NOTÍCIA

 

Making off de um anúncio

Por Tess Abreu

Muitos que vêem as propagandas na televisão se perguntam: como isso tudo foi feito? O diretor de produção Dudu Lima esclarece a dúvida tomando por base o filme mais recente produzido por ele, o do Citybank.

O filme demorou quinze dias para ser feito, contando da primeira reunião, em que pegariam o briefing do trabalho. Em seguida, foi preciso ir atrás da locação -- o lugar ideal para a filmagem --, definir figurino e elenco. A apresentação de roupas e o teste de VT ocorreram duas semanas depois. O diretor escolheu a locação a partir de uma pesquisa de fotos dos lugares selecionados por sua equipe. A agência, em primeiro lugar, e depois o cliente tiveram de aprovar a escolha de Lima antes de o trabalho ser autorizado.

A filmagem começou dois dias depois. O passo seguinte foi fazer a telecinagem e montagem. Em offline foram colocados os efeitos especiais (que ainda está em andamento) e em on-line o filme foi finalizado e colocado os letreiros. Depois de pronto, o filme será apresentado para a aprovação da agência e do cliente.

Foram envolvidas um total de 80 pessoas no set de filmagem.

Noites em claro

A equipe acordou às 3 horas da manhã para obter a luz ideal, já que a viagem até o local escolhido dura duas horas e eles queriam começar antes das 8 horas. A luz das 10 às 14h30 é considerada uma ruim, por isso é chamada de luz dura. Durante a luz dura, foram feitas cenas fechadas, com a luz sendo filtrando com o pano butterfly - o nome é inspirado em seu formato.

Nuvens

A equipe acordou às 3 horas da manhã para obter a luz ideal, já que a viagem até o local escolhido dura duas horas e eles queriam começar antes das 8 horas. A luz das 10 às 14h30 é considerada uma ruim, por isso é chamada de luz dura. Durante a luz dura, foram feitas cenas fechadas, com a luz sendo filtrando com o pano butterfly - o nome é inspirado em seu formato.

Riscos

Nem sempre se tem a certeza de que tudo vai sair perfeito em uma filmagem. No caso deste filme, eles correram um risco com a locação. Havia três lugares possíveis. A produção apostava em um deles. Como a reunião aconteceria muito em cima do início das filmagens, não haveria tempo para a construção de um cenário. Dudu Lima achou que deveria decidir antes mesmo da reunião, apostou na escolha de sua equipe e determinou que se construísse o cenário com base naquele local. O cenário apresentou problemas. Parecia pouco verossímel. Um dia antes da filmagem, o diretor de arte e o pessoal da cenografia tiveram de virar a noite para deixar tudo pronto a tempo.
Apesar do estresse provocado pelo prazo curto, tudo terminou bem. O cliente aprovou a locação e o filme foi feito respeitando o cronograma. Se ficou bom? O resultado será visto em poucos dias na televisão.