NOTÍCIA

 

O caminho da informação

Por Tess Abreu

Domingo, 19h35, ligo para Celso Kinjô, editor-chefe do Jornal da Tarde. Ele diz que não pode falar comigo no momento e pede que eu retorne a ligar depois das 20h30. Motivo: Está terminando o fechamento do jornal. Assim é a vida de alguém que trabalha em um jornal diário. De segunda a segunda, eles trabalham incessantemente na procura de matérias e informações para o leitor. A pergunta é: como a informação chega à população? O atual editor-chefe do Jornal da Tarde iniciou sua carreira em 1964, aprendendo a fazer reportagens no extinto jornal Última Hora. Entrou no JT em 1966, quando estava se montando uma equipe para sua abertura. Depois de um ano exercendo a profissão de repórter, recebeu um convite de uma outra empresa e só regressou ao Jornal da Tarde em 1989, desta vez, convidado para ser seu editor-chefe. A seguir, Kinjô explica o funcionamento do jornal e como a informação chega à população.

Em busca da notícia

Existe uma rede de informações que é formada pelos repórteres. Depois de certa experiência, esses repórteres passam a ter fontes que permitirão o acesso à notícia. Além das fontes, os repórteres têm acesso a informações de domínio público, como a agenda de cada órgão do governo. Através delas é possível saber quando haverá um acontecimento que mereça ser noticiado. Um outro meio de informação utilizado é a cobertura de polícia, onde o repórter é informado de todos os crimes que ocorrem na cidade.

Seleção de notícias

No fim do dia dá-se o trabalho do editor, quando são selecionadas as notícias mais interessantes, que atinjam o público alvo. No caso do Jornal da Tarde, que tem como característica principal ser um jornal de cidade, ele busca dar enfoque aos acontecimentos cotidianos. O jornal dá sempre um grande enfoque para o futebol, colocando-o geralmente na parte de cima da primeira página, com uma foto grande, ao contrário de O Estado de S. Paulo, que tem como característica ser um jornal mais sério. Um outro exemplo de notícia que é priorizada pelo Jornal da Tarde é a aposentadoria. "Toda vez que sai alguma coisa sobre aposentados, pode ter certeza que o jornal vai vender, porque há um interesse da maioria das pessoas, mesmo quem não está diretamente envolvido nisso", diz Celso Kinjô.