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Por aí

Lançamento da Organicom
Bibiana Elena S. Farias – 4.° semestre de Relações Públicas

No dia 28 de setembro foi lançada a Organicom - Revista Brasileira de Comunicação Organizacional e Relações Públicas, no Espaço Cultural Vivo, em São Paulo. A revista, uma produção em parceria da Vivo, Odebrecht e da ECA/USP, através do GESTCORP - Gestão Estratégica em Comunicação Organizacional e Relações Públicas, terá edições semestrais com entrevistas, artigos e resumos de trabalhos desenvolvidos por profissionais e estudantes.

A abertura e apresentação da revista em sua noite de lançamento foram feitas pela Profª Dra Margarida Maria Krohling Kunsch, que, segundo suas palavras, “pretende ser um meio de comunicação capaz de reunir os grandes temas contemporâneos dessas áreas [Comunicação Organizacional e Relações Públicas] estudados na universidade e, ao mesmo tempo, tornar-se um instrumento interativo com o mercado e a sociedade.”

A programação do evento contou com um seminário sobre “Comunicação e mudança cultural nas Organizações” – tema da primeira edição da revista. Logo após, a Profª Dra. Maria Immacolata Vassalo de Lopes falou sobre a Organicom no contexto da ECA/USP.

Na seqüência, o Sr. Márcio Polidoro, diretor de comunicação da Odebrecht e a Sra. Elisa Prado, diretora de comunicação institucional da Vivo, falaram sobre a parceria do mercado com a Academia e a importância de iniciativas como a Organicom.

A Sra. Valeria Cabral, mestre em comunicação pela ECA/USP e responsável pela área de Desenvolvimento Humano do METRÔ-SP, apresentou um video sobre a comunicação e a mudança cultural nas organizações.O grupo de balé da Ação Comunitária Tiradentes encerrou a programação do seminário, dando início ao coquetel de lançamento da revista.

Assim como o seminário, a revista é um marco na área de Comunicação Organizacional e de Relações Públicas que, nesta primeira edição conta com artigos de grandes nomes como Profª Dra. Margarida Kunsch, Federico Varona, Valéria Cabral entre outros. Uma entrevista com Sr. Ramiro Prudêncio, CEO da Burson-Marsteller Brasil e mais um dossiê sobre a comunicação e mudança cultural nas organizações.


Conheça seu candidato pela rede
A internet surge nestas eleições como uma nova mídia para auxiliar o eleitor
[20/8/2004 - 14:51 - www.clientesa.com.br]

As eleições se aproximam e, mais uma vez, o eleitor começa a ser bombardeado pelas propagandas eleitorais. Mas este pleito traz uma novidade: o marketing político digital. Além das campanhas em rádio, TV, jornais, outdoors e panfletos, a Internet
surge nestas eleições como uma nova mídia que, segundo especialistas em marketing digital, poderá ampliar as chances dos candidatos vencerem a corrida eleitoral.

"Ao contrário das outras mídias, nas quais o eleitor faz apenas o papel de receptor da mensagem, sem ter a oportunidade de interagir com seus candidatos, na Internet os postulantes aos cargos públicos poderão praticar a democracia para, sem ferir a legislação eleitoral, recorrer a recursos que agregarão às campanhas, como nunca antes foi possível, o marketing de relacionamento", diz Indio Brasileiro Guerra Neto, um dos pioneiros da Internet no Brasil e sócio-diretor do i-Group, centro de treinamento especializado em planejamento e gestão de projetos digitais.

Segundo ele, com as vantagens de interagir com o eleitorado que a Internet proporciona os candidatos poderão, por exemplo, promover um chat-debate, realizar enquetes com seus eleitores para ouvir deles quais são suas principais reivindicações e discutir os principais temas do município. "Com isso os candidatos terão uma poderosa ferramenta de relacionamento para conhecer o perfil do eleitorado. De posse destes dados poderão desenvolver campanhas de e-mail marketing ou oferecer conteúdos noticiosos relacionados aos principais temas de suas plataformas eleitorais", analisa Indio Brasileiro.

O especialista em Internet lembra que até as últimas eleições os marqueteiros vinham tratando os políticos como um novo sabonete ou uma nova marca de cerveja que precisam lançar e aumentar as vendas, mas que agora o cenário é diferente. "Pode até ter funcionado no passado remoto, mas hoje, depois de seguidas frustrações com candidatos que apresentaram belíssimas embalagens, mas conteúdos enganadores, os eleitores devem estar mais atentos e seletivos nas prateleiras eleitorais", avisa.

"Certamente não bastará mais um slogan de efeito, uma musiquinha empolgante, símbolos como corações, estrelas ou tucanos para convencer o eleitor a sacramentar a vitória nas urnas", completa.

Considerando os números da Internet brasileira, não se deve desprezar seu poder para conquistar eleitores. Hoje, de acordo com o Ibope, 28% da população brasileira já têm acesso a Web, o que totaliza aproximadamente 47 milhões de pessoas; 33% delas pertencentes às classes C, D e E. Mais ainda, 75% destes usuários estão em idade eleitoral, sendo quase 20% com faixa etária entre 18 e 24 anos.

"Ao se relacionar com esta audiência qualificada, o candidato já pode tirar da Internet seu benefício de ser uma mídia que permite segmentar o público que se pretende atingir. Com isso, as campanhas políticas deixam de ser campanhas exclusivamente de massa para se transformarem em campanhas dirigidas", observa Indio Brasileiro.

O sócio-diretor do i-Group também identifica a associação do marketing de relacionamento com a Internet para viabilizar o marketing viral, que na sua análise, no caso de campanhas políticas, poderá ser, sem dúvida, fator determinante para a vitória ou a derrota.

"Os resultados das eleições podem mudar na última hora por conta de notícias e acontecimentos que correm como rastilho de pólvora. Já imaginou o estrago que um simples e-mail disparado para milhares de internautas pode provocar?", indaga. "É bom lembrar que, internauta ou não, o eleitor é sempre o mesmo. Não existe eleitor digital. O que existe é um eleitor que dará seu voto aos candidatos que sejam mais transparentes e saibam, acima de tudo, estarem sempre dispostos a se relacionar, interagir e discutir suas candidaturas", finaliza.

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