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Questionário referente aos alunos graduados em artes, arquitetura e/ou linguagens expressivas (questionário 3) Responder com bastante rigor e com um pouco de paciência.
Informações para contato:
Nome:
Endereço: o mesmo da mala direta? Sim Não, o endereço correto é:
Telefone/Fax:
Ano de aula de Artes (1º):
E-mail:
Meu contato com vocês foi por meio de: Carta enviada a sua casa Pelos seus pais ou responsável Por algum colega do Gracinha Por outro meio
Alunos do 1º EM, entre 1992 e 1998, Graduação: Artes/Arquitetura/Linguagens Expressivas
Observação:
Escolha sua/s alternativa/s, mas se optar por nenhuma das alternativas, marque em “nda” e escreva a sua resposta no espaço aberto. Não leia todo o questionário, antes de começar a marcar as respostas. Vá respondendo as questões em ordem até a última questão. A última questão é aberta. Deverá ser escrita no espaço indicado. Ela servirá como parte referencial das conclusões de meu trabalho. Você já está a uma distância razoável de nossas aulas, peço que busque em suas lembranças alguns dados que o/a ajude nas respostas:
1. Há bastante tempo, ao iniciar a 1ºsérie do Colegial, qual era seu grau de conhecimento a respeito da Teoria da Arte, da Estética, da Cultura e de artistas em geral? (pode existir mais de uma alternativa).
Não tinha nenhum conhecimento nem da teoria da Arte, nem de artistas Tinha algumas informações, sobre poucos artistas, só os mais conhecidos Tinha bastante informação sobre os artistas estrangeiros, alguma teoria Não conhecia quase nenhum artista brasileiro, nem teoria da arte Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros e bastante sobre teoria Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros, mas nada de teoria da arte NDA
2. Em seu tempo de permanência no 1º ano, tente avaliar o quanto seu universo foi ampliado e ajudou ou não, para uma melhor compreensão do que você estuda hoje na graduação. Na tabela abaixo, marque nos valores apresentados essa avaliação (pode haver mais de uma alternativa).
Nada ampliado e não ajudou Muito pouco ampliado, ajudou muito pouco Medianamente ampliado e ajudou um pouco Bastante ampliado e ajudou muito Bastante ampliado e ajudou nos exames específicos do vestibular NDA
3. Questão relacionada a anterior. Marque de que forma isso foi assimilado por você (uma alternativa).
Não me lembro de nada, não guardei os nomes dos artistas, nem conteúdos teóricos Guardei só alguns nomes de artistas e um pouco do que faziam Não guardei muitos nomes, mas hoje, ao olhar uma obra lembro-me do/a artista Guardei alguns nomes, mas se observar algumas características da obra, posso me lembrar do que foi visto, sobre os artistas , e a qual estilo ou período da Arte pertencem Hoje, em contato com a arte na graduação, percebo as relações dos conteúdos mais facilmente, aprendi a perceber e observar melhor NDA
4. Assinale nas três tabelas abaixo a avaliação do grau de informação que você possuía para a leitura visual quando observava uma obra de arte.
Tabela A: quando no início do 1º ano do EM
Nenhum Insuficiente Pouco Suficiente Muito
Tabela B: ao final do mesmo ano
Tabela C: ao final de seu curso, e talvez como auxílio nas específicas do vestibular, relacionando os conteúdos da Arte do 1º ano a outras disciplinas estudadas, se ajuda sua reflexão nas observações e leituras de obras de arte.
5. Tentando lembrar novamente seu período de 1º ano, a aquisição de conhecimentos na área da Arte e da Cultura da forma como foi trabalhada, foi importante ou não para você? (pode haver mais de uma alternativa).
Não foi muito importante Achei muito bom ter adquirido esses conhecimentos Foi importante e está sendo ainda, por facilitar a compreensão dos conteúdos Ligados à Estética e a Arte Não teve muita influência para os meus conhecimentos adquiridos posteriormente Foi importante por acrescentar mais conhecimento para uma futura competição No mercado de trabalho Foi importante para todos os aspectos da vida, do lazer à atividade profissional NDA
6. Mudou alguma coisa na sua postura em relação à necessidade e à importância do estudo da teoria e apreciação da Arte em geral, a partir da forma como foram elaboradas as atividades teóricas e práticas propostas em nossos contatos com a Arte? (pode haver mais de uma alternativa).
Não, não mudou nada Sim, mas mudou muito pouco Sim, mudou bastante Sim, mudou muito Sim, motivou minha Graduação em Artes NDA
7. Qualquer que seja a resposta da questão anterior responda: tente localizar em suas lembranças qual situação apresentada abaixo permitiu, ou não essa mudança? (pode ter mais de uma alternativa).
