Senhoras e senhores, boa tarde,
Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos
que, com exceção desse que vos fala e da presente
banca examinadora,
se dispuseram a estar aqui hoje neste evento que conclui a grande
jornada que é o Mestrado. Antecipadamente, peço desculpas
a todos, pois, infelizmente, nada será agregado ao vosso
conhecimento dentro dos próximos 20 minutos.
Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a todos que
ajudaram este pesquisador no desafio de chegar a este momento, quando
da proposta inicial de um projeto de pesquisa, se finda a realização
de uma longa dissertação de mestrado. Dissertação
de imensa valia para este pesquisador que se aventurou pelo mundo
do conhecimento comunicacional.
Gostaria de agradecer especialmente ao meu orientador,
Prof. Dr. Dimas Antonio Künsch, por ser o nosso grande guia,
responsável direto pela missão que agora se cumpre.
As indicações, as dicas, as correções,
e até mesmo alguns entreveros que passaram por esta relação
entre orientador-orientando. Tudo isto compôs uma somatória
fundamental não só para a construção
do pensamento que se traduz nas páginas deste longo texto
hoje entregue, mas como para a maturidade de toda uma vida a seguir:
antes de tudo, este momento se dedica a este grande mestre com carinho.
Gostaria também de agradecer a banca examinadora
desta pesquisa, o Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior, pelas brilhantes
considerações que guiaram a confecção
final deste trabalho, e também a Prof. Dra. Pollyana Ferrari
cujas observações foram igualmente imprescindíveis
e, em sua sentida ausência na presente dada, tais agradecimentos
se estendem ao Prof. Dr. Sebastião Squirra que gentilmente
nos cedeu parte de seu precioso tempo para estar hoje aqui nos brindando
com sua presença.
Gostaria também de agradecer aos professores
do Mestrado, todos aqueles os quais nós tivemos a honra de
poder compartilhar de seus conhecimentos, seja durante as disciplinas
que cursamos, os seminários e palestras que assistimos ou
mesmo nas conversas pelos corredores da Faculdade Cásper
Líbero. Sendo assim, tais agradecimentos são destinados
ao Prof. Dr. Laan Mendes de Barros, Prof. Dr. Cláudio Novaes
Pinto Coelho, Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Coutinho Lima, Prof.
Dr. Laurindo Leal Filho, Prof. Dr. Sérgio Amadeu da Silveira,
Prof. Dr. José Eugênio de Oliveira Menezes, Prof. Dr.
Liraucio Girardi, Profa. Dra. Heloiza Helena de Matos, Prof. Dr.
Luiz Cláudio Martino e, mais uma vez, para o Prof. Dr. Dimas
Antonio Kunsch: obrigado, meus mestres.
Vale frizar que tais agradecimentos seriam inexistentes
se não tivéssemos contato com a ajuda de antigos colegas,
colegas que nos ajudaram a conceber o projeto inicial que hoje se
conclui: Prof. Dr. Dilvo Peruzzo, Prof. Dr. Cláudio Tognolli,
Profa Dra. Mônica Martinez, Profa. Dra. Mirtes Torres, Prof.
Ms. Marcelo Briseno Marques de Melo e o Prof. Marco Aurélio
Briseno Teixeira. Obrigado caros ex-colegas, eu nunca me esqueci
de vocês.
Seria injusto agradecer somente aos professores
que nos ajudaram nesta empreitada, é preciso enfatizar que
os nossos colegas de curso foram todos fundamentais para a elaboração
desta pesquisa, no convívio em sala de aula, nos grupos de
estudo, nos debates, conversas e calorosas discussões, em
suma, dentro do cotidiano da vida acadêmica durante os dois
anos em que estivemos freqüentando esta instituição.
Isto posto, gostaria de agradecer ao Prof. Ms. Augusto Hideato Takeda,
Prof. Ms. Carlos Eduardo Kuroki Ito, Prof. Ms. Celso Agostinho Aparecido
Antonio, Prof. Ms. Celso Alfaro Malheiros, Prof. Ms. Gabriel Lages,
Profa. Ms. Genilda Alves de Souza, Prof. Ms. Jairo Camilo, Prof.
Ms. Julio Cesar Degl'Iesposti, ao qual peço desculpas por
não saber pronunciar corretamente seu sobrenome, Prof. Ms.
Luiz Fernando Camara Vitral, Prof. Ms. Manuel Dorneles Rodrigues,
Prof. Ms. Mario David Pinto de Melo, Prof. Ms. Osório Antonio
Candido da Silva, Prof. Ms. Synésio Consolo Filho, Profª.
Ms. Eliane Calixto Paiva, Profª. Ms. Elisete Duarte Baião,
Profª. Ms. Ester Marçal Fér, Profª. Ms.
Liliane Moiteiro Caetano, Prof. Ms. Patrícia Mendes, Profª.
Ms. Roseli Trevisan Campos e Profª. Ms. Tatiana Massako Kawakami:
obrigado meus colegas.
Mas a ajuda que obtivemos não se resume
àqueles que estão dentro do âmbito das instituições
as quais esta pesquisa nasceu e se desenvolveu, assim também
gostaria de agradecer a diversas pessoas que igualmente nos ajudaram
durante o seu decorrer, direta ou indiretamente: ao Prof. Dr. Gustavo
Venturi Junior, Prof. Gustavo de Souza Leite, Profª. Heloisa
Helena da Silva, Profª. Lucia Teixeira de Freitas, Profª.
