a comunicação de massa, que nasceu através da imprensa, está em crise diante de um meio mais abrangente, democrático e com múltiplas potencialidades para o jornalismo que é a Internet.

 

3.4.2 Objetivos específicos

Fazer uma pesquisa sobre o jornalismo impresso e jornalismo digital, com base bibliográfica, levantamento e análise de dados, de forma que se possa estabelecer um cenário amplo desses novos modelos no contexto atual da mídia. Com essa análise, observaremos se tais modelos de jornalismo se aplicam a um contexto menor, onde elegeremos alguns veículos de mídia, impressos e digitais e analisaremos como eles se situam dentro desse novo contexto.

 

3.5 Hipótese

 

Qual o peso da introdução da Internet e do webjornalismo dentro da atual crise que atinge os grandes jornais de massa impressos?

 

3.5.1 Hipóteses secundárias

Se a atual crise do jornalismo de massa impresso se deve ao surgimento da Internet e do webjornalismo, ao que devemos atribuir mais especificamente essa crise?

 

3.5.2 Problematização

Para estabelecermos um estudo relativo a esses dois modelos jornalísticos, o jornal impresso e a Internet, este projeto analisará esses veículos levando em conta as seguintes questões:


 

3.6 Justificativa

 

Com o avanço dos meios digitais a partir da década de 90 do último século, em especial com o surgimento da Internet comercial em 1994, surge um novo palco por onde os antigos meios comunicacionais interagem com novas tecnologias e públicos, é a nova era da Informação, intitulada pelo estudioso das novas mídias, o espanhol Manuel Castells, de “A Galáxia da Internet”, que depois a descreve em parte: “(...) é um novo ambiente de comunicação. Como a comunicação é a essência da atividade humana, todos os domínios da vida social estão sendo modificados pelos usos disseminados da Internet (...) com consideráveis diferenças em suas conseqüências para a vida das pessoas (...) cultura e instituições” (Castells, 2003, p. 225). Dentre essas instituições e pessoas, será no jornalismo e nos jornalistas, que esse estudo procurará analisar a chegada da Internet e as mudanças que vem ocorrendo nessa velha instituição, tanto na forma de se fazer jornalismo, quanto na forma de se buscar e propagar a informação na atualidade.

Além de ser mais um meio para se fazer jornalismo, a Internet é, e tende a ser ainda mais – o que o presente estudo que se inicia procurará entender – o meio mais acessível e democrático para se fazer e divulgar a informação, seja na comunicação entre pessoas, como por exemplo, o uso de e-mails, que já modificou a forma de muitas pessoas trabalharem e se comunicarem. Como também no grande número de empresas e diversos tipos de instituições que se utilizam da grande rede como canal comunicacional para atingir diferentes públicos, seja interno ou externo. Inseridos dentro dessas instituições estão os jornais impressos que já veiculam suas notícias pela Internet através de grandes portais, oferecem diversos serviços e informações jamais dantes imaginadas quando o jornalismo era veiculado apenas por meios impressos e via rádio-transmissão. Assim, este estudo averiguará quais são essas novas iniciativas jornalísticas que a cada dia aparecem na Web, não só as ligadas a grandes portais de notícias, também diversas outras que permeiam todo esse novo mundo da notícia.

Com as mudanças que vêm acontecendo nos últimos 13 anos, data do surgimento da Internet em São Paulo, e as mudanças que ocorrem no presente, este estudo se mostra necessário para examinarmos as novas tendências para o Jornalismo – o webjornalismo, que é a sua mais nova faceta, agora através da Internet – tentaremos entender como essa instituição está se modificando e ao que essas modificações apontam. Ao delinearmos essas novas tendências, precisaremos saber se será realmente viável o jornalismo via Internet, e se isso relegará a um segundo plano o jornalismo impresso, como muitos preconizam. Precisaremos saber os nuances do jornalismo digital, como ele se diferencia do tradicional. Precisaremos também saber como funciona um jornal na rede, é realmente mais eficiente? O que demanda a produção de um portal de notícias na Internet? E, enfim, analisar como os tradicionais impressos se portam diante de sua própria evolução dentro da “Galáxia da Internet”. A necessidade de respondermos essas questões, ligadas diretamente ao Jornalismo e sua inserção na sociedade contemporânea, feita com embasamento teórico e pesquisa de dados relativos à Internet, o Jornalismo e o Webjornalismo, representam a justificativa e as bases deste estudo.

 

3.7 Fundamentação Teórica

 

Treze anos atrás, em maio de 1995, a Internet passou a ser comercial no Brasil, antes restrita apenas ao meio acadêmico. Desde então, diversas instituições passaram a utilizar a grande rede para divulgar e oferecer serviços. Hoje, dentre as diversas empresas e órgãos que estão na grande rede, o jornalismo marca sua presença na Web – nome comum utilizado pelas pessoas ao se referirem a Internet, cuja tradução do inglês significa “teia” e denomina a parte comercial da Internet – são jornais impressos em sua versão on-line, jornais que surgiram para a Internet e agências de notícias. O surgimento da Internet e o seu impacto diante das outras mídias são comentados por J. B. Pinho (2002, p.49) em sua obra “Jornalismo na Internet”:

 

“A Internet é uma ferramenta bastante distinta dos meios de comunicação tradicionais – televisão, rádio, cinema, jornal e revista. Cada um dos aspectos críticos que diferenciam a rede mundial dessas mídias – não linearidade, fisiologia, instantaneidade, dirigibilidade, qualificação, custos de produção e de veiculação, interatividade, pessoalidade, acessibilidade e receptor ativo – deve ser mais bem conhecido e corretamente considerado para o uso adequado da Internet como instrumento de informação”.

 

Essa “diferença” da Internet em relação às demais mídias, em especial do jornal impresso, será um dos focos deste estudo, e o seu impacto sobre o jornalismo. Para analisarmos esse impacto e dele apontar novas tendências para o jornalismo, também precisaremos saber como será a Internet no futuro e a sua abrangência em relação ao público consumidor, idéia essa que nos dá Antonio F. Costella (1984, p.217) em sua obra: “Comunicação - Do Grito ao Satélite", 1ª Edição, obra esta que comenta a evolução histórica da comunicação e seus meios:

 

“(...) essa evolução toda, segundo se supõe, levará à dissolução das fronteiras entre as formas de comunicação hoje compartimentadas. Talvez se perca, no futuro, a noção de divisa entre jornais, rádio, televisão atualmente entidades estanques. A eletronização total da comunicação conduzirá à criação de sistemas multimeios, onde a notícia, a instrução e o entretenimento se integrem no mesmo vídeo e respectivo amplificador de som. Por um mesmo caminho eletrônico nos chegarão todas as informações que agora são trazidas por meio de livros, jornais e revistas, discos e fitas, telefone e rádio, cinema e televisão. E mais, essa avalanche de informações nos será disponível a todo instante pois estarão arquivadas em computadores”.

