Na medida que adentramos pelos meandros da globalização, dos negócios,
da política, da economia e das ciências, vemos, de imediato, o poder que
a comunicação exerce sobre todas essas áreas. Sentimos por outro lado,
a pouca importância que a ela se dá, refletindo, negativa e diretamente,
na problemática Educacional.
A Educação tem que estar de forma preponderante em todas as fases dos
processos que comandam o mundo das relações entre os povos para garantir
o sucesso no desenvolvimento pessoal e o progresso das técnicas, da cultura,
da economia e da sociedade em geral.
Todos sabemos da importância da Educação neste mundo em contínua e rápida
transformação, mas pouco sabemos sobre como sensibilizar Governantes,
Administradores e Educadores em geral, para que reajam tempestiva, objetiva
e eficientemente para propor soluções que o atual estágio do desenvolvimento
humano e tecnológico passa a exigir.
O humano e o tecnológico não podem e não devem ser vistos como forças
antagônicas nesse processo desenvolvimentista, pois, do contrário, nunca
teríamos a possibilidade de vermos o triunfo da ciência e, nem tão pouco,
a felicidade das pessoas.
A concomitância entre o desenvolvimento humano e o tecnológico é algo
imprescindível no mundo das relações pessoais e grupais, e só assim pensando
é que se pode propugnar por um enobrecimento do homem no desempenho de
suas funções operativas, técnicas ou administrativas.
Daí resulta a necessidade de se definir estratégias para atingir os objetivos
de um ensino, ao mesmo tempo humanista e tecnológico.
Como ensaio de uma estratégia, sugerimos os seguintes pontos:
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Análise das conseqüências já sentidas pelo descaso no trato das questões
educacionais;
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Chamar a atenção da "Mídia" para o problema, indicando possíveis
soluções;
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Escrever artigos contundentes em jornais de grande circulação e revistas
especializadas, especificando os problemas que vivemos hoje em função
de uma grande defazagem entre o que a Escola ensina e o que deveria
ensinar;
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Organizar simpósios, seminários, congressos sobe temas que englobem
a modernização da Educação e pedagogias alternativas.
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Inserir a problemática Educacional no mundo globalizado e informalizado;
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Traçar paralelos entre o progresso científico e o "progresso da educação",
que ainda não sabe como usar a telemática na educação;
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Mostrar e demonstrar a importância que tem os modernos sistemas tecnológicos
de ensino para a formação dos alunos e professores.
A Instituição Escola, como as Instituições Empresa e Família, não pode
prescindir do poderoso auxílio que a Informática e a telecomunicação podem
lhe prestar (Ensino acelerado, com Educação a Distância).
Sendo correta essa estratégia, o CIEV - CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO
VIRTUAL, dentro dos seus objetivos, dispõe dos recursos humanos,
materiais e tecnológicos para enfrentar esses desafios, com base em um
ideário que privilegie a formação e a dignidade do cidadão, a Ética e
a justiça social.
Esta será uma forma do CIEV integrar-se no esforço que outras
entidades estão fazendo no sentido de dar à Educação a importância que
merece no atual cenário em vistas à presente década.
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