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Marca de tênis é o diferencial entre
adolescentes
Juliana Braga de
Almeida Bichir
É fácil
observar que entre os adolescentes de hoje existe uma espécie de
ditadura da moda. Olhando um grupo de jovens na faixa etária entre
12 e 15 anos, fica fácil de definir quem faz parte de qual grupo,
tribo, devido aos uniformes. Eles estão sempre se baseando nos seus
ídolos e nas ultimas tendências da moda.
Dentro dos colégios
que obrigam o uso de uniforme, essa caracterização fica um pouco
comprometida. A saída é usar tênis diferentes. Usar um Nike, um
Adidas ou um All Star faz a diferença. . "Dentro da roupa da escola
o tênis é a única coisa minha que eu uso", disse Carol Spielkamp, 13
anos, aluna do colégio Objetivo.
Na adolescência as
personalidades ainda estão em formação o que gera uma facilidade de
influenciar esses jovens. Conversando com Juliana Jurado 18,
vendedora da loja Miss Gaty Teen, podemos perceber isso, "Os
adolescentes estão sempre procurando as ultimas novidades,
principalmente que aparecem na televisão ou em revistas. É uma moda
bem reciclável", disse Juliana. É um mercado bem interessante, mas
pode ser um pouco comprometedor para a cabeça desses
jovens.
O uso do uniforme busca evitar esse tipo de
dependência da moda, visando deixar um espaço maior para os jovens
formarem suas personalidades. Segunda a educadora Stela Maria 43, do
colégio Cristóvão Colombo, "a implantação o uniforme se deu a partir
do momento que começamos a ter problemas entre os alunos". De acordo
com Stela, a vestimenta dos adolescentes e de importância maior
entre eles, que utilizam o estilo das roupas para definir o grupo de
amizades.
Dada a devida importância ao par de tênis,
descobre-se que o simples calçado pode ter uma imensa importância
dentro das escolas. All Star, Nike, Puma, Adidas, não são apenas
marcas de tênis. Para os adolescentes cada uma corresponde um
determinado estilo e carrega uma ideologia que normalmente é
transmitida pela publicidade.
Diferentes imagens são
associadas as marcas de tênis. Por exemplo, o tênis All Star, por
ter sido um marco dentro da geração punk no início dos anos 80, tem
sua imagem associada a um grupo de pessoas mais alternativas.
Segundo a Carol, "o All Star é um tênis básico, confortável, mas,
que demonstra estilo". Já o americaníssimo Nike é preferido por um
grupo de pessoas que geralmente praticam esportes.
"A
Nike, tem sempre as melhores inovações para melhor o nosso desempenho
dentro dos esportes", disse Rodrigo Alves, 15 anos, cursando
o primeiro ano do colegial no colégio Porto Seguro. As marcas
Adidas e Puma possuem uma imagem associada ao etilo streetwear
(vestimenta de rua) e aos skatistas. "Não ando de skate. Não
me importo de ter minha imagem associada a isso", disse Vitor
Loscalzo, 17 anos do colégio Vera Cruz.
Os adolescentes estão geralmente tentando passar uma imagem,
mostrar para os outros o tanto que estão por "dentro da moda",
nas palavras da professora Cândida Sevilhano. "Um pouco por
não saberem direito as virtudes para mostrá-las, eles vêem no
modo se vestir e comportar uma maneira de se afirmar", completa
Cândida.
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