 

Esse trecho foi extraído do último capítulo do citado livro, intitulado “O futuro da comunicação”, publicado em 1984, depois citado novamente na 4ª edição lançada em 2001 no mesmo capítulo, porém agora com novo título “O futuro da comunicação... já chegou”, e onde o autor expõe: “(...) tudo aquilo que, em 1984, apresentamos como hipótese futura, já aconteceu. E foi tão rápido!” (Costella, 2001, p. 218). Sim já chegou, é a grande rede, a Internet que conecta os computadores por todo o globo e nos traz essa “avalanche” de informações que incluem fotografia, vídeo, áudio, texto e o mais recente hipertexto, além das tecnologias de banco de dados capazes de gerenciar volumes incontáveis de informações.

Outra obra que nos coloca frente a um cenário onde a Internet é a “mídia de todas as mídias” é o livro “A Estrada do Futuro”, do mega-empresário e sócio majoritário de uma das maiores empresas de softwares do mundo, a Microsoft, Willian H. Gates, III – conhecido como Bill Gates apenas – que compara a Internet do futuro a uma “Estrada da Informação”, por onde todas as mídias irão circular. O impacto dessa grande “estrada” sobre o jornalismo, em especial aos veículos impressos, será alvo desse estudo.

Outros filósofos e estudiosos que falam dos impactos do crescimento dos meios digitais, em especial a Internet, e que não podem ficar de fora desse estudo são: Nicholas Negroponte que aborda profundamente a questão da veiculação do jornalismo via Web e os futuros agentes de notícia na obra “A Vida Digital” e o estudioso Manuell Castells, que também se aprofunda nas questões do impacto da Internet sobre a sociedade, incluindo o Jornalismo, através das obras “A Galáxia da Internet” e “A Sociedade em Rede”.

O tema Jornalismo na Internet e/ou Jornalismo e Internet, apesar de jovialidade desse meio digital em comparação às demais mídias, em especial ao jornal impresso, são alvos de diferentes estudos, teses, pesquisas de diversos estudiosos, professores e instituições, portanto a atual pesquisa não partirá do zero, e sim lançará mão de diversos outros trabalhos que estão ligados ao seu objeto de estudo, de forma que o resultado e as conclusões desse estudo fiquem focados em seus objetivos específicos citados nos tópicos anteriores deste documento. Vale aqui citar alguns trabalhos, sites e pesquisas relacionadas a este tema que serão de imensa valia para sua execução, além da bibliografia a ser consultada conforme listada mais adiante.

A Professora Beth Saad, mestra em Administração de Empresas, atua no Departamento de Jornalismo e Editoração da Universidade de São Paulo, no qual é responsável pelo conjunto de disciplinas na graduação e pós-graduação que tratam da mídia e dos negócios digitais e sites na Internet. Ela possui um site (www.bethsaad.com.br, 15/08/2001) cuja proposta é agregar, organizar e divulgar as atividades de pesquisadores da ECA-USP envolvidos com mídias digitais, que também serve de canal comunicacional para discussões e debates de temas que estão relacionados ao presente projeto, a própria professora e o seu website serão de imensa valia para busca de dados e informações para esta pesquisa. O seu recém publicado livro “Estratégias para mídia digital” também irá acrescer a esta pesquisa.

A Polipress Cooperativa Digital é uma empresa pioneira na Internet, a primeira cooperativa de notícias que desenvolveu sites comerciais sob medida para o mercado – tudo isso em meados de 1994, período que a Internet gráfica ainda engatinhava no mundo. Dirigida pelos jornalistas Pollyana Ferrari e Nicolau Centola, sendo que a primeira possui obra publicada intitulada de “Jornalismo Digital”, onde a autora expõe toda sua experiência com Jornalismo e Internet, a empresa possui um site com diversos artigos e publicações, links para fóruns e blogs que se referem ao tema Jornalismo e Internet que, com certeza, serão referências para o presente estudo.

Outro importante estudioso, cujas estudos estão diretamente ligados aos objetivos da presente proposta é Pierre Lévy, a importância dos estudos de Lévy para este projeto ficam evidenciadas conforme a citação abaixo do artigo de Maurício F. Pinto, publicado no site http://www.nova-e.inf.br/exclusivas/pierrelevy.htm, 15/08/2001:


             
Pierre Lévy é um otimista, no bom sentido. É um otimista que tenta vislumbrar no mundo atual, mesmo com todas as suas desigualdades e descaminhos, possibilidades para um desenvolvimento, para uma ‘evolução’ daquilo que ele chama de ‘inteligência coletiva’. Seria difícil para Lévy falar disto algum tempo atrás: o ‘motor’ da sua teoria são as redes computacionais de informação – o que ele batizou, desde cedo, como sendo a base para a cibercultura, um novo patamar de relacionamento humano, num espaço virtualizado, mediatizado pela Internet” (...).

(...) “Esta idéia impressionou muito Pierre Lévy. Tanto que, na maioria de seus livros, esta concepção perpassa boa parte de seus argumentos, tendo ficado ainda mais evidente em uma de suas últimas publicações, ‘A Conexão Planetária’ (lançada no Brasil pela Editora 34). E o fenômeno da Internet reforça sua disposição para aceitar a chance de realização de uma Noosfera, já a partir do momento atual. Isto porque a rede mundial de computadores traz em si o potencial para a integração do pensamento humano; a cibercultura tem demonstrado a capacidade que o homem tem de reformular sua visão de mundo, de compreender o outro (seu semelhante) como uma peça fundamental para a sua própria existência. Por isso proliferam-se pela Grande Rede grupos de discussão (newsgroups), salas de bate-papo virtual (chats), fóruns de assuntos específicos, listas de contato para troca de mensagens instantâneas in real-time (como o software ICQ), entre outros. Vários aspectos da sociabilidade humana estão assimilando, aproveitando os recursos das tecnologias de informação e compondo um novo cenário de relacionamentos: as iniciativas nas áreas jornalística, cultural, educacional, comercial, política e artística são indicativos, segundo Lévy, de que ‘algo realmente novo’ começa a acontecer” (...).


             
Os estudos de Pierre Lévy, em especial no livro “O Que é Virtual” e também na obra clássica “Cibercultura”, serão partes obrigatórias do presente estudo.

