Dissertação de Mestrado - Faculdade Cásper Líbero
INTERNET, JORNALISMO E WEBLOG: A NOVA MENSAGEM

Estudos Contemporâneos de Novas Tendências Comunicacionais Digitais

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ANEXOS

GLOSSÁRIO


Discurso de Agradecimento

Senhoras e senhores, boa tarde,

Antes de mais nada, gostaria de agradecer a todos que, com exceção desse que vos fala e da presente banca examinadora,
se dispuseram a estar aqui hoje neste evento que conclui a grande jornada que é o Mestrado. Antecipadamente, peço desculpas a todos, pois, infelizmente, nada será agregado ao vosso conhecimento dentro dos próximos 20 minutos.
Gostaria de aproveitar o espaço para agradecer a todos que ajudaram este pesquisador no desafio de chegar a este momento, quando da proposta inicial de um projeto de pesquisa, se finda a realização de uma longa dissertação de mestrado. Dissertação de imensa valia para este pesquisador que se aventurou pelo mundo do conhecimento comunicacional.

Gostaria de agradecer especialmente ao meu orientador, Prof. Dr. Dimas Antonio Künsch, por ser o nosso grande guia, responsável direto pela missão que agora se cumpre. As indicações, as dicas, as correções, e até mesmo alguns entreveros que passaram por esta relação entre orientador-orientando. Tudo isto compôs uma somatória fundamental não só para a construção do pensamento que se traduz nas páginas deste longo texto hoje entregue, mas como para a maturidade de toda uma vida a seguir: antes de tudo, este momento se dedica a este grande mestre com carinho.

Gostaria também de agradecer a banca examinadora desta pesquisa, o Prof. Dr. Walter Teixeira Lima Junior, pelas brilhantes considerações que guiaram a confecção final deste trabalho, e também a Prof. Dra. Pollyana Ferrari cujas observações foram igualmente imprescindíveis e, em sua sentida ausência na presente dada, tais agradecimentos se estendem ao Prof. Dr. Sebastião Squirra que gentilmente nos cedeu parte de seu precioso tempo para estar hoje aqui nos brindando com sua presença.

Gostaria também de agradecer aos professores do Mestrado, todos aqueles os quais nós tivemos a honra de poder compartilhar de seus conhecimentos, seja durante as disciplinas que cursamos, os seminários e palestras que assistimos ou mesmo nas conversas pelos corredores da Faculdade Cásper Líbero. Sendo assim, tais agradecimentos são destinados ao Prof. Dr. Laan Mendes de Barros, Prof. Dr. Cláudio Novaes Pinto Coelho, Prof. Dr. Marcelo de Oliveira Coutinho Lima, Prof. Dr. Laurindo Leal Filho, Prof. Dr. Sérgio Amadeu da Silveira, Prof. Dr. José Eugênio de Oliveira Menezes, Prof. Dr. Liraucio Girardi, Profa. Dra. Heloiza Helena de Matos, Prof. Dr. Luiz Cláudio Martino e, mais uma vez, para o Prof. Dr. Dimas Antonio Kunsch: obrigado, meus mestres.

Vale frizar que tais agradecimentos seriam inexistentes se não tivéssemos contato com a ajuda de antigos colegas, colegas que nos ajudaram a conceber o projeto inicial que hoje se conclui: Prof. Dr. Dilvo Peruzzo, Prof. Dr. Cláudio Tognolli, Profa Dra. Mônica Martinez, Profa. Dra. Mirtes Torres, Prof. Ms. Marcelo Briseno Marques de Melo e o Prof. Marco Aurélio Briseno Teixeira. Obrigado caros ex-colegas, eu nunca me esqueci de vocês.

Seria injusto agradecer somente aos professores que nos ajudaram nesta empreitada, é preciso enfatizar que os nossos colegas de curso foram todos fundamentais para a elaboração desta pesquisa, no convívio em sala de aula, nos grupos de estudo, nos debates, conversas e calorosas discussões, em suma, dentro do cotidiano da vida acadêmica durante os dois anos em que estivemos freqüentando esta instituição. Isto posto, gostaria de agradecer ao Prof. Ms. Augusto Hideato Takeda, Prof. Ms. Carlos Eduardo Kuroki Ito, Prof. Ms. Celso Agostinho Aparecido Antonio, Prof. Ms. Celso Alfaro Malheiros, Prof. Ms. Gabriel Lages, Profa. Ms. Genilda Alves de Souza, Prof. Ms. Jairo Camilo, Prof. Ms. Julio Cesar Degl'Iesposti, ao qual peço desculpas por não saber pronunciar corretamente seu sobrenome, Prof. Ms. Luiz Fernando Camara Vitral, Prof. Ms. Manuel Dorneles Rodrigues, Prof. Ms. Mario David Pinto de Melo, Prof. Ms. Osório Antonio Candido da Silva, Prof. Ms. Synésio Consolo Filho, Profª. Ms. Eliane Calixto Paiva, Profª. Ms. Elisete Duarte Baião, Profª. Ms. Ester Marçal Fér, Profª. Ms. Liliane Moiteiro Caetano, Prof. Ms. Patrícia Mendes, Profª. Ms. Roseli Trevisan Campos e Profª. Ms. Tatiana Massako Kawakami: obrigado meus colegas.

