[ voltar ]

Questionário referente aos alunos graduados em humanas (outras), exatas e biológicas (questionário 4)
Responder com bastante rigor e com um pouco de paciência.

Informações para contato:

Nome:

Endereço: o mesmo da mala direta?
Sim
Não, o endereço correto é:

Telefone/Fax:

Ano de aula de Artes (1º):

E-mail:

Meu contato com vocês foi por meio de:
Carta enviada a sua casa
Pelos seus pais ou responsável
Por algum colega do Gracinha
Por outro meio

Alunos do 1º EM, entre 1992 e 1997,  Graduação: Humanas Não Artes / Exatas / Biológicas

Observação:

Escolha sua/s alternativa/s, mas se optar por nenhuma das alternativas, marque em “nda” e escreva a sua resposta no espaço aberto.
Não leia todo o questionário, antes de começar a marcar as respostas. Vá respondendo as questões em ordem até a última questão.
A última questão é aberta. Deverá ser escrita no espaço indicado. Ela servirá como parte referencial das conclusões de meu trabalho.
Você está a uma distância razoável de nossas aulas, peço que busque em suas lembranças alguns dados que o/a ajudem nas respostas:

1. Ao iniciar a 1ºsérie do Colegial, qual era seu grau de conhecimento a respeito da Teoria da Arte e de artistas plásticos em geral? (pode existir mais de uma alternativa).

Não tinha nenhum conhecimento nem da teoria da Arte, nem de artistas 
Tinha algumas informações, sobre poucos artistas, só os mais conhecidos
Tinha bastante informação sobre os artistas estrangeiros, alguma teoria
Não conhecia quase nenhum artista brasileiro, nem teoria da arte
Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros e bastante sobre teoria
Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros, mas nada de teoria da arte
NDA

2. Em seu tempo de permanência no 1º ano, tente avaliar o quanto seu universo foi ampliado ou não. Na tabela abaixo, marque nos valores apresentados, essa avaliação (uma alternativa).

Nada ampliado e não ajudou
Muito pouco ampliado
Medianamente ampliado
Bastante ampliado
NDA

3. Questão relacionada a anterior, marque de que forma isso foi assimilado por você (uma alternativa).

Não me lembro de nada, nem guardei os nomes dos artistas, nem conteúdos teóricos
Guardei alguns nomes e um pouco do que faziam
Não guardei muitos nomes, mas se hoje olhar uma obra ainda lembro-me do/a artista
Guardei alguns nomes, mas se observar algumas características da obra, posso lembrar do/a artista e a  qual estilo ou período da Arte ele/a pertence          
Ainda me lembro de alguma coisa que dá para reconhecer, ao observar uma obra
NDA

4. Assinale nas duas tabelas abaixo a avaliação do grau de informação que você possuía para uma leitura visual quando observava uma obra de arte:

Tabela A: estando no início do 1º ano do Colegial

Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente 
Bastante

Tabela B: ao final do mesmo ano e até hoje

Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente
Bastante

5. Tentando lembrar novamente seu tempo de colegial, a aquisição de conhecimentos na área da Arte e da Cultura da forma como foi trabalhada, foi de alguma forma importante para você?

Não foi importante
Achei bom ter adquirido esses conhecimentos
Foi importante e está sendo ainda, por facilitar a compreensão da Arte ainda hoje
Não teve muita influência em meus conhecimentos sobre a Arte
Foi importante de alguma forma, em relação a desenvolver um lado mais perceptivo
NDA

6. Houve alguma mudança em sua postura relativa à necessidade e à importância do estudo da Arte em geral, durante o Colegial, a partir das atividades teóricas e práticas propostas em nossos contatos com a Arte, mesmo tendo escolhido uma área que não tenha nada a ver como lado da expressão? (uma alternativa).

Não, não mudou nada
Sim, mas mudou muito pouco
Sim, mudou bastante
Sim, mudou muito  
NDA

7. Qualquer que seja a resposta da questão anterior responda: qual situação apresentada abaixo, permitiu, ou não, essa mudança? (pode ter mais de uma alternativa).