Como contraponto a Lévy, está o filósofo francês Jean Baudrillard que observa com ressalvas a questão da virtualização e seus efeitos sobre a humanidade, ou seja, a avanço frenético da nas tecnologias digitais e a grande rede, através de um ponto de vista mais cauteloso, receoso e que, portanto, deve merecer a atenção deste estudo. O avanço frenético das tecnologias digitais é por ele abordado em sua em sua obra “Tela Total", 4ª Edição, (2005, p.61), de uma forma negativista onde a abundância de informação da atual sociedade, especialmente a proveniente da Internet, está alienando as massas, aspecto que deve ser levado em conta, que o autor expõe abaixo, embora o próprio não consiga afirmar categoricamente os seus temores:

 

“Toda essa interrogação sobre o virtual torna-se hoje ainda mais delicada e mais complexa por causa do extraordinário blefe que a cerca. O excesso de informação, o forcing publicitário e tecnológico, a mídia, o deslumbramento ou o pânico – tudo concorre para uma espécie de alucinação coletiva do virtual e de seus efeitos. Windows 95, Internet, as auto-estradas da informação, tudo isso é já e cada vez mais consumido por antecipação, no discurso e no fantasma. Talvez seja uma maneira de curto-circuitar os seus efeitos fazendo-os transbordar na imaginação? Mas disso não estamos seguros. O blefe e a intoxicação não fazem eles mesmos parte do virtual? Nada sabemos disso”.

 

Além da obra citada acima, este projeto dará atenção a outras obras de Baudrillard, tais como “Simulacros e Simulação” e “O Sistema de Objetos”.

Outro importante estudioso, cujos estudos vêm de encontro com os objetivos da presente proposta, é o professor Rosental Calmon Alves, ex-correspondente do Jornal do Brasil nos EUA e criador do JB Online, primeiro jornal brasileiro na Internet. Os estudos de Rosental falam do fim dos impressos e da forma atual de se fazer jornalismo, assim como surge na Internet, um jornalismo mais voltado para os indivíduos e mais democrático, conforme citado pelo próprio autor em palestra em Londres, e comentado em artigo intitulado “Como se preparar para a mídia do "eu" de Cláudio Tognolli, publicado no site “Observatório da Imprensa” (www.observatoriodaimprensa.com.br, 16/08/2005):

 

(...) “Estamos entrando numa era de mídias ‘eu-cêntricas’ (I-centric): o que importa é que tragam o conteúdo que eu quero, quando eu quero, no formato que eu quero, mas apenas quando eu o quiser” (...).

(...) "Abandoning the news", da Carnegie Corporation, divulgado no primeiro semestre deste ano, Rosental mostrou que 39% dos jovens americanos entre 18 e 34 anos vêem a Internet como a fonte de informações mais importante, seguida de notícias locais de TV (14%), das notícias de TV a cabo (10%), vindo em seguida os jornais (8%)” (...).

(...) "Enquanto o jornalismo tal como o conhecemos está morrendo, novas formas de jornalismo estão sendo construídas. Nos próximos anos essas versões vão se erigir na Internet, nos celulares, nos aparelhos de MP3, na TV interativa, nas novas plataformas a serem lançadas", vaticinou Rosental. ‘O leitor quer editar, não quer apenas ser editado por alguém’.”.

 

O dado acima mostra como existe uma mudança em torno do mundo da notícia que acontece em torno da Web e suas novas práticas através do webjornalismo. Esse, e os demais relatos acima, demonstram a importância que este estudo tem para compreendermos melhor o novo palco que está sendo montado para o jornalismo, onde a Internet aparece como um caminho irreversível. Esses dados, sendo atualizados, somados e cruzados com novos dados que iremos levantar, assim como a análise das obras e estudos dos autores que mencionamos, agregadas a outros estudos diversos, serão as bases por onde este estudo se fundamentará.

 

3.8 Metodologia

 

A metodologia para o desenvolvimento deste projeto conterá pesquisa e análise bibliográfica para fundamentação teórica do jornalismo, da imprensa escrita e do webjornalismo. Estudo da crise da imprensa escrita mundial onde utilizaremos análise documental e levantamento de dados junto a instituições tais como AJN, FENAJ, Instituto Gutenberg, Datafolha, Agência Critério, IBGE, Fundação SEADE e outros órgãos públicos, privados e não-governamentais, e também órgãos/instituições nacionais e internacionais, tais como: Embratel, CGI (Comitê Gestor da Internet, Brasil), NVA Internet Surveys, World Association Newspapers, Lyra Reserch e Júpiter Media Metrix entre outros.

Para o levantamento do Estado da Arte deste trabalho, investigaremos pesquisas em instituições de fomento, dissertações de mestrado e teses de doutorado com temas relacionados ao presente projeto, para isto buscaremos consultar os acervos de diversas instituições, tais como: Faculdade Cásper Líbero, USP, PUC, UFBA, UFRJ, UFRGS, UFSC e outras instituições que fomentam pesquisas acadêmicas ligadas ao jornalismo, tais como: INTERCOM, SCIELO, CAPES e CNpQ. Deverão ser incluídos nesta pesquisa também, estudos de outras instituições universitárias e grupos de pesquisa de webjornalismo.

Para ilustrarmos a pesquisa, traremos como exemplos, análises históricas e bibliográficas, pesquisas acadêmicas e entrevistas em profundidade com profissionais e estudiosos da imprensa paulistana e seus dois principais jornais, que serão o foco empírico de pesquisa deste estudo: O Estado de S. Paulo – conhecido popularmente como Estadão, do Grupo O Estado  – e a Folha de S. Paulo, do Grupo Folha da Manhã, e também dos grandes portais de notícias ligados a estes jornais, a  Folha On-Line (www.folha.uol.com.br), e próprio site do Estadão na Internet, o Estadao.com.br (www.estadao.com.br).

Para a formatação da dissertação oriunda deste projeto, utilizaremos como guia o livro “Metodologia do Trabalho Científico” de Antônio Joaquim Severino.

 

3.9 Estrutura Preliminar da Dissertação

 

3.9.1 Núcleo I – Fundamentação Teórica e o Estado da Questão

Analisando a história do Jornalismo e quantificando o crescimento do jornal impresso através de seus números (tiragens), demonstrando se há de fato uma crise em tal mídia, quantificando-a com dados atualizados. Na revisão da literatura, conceituaremos a Internet e suas potencialidades, seus novos paradigmas, onde utilizaremos embasamento teórico com os seguintes estudiosos: Lévy, Castells, Negroponte e McLuhan entre outros citados na bibliografia deste projeto. Também procuraremos nos aprofundar no embasamento teórico da questão da crise do jornalismo impresso em relação aos novos conceitos do webjornalismo, levando em conta diversos estudos, trabalhos e iniciativas de jornalistas e pesquisadores que abordam tal objeto, tentando determinar até que ponto as teorias levantadas refutam, ou não, as hipóteses, tendências e questões oriundas do presente tema.

