[ voltar ]

Questionário referente aos alunos em atividades profissionais e/ou com pós-graduação (questionário 5)
Responder com bastante rigor e com um pouco de paciência.

Informações para contato:

Nome:

Endereço: o mesmo da mala direta?
Sim
Não, o endereço correto é:

Telefone/Fax:

Ano de aula de Artes (1º):

E-mail:

Meu contato com vocês foi por meio de:
Carta enviada a sua casa
Pelos seus pais ou responsável
Por algum colega do Gracinha
Por outro meio

Alunos do 1º Colegial, entre 1985 e 1992, hoje em Atividades Profissionais e/ou  Pós Graduação : Mestrado ou Doutorado.

E também, para alguns alunos bem mais para trás, até 1976, que quiseram participar do trabalho quando souberam da pesquisa. Fico imensa mente grata a esse pessoal e a todos vocês, em torno de uns 2500 alunos de 1976 até hoje.

Observação:

Escolha sua/s alternativa/s, mas se optar por nenhuma das alternativas, marque em “nda” e escreva a sua resposta no espaço aberto.
Não leia todo o questionário, antes de começar a marcar as respostas. Vá respondendo as questões em ordem até a última questão.
A última questão é aberta. Deverá ser escrita no espaço indicado. Ela servirá como parte referencial das conclusões de meu trabalho.
Muitas coisas que são perguntadas aqui, realmente só com muita memória poderiam ser respondidas. Então estarei listando algumas atividades e teorias que foram proposta a vocês, não exatamente em ordem cronológica. Para mim também seria impossível ter guardado tudo, mas talvez servirão para abrir uma caixinha fechada pelo tempo, com algumas recordações das lides artísticas de vocês no passado. Agradeço aos alunos que na resposta ao E-mail Zero, lembraram-me de algumas atividades que lhes foram marcantes, ajudando nesta apresentação de “memórias”.

1. Ao iniciar a 1ºsérie do Colegial, qual era seu grau de conhecimento a respeito da Teoria da Arte e de artistas plásticos em geral? (pode existir mais de uma alternativa).

Não tinha nenhum conhecimento nem da teoria da Arte, nem de artistas
Tinha algumas informações, sobre poucos artistas, só os mais conhecidos
Tinha bastante informação sobre os artistas estrangeiros, alguma teoria
Não conhecia quase nenhum artista brasileiro, nem teoria da arte
Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros e bastante sobre teoria
Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros, mas nada de teoria da Arte
NDA

2. Foi marcante de alguma forma seu contato com as artes no 1ºColegial? 

Sim
Não

3. Esta questão complementa a primeira. Tente avaliar do que e como você se lembra dessa passagem pela Arte no 1º ano (pode haver mais de uma alternativa).

Não deve ter sido muito marcante, pois não me lembro de nada
Lembro-me um pouco, algumas atividades na sala 40
Lembro-me de exercícios de desenho de observação
Lembro-me bem, de algumas saídas para museus  e exposições
Lembro-me de alguns exercícios de Desenho Técnico
Lembro-me de elaborar seqüências de Desenho Animado
Lembro-me de ter ido a Bienal
Lembro-me de alguns trabalhos com construções volumétricas
Lembro-me de ter feito instalações em uma sala, até no teto, com alunos da FAAP
Lembro-me de textos de História da Arte e de fazer exercícios com obras de arte
Foi marcante, mas não lembro especificamente o que
Uma montagem de teatro coletivo ,“Quero que tudo se transforme” foi muito marcante
Desenhos, pinturas e montagens a partir de cartões postais de São Paulo
Trabalhos com fotografia e com Arte Postal, trocadas pelo correio
Viagens ou saídas  de Estudo do Meio
Montagens, instalações a partir de estudos do Barroco e outros
Criação de livros infantis em formatos diferentes a partir da criação de textos
Criação de livros de artista, sob o tema: “O Cotidiurbano”, reflexões sobre São Paulo
Trabalhos com impressões em xilogravura
Visitas a ateliers de artistas, e visitas de artistas com palestras
Atividades, quando nos 2º/3º anos, fora do horário normal, já que não tínhamos artes
NDA

4. Assinale nas duas tabelas abaixo a avaliação do grau de informação que você possuía para uma leitura visual quando observava uma obra de arte:

Tabela A: estando no início do 1º ano do Colegial

Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente 
Bastante

Tabela B: ao final do mesmo ano e até hoje

Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente
Bastante

5. Depois de ter entrado em contato com a arte no colegial, houve algum despertar para a continuidade desse estudo? Se houve, ele foi um dos pontos de influência para a escolha de sua graduação? (pode haver mais de uma alternativa).