As atividades propostas possuíam coerência entre elas e se complementavam
As atividades propostas não possuíam coerência e não se complementavam
As atividades propostas eram difíceis de serem compreendidas, não dava para fazer
As atividades propostas eram difíceis de serem compreendidas, mas pensando e refletindo a partir  das informações conseguia fazer os trabalhos     
No final de cada atividade percebia que todas as informações se  relacionavam
Não me interessei por nada que foi proposto 
As atividades propostas me levaram a um entendimento mais global da Arte, quando percebi que todas as informações tinham relação e eram muito importantes
NDA

8. As aquisições teóricas ajudam a esclarecer o entendimento do processo de criação artística. E o contrario é verdadeiro, isto é, a prática facilita a compreensão da teoria.

Assinale nas alternativas abaixo, se você concorda ou discorda das afirmações

Não concordo com nenhuma das afirmações
Concordo com as duas afirmações
Concordo só com a primeira afirmação
Concordo só com a segunda afirmação
NDA

9. Qual a visão que você tem hoje a respeito de visitas a Museus de Arte, Espaços Históricos/Arquitetônicos  ou Galerias? (pode haver mais de uma alternativa). 

Não gostava, e continuo não gostando
Não gostava, mas percebi que é um pouco interessante
Não percebia a importância, hoje reconheço que não conhecia nada a respeito
Já gostava mas não entendia muita coisa
Já gostava, hoje compreendo melhor e sei de sua importância
Lembro de ter visitado exposições só com a escola
A Arte passa desapercebida para mim, não é meu interesse  
NDA

10. Na sua opinião, existem relações entre, algumas teorias desenvolvidas em arte, e determinados conteúdos de outras disciplinas  que você estudou depois? (pode haver mais de uma  alternativa).

Muito pouco
Alguma
Muita relação
Ajuda na compreensão de determinados conceitos de outra disciplina
Nenhuma  
NDA

11. Hoje, você costuma freqüentar museus e exposições de arte?

Não, não costumo
Vou algumas vezes
Vou constantemente a exposições
NDA

12. Você gosta de Arte Contemporânea? 

Não gosto, não entendo
Depende, é muito difícil  de entender
Gosto e tento ver o que ela está apresentando
NDA

13. O desenho de observação (pode haver mais de uma alternativa).

É importante para se educar o olhar
Não é importante para o trabalho com artes
Desenvolve a percepção dos detalhes e suas relações para com o todo
Não gostei de desenho de observação, cansa
Ajuda a elaborarmos melhor nossa forma de expressão
É importante, mas não gostei de desenho de observação
NDA

14. Como você avalia o trabalho de artes durante seu tempo de colegial? Tínhamos como objetivo a descoberta por vocês, da arte como forma de expressão, e ao estudarmos a teoria da arte e um pouco de estética aplicadas as práticas em sala de aula, era para abrir o campo de interesses para desenvolver um pouco as percepções...  (uma ou mais alternativas).

Só as atividades propostas no atelier foram interessantes
As atividades foram coerentes em relação ao que se queria como objetivo final 
Os objetivos ficavam claros no desenvolvimento das atividades práticas e teóricas
Não teve nenhum ponto muito marcante, não gosto de Artes nem História da Arte
Abriram outros horizontes em relação ao estudo e a reflexão da História e das Artes
NDA

15. Você já havia trabalhado com a Arte, da forma como foi apresentado e encaminhado o curso do 1º ano Colegial?

Não
Sim

16. Como você avalia a atuação da professora de arte em seu 1º colegial? Você pode lembrar das aulas? (pode haver mais de uma alternativa).

