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A EDUCAÇÃO NA ERA TELEMÁTICA
Carlos Rolim Affonso*1

Na medida que adentramos pelos meandros da globalização, dos negócios, da política, da economia e das ciências, vemos, de imediato, o poder que a comunicação exerce sobre todas essas áreas. Sentimos por outro lado, a pouca importância que a ela se dá, refletindo, negativa e diretamente, na problemática Educacional.

A Educação tem que estar de forma preponderante em todas as fases dos processos que comandam o mundo das relações entre os povos para garantir o sucesso no desenvolvimento pessoal e o progresso das técnicas, da cultura, da economia e da sociedade em geral.

Todos sabemos da importância da Educação neste mundo em contínua e rápida transformação, mas pouco sabemos sobre como sensibilizar Governantes, Administradores e Educadores em geral, para que reajam tempestiva, objetiva e eficientemente para propor soluções que o atual estágio do desenvolvimento humano e tecnológico passa a exigir.

O humano e o tecnológico não podem e não devem ser vistos como forças antagônicas nesse processo desenvolvimentista, pois, do contrário, nunca teríamos a possibilidade de vermos o triunfo da ciência e, nem tão pouco, a felicidade das pessoas.

A concomitância entre o desenvolvimento humano e o tecnológico é algo imprescindível no mundo das relações pessoais e grupais, e só assim pensando é que se pode propugnar por um enobrecimento do homem no desempenho de suas funções operativas, técnicas ou administrativas.

Daí resulta a necessidade de se definir estratégias para atingir os objetivos de um ensino, ao mesmo tempo humanista e tecnológico.

Como ensaio de uma estratégia, sugerimos os seguintes pontos:

  • Análise das conseqüências já sentidas pelo descaso no trato das questões educacionais;

  • Chamar a atenção da "Mídia" para o problema, indicando possíveis soluções;

  • Escrever artigos contundentes em jornais de grande circulação e revistas especializadas, especificando os problemas que vivemos hoje em função de uma grande defazagem entre o que a Escola ensina e o que deveria ensinar;

  • Organizar simpósios, seminários, congressos sobe temas que englobem a modernização da Educação e pedagogias alternativas.

  • Inserir a problemática Educacional no mundo globalizado e informalizado;

  • Traçar paralelos entre o progresso científico e o "progresso da educação", que ainda não sabe como usar a telemática na educação;

  • Mostrar e demonstrar a importância que tem os modernos sistemas tecnológicos de ensino para a formação dos alunos e professores.

A Instituição Escola, como as Instituições Empresa e Família, não pode prescindir do poderoso auxílio que a Informática e a telecomunicação podem lhe prestar (Ensino acelerado, com Educação a Distância).

Sendo correta essa estratégia, o CIEV - CENTRO INTEGRADO DE EDUCAÇÃO VIRTUAL, dentro dos seus objetivos, dispõe dos recursos humanos, materiais e tecnológicos para enfrentar esses desafios, com base em um ideário que privilegie a formação e a dignidade do cidadão, a Ética e a justiça social.

Esta será uma forma do CIEV integrar-se no esforço que outras entidades estão fazendo no sentido de dar à Educação a importância que merece no atual cenário em vistas à presente década.

 

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