Não me lembro de nada, nem guardei os nomes dos artistas, nem conteúdos teóricos
Guardei alguns nomes e um pouco do que faziam
Não guardei muitos nomes, mas se hoje olhar uma obra ainda lembro-me do/a artista
Guardei alguns nomes, mas se observar algumas características da obra, posso lembrar do/a artista e a  qual estilo ou período da Arte ele/a pertence          
Ainda me lembro de alguma coisa que dá para reconhecer, ao observar uma obra
NDA

6. Você acha que o ensino da Arte, deveria ter continuado nos outros anos, acompanhando a maturidade dos alunos, o que teria talvez, influenciado uma motivação maior da apreensão de mais informações e reflexões sobre a Arte? (pode haver mais de uma alternativa).

Penso que não. Deve acontecer só na 1º série
Penso que sim. Deveríamos ter outras linguagens artísticas inclusive junto às plásticas
Penso que sim. A Arte deveria ser trabalhada interdisciplinarmente; sempre
Acredito que havendo continuidade, a Disciplina teria sido levada mais a sério
NDA 

7. Você concorda com a forma de trabalho de Artes que era proposta para os alunos do 1º Colegial, que envolvia a prática em atelier e o estudo da teoria da arte? (uma alternativa).

Não, penso que só deveria ter tratado do fazer artístico, isso é, só a parte prática
Concordo, as aulas teóricas de História da Arte devem fazer parte também
Concordo e acho imprescindível ser um trabalho conjunto: teoria e prática
NDA 

8. As aquisições teóricas ajudam a esclarecer o entendimento do processo de criação artística. E o contrário é verdadeiro, isto é, a prática facilita a compreensão da teoria. Assinale nas alternativas abaixo, se você concorda ou discorda das afirmações.

Não concordo com nenhuma das afirmações
Concordo com as duas afirmações
Concordo só com a primeira afirmação
Concordo só com a segunda afirmação
NDA

9. Em relação a visitas a museus e exposições de Arte em geral, é importante para ser criado o gosto pela Arte? (pode haver mais de uma alternativa).

Não.  Não costumo ir, não me interesso tanto por Arte
Sim. Não costumo ir muito, mas acho importante que aconteçam exposições
Sim. Costumo visitar museus e exposições, devem fazer parte do processo de educação   
Sim. Me interesso muito por isso, meu trabalho se relaciona com a Arte
Visito quase todas as exposições, de artistas de fora e principalmente de artistas brasileiros
NDA

10. Mesmo que você não tenha continuado uma carreira tendo Arte como tema, você pode afirmar, que adquiriu um olhar mais desenvolvido ou mais sensível para a leitura de uma obra de arte, a partir de nosso trabalho? (pode haver mais de uma alternativa).

Não, não considero que isso tenha ocorrido não sou um interessado por essa vivência
Não sei se consigo entender muitas coisas, mas vou a museus
Penso que de uma certa forma, mesmo não tendo nada a ver com as artes, adquiri o gosto de observar e tentar saber o que a obra está apresentando
Gosto muito de observar a Arte e adquiri um processo de leituras da obra, a partir dos exercícios em sala de aula
NDA

11. Hoje, você costuma freqüentar museus e exposições de arte?

Não, não costumo
Vou algumas vezes
Vou constantemente a exposições
NDA

12. Você gosta de Arte Contemporânea?

Não gosto, não entendo
Depende, é muito difícil  de entender
Gosto e tento ver o que ela está apresentando
NDA

13. Quanto ao desenho de observação (pode haver mais de uma alternativa).

É importante para se educar o olhar
Não é importante para o trabalho com artes
Desenvolve a percepção dos detalhes e suas relações para com o todo
Não gosto de desenho de observação
Ajuda a elaborarmos melhor nossa forma de expressão
É importante, mas não sei desenhar 
NDA

14. Tente lembrar como foram as aulas de Arte durante seu 1ºano, que tinham como objetivos ampliar suas habilidades perceptivas, educar o olhar, ampliar os conhecimentos sobre as trajetórias na teoria da arte e motivar idas a museus e exposições, para que isso de alguma forma fizesse parte de sua vida.  Tente avaliar o que você conseguiu perceber sobre isso (pode haver mais de uma alternativa).

Só as atividades práticas de  atelier foram interessantes
As atividades teóricas e práticas foram interessantes, me recordo de algumas coisas
Não me lembro de nada, muito concretamente
Não teve nenhum ponto muito marcante
Abriram outros horizontes em relação ao estudo e a reflexão sobre História da Arte
Sim, penso que esses objetivos de alguma forma foram alcançados nas habilidades e quanto a motivação no trabalho com a Arte                            
NDA

15. Você se lembra dos processos de aprendizagem sobre a cultura em geral, na forma de diferentes referenciais, como:filmes, slides, palestras, alem dos textos de teoria da arte e do fazer artístico? (pode haver mais de uma alternativa).