Convencional
Instigadora de processos reflexivos para um entendimento da Arte
Apresentou muitos conteúdos e muita leitura  
Não muito claro em seus objetivos
Apresentou uma nova maneira de aprender a refletir sobre conteúdos artísticos
Não gostei da forma como trabalhou
NDA

17. Você acha necessário estudar arte para saber admirar a Arte Contemporânea?

Sim, há obras que não sabemos como observar  
Não,  tanto faz, não entendemos nada
É interessante conhecer para poder melhor aprecia-la              
NDA

18. Como Arte faz parte da Cultura, especificamente não nos referimos a ela nas questões. Mas, durante todo o processo de trabalho em seu 1º ano, foi abordada e infiltrada nos conteúdos trabalhados, a importância e a presença da cultura brasileira, permeando todo o tempo, as manifestações artísticas em geral, que foram estudadas. Isto foi percebido por você? Você se lembra de algum trabalho que poderia ilustrar essa lembrança? (uma alternativa).

Não, nunca. Não me lembro
Muito  pouco, um exercício
Todo o tempo, lembro de alguns trabalhos e teorias
NDA

19. A Educação através do Estudo da Arte é muito importante, é primordial que renovemos o processo da Educação do Ser Humano com uma visão mais Humanista, “re-visitando e re-elaborando” idéias do Renascimento, para obtermos mais respeito ao próprio Homem em todas as esferas do Pensamento, da Criação, da Ética e das Ciências (uma alternativa).

Não concordo
Concordo em parte
Concordo plenamente
NDA

20. “Arte e Cultura” como Disciplina, deveria acompanhar os alunos em toda a sua formação. Mais precisamente neste momento falamos do Colegial (do 1º ao 3º ano) à Universidade; nas Humanas como disciplina normal, e nas Biológicas e Exatas como complemento da formação humanista como optativa.

Não concordo
Concordo em parte
Concordo plenamente
NDA

21. Um depoimento de um aluno do Ensino Médio:

“...Esse curso me proporcionou um entendimento maior da arte, não somente nas áreas estudadas como também me ajudou a entender a história da música e da literatura, e fez com que assimilasse passagens históricas mais facilmente. ....Tirando um pouco da área de estudos e indo um pouco mais para a área pessoal, percebi que ao longo do curso minha percepção do mundo mudou muito, desde um simples fato de olhar uma obra de arte e sentir interesse por ela, até o fato de encarar o mundo de outra forma, pretendo olhar para ele e perceber que herdamos de nossa história muitas características. E foi assim que consegui perceber que sou um cidadão com muitas características barrocas e algumas românticas.....arte no Ensino Médio foi uma ótima coisa para a minha formação e como formação não quero dizer somente a preparação para o vestibular, mas sim, principalmente para a minha formação como um cidadão.”

Após sua leitura, dê seu parecer (uma alternativa).

Não concordo com o depoimento, não seria o meu
Concordo parcialmente com o depoimento
Compartilho plenamente com o depoimento
NDA

22. O Governo Francês, através dos Ministérios da Cultura e da Educação, está programando para o início deste ano a implantação de um programa denominado PAC (Projeto Artístico e Cultural) para uma reforma e recuperação do ensino Francês. Um projeto que reforça o aprendizado das artes em todas as suas linguagens, para promover a resistência à uniformização e à standartização culturais.Incentivar a renovação das artes e dos artistas, procurando uma reeducação da sensibilidade. Esse Projeto pretende um amplo trabalho, com a implantação do ensino artístico, das escolas maternais ao ingresso nas universidades, retirando  das artes uma classificação, como “a parte menos nobre do cotidiano do aluno francês” Apesar desse aluno ter três aulas de artes por semana. Outra preocupação, é com a formação de professores com muita competência, criando um tipo de profissional ainda raro, que tenha como capacidade  dar conta de vários domínios. Imagine isso em relação ao Brasil.Gostaria de uma avaliação sua, pois sobre esse mesmo princípio, teço comentários em minha tese e gostaria, tivéssemos oportunidade de quem sabe ver implantado aqui. De alguma forma já tentamos trabalhar aqui pensando na amplidão do ensino das Artes.

