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Conseqüências do tsunami na imagem dos países asiáticos

Com a enorme devastação e as milhares de mortes causadas pelo tsunami no final de 2004, houve o aparecimento de crise de imagem, que afeta o setor turístico de alguns países da Ásia, aumentando o desemprego para as pessoas que dependem do turismo e gerando possíveis crises econômicas na região.
O presidente norte-americano George W. Bush aproveita a situação catastrófica para melhorar a imagem dos Estados Unidos nos países islâmicos. O Plano de Ação de Phunket foi criado com a finalidade de salvar postos de trabalho do setor turístico, de reativar pequenas e médias empresas relacionadas com o turismo e de recuperar o trânsito de visitantes que faz funcionar as economias de Sri Lanka, Maldivas, Tailândia e Indonésia.
O plano visa difundir de maneira clara e abundante as informações relacionadas aos países afetados pelo tsunami, pois é essencial para recuperar a confiança do mercado, melhorando deste modo a comunicação com o resto do mundo. Serão revisados os planos de gestão de crise para estabelecer uma comunicação eficaz e estreitar a cooperação entre o setor do turismo e as autoridades de segurança pública. Também serão organizados ateliês de formação em gestão de riscos e de imagem.
Segundo o site Turismologia, existem algumas idéias para preparar ou completar a campanha de marketing tais como: criar uma campanha mundial publicitária, mostrando que o turismo na Ásia pode ser muito positivo, a fim de eliminar com os medos dos turistas; realizar sorteios de bilhetes de avião às zonas afetadas pelo tsunami para aumentar o número de visitantes e as vendas de diárias nos hotéis, além de fazer publicidade às viagens nas regiões; distribuir para algumas pessoas que contribuíram a um fundo de socorro para os atingidos pelo tsunami, viagens para a Ásia afetada, através de sorteios; participação gratuita em feiras de turismo; ajuda de líderes do turismo para fomentar o turismo, entre outros. Em curto prazo, necessitam de assistência generalizada para que os turistas regressem nos locais afetados pela tragédia.
Para o governo Bush, a ocorrência tsunami trouxe possibilidades de reverter o ressentimento antiamericano no mundo islâmico. De acordo com o site da BBC, “o secretário de estado Colin Powell foi transparente. Disse que a mobilização americana para ajudar o sul da Ásia devastado pelo maremoto é um impulso humanitário, mas se trata também de um investimento em segurança nacional”.
No entanto, houve a reclamação de que os Estados Unidos fizeram uma intervenção insuficiente, já que possuem os maiores recursos financeiros e ajudaram alguns países asiáticos com uma pequena quantia.
Com uma maciça assistência humanitária e um novo enfoque geopolítico no sul da Ásia, existem oportunidades óbvias de ir além de tentar resolver a frustração internacional dos E.U.A no Iraque e as tensões no mundo islâmico, é possível melhorar a imagem dos Estados Unidos, podendo diminuir a probabilidade de haver atentados nesta nação.
Percebe-se a importância da imagem para conquistar os objetivos. O tsunami deixou um forte temor psicológico aos turistas em visitar a região, mas, por outro lado, a mesma onda de destruição pode ser uma ferramenta de segurança nacional.

Luciana de Oliveira Bomfim
Aluna do curso de Relações Públicas

Fontes:
www.bye.com.br
www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2005/01/050103_caioblindermtc.shtml