NOTÍCIA

 

O jornalista por trás da previsão do tempo

Lea Landsman

O apresentador Evaristo Costa, da TV Globo São Paulo, é o protagonista de mais uma história de sucesso no jornalismo televisivo brasileiro. Titular há 1 ano e 5 meses da apresentação da previsão do tempo nos telejornais matutinos da emissora, o jornalista, nascido há 26 anos em São José dos Campos, soube aproveitar as oportunidades e, de teste em teste, conquistou o seu espaço.

Tudo começou no início de 1995 quando, cursando o segundo ano de jornalismo na Universidade Brás Cubas, em Mogi das Cruzes, Evaristo foi trabalhar em uma produtora que fazia programas para a Rede Vida. Depois, foi para a TV Vanguarda, afiliada à Rede Globo em São José dos Campos, onde começou como produtor, logo passou a repórter e acabou sendo escolhido para ser o apresentador do telejornal local que foi implantado naquele ano. Era 1997 e ele ainda não tinha terminado a faculdade.

Com o diploma na mão e a projeção conseguida com a apresentação do telejornal, recebeu uma proposta e aceitou trabalhar como repórter do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, que estreou na TV Globo em 18 de outubro de 1999. Nessa função viajou por muitos lugares e fez reportagens sobre os mais diversos assuntos, desde a Festa do Peão de Boiadeiro, em Barretos, até a criação de bichos da seda na cidade de Gália, interior de São Paulo, e fez inúmeras entradas ao vivo no programa.

Do Mais Você, passou a ser repórter do SPTV no quadro TV Trabalho, onde fazia matérias sobre oportunidades de emprego e estágio e dava dicas sobre como se apresentar para entrevistas e cursos de qualificação profissional.
De novo no lugar certo e na hora certa, em outubro de 2001 Evaristo cobriu a folga da então titular da apresentação da previsão do tempo, fez um bom trabalho e, após o remanejamento dos apresentadores dos telejornais, conseguiu a vaga.

Hoje apresenta diariamente esse quadro no Globo Rural, Bom Dia São Paulo e Bom Dia Brasil. Apresenta também o SPTV 1ª e 2ª edições e a previsão do tempo do Jornal Nacional, nos seus plantões mensais, aos sábados, ou em substituição ao titular, em dias de semana.

A vinculação da apresentação da previsão do tempo a figuras femininas não preocupa Evaristo. “Essa associação é feita no Brasil, porque em outros países é comum ver homens, muitas vezes até os próprios meteorologistas, apresentando esse quadro”.

Apresentar a previsão do tempo parece ser uma tarefa fácil, que exige pouco esforço e bem menos tempo ainda de trabalho, certo? Errado. Evaristo trabalha aproximadamente 13 horas por dia. Ele acorda às 3 da manhã, chega às 3h45 na redação, recebe as informações do meteorologista, escreve todos os seus textos, inclusive as deixas dos apresentadores e separa as imagens até as 5 da manhã. Em seguida começa a se preparar para entrar no ar as 6h : maquiagem, figurino e gravação de offs. É só após o término do Bom Dia Brasil que encontra tempo para tomar café e às vezes descansar. Às 9h30 começa tudo outra vez: é hora de se preparar para o Jornal Hoje e SPTV 1ª Edição.

Da apresentação do jornal local de São José dos Campos até a previsão do tempo do Bom Dia Brasil se passaram aproximadamente dois anos. Em condições normais, dentro de uma cidade competitiva como São Paulo, e trabalhando na maior emissora de televisão do país, esse tempo pode ser considerado curto. Mas a história não é bem assim, Evaristo apenas colocou em prática uma regra que nenhum jornalista deve esquecer: ser sempre curioso e ter muita disposição para tudo o que a profissão oferecer. “É preciso ser observador, interessado, questionador, ler muito e uma dica (isso eu aprendi com o tempo): nunca dizer o que você não gosta de fazer. Por que? Simples: isso pode se virar contra você mais tarde”.