Não concordo com esse princípio
Acho muito utópico
Tem fundamento, pois, para mudarmos o mundo que se apresenta hoje, porque não começarmos a trabalhar mais na linha Humanista
Os trabalhos com Artes, em seus mínimos programas, pelo Brasil, já nos mostraram que podem ajudar a mudar muito, sérios problemas da sociedade
NDA

23. Que significado tinha para você, as exposições montadas a cada final de ano com todos os trabalhos que os alunos faziam durante o ano? (haver mais de uma alternativa).

Era uma forma de valorizar a produção dos alunos
Muito trabalho por pouca coisa
Não gostava de ver meus trabalhos expostos
Era muito bom para conhecermos o que cada um havia feito
Um processo de respeito para com os alunos 
Havia muita coisa exposta sem muita coerência, não dava para entender
Dava para perceber a diversidade de propostas e de respostas criativas e elaboradas
Dava para perceber um trabalho metodológico por detrás
NDA

24. O conjunto de atividades propostas e aplicadas nas aulas de Arte durante todos estes anos, tiveram como estrutura uma forma diferente de procedimento. Tentamos trabalhar um processo que se denomina: Reflexão-na-Ação, isto é, a teoria e a prática ocorrendo todo o tempo através de informações ora pesquisadas por vocês, ora apresentadas de formas tão diversificadas que cada um de vocês poderia ir fazendo livremente suas associações. Depois em atividades como trabalhos criativos ou encontros com objetos de e para observação, em Museus, Estudos de Meio, Espaços Culturais;l pretendia-se que percebessem que haviam assimilado conceitos próprios e adquirido  um entendimento dos conteúdos apresentados, como um todo. Esse tem sido o objetivo geral do trabalho de Artes. Nada acontecendo através da “decoreba” de dados ou  aprendizado de conceitos fechados. O que se pretendeu sempre foi o desenvolvimento de um “saber” a partir de reflexões nas  ações do pensar, trabalhado de uma forma bem individual. E que cada um pudesse ir assimilando na prática o quê  e como conseguisse trabalhar essa reflexão.

Não existe nenhum procedimento totalmente certo, nem nenhum, totalmente errado, na aprendizagem nem na criação, as coisas simplesmente são.

Ou, parafraseando Fernando Pessoa: “as coisas não têm nome nem personalidade: existem”          

No processo da Reflexão-na-ação, o que temos são as associações livres a partir de todo o trabalho proposto. Cada um dos alunos, ao seu tempo, apresenta ao final, uma compreensão bastante abrangente do conteúdo da Arte. Uma compreensão que se pretenda que dê a todos uma vontade maior de ir além .

Depois de ter lido uma síntese da idéia da metodologia de trabalho que é desenvolvido em arte, dê o seu parecer, marcando a frase que chega mais perto de sua análise (uma alternativa).

Não percebi que isso tenha ocorrido, não concordo com a idéia
Não percebi que isso tenha ocorrido, mas concordo com a idéia
Percebi que isso tenha ocorrido,  mas não concordo com a idéia
Percebi que isso tenha ocorrido e concordo com a idéia
Percebi que isso tenha ocorrido em meu processo e resultado de aprendizagem e criação, da História da Arte e das Artes em geral, concordo com a idéia
NDA

25. Você pode avaliar se o procedimento dos trabalhos que fazíamos sempre no final do 2º semestre do 1º ano, (especificamente os da produção de um trabalho Contemporâneo; ou de leitura de obras ou os trabalhos com o zoom nos desenhos criados por vocês); como uma proposta que pode exemplificar a síntese apresentada na questão 24?

Não
Sim
NDA

26. Questão Aberta: Gostaria muito que, no espaço abaixo, você escrevesse livremente o que tiver vontade: sobre a Arte, sobre o nosso trabalho durante o tempo em que estivemos juntos em seu 1º colegial, podendo ser observações de assuntos que não foram levantados no questionário; sugestões para a continuidade de meu trabalho com artes, ou uma avaliação com suas palavras sem necessidade das alternativas de escolha. Ou simplesmente me contar alguma coisa de seu trabalho.

[ topo ]