Making
off de um anúncio
Por
Tess Abreu
Muitos
que vêem as propagandas na televisão se perguntam: como isso tudo
foi feito? O diretor de produção Dudu Lima esclarece a dúvida tomando
por base o filme mais recente produzido por ele, o do Citybank.
O filme
demorou quinze dias para ser feito, contando da primeira reunião,
em que pegariam o briefing do trabalho. Em seguida, foi preciso
ir atrás da locação -- o lugar ideal para a filmagem --, definir
figurino e elenco. A apresentação de roupas e o teste de VT ocorreram
duas semanas depois. O diretor escolheu a locação a partir de uma
pesquisa de fotos dos lugares selecionados por sua equipe. A agência,
em primeiro lugar, e depois o cliente tiveram de aprovar a escolha
de Lima antes de o trabalho ser autorizado.
A filmagem
começou dois dias depois. O passo seguinte foi fazer a telecinagem
e montagem. Em offline foram colocados os efeitos especiais (que
ainda está em andamento) e em on-line o filme foi finalizado e colocado
os letreiros. Depois de pronto, o filme será apresentado para
a aprovação da agência e do cliente.
Foram
envolvidas um total de 80 pessoas no set de filmagem.
Noites
em claro
A
equipe acordou às 3 horas da manhã para obter a luz ideal, já que
a viagem até o local escolhido dura duas horas e eles queriam começar
antes das 8 horas. A luz das 10 às 14h30 é considerada uma ruim,
por isso é chamada de luz dura. Durante a luz dura, foram feitas
cenas fechadas, com a luz sendo filtrando com o pano butterfly -
o nome é inspirado em seu formato.
Nuvens
A
equipe acordou às 3 horas da manhã para obter a luz ideal, já que
a viagem até o local escolhido dura duas horas e eles queriam começar
antes das 8 horas. A luz das 10 às 14h30 é considerada uma ruim,
por isso é chamada de luz dura. Durante a luz dura, foram feitas
cenas fechadas, com a luz sendo filtrando com o pano butterfly -
o nome é inspirado em seu formato.
Riscos
Nem
sempre se tem a certeza de que tudo vai sair perfeito em uma filmagem.
No caso deste filme, eles correram um risco com a locação. Havia
três lugares possíveis. A produção apostava em um deles. Como a
reunião aconteceria muito em cima do início das filmagens, não haveria
tempo para a construção de um cenário. Dudu Lima achou que deveria
decidir antes mesmo da reunião, apostou na escolha de sua equipe
e determinou que se construísse o cenário com base naquele local.
O cenário apresentou problemas. Parecia pouco verossímel. Um dia
antes da filmagem, o diretor de arte e o pessoal da cenografia tiveram
de virar a noite para deixar tudo pronto a tempo.
Apesar do estresse provocado pelo prazo curto, tudo terminou bem.
O cliente aprovou a locação e o filme foi feito respeitando o cronograma.
Se ficou bom? O resultado será visto em poucos dias na televisão.
|