 

3.9.2 Núcleo II – Novos paradigmas: o webjornalismo

Neste capítulo, conceituaremos o crescimento da Internet, mostrando teorias e tendências de iniciativas próprias do mundo do webjornalismo, trazendo à tona as novas experiências e iniciaticas do jornalismo através da Internet, o webjornalismo. Nesta etapa, nos valeremos dos estudos, entre outros, de J.B. Pinho, Beth Saad, Polyanna Ferrari, Rosental Calmon e Caio Túlio Costa. Também procuraremos mapear os novos fenômenos, como os blogs, a blogosfera, os portais de notícias e as novas tecnologias para a veiculação na notícia através da Web, tais como RSS, Podcast, Google Grid e iGoogle, Friendster, Newsbotster e Walid entre outras, que estão modificando os paradigmas do jornalismo e, conforme averiguaremos, se relacionando com a crise dos jornais impressos. Além disso, analisaremos questões relativas ao novo meio, tais como a convergência e iniciativas de comunicação compartilhada, verificando como isso está se relacionando como o jornalismo de um modo geral.

 

3.9.3 Núcleo III – Pesquisa de Campo

Já com o Estado da Questão delineado e os novos paradigmas definidos. Procuraremos descrever e situar os jornais de massa paulistanos, a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo, e ver como eles se situam nesse novo cenário. Logo após, criaremos um gancho para também situar os portais de notícia da Web, Folha On-Line e Estadao.com, analisando a relação entre essas duas mídias. Assim, adentraremos o terreno efetivo da pesquisa de campo, observando e computando dados desses meios mencionados. Aqui a pesquisa de campo irá refutar, ou não, todo o questionamento levantado anteriormente, prevê-se para tal:

Com os dados de pesquisa expostos e analisados, confrontaremos estes com os conceitos estudados no Estado da Questão e nos novos paradigmas do Jornalismo na Internet, tentando assim, responder as hipóteses colocadas como pontos investigativos de estudo para este projeto, analisando enfim, quais as novas tendências para o jornalismo impresso e para o webjornalismo e também como esses dois grandes grupos noticiosos paulistanos estão se portando segundo essas novas tendências e paradigmas.


 

3.10 Bibliografia

 

3.10.1 Bibliografia Básica

BAUDRILLARD, J. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio D’água, 1997.

BAUDRILLARD, J. Tela total. Porto Alegre: Sulina, 2003.

BENKLER, Yochai. The wealth of networks: how social production transforms markets and freedom. New Haven and London: Yale University Press, 2006, pp. 212-272.

BOTTONI, Fernanda. Internautas lêem menos jornais”. Meio & Mensagem, São Paulo, 23 set. 2002, p. 45.

BURKE, Peter e BRIGGS, Asa. Uma história social da mídia. De Gutenberg à Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2002.

CALDAS, Álvaro (org.). Deu no jornal: o jornalismo impresso na era da Internet. Rio de Janeiro: PUC-Loyola, 2002.

CAMPOS, Pedro Celso. Jornalismo digital: novos paradigmas de produção, emissão e recepção do discurso in http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/da311020014.htm, 05/07/2002.

CASTELLS, Manuel. A galáxia da Internet. Rio de Janeiro: Zahar, 2003.

CASTELLS, Manuel. Sociedade em rede. São Paulo: Editora Paz e Terra, 1999.

CHANDLER, Alfred D. Jr. O século eletrônico. São Paulo: Campus, 2002.

COSTA, Caio Túlio. Modernidade líquida, comunicação concentrada in Revista da USP. São Paulo: Edusp, Julho/Agosto 2005, p.178-197.

COSTA, Caio Túlio.Por que a nova mídia é revolucionária in Revista Líbero nº 18. São Paulo: Biblioteca Prof. José Geraldo, Dezembro 2006, p. 19-30.

COSTELLA, Antonio F. Comunicação – Do grito ao satélite. Campos do Jordão-SP: Mantiqueira, 2001.

DERTOUZOS, Michael L. O que será: como o novo mundo da informação transformará nossas vidas. São Paulo: Cia das Letras, 2000.

FERRARI, Pollyana. Jornalismo digital. São Paulo: Contexto, 2004.

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WARD, Mike. Jornalismo On-line. São Paulo: Rocca, 2006

 

3.10.2 Dissertações e Teses Relacionadas com o Tema

ARAUJO, Artur Vasconcellos. Weblog e jornalismo: os casos de no mínimo weblog e observatório da imprensa. Dissertação de Mestrado: Universidade de São Paulo - Ciências da Comunicação. s/d.

ARAÚJO, Luciana Vieira de. Análise da informação no jornalismo online: um estudo de caso do CorreioWeb. 2v. 152p. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília - Ciências da Informação, 01/08/2003.

BARBOSA, Diana Maria de Moura. A Imprensa na era do weblog. 1v. 104p. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal de Pernambuco – Comunicação, 01/08/2005.

BEKESAS, Wilson Roberto. A interface da notícia nos meios impresso e digital - O tratamento da noticia nas páginas dos jornais impressos e portais na Internet. 1v. 92p. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - Comunicação e Semiótica, 01/08/2006.

BRITTES, Juçara Gorski. Internet, jornalismo e esfera pública. Estudo sobre o processo comunicativo do ciberespaço na formação da opinião. 1v. 188p. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo - Ciências da Comunicação, 01/06/2003.

CARDEAL, Maria Regina. Do jornal ao portal : estudo sobre a iniciativa de globalização do jornalismo brasileiro. 1v. 307p. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo - Ciências da Comunicação, 01/11/2003.

DA SILVA JÚNIOR, José Afonso. Jornalismo 1.2: características e usos da hipermídia no jornalismo, com estudo de caso do grupo "O Estado de S. Paulo". 1v. 276p. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia - Comunicação e Cultura Contemporânea, 01/10/2000.

DOS SANTOS, Ana Lúcia Prado Reis. Informação Fast-Food: um estudo do caso do jornal "Último Segundo", do portal IG. 1v. 175p. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal da Bahia - Comunicação e Cultura Contemporânea, 01/02/2002.