Não, não me lembro dessa forma de trabalho
Me lembro de ter participado de algumas palestras com profissionais das Artes
Lembro de ter visto filmes e sempre muitos slides
Lembro de visitas a ateliers de artistas
Lembro de estagiários da FAAP, aplicando trabalhos diferentes
Lembro de pequenas encenações para compreensão de conteúdos
Lembro de trabalhos com desenho, pintura e escultura
NDA

16. Tente lembrar da atuação da professora em sala de aula de arte no colegial. Sei que é difícil (pode haver mais de uma lternativa).

Convencional
Instigadora de processos reflexivos para um entendimento da Arte
Apresentou muitos conteúdos, muita leitura, muitos exercícios práticos
Não muito clara em seus objetivos
Apresentou uma nova maneira de aprender a refletir sobre conteúdos artísticos
Não gostei da forma como trabalhou, usa muitas formas de informação
Trabalhava sempre uma variedade de coisas, de informações e de outras linguagens
NDA

17. Você acha necessário estudar arte para saber admirar a Arte Contemporânea?

Sim, há obras que não sabemos como observar
Não,  tanto faz, não entendemos nada
É interessante conhecer para poder melhor aprecia-la
NDA

18. Como Arte faz parte da Cultura, especificamente não nos referimos a ela nas questões. Mas, durante todo o processo de trabalho em seu 1º ano, foi abordada e infiltrada nos conteúdos trabalhados, a importância e a presença da cultura brasileira, permeando todo o tempo, as manifestações artísticas em geral, que foram estudadas. Isto foi percebido por você? Você se lembra de algum trabalho que poderia ilustrar essa lembrança?

  Não, nunca. Não me lembro
  Muito  pouco, um exercício
  Todo o tempo, lembro de alguns trabalhos e teorias
  NDA

19. A Educação através da Arte é muito importante, é primordial que renovemos o processo da Educação do Ser Humano com uma visão mais Humanista, “re-visitando e re-elaborando” algumas idéias renascentistas, para obtermos um maior respeito ao próprio Homem em todas as esferas do Pensamento, da Criação, da Estética, da Ética e das Ciências (uma alternativa).

Não concordo
Concordo em parte
Concordo plenamente
NDA

20. “Arte e Cultura” como Disciplina, deveria acompanhar os alunos em toda a sua formação. Mais precisamente neste momento falamos do Colegial (do 1º ao 3º ano) à Universidade; nas Humanas como disciplina normal, e nas Biológicas e Exatas como complemento da formação humanista como optativa.

Não concordo
Concordo em parte
Concordo plenamente
NDA

21. O Governo Francês, através dos Ministérios da Cultura e da Educação, está programando para o início desse ano, a implantação de um programa denominado PAC, (Projeto Artístico e Cultural) para uma reforma e recuperação do ensino Francês. Um projeto que reforça o aprendizado da Arte em todas as suas linguagens, para promover a resistência à uniformização e a standartização culturais. Incentivar a renovação da Arte e dos artistas, procurando uma reeducação da sensibilidade. Esse Projeto pretende um amplo trabalho, com a implantação do ensino artístico, das escolas maternais ao ingresso nas universidades, retirando da Arte uma classificação, como “a parte menos nobre do cotidiano do aluno francês”, apesar desse aluno ter três aulas de arte por semana. Outra preocupação é com a formação de professores com muita competência, criando um tipo de profissional ainda raro, que tenha como capacidade dar conta de vários domínios. Imagine isso em relação ao Brasil. Gostaria de uma avaliação sua, pois sobre esse mesmo princípio, tenho pensado e refletido há muito tempo, tecendo comentários em minha Tese. Gostaria, tivéssemos a oportunidade, de quem sabe ver implantado aqui um projeto semelhante. De alguma forma já estamos tentando trabalhar aqui nesta escola há muito tempo, pensando na amplidão do ensino da Arte.

Não concordo com esse princípio
Acho muito utópico
Tem fundamento, pois, para mudarmos o mundo que se apresenta hoje, por que não começarmos a trabalhar mais na linha Humanista
Os trabalhos com Artes, em seus mínimos programas, pelo Brasil, já nos mostraram que podem mudar muito, sérios problemas da sociedade
NDA

22. Um depoimento de um aluno do Ensino Médio antigo Colegial (de 99):

 “...Esse curso me proporcionou um entendimento maior da arte, não somente nas áreas estudadas como também me ajudou a entender a história da música e da literatura, e fez com que assimilasse passagens históricas mais facilmente. ....Tirando um pouco da área de estudos e indo um pouco mais para a área pessoal, percebi que ao longo do curso minha percepção do mundo mudou muito, desde um simples fato de olhar uma obra de arte e sentir interesse por ela, até o fato de encarar o mundo de outra forma, pretendo olhar para ele e perceber que herdamos de nossa história muitas características. E foi assim que consegui perceber que sou um cidadão com muitas características barrocas e algumas românticas.....arte no Ensino Médio foi uma ótima coisa para a minha formação e como formação não quero dizer somente a preparação para o vestibular, mas sim, principalmente para a minha formação como um cidadão.”  