Mas a ajuda que obtivemos não se resume àqueles que estão dentro do âmbito das instituições as quais esta pesquisa nasceu e se desenvolveu, assim também gostaria de agradecer a diversas pessoas que igualmente nos ajudaram durante o seu decorrer, direta ou indiretamente: ao Prof. Dr. Gustavo Venturi Junior, Prof. Gustavo de Souza Leite, Profª. Heloisa Helena da Silva, Profª. Lucia Teixeira de Freitas, Profª. Ms. Carolina Frazon Terra, The Teacher Patrícia Reis, e a Profª. Waléria Bertolucci: obrigado meus amigos.

Gostaria de agradecer também aos blogueiros que se dispuseram em doar parte do seu tempo para colaborar para a presente pesquisa: ao blogueiro Tiago Dória do blog cujo título lhe é homônimo, ao casal Marcelo e Lyanne do Blog Vida de Viajante, Pedro Villalobos do blog Isso Mesmo!, Marcelo de Andrade do blog Cotidiano, Tecnologia e Algo mais, Willians de Abreu do blog Will Publi, as garotas que dizem Ni: Flávia Pegorin, Clarissa Passos e Viviana Agostinho do blog de igual nome, André Salles do blog Digital Poesis e, mais uma vez, a blogueira Carolina Frazon Terra do blog RPalavreando e a blogueira Lucia Teixeira de Freitas do blog Ladybug Brasil: valeu mesmo galera!

Por fim, quero agradecer com um carinho especial aos dois professores que foram os guias maiores desta grande jornada, jornada que são se resume aos dois anos em que estivemos freqüentando os corredores da Cásper Líbero, mas que compreende a nossa vida inteira: o Prof. Dr. Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto e a Profa. Ms. Ligia Siniscalco de Oliveira Costa, meus queridos pais: obrigado por terem me trazido a vida e me darem os subsídios para que este momento se tornasse realidade.

O trabalho

O trabalho que hoje se conclui, intitula-se “Internet, Jornalismo e Weblog: a Nova Mensagem. Estudos Contemporâneos de Novas Tendências Comunicacionais Digitais”. Tal título é auto-explicativo, evidencia as duas grandes instâncias que foram pesquisadas, a Internet e o Jornalismo e, dentro da relação do meio Internet com a mensagem jornalística, uma nova instância se mostrou importante para a compreensão da atualidade midiática, o weblog: um novo meio que vem sendo largamente utilizado para se propagar a mensagem jornalística dentro das novas mídias e que revela que, hoje, existe, de fato, uma nova mensagem, mensagem erigida pela Internet e a inclusão de infinitas novas vozes no grande palco da mídia. Dessa forma, este estudo se conecta diretamente a famosa frase de Herbert Marshall McLuhan “o meio é a mensagem”, um dos pontos iniciais desta dissertação, onde temos como meio a Internet e o Weblog, e como mensagem o jornalismo. A continuidade do título deste trabalho também revela a área de concentração de estudos ao qual ele está vinculado: a Comunicação na Contemporaneidade, e ao que a pesquisa se propõe: descrever um pequeno recorte da contemporaneidade midiática dentro das instâncias investigadas.

O presente estudo difere-se de muitos estudos que são comumente concebidos a nível de Mestrado, ele ressente-se de uma hipótese investigativa e de um campo de estudo bem delineado. Tão pouco obedece a linha de pesquisa em que está inserido, assim como desobedece alguns parâmetros do método científico. Tal estudo não almeja explicar nada e sequer chega a alguma conclusão, mais questiona do que explica, não simplifica e sim complica. Sua essência é puramente reflexiva e teórica, é muito mais filosófico do que empírico.

Neste momento, quando dissemos que este estudo ressente-se de um campo de estudo definido, poderíamos dizer, de uma outra forma, que ele é amplo, muito amplo, e esta foi a grande crítica com que convivemos durante a sua igualmente ampla construção, que resulta num texto tão ao mais amplo que uma tese, embora nenhuma tese seja defendida ou confirmada. Mas tal amplitude, embora questionável, nunca foi a nossa escolha, foi sempre o nosso caminho, o único caminho, foi sempre a nossa história: da astronomia para a comunicação, da editoração para a Internet, o design, o webdesign, e a tecnologia e, finalmente, o jornalismo. E se é amplo o estudo que chega ao fim teimando em não findar, muito mais amplas foram as reflexões das quais apenas uma pequena parte pode ser transcrita. A amplitude maior deste estudo é aquela que em nenhum suporte suporta, é uma amplitude que hoje tem a prazerosa sensação de que sabemos mais, e mais sabemos que é preciso saber mais, pois quanto mais aprendemos, mais sabemos que nada ou pouco sabemos. Assim, a grande lição é aprender que sempre precisamos aprender, nem que seja para chegar a milenar conclusão de que tudo que sabemos é que nada sabemos.

Mas é preciso esclarecer que esta auto-avaliação neste momento revelada por este pesquisador, não nos impediu de aqui chegarmos a este tão almejado momento com a sincera sensação de missão cumprida e com o sentimento de que fizemos tudo que nos foi possível, embora, cremos, fosse possível se fazer mais, muito mais. A dissertação chega ao fim, a busca por novos conhecimentos, jamais. Chegamos até aqui não só com esta sensação, mas com a certeza de que este trabalho, embora elaborado por caminhos não usuais, pleiteia uma única avaliação, uma única certeza: que não basta ter título de mestre é preciso se sentir e agir como um.

Muito obrigado,
Pedro Luiz

 


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