FERES, Lílian Márcia Chein. Webjornalismo: a nova geração da informação eletrônica. 1v. 173p. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo - Ciências da Comunicação, 01/08/2001.

FERREIRA, Renata Augusta. Blog Como Ferramenta de Comunicação: Um Estudo de Caso. 1v. 147p. Dissertação de Mestrado. Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Comunicação, 01/01/2005.

FLIZIKOWSKI, Marcio Rogerio. Notícia sob medida? Jornalismo personalizado na Internet. 1v. 170p. Dissertação de Mestrado. Universidade Tuiuti do Paraná - Comunicação e Linguagens, 01/08/2004.

FREITAS, Hélio. Nem tudo é notícia: o Grupo Folha na Internet. Dissertação de Mestrado. Universidade Metodista, 1999.

MARTINEZ, Adriana Garcia. Perdidos no ciberespaço? Reflexões sobre jornalismo e jornalistas na Internet. 1v. 176p. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo - Ciências da Comunicação, 01/12/2003.

MIELNICZUK, Luciana Pellin. Jornalismo na Web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. 01/03/2003.

MINGORANCE, Solange Aparecida. Influências hipertexto na geração de jornalismo interpretativo na Internet - um estudo de caso dos jornais impresso e online "O Estado de S. Paulo". 1v. 170p. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo - Ciências da Comunicação, 01/10/2002.

MONTEIRO, Gilson Vieira. Por um clique: O desafio das empresas jornalísticas no mercado da informação – Um estudo sobre o posicionamento das empresas jornalísticas e a prática do jornalismo em redes, em Manaus. 1v. 298p. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo – Ciências da Comunicação, 2002.

VELA, Norah Shallymar Gamboa. Jornalismo online brasileiro: uma linguagem em construção. 1v. 327p. Tese de Doutorado. Universidade de São Paulo - Ciências da Comunicação, 01/10/2003.

VELOSO, Maria do Socorro Furtado. A Notícia em hipertexto - Do impresso ao online. 1v. 176p. Dissertação de Mestrado. Universidade Estadual de Campinas – Multimeios, 01/01/2001.

ZANOTTI, Carlos Alberto. Gutemberg cai na rede. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo - Ciências da Comunicação, 01/09/2002.

 

3.10.2.1 Dissertações de Mestrado da Faculdade Cásper Líbero

DE LUCA, Walter Alberto. Informação jornalística na sociedade da informação: novos hábitos de consumo de mídia e forças de mercado mudam o papel e o rumo do jornalismo. Dissertação de Mestrado. Faculdade Cásper Líbero – Comunicação Social, 2002.

MARTINELLI, Marcio César Beraldo. Estrutura da notícia na Internet: estudo comparado do lead das notícias veiculadas pela Folha On-Line e Estadao.com.br. Dissertação de Mestrado. Faculdade Cásper Líbero – Comunicação Social, 2003.

VIEIRA, Alcioni Galdino. Internet e sociedade: dinâmica da comunicação entre meios de massa e ciberespaço. Dissertação de Mestrado. Faculdade Cásper Líbero – Comunicação Social, 2004.

 

3.10.3 Bibliografia Complementar

ABRAMO, Perseu. Pesquisa em ciências sociais in Pesquisa Social. Projeto e Planejamento. São Paulo: T.A. Queiroz, 1990.

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BARROS, Laan Mendes. Para que pesquisar? Comunicação: uma ciência social aplicada in Epistemologia da Comunicação. Rio de Janeiro: Vários editores, s/d.

BARTHES, Roland. Mitologias. Rio de Janeiro: Difel, 2003.

BAUDRILLARD, J. Para uma crítica da economia política do signo. São Paulo: Martins Fontes, s/d.
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DE WOLK, Roland. Introduction to online journalism: publishing news and information. Boston: Allyn and Bacon, 2001.

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SARTORI, Giovanni. Homo-videns. televisão e pós-pensamento. Bauru: EDUSC, 1997.

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VOGLER, Christopher. A jornada do escritor. Rio de Janeiro: Ampersand, 1992.

 

Topo


4. Dissertação

 

4.1 Elementos Pré-Textuais e Introdução

 

4.1.1 Epígrafe

 

A Internet é a prensa de Gutenberg com esteróides. A importância de Gutenberg não estava no número de bíblias impressas, mas no fato de você não ter mais de ouvir os padres”.

Watts Wacker, futurólogo americano (Carvalho, 2003: 85).

 

4.1.2 Dedicatória

 

Aos meus pais, Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto e Ligia Siniscalco de Oliveira Costa, à minha filha, Thays Gomes do Sacramento de Oliveira Costa, aos meus irmãos, Suzana Siniscalco de Oliveira Costa e Luiz Ricardo Antenore Costa e às minhas sobrinhas, Marina Cintra de Oliveira Costa e Helena Callegari Costa, pois como diria o filósofo das multidões, “a família é o berço de tudo”.

 

4.1.3 Agradecimentos

 

Agradeço ao meu orientador, Prof. Dr. Dimas Antonio Künsch, sem cujo apoio este trabalho não seria possível, e também aos demais professores do mestrado da Faculdade Cásper Líbero, pois todos colaboraram, mesmo que indiretamente, para o presente estudo. Aos colegas professores do UniFIAMFAAM, quando da formatação inicial do projeto que agora toma forma dessa dissertação, sem os quais este estudo não existiria. Por fim, agradeço a todos que são mencionados no decorrer desse trabalho, pois são todos parte dele e, dessa forma, foram imprescindíveis para a sua conclusão.

 

4.1.4 Resumo

 

O seguinte estudo tem lugar no campo que engloba o Jornalismo e a Internet, bem como no novo elemento que resulta da fusão dessas duas instâncias, o webjornalismo. Este estudo mostra como a Internet está mudando o mundo do jornalismo, com um foco especial sobre a crise que afeta a tradicional e antiga imprensa escrita. O jornal vai desaparecer? Este é um dos assuntos que o presente estudo procura descobrir. Os novos fenômenos que aparecem no mundo digital da notícia através da Internet, tais como a blogosfera e outras novas formas de disseminar a informação pela web, as novas tecnologias e soluções que vêm sendo usadas para se fazer jornalismo de atualidade, são outro foco desta dissertação de mestrado. Depois de definir este novo cenário para o Jornalismo, o presente estudo analisa um case centrado nos dois maiores jornais de São Paulo, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo, e seus respectivos sites da Internet, Estadao.com.br e Folha On-line. Com este case e todos os dados levantados, esse estudo aponta novas tendências para o Jornalismo dentro de um mundo de informações que, cada vez muito mais, flui através de linhas conectivas de banda larga, linguagem digital binária e dispositivos computadorizados miscelâneos.