Após sua leitura, dê seu parecer (uma alternativa).

Não concordo com o depoimento, não seria o meu
Concordo parcialmente com o depoimento
Compartilho plenamente com o depoimento
NDA

23. Que significado tinha para você, as exposições montadas a cada final de ano com todos os trabalhos que os alunos faziam ? (pode haver mais de uma alternativa).

Era uma forma de valorizar a produção dos alunos
Muito trabalho por pouca coisa
Não gostava de ver meus trabalhos expostos
Era muito bom para conhecermos o que cada um havia feito
Um processo de respeito para com os alunos 
Havia muita coisa exposta sem muita coerência, não dava para entender
Dava para perceber a diversidade de propostas e de respostas criativas e elaboradas
Dava para perceber um trabalho metodológico por detrás
NDA

24. Os métodos usados para o desenvolvimento das atividades teóricas e práticas, que foram propostas e aplicadas nas aulas de Arte durante todos os anos tiveram sempre como estrutura uma forma diferente de procedimento. Tentamos sempre trabalhar com vocês um processo, que hoje nos estudos de novas metodologias de trabalho com educação denomina-se: Reflexão-na-Ação. Isto é, o que, empiricamente sempre fizemos. A teoria e a prática, ocorrendo todo o tempo, interligadas pelas informações. Informações essas, ora pesquisadas por vocês, ora apresentadas de formas tão diversificadas que cada um de vocês poderia ir fazendo livremente suas reflexões e associações. Depois em atividades como trabalhos criativos ou encontros com objetos de e para observação, em museus ou espaços culturais, pretendia-se que percebessem que haviam assimilado conceitos próprios e adquirido um entendimento dos conteúdos apresentados, como um todo. Esse foi o objetivo geral do trabalho de Arte. Nada acontecendo através da “decoreba” de dados ou  aprendizado de conceitos fechados. O que se pretendeu foi o desenvolvimento de um “saber” a partir de reflexões nas ações do pensar, trabalhado de uma forma bem individual. E que cada um pudesse ir assimilando na prática o quê, e como conseguisse trabalhar essa reflexão.

Não existe nenhum procedimento totalmente certo, nem nenhum, totalmente errado, na aprendizagem nem na criação, as coisas simplesmente são.

Ou, parafraseando Fernando Pessoa: “as coisas não têm nome nem personalidade: existem”          

No processo da Reflexão-na-ação, o que temos então, são as associações livres a partir de todo o trabalho proposto, em que cada aluno à seu tempo, nos apresenta ao final uma compreensão bastante abrangente do conteúdo. Uma compreensão que se pretenda que dê a vocês uma vontade maior de ir além.

Depois de ter lido uma síntese da idéia de trabalho que é desenvolvido em artes, dê o seu parecer, marcando a frase que chega mais perto de sua análise (uma alternativa).

Não percebi que isso tenha ocorrido, não concordo com a idéia
Não percebi que isso tenha ocorrido, mas concordo com a idéia
Percebi que isso tenha ocorrido,  mas não concordo com a idéia
Percebi que isso tenha ocorrido e concordo com a idéia
Percebi que isso tenha ocorrido em meu processo e resultado de aprendizagem e criação, da História da Arte e das Artes em geral, concordo com a idéia
NDA

25. Você pode avaliar se o procedimento dos trabalhos que fazíamos sempre no final do 2º semestre do 1º ano, (especificamente os da produção de um trabalho Contemporâneo; ou de leitura de obras ou os trabalhos com o zoom nos desenhos criados por vocês); como uma proposta que pode exemplificar a síntese apresentada na questão 24?

Não
Sim
NDA

26. Questão Aberta:

Gostaria muito que, no espaço abaixo, você escrevesse livremente o que tiver vontade: sobre a Arte, sobre o nosso trabalho durante o tempo em que estivemos juntos em seu 1º colegial. Podem ser observações de assuntos que não foram levantados no questionário, podem ser sugestões para a continuidade de meu trabalho com artes, ou uma avaliação sem alternativas de escolha. Ou simplesmente me contar alguma coisa.

[ topo ]