Ms. Carolina Frazon Terra, The Teacher Patrícia Reis, e a
Profª. Waléria Bertolucci: obrigado meus amigos.
Gostaria de agradecer também aos blogueiros
que se dispuseram em doar parte do seu tempo para colaborar para
a presente pesquisa: ao blogueiro Tiago Dória do blog cujo
título lhe é homônimo, ao casal Marcelo e Lyanne
do Blog Vida de Viajante, Pedro Villalobos do blog Isso Mesmo!,
Marcelo de Andrade do blog Cotidiano, Tecnologia e Algo mais, Willians
de Abreu do blog Will Publi, as garotas que dizem Ni: Flávia
Pegorin, Clarissa Passos e Viviana Agostinho do blog de igual nome,
André Salles do blog Digital Poesis e, mais uma vez, a blogueira
Carolina Frazon Terra do blog RPalavreando e a blogueira Lucia Teixeira
de Freitas do blog Ladybug Brasil: valeu mesmo galera!
Por fim, quero agradecer com um carinho especial
aos dois professores que foram os guias maiores desta grande jornada,
jornada que são se resume aos dois anos em que estivemos
freqüentando os corredores da Cásper Líbero,
mas que compreende a nossa vida inteira: o Prof. Dr. Pedro Luiz
de Oliveira Costa Neto e a Profa. Ms. Ligia Siniscalco de Oliveira
Costa, meus queridos pais: obrigado por terem me trazido a vida
e me darem os subsídios para que este momento se tornasse
realidade.
O trabalho
O trabalho que hoje se conclui, intitula-se “Internet,
Jornalismo e Weblog: a Nova Mensagem. Estudos Contemporâneos
de Novas Tendências Comunicacionais Digitais”. Tal título
é auto-explicativo, evidencia as duas grandes instâncias
que foram pesquisadas, a Internet e o Jornalismo e, dentro da relação
do meio Internet com a mensagem jornalística, uma nova instância
se mostrou importante para a compreensão da atualidade midiática,
o weblog: um novo meio que vem sendo largamente utilizado para se
propagar a mensagem jornalística dentro das novas mídias
e que revela que, hoje, existe, de fato, uma nova mensagem, mensagem
erigida pela Internet e a inclusão de infinitas novas vozes
no grande palco da mídia. Dessa forma, este estudo se conecta
diretamente a famosa frase de Herbert Marshall McLuhan “o
meio é a mensagem”, um dos pontos iniciais desta dissertação,
onde temos como meio a Internet e o Weblog, e como mensagem o jornalismo.
A continuidade do título deste trabalho também revela
a área de concentração de estudos ao qual ele
está vinculado: a Comunicação na Contemporaneidade,
e ao que a pesquisa se propõe: descrever um pequeno recorte
da contemporaneidade midiática dentro das instâncias
investigadas.
O presente estudo difere-se de muitos estudos
que são comumente concebidos a nível de Mestrado,
ele ressente-se de uma hipótese investigativa e de um campo
de estudo bem delineado. Tão pouco obedece a linha de pesquisa
em que está inserido, assim como desobedece alguns parâmetros
do método científico. Tal estudo não almeja
explicar nada e sequer chega a alguma conclusão, mais questiona
do que explica, não simplifica e sim complica. Sua essência
é puramente reflexiva e teórica, é muito mais
filosófico do que empírico.
Neste momento, quando dissemos que este estudo
ressente-se de um campo de estudo definido, poderíamos dizer,
de uma outra forma, que ele é amplo, muito amplo, e esta
foi a grande crítica com que convivemos durante a sua igualmente
ampla construção, que resulta num texto tão
ao mais amplo que uma tese, embora nenhuma tese seja defendida ou
confirmada. Mas tal amplitude, embora questionável, nunca
foi a nossa escolha, foi sempre o nosso caminho, o único
caminho, foi sempre a nossa história: da astronomia para
a comunicação, da editoração para a
Internet, o design, o webdesign, e a tecnologia e, finalmente, o
jornalismo. E se é amplo o estudo que chega ao fim teimando
em não findar, muito mais amplas foram as reflexões
das quais apenas uma pequena parte pode ser transcrita. A amplitude
maior deste estudo é aquela que em nenhum suporte suporta,
é uma amplitude que hoje tem a prazerosa sensação
de que sabemos mais, e mais sabemos que é preciso saber mais,
pois quanto mais aprendemos, mais sabemos que nada ou pouco sabemos.
Assim, a grande lição é aprender que sempre
precisamos aprender, nem que seja para chegar a milenar conclusão
de que tudo que sabemos é que nada sabemos.
Mas é preciso esclarecer que esta auto-avaliação
neste momento revelada por este pesquisador, não nos impediu
de aqui chegarmos a este tão almejado momento com a sincera
sensação de missão cumprida e com o sentimento
de que fizemos tudo que nos foi possível, embora, cremos,
fosse possível se fazer mais, muito mais. A dissertação
chega ao fim, a busca por novos conhecimentos, jamais. Chegamos
até aqui não só com esta sensação,
mas com a certeza de que este trabalho, embora elaborado por caminhos
não usuais, pleiteia uma única avaliação,
uma única certeza: que não basta ter título
de mestre é preciso se sentir e agir como um.
Muito obrigado,
Pedro Luiz
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