Novas Tecnologias para a Segurança e Saúde no Trabalho
Pedro Luiz de Oliveira Costa Neto
Consultor da FUSP – Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo; professor de pós-graduação da Escola Politécnica da USP, Universidade Paulista e Faculdades Tancredo Neves1 – Introdução
A relação do autor com a Fundacentro e com o seu campo de atuação iniciou-se com a coordenação do I Ciclo de Teleconferências sobre Segurança e Saúde no Trabalho [1] e prossegue, no corrente ano, com a coordenação do II Ciclo, além de seis cursos à distância que serão realizados no âmbito da Fundacentro, totalizando 72 horas de tele-aulas.
Essa experiência pedagógica é pioneira no Brasil, pelo fato de que utilizará o veículo de transmissão que denominamos teleconferência interativa, como forma de transmitir os ensinamento dos professores às 14 tele-salas implementadas pela Fundacentro.
O objetivo do presente artigo é relatar aspectos significativos do projeto concluído e discutir as perspectivas do que está sendo presentemente encetado.
2 – O 1º Ciclo de Teleconferências
Não nos estendemos relatando o temário e os palestrantes desse ciclo de teleconferências, por haverem sido bastante divulgados e constarem em [1]. Damos, entretanto, nos quadros a seguir, informações quanto à freqüência de público e às avaliações compiladas nos questionários preenchidos pelos participantes. Vê-se que o ciclo de teleconferências pode ser considerado um sucesso, com média de público de 41 pessoas/tele-sala.evento, no âmbito da Fundacentro, e excelentes índices de avaliação.
Esses bons resultados, certamente, não foram conseguidos por acaso. De fato, um meticuloso trabalho de preparação, divulgação, gestão da qualidade e comprometimento das pessoas é indispensável ao êxito de um projeto desse porte.
Teleconferências |
Âmbito da Fundacentro |
Demais Plenários | Total |
1ª |
670 |
- |
670 |
2ª |
751 |
- |
751 |
3ª |
590 |
39 |
629 |
4ª |
690 |
51 |
741 |
5ª |
575 |
35 |
610 |
6ª |
665 |
443 |
1.108 |
7ª |
501 |
453 |
954 |
8ª |
508 |
419 |
927 |
9ª |
397 |
440 |
837 |
10ª |
415 |
413 |
828 |
TOTAL | 5.762 |
2.293 |
8.055 |
Quadro I – Freqüência às teleconferências
Item/ Teles-salas |
Interesse do tema |
Conteúdo abordado |
Exposição do tema |
Qualidade da Imagem |
Qualidade do som |
Sobre o debate |
Média geral |
1ª |
8,9 |
8,2 |
8,1 |
9,1 |
9,4 |
7,9 |
8,6 |
2ª |
9,3 |
8,6 |
8,3 |
9,2 |
9,4 |
8,3 |
8,9 |
3ª |
9,0 |
8,6 |
8,2 |
9,4 |
9,6 |
8,4 |
8,9 |
4ª |
9,2 |
8,8 |
9,6 |
9,2 |
9,3 |
8,5 |
8,9 |
5ª |
9,2 |
8,7 |
8,6 |
9,1 |
9,2 |
8,5 |
8,9 |
6ª |
9,4 |
8,4 |
8,2 |
8,9 |
9,2 |
8,1 |
8,7 |
7ª |
9,4 |
9,1 |
8,9 |
9,0 |
9,3 |
8,9 |
9,1 |
8ª |
9,3 |
8,7 |
8,6 |
9,2 |
9,3 |
8,6 |
8,9 |
9ª |
9,3 |
8,8 |
8,4 |
9,3 |
9,5 |
8,5 |
9,0 |
10ª |
9,5 |
9,1 |
9,0 |
9,0 |
9,1 |
9,0 |
9,1 |
Quadro II – Avaliação das Teleconferências
3 – O projeto de 2002
Neste ano, está em curso o II Ciclo de Teleconferências sobre Segurança e Saúde no Trabalho, mas a principal novidade, com início previsto para outubro, será a realização de 6 telecursos utilizando a teleconferência interativa(*).
(*) Para os interessados em um cotejo das características deste veículo com outros já mais disseminados entre nós, como a videoconferência e a Internet, recomendamos [3]. Para mais informações sobre o projeto como um todo, pode-se acessar o seu site www.fundacentro.gov.br/ecdsst
Vantagens |
Dificuldades |
A possibilidade de atingir uma rede de pontos ilimitadamente grande, com custo fixo dos programas; |
A existência de muitos pontos remotos, dificultando a coordenação. É importante estabelecer um canal de comunicação eficaz com todos os pontos da rede; |
A simplicidades e baixo custo de instalação das tele-salas; |
A necessidade de conseguir o comprometimento dos responsáveis pelos pontos remotos, garantindo boa divulgação e presença de público; |
A relativa facilidade de elaboração da programação; |
A manutenção do alto nível dos programas, para manter o público cativo com o tempo; |
A facilidade para o público, por não exigir nenhuma habilidade específica. |
Estabelecer o formato do evento em compatibilidade com as características do público, para maior atratividade dos programas |
Quadro III – Principais vantagens e dificuldades
Limitar-nos-emos a afirmar a nossa grande confiança nessa forma de promover a educação à distância, ainda inédita no Brasil com o uso de interatividade via hardware e software, como deverá ser o caso neste projeto da Fundacentro. Acreditamos, portanto, que, além dos benefícios que trará no campo da Segurança e Saúde no Trabalho, esse experimento pedagógico terá também o mérito de ser um piloto para futuras utilizações em outros campos do conhecimento, muito contribuindo para o aprimoramento dos nosso profissionais.
4 – Referências
1. Costa Neto, P.L.O. – 1º Ciclo de Teleconferências sobre Segurança e Saúde no Trabalho – ASSIBEI 2001 – Rio de Janeiro, 2001.
2. Costa Neto, P.L.O. - Teleconferencias en Brasil: realizaciones y desafíos – Virtual Educa 2002 – Valencia, Espanha
3. Rocha, A.A. e Costa Neto, P.L.O. – Educação Continuada e à Distância em Engenharia – Revista ABENGE, vol. 20, nº 1, agosto, 2001.