 

Palavras-Chave: Jornalismo; Internet; imprensa, jornal, webjornalismo, mídia.

 

4.1.5 Abstract

 

The following study takes place in the field which holds Journalism and Internet, and the new element that emerges from the fusion of those two instances, the webjournalism. This study shows how the Internet is changing the world of Journalism, with a special focus on the crisis that affects the traditional old written press. Will the newspaper be vanished? This is one of the issues which the present study looks forward to uncover. The new phenomenas that appear in the digital news through the Internet, such as the blogosphera and other new ways to spread information on the web, the new technologies and solutions which have being used to do the news, are other focus of this Master’s dissertation. After setting this new Journalism’ scenario, this study analyses a case focused at Sao Paulo’s two major newspapers, O Estado de S. Paulo and Folha de S. Paulo and its respective websites, Estadao.com.br and Folha On-line. With this case and all risen data, this study points new tendencies for the Journalism inside a world of information that, each time more and more, flows through broadband connective lines, digital binary language and miscellaneous computerized devices.

 

Keywords: Journalism; Internet; press; journal; webjournalism; midia.

 

4.1.6 Prefácio

 

A Origem desta Dissertação

 

O projeto de pesquisa a seguir nasceu quando o autor era professor do UniFIAMFAAM, onde lecionava Computação Gráfica, Editoração Eletrônica e Webdesign, vinculado ao curso de Comunicação Social, trabalhando no Campus Morumbi em São Paulo. Sendo um professor mensalista, suas obrigações iam além das aulas de computação, produção editorial e webdesign, completava-se sua carga horária desenvolvendo projetos de websites e outros produtos gráficos para a instituição. Em 2005, o centro universitário montou uma diretoria de pesquisa e todos os professores mensalistas, como o autor, deveriam desenvolver projetos de estudo vinculados às linhas de pesquisa que foram estabelecidas para esse fim. Inicialmente, este foi um grande problema para o autor, pois todas as linhas de pesquisa eram ligadas ao jornalismo, e sua formação estava atrelada à habilitação de produção editorial, Internet e tecnologia da informação. A grande questão era: o que pesquisar? Partindo do fato de que a formação do autor nada tinha a ver com o jornalismo, foi percebido ser este o único caminho possível para tal pesquisa: aprender o que vem a ser jornalismo. Este talvez tenha sido o grande desafio inicial implícito a este estudo, o objetivo maior que a ele se vincula: aprender jornalismo. O projeto concebido então procurava englobar tudo que se pudesse saber sobre jornalismo, desde os seus primórdios até a atualidade, quando se poderia então relacionar o tema com a área de conhecimento do autor, trazendo-o de encontro a um cenário mais familiar, dado que o jornalismo agora tem o seu espaço também através da Internet. Nessa prerrogativa, o projeto que nasceu era muito amplo, pois ele não foi concebido com o objetivo de se criar uma dissertação de mestrado, os objetivos das pesquisas dentro da diretoria em que o autor estava inserido eram fomentar atividades de iniciação científica, monitoria, publicações e participações em seminários entre outras ações.

Foi assim que se iniciou o projeto que se desenrola a seguir, apesar dele ter nascido por uma imposição da instituição em que trabalhava, a partir do momento em que começou a desenvolver o tema, o autor passou a se envolver com ele, fez algumas leituras, relacionou com outras que fizera, montou uma bibliografia e buscou embasamentos, até chegar na versão que foi a apresentada à Faculdade Cásper Líbero pela ocasião do seu ingresso no programa de pós-graduação stricto sensu. Vale dizer que se pôde contar com a ajuda de vários colegas durante essa fase inicial de concepção do projeto, professores que ajudaram a desenvolver o tema, foram orientadores na ocasião, que merecem o registro: Profª. Drª. Mônica Martinez, Profª Drª. Mirtes Torres e Prof. Dr. Dilvo Peruzzo, responsável pela diretoria de pesquisa da FIAM. A linha de pesquisa era o New Journalism, mantida pelo Prof. Dr. Cláudio Tognoli. E na atualidade, ou seja, durante o curso de mestrado da Cásper Líbero, vale destacar as dicas imprescindíveis do Prof. Dr. Laan Mendes de Barros, as aulas conscientizadoras do Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho e a orientação do Prof. Dr. Dimas Antonio Künsch, que foram fundamentais para a formatação atual desta dissertação, para focá-la dentro dos objetivos que agora se buscam atingir, assim como na caminhada para a sua conclusão que se espera seja de contento para todos que nela se envolveram, pois assim foi o engajamento do autor durante a sua execução.

 

4.1.7 Introdução

 

O estudioso espanhol Manuel Castells afirma: “ingressamos agora num novo mundo de comunicação: a Galáxia da Internet” (Castells, 2003: 9); o francês Pierre Lévy coloca: “O consumidor não apenas se torna coprodutor da informação que consome, mas é também produtor cooperativo dos ‘mundos virtuais’ nos quais evolui” (Lévy, 1996: 63); já o seu compatriota Jean Baudrillard adverte: “o cyberespaço (...) determina a desertificação sem precedentes do espaço real e de tudo o que nos cerca” (Baudrillard, 2003: 24); enfim, o canadense Marshall McLuhan filosofa: “o novo transforma o seu predecessor em forma de arte” (McLuhan, 1964: 12). No meio de todas essas citações, um ingrediente da sociedade contemporânea vagueia de um lado para o outro, o Jornalismo.

Conforme anunciou o espanhol, evoluímos da Galáxia de Gutenberg para a Galáxia da Internet, estamos na era da informação e nessa nova era, uma tradicional instituição está em xeque, o Jornalismo como mencionado. Soberano em sua atuação na sociedade desde os idos da prensa gráfica de Gutenberg, hoje o Jornalismo sofre rupturas em suas fundações seculares. A era da informação altera velhos paradigmas por onde essa instituição se alicerçou, subvertendo através da Internet o papel que antes era praticamente exclusivo dessa habilitação comunicacional. Assim demonstram alguns estudos dos nomes citados no parágrafo anterior e que vão muito além, são questões que vários estudiosos estão analisando e que são usadas para fundamentar a pesquisa dissertativa que segue.