As atividades propostas possuíam coerência entre elas e se complementavam As atividades propostas não possuíam coerência e não se complementavam As atividades propostas eram difíceis de serem compreendidas, não dava para fazer As atividades propostas eram difíceis de serem compreendidas, mas pensando e refletindo sobre as informações apresentadas, ajudava e dava para fazê-las. No final de cada atividade percebia que todas as informações se relacionavam. Não me interessei por nada que foi proposto As atividades propostas me levaram a um entendimento mais global da Arte, quando percebi que todas as informações tinham relação e eram muito importantes. NDA
8. As aquisições teóricas ajudam a esclarecer o entendimento do processo de criação artística. E o contrario é verdadeiro, isto é, a prática facilita a compreensão da teoria.
Assinale nas alternativas abaixo, se você concorda ou discorda das afirmações.
Não concordo com nenhuma das afirmações Concordo com as duas afirmações Concordo só com a primeira afirmação Concordo só com a segunda afirmação NDA
9. Qual a visão que você tem a respeito de visitas a Museus de Arte, Espaços Históricos/Arquitetônicos ou Galerias? (pode haver mais de uma alternativa).
Não gostava, e continuo não gostando Não gostava, mas percebi que é um pouco interessante Não percebia a importância, hoje reconheço que não conhecia nada a respeito Já gostava mas não entendia muita coisa Já gostava, hoje compreendo melhor e sei de sua importância para a educação Já Gostava Aprendi a apreciar. Passou a fazer parte de meu cotidiano Considero muito importante, tanto que trabalho em um desses espaços hoje NDA
10. Na sua opinião, para a apreensão da Arte e compreensão de seus diversos conteúdos, existiram relações importantes que puderam ser feitas a partir das teorias desenvolvidas no 1ºano em Arte, aos conteúdos de outras disciplinas do curso em geral? (pode haver mais de uma alternativa).
Muito pouco Alguma Muita relação Ajuda na compreensão de determinados conceitos de outra disciplina Nenhuma Principalmente com relação à História, à Literatura e outras afim NDA
11. Para a elaboração de um bom trabalho de artes plásticas ou exercício de poética visual: (pode haver mais de uma alternativa).
você senta e faz, sem pensar muito você fica conversando e trabalhando você tem um método de trabalho de criação em etapas você trabalha sempre com música ao fundo você precisa de silêncio, concentração NDA
12. Seu processo de elaboração para criar, inclui: (pode haver mais de uma alternativa).
levantar diferentes possibilidades sobre a idéia, tema, ou proposta rascunhar aleatoriamente buscar em sua memória, informações para uma reflexão procurar associar diferentes informações, para iniciar e continuar seu trabalho NDA
13. Quanto ao desenho de observação (pode haver mais de uma alternativa).
É muito importante para se educar o olhar Não é importante para o trabalho com artes Desenvolve a percepção dos detalhes e suas relações para com o todo Não gosto de desenho de observação, cansa Ajuda a elaborarmos melhor nossa forma de expressão É importante, mas não gosto de desenho de observação NDA
14. Mesmo depois de tantos anos, gostaria que você avaliasse o trabalho de artes durante o seu 1º ano do colegial. Vou relacionar alguma coisa que foi proposta para tentar ajudar suas lembranças: retratos e auto retaros, desenhos de observação, desenho animado, composições, do figurativo a abstração, desenhos a partir de linhas, visitas a museus, bienais, estudo do meio, Bertioga, Pico do Jaraguá, Embu, Ouro Preto, palestras de artistas, arquitetos, fotógrafos, músicos, teatro, grafittis, leituras de São Paulo através de cartões, de filmes, de slides, de criações de poemas, de estórias, etc), filmes diversos, visitas à FAAP. à exposições diversas, relatórios, roteiros de observação, Arte Cidade, as sociedades indígenas das Américas (com Wagner, Maria Elisa), tendências artísticas, modernidade, modernismo, instalações, trabalhos sobre viagens, músicas, uma exposição com trabalhos do período do café (com a Helenice) no 3º colegial, pela escola inteira; esculturas, pinturas, conhecimento de muitos artistas e estilos, discussão sobre estética, e como não posso descrever tudo, pois não temos muito espaço, convido vocês a continuarem as recordações (pode haver mais de uma alternativa).
Só as atividades propostas no atelier foram interessantes As atividades foram coerentes em relação ao que se queria como objetivo final Os objetivos ficavam claros no desenvolvimento das atividades práticas e teóricas Não teve nenhum ponto muito marcante, não gosto de Artes nem História da Arte Abriram outros horizontes em relação ao estudo e a reflexão da História e das Arