A EAD DO PONTO DE VISTA DO EMPREGADOR
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A Educação a Distância não pode prescindir da Tecnologia Educacional e da Mídia Educativa. |
A Educação a Distância vai resolver o problema da baixa escolaridade brasileira. |
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Educação a Distância e o Ensino Presencial são forças complementares e não antagônicas. |
A Educação a Distância é o próprio Ensino por Correspondência de antigo e largo uso no Brasil. |
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A Educação a Distância não é inovação recente, mas sim uma modalidade Educacional com uma história universal. |
A verdadeira educação não pode prescindir do ensino presencial. |
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A Educação por correspondência também é uma forma de Educação a Distância e pode ser bem conduzida. |
O Ensino por Correspondência é uma forma antiquada de Educação e que não tem mais lugar em nosso contexto. |
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A Educação a Distância é aplicável a qualquer nível e modalidade de ensino - do fundamental ao superior. |
A excelência da educação reside nas instituições educativas e não em novas formas de educação. |
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Na sua expressão mais simples, Educação a Distância significa todas as formas de Educação em que o aprendiz normalmente se encontra em um local diferente daquele em que se acha a pessoa que ensina. |
A única forma de garantia de eficácia da Educação a Distância é a interatividade. |
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A Educação a Distância deve pressupor interatividade ou comunicação nos dois sentidos. |
Somente a EAD garante democratização do ensino e seu caráter de permanência. |
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A Educação a Distância deve prever a possibilidade de encontros ocasionais dos aprendizes para fins didáticos e/ ou de socialização. |
As novas tecnologias a serviço do ensino (TV a cabo ou satélite, "teipes" de vídeo ou de áudio, fax, modem de computador, videoconferência, CD-ROM...) dão caráter de essencialidade a EAD. |
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A utilização da mídia tecnológica impressa, mecânica ou eletrônica é, hoje, a principal força propulsora da EAD. |
A EAD tem que estar apoiada apenas em concepções tecnológicas primariamente, e em concepções filosóficas secundariamente. |
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EAD é um sistema educativo organizado para público específico, envolvendo um processo ensino/ aprendizagem com interação professor/ aluno, podendo ser mobilizados multimeios para fins de comunicação. O sistema tem de prever a avaliação dos alunos e do próprio sistema. |
EAD é a utilização de meios eletrônicos para fins de educação que dispensa a presença do professos porque o aluno dispõe de todas as fontes de informações disponíveis. A EAD é a utilização das tecnologias para fins de ensino. |
1. Principais Tendências
1.1. Crescente aumento de instituições que passaram a se preocupar com a Educação.
1.2. Descoberta de multi-meios aplicáveis à Educação.
1.3. Aceitação generalizada da Informática como meio eficaz para o Sistema Ensino/ Aprendizagem. (TBC), incluindo a criação de ambientes instrucionais virtuais.
1.4. A Internet estimulando as comunicações em rede na Educação.
1.5. As escolas acessando progressivamente a TV para fins de ensino.
1.6. Tecnologia Educacional disponível não só nas escolas, mas nas empresas e nas casas de família.
1.7. Crescimento geométrico de pessoas que receberão educação.
1.8. Os professores passaram a interessar-se cada vez mais pela literatura da Tecnologia Educacional.
1.9. Novas formas de relacionamento Professor/ Aluno, para garantir a interatividade.
1.10. Exigência de novas reformas educacionais.
2. Principais Desafios
2.1. Urgente reestruturação das entidades de ensino para atender a nova demanda educacional.
2.2. Legislação educacional atualizada e flexível.
2.3. Treinamento adequado para docentes e dirigentes de escolas.
2.4. Desenvolvimento de softwares educacionais (recursos computacionais multimidiáticos).
2.5. Pesquisas para avaliação do ensino e da aprendizagem.
2.6. Aumento considerável do número de especialistas em Tecnologia Educacional através de treinamentos específicos.
2.7. Preparação acelerada de novos modelos instrucionais.
2.8. Sensibilização da população sobre essa forma de educação, sua oportunidade e validade. (presença na mídia).
2.9. Descobrir novas formas de avaliação da aprendizagem. (auto avaliação)
2.10. Divulgar, por todos os meios possíveis, o que é - e o que não é EAD.