Nessa nova era da informação, onde a Internet é o mais novo meio atuando na grande cena midiática do mundo globalizado, o Jornalismo também ganha novos horizontes e busca o seu espaço através da grande rede e, assim, apresenta a sua nova metamorfósica evolução, o webjornalismo, ou jornalismo digital, como muitos a ele se referem. Dentro dos novos paradigmas do mundo conectado pela “rede das redes”, o jornalismo também nela se conecta, dessa forma, também se analisa como é essa nova prática jornalística, como se dá essa nova mutação do jornalismo sob a forma do webjornalismo, o que ele agrega ao tradicional, no que ele inova? São perguntas necessárias quando se busca entender o contexto onde o novo é co-ator do tradicional dentro dessa nova era de informação incontrolável e abundante que nos traz a Internet, pois agora “tudo está interligado” (Saad, 2003: 19), como nos diz a especialista em mídia digital Beth Saad[1], sim, tudo está interligado, inclusive o jornalismo.

Dentre esses novos paradigmas do webjornalismo, está na seguinte frase do estudioso da Internet, professor J. B. Pinho[2], algumas das características da grande rede que se deve averiguar dentro de sua relação com o Jornalismo:

 

“A Internet é uma ferramenta bastante distinta dos meios de comunicação tradicionais – televisão, rádio, cinema, jornal e revista. Cada um dos aspectos críticos que diferenciam a rede mundial dessas mídias – não linearidade, fisiologia, instantaneidade, dirigibilidade, qualificação, custos de produção e de veiculação, interatividade, pessoalidade, acessibilidade e receptor ativo[3] – deve ser mais bem conhecido e corretamente considerado para o uso adequado da Internet como instrumento de informação” (Pinho, 2002: 49).

 

Esses são alguns dos paradigmas do novo meio que são estudados nesta pesquisa para averiguar como eles se relacionam com o webjornalismo e, um pouco além disso, como essas novas questões provenientes do mundo da informação digital estão alterando a construção do espaço público, já que “na era do digital, o cidadão tem mais condição de chegar à informação, ou ao obstáculo que o separa da informação”[4], como afirma o professor de ética jornalística Eugênio Bucci[5]. Assim, com toda essa informação disponibilizada, a Internet estaria criando uma novo “espaço público conectado”[6], que concerne a instituição jornalística como um todo, seja na web, seja na TV ou no jornal (e na relação dessas mídias como um todo). Como essa nova esfera estaria se constituindo, é algo que esse estudo também busca analisar, nessa esteira, interessa averiguar como se dá a relação do público com o jornalismo dentro desses novos paradigmas e vice-versa. Dessa forma, também se busca elucidar como o leitor/usuário é ‘coprodutor’ dentro desse novo espaço digital da notícia, conforme colocado por Lévy no parágrafo inicial dessa introdução.

Sobre as mudanças na relação entre o público e a notícia, um estudo do professor Rosental Calmon Alves[7] traz um dado relevante, que demonstra como o usuário da Internet, êle, é em grande parte o responsável pela ruptura que está pondo abaixo os pilares da mídia: “Estamos entrando numa era de mídias ‘eu-cêntricas’ (I-centric): o que importa é que tragam o conteúdo que eu quero, quando eu quero, no formato que eu quero, mas apenas quando eu o quiser”[8]. A consulta a este estudo e outros semelhantes, entender essa questão que advém das novas mídias, é parte de como esta pesquisa analisa a convergência midiática que acontece em relação aos meios comunicacionais e sua binarização/conexão junto à Internet (com foco na questão jornalística), que não é um fator tão somente tecnológico e sim, comportamental, do público em relação às novas mídias, como complementa Calmon Alves: “O leitor quer editar, não quer apenas ser editado por alguém”.

Dentro dessa convergência, novas iniciativas aparecem, novas tecnologias que vão sendo utilizadas tanto pelos jornalistas e suas tradicionais instituições noticiosas, quanto pelo público, como, por exemplo, o fenômeno da blogosfera. Nesta questão dos blogs, uma pesquisa inglesa comissionada pela emissora Sky[9], aponta que um em cada dez jovens[10] tem o hábito de escrever para um diário oficial, enquanto 47% deles escrevem em blogs. A pesquisa apontou ainda que esses jovens gastam cerca de 4,5 horas semanais entre blogs ou sites de distribuição de conteúdo on-line, tais como Youtube, Myspace e similares. Cerca de 22% desse público têm o hábito de escrever em seus blogs, ou “diários virtuais”, cerca de cinco dias por semana. Esses dados são relevantes e demonstram parte do escopo desta pesquisa, que analisa não somente a questão dos blogs como nova expressão da convergência do público sobre o mundo da notícia, mas também diversos outros recursos e tecnologias – novas soluções – como as exemplificadas nessa pesquisa da Sky e outras, que vão se amoldando em torno do jornalismo e modificando a relação deste com o público e a postura deste último frente ao mundo da informação.

Entretanto, dentre os filósofos mencionados no parágrafo inicial, está na afirmação de McLuhan, uma das grandes questões que pairam sobre o Jornalismo na era da informação. Na medida que a Internet traz novos paradigmas para o Jornalismo, ela transforma velhas práticas dessa instituição em arte, o que parece ser algo muito romântico, porém, nesse caminho ao “estado da arte jornalística”, pode estar a explicação para a crise que vivem os jornais impressos na atualidade, atônitos, em busca de sua vocação artística, já que a informativa, a sua função fundamental até então, está sendo solapada pela Internet. Será? Este é outro fator que se procura desmascarar no estudo a seguir.

Dentro das práticas jornalísticas afetadas pela nova mídia, o tradicional jornal impresso, especialmente seus grandes e mais antigos veículos, estaria em vias de extinção dada a introdução da Internet no mundo da informação. Esta profecia apocalíptica é alvo de um estudo de Philip Meyer[11], que foi questionado pela revista inglesa The Economist, em matéria que causou frisson no mundo profissional e acadêmico do jornalismo. A edição de agosto de 2006 da revista estampou em sua capa: “Who Killed the Newspaper?” (Quem matou o jornal?). No interior da revista, um parágrafo profetiza:

 

“De todos os meios ‘antigos’, os jornais são os que têm mais a perder para a Internet. A circulação tem caído nos Estados Unidos, na Europa ocidental, na América Latina, na Austrália e na Nova Zelândia (nos outros lugares, as vendas sobem). Mas, nos últimos anos, a Web acentuou o declínio. Em seu livro The Vanishing Newspaper[12], Philip Meyer calcula que o primeiro trimestre de 2043 será o momento em que o jornal impresso morrerá nos Estados Unidos, quando o último leitor cansado colocar de lado a última edição amarrotada”.

