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Arena Literária promove encontro na área de Relações Públicas

No último dia 23 de março, os alunos e professores do UniFiam Faam assistiram a palestra do professor Luiz Alberto de Farias, que publicou recentemente pela Summus Editorial o livro A literatura de Relações Públicas – Produção, consumo e perspectivas. O evento integrou as atividades do programa Arena Literária.

O professor Farias é graduado em Relações Públicas e em Jornalismo e mestre em Comunicação e Mercado pela Fundação Casper Líbero e doutorando em Integração da América Latina pela Universidade de São Paulo.

Estudioso nas questões relacionadas à comunicação, o Professor Farias iniciou a palestra apontando a comunicação organizacional como fator relevante de resultados para o fortalecimento da organização.

Após o advento da Revolução Industrial, que possibilitou a massificação de uma enorme diversidade de novos produtos, houve a necessidade de se agregar valor ao produto e assim diferenciá-lo. Havia, portanto, uma demanda de comunicação, pois a informação já não era mais aquela de mão única. A informação deve ser trabalhada de forma pró-ativa, e assim, agradar e satisfazer todos os nossos públicos.

Mas como convencer os altos executivos (que na maioria são engenheiros e administradores, de acordo com informações obtidas na revista Exame) que a comunicação organizacional é fundamental para a busca deste diferencial?

Relações Públicas é eficiente e é barato, oferecendo custo baixo com benefício alto, alto índice de credibilidade e alto índice de retorno.

Alguns fatores como novas tecnologias, que proporcionam uma maior agilidade no fluxo de informações, tornando a comunicação mais acessível e como conseqüência a redução do custo do produto; concorrência, que também requer uma comunicação mais ágil para quem deseja sair à frente; e consumidor ativo que valoriza as empresas que possuem projetos de responsabilidade social, que se preocupam com o meio ambiente e respeitam a comunidade; desempenham papéis fundamentais na decisão de se investir em comunicação e são fatores que trarão para sociedade diferenciais que as farão se destacar num mundo cada vez mais competitivo e acirrado.

As assessorias de imprensa são cada vez mais necessárias nas organizações, que buscam fortalecer a imagem institucional, através do relacionamento entre a mídia e organização, pois uma comunicação institucional bem estruturada é fundamental para a busca da credibilidade.

A comunicação organizacional, de acordo com Farias, é uma área de pensamento – se constrói os pensamentos acerca da comunicação, dentro, fora e entre as organizações.

Já a área de relações públicas desenvolve ações como assessoria de imprensa, organização de eventos, responsabilidade social, lobby etc. E o encontro dessas duas atividades é o processo do saber fazer (reflexão do que se faz) e o fazer saber (refletir sobre esses modos de produção). Não podemos fazer essas atividades de maneira “descosturada”, não tem razão de ser.

Por esses motivos, a comunicação deve ser trabalhada na organização de forma integrada e muito bem costurada pois todos estarão ganhando.

Cenário nacional da profissão de Relações Públicas

Aproximadamente mil agências reconhecidas.
Entidades muito representativas: ABRP, Conrerp, Abracon, Aberje e o Intercom.

Pesquisa Acadêmica (fazer saber): relação com pólos e saber – poucas são as instituições que se aprofundam na profissão de RP (Metodista e USP estão à frente)

Frases do Professor Farias

“Valorizar a comunidade para ganhar pontos junto aos diversos públicos (governos, formadores de opinião, consumidores, líderes sindicais), deixa de ser um diferencial para ser um item obrigatório dentro de uma organização moderna.”

“A imagem institucional pode ser o diferencial entre uma escolha ou outra”

“A projeção de uma imagem positiva apenas por si só não basta, é importante que esta imagem seja a representação de um processo de identidade corporativa. No qual a organização saiba o que é para se projetar aquilo que de fato ela é.”

“A marca, o produto e a instituição são indissociáveis.”

Vastidão do uso do termo Comunicação

Nos Estados Unidos, a comunicação numa organização é chamada de comunicação organizacional ou relações públicas;

No Brasil – comunicação empresarial e a partir da década de 90, comunicação organizacional ou relações públicas;

América Latina – comunicação organizacional (para público interno) e relações públicas (para público externo);

Espanha e Portugal – comunicação empresarial, comunicação corporativa e imagem corporativa;

França – comunicação empresarial

Austrália – comunicação organizacional

Sonia Godoy Nakao e Paula Righi
Alunas do curso de Relações Públicas