 

Se o jornal impresso tende a desaparecer ou ser relevado a um segundo plano em relação à Internet, a análise dessa questão é algo que esse estudo busca levar em conta e tenta verificar até onde vai a sua veracidade, pretendendo entender até que ponto a Internet influi na crise dos jornais impressos, se ela pode mesmo ser responsabilizada pelo iminente assassínio do jornal impresso.

Em artigo que analisa a “revolução das novas mídias”[13], o professor de ética jornalística, Caio Túlio Costa[14] faz um ensaio demonstrando a dificuldade das empresas tradicionais de comunicação lidarem com essa emergência digital, em especial da Internet. O professor enfatiza que, apesar das várias opções de jornais digitais de que dispomos hoje na rede, especialmente os brasileiros e ligados às instituições tradicionais, nenhum deles ainda compreendeu os mecanismos de interatividade disponíveis pelas tecnologias de informação da Internet, por isso tendem a perder terreno para as empresas que se utilizam desses mecanismos e os desenvolvem cada vez mais. Essas afirmações do professor são paradigmáticas, e levam a duas questões que se colocam por traz da relação entre a Internet e as velhas mídias, onde se situam os tradicionais jornais impressos. Em primeiro lugar, a sinergia dos conglomerados globais de mídia e dos grupos nacionais em suas transações com o mundo da tecnologia da informação e das novas redes comunicacionais, e a questão dos jornais brasileiros nessa relação com as novas mídias. A análise destas questões levam aos bastidores da crise midiática que envolve as empresas jornalísticas impressas, onde para tal, além de analisar como grandes grupos internacionais estão desenvolvendo novas tecnologias para o jornalismo, tais como a Google Inc, talvez o maior empresa do ciberespaço da atualidade, busca-se entender como eles se relacionam com os grupos locais de informação e com os novos públicos da era digital. Assim, em segundo lugar, cumpre analisar como esses grupos locais de mídia estão interagindo dentro dessa sinergia onde, por esse caminho, chega-se ao objeto empírico desse estudo: como tudo isso se dá no contexto das empresas brasileiras de mídia, ou seja, dentro do foco deste estudo, nas grandes empresas jornalísticas nacionais.

Uma notícia recente do Jornal da Tarde informa[15]: “Só percebe qualquer alteração cultural quem a observa muito de perto, como faz desde julho o jornal MetaNews, mantido pelo grupo Grupo Estado exclusivamente no mundo virtual”. É a presença do velho jornal O Estado de S. Paulo dentro da Internet e dentro do mundo virtual conhecido por Second Life[16], já na TV, a propaganda anuncia: “Clique ÃO!”. Por outro lado, o da concorrência, um videocast[17] na web irradia: “Folha On-Line, a credibilidade da Folha na Internet”. Essas informações, que perambulam por todas as mídias, direcionam ao alvo previamente mirado pelo presente estudo, demonstram de forma prática a questão das novas tecnologias e da convergência midiática mencionadas acima, e expõem o estudo empírico levado em conta nesta dissertação. Assim, pesquisa-se como os dois maiores jornais paulistanos, O Estado de S. Paulo e a Folha de S. Paulo, estão sobrevivendo e se adaptando no novo mundo digital binário da Internet, o que, obviamente, leva em conta a análise dos seus respectivos websites, o Estadao.com.br e o Folha On-line, onde observa-se as novas práticas desses jornais frente e através do novo meio. É por meio desses dois tradicionais jornais de São Paulo, ou melhor, através dessas duas mega-corporações do mundo da notícia nacional, que se tenta entender como a Internet está alterando o mundo da notícia no cenário brasileiro, de forma que se possa analisar tendências para esses veículos dentro desse cenário midiático digital, que se mostra cada vez mais abrangente.

Com a junção de todos esses fatores, as análises bibliográficas e os diversos estudos e pesquisas acadêmicas, os dados levantados, atualizados, quantificados e interpretados, o estudo de caso em cima dos dois grandes jornais paulistanos, além das entrevistas com especialistas dentro das questões levantadas, busca-se uma soma cujo extrato aponta tendências para o mundo do jornalismo e sua inserção dentro da “Galáxia da Internet”, inclusive analisando se o jornal impresso irá de fato sucumbir diante ao novo meio e, enfim, se se pode entender como clarividêntica a afirmação de Baudrillard no parágrafo primeiro desta introdução: irá o ‘cyberespaço’ desertificar o mundo do jornalismo?

 

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[1] Doutora e livre-docente em Ciências da Comunicação pela ECA/USP-SP.

[2] José Benedito Pinho, mestre e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP-SP.

[3] Grifos nossos. N. do A.

[4] Ver “Jornalismo Sitiado”; Módulo: “O papel da mídia na sociedade digital”.

[5] Bacharel em Direito pela USP-SP e doutor em Ciências da Comunicação pela ECA/USP-SP

[6] Conforme termo utilizado pelo estudioso estadunidense Yochai Benkler, na obra: “The Wealth of Networks: How Social Production Transforms Markets and Freedom. New Haven and London: Yale University Press, 2006”, p. 212.

[7] Ex-correspondente do Jornal do Brasil nos EUA e criador do JB Online, primeiro jornal brasileiro na Internet.

[8] Em artigo intitulado “Como se preparar para a mídia do "eu" de Cláudio Tognolli, publicado no site “Observatório da Imprensa” (www.observatoriodaimprensa.com.br, 16/08/2005).

[9] Conforme noticiado pela WBI Brasil, em http://www.wbibrasil.com.br/boletim.php?id_boletim=324, 10/04/2007.

[10] Dados referentes ao público inglês. N. do A.

[11] Professor e pesquisador da University of North Carolinia, além de experiente jornalista.

[12] Obra que examinaremos. MEYER, Philip. Os jornais podem desaparecer? São Paulo: Contexto, 2007.

[13] Em COSTA, Caio Túlio.Por que a Nova Mídia é Revolucionária in Revista Líbero nº 18. São Paulo: Líbero, Dezembro 2006, pp. 19-30.

[14] Professor da Faculdade Cásper Líbero (São Paulo-SP) e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP-SP.

[15] PRETTI, Lucas. O segredo do Second Life em uma palavra in Jornal da Tarde, Caderno Link, 10/01/2008.

[16] Realidade virtual em cenário tridimensional com conexão multi-usuária de massa, que conecta em tempo-real pessoas de qualquer parte do planeta através de um software dedicado. Veja o site oficial: http://www.secondlife.com.

[17] Videocast, assim como podcast, é uma forma de publicação de programas de vídeo, áudio e/ou fotos pela Internet onde sua principal característica é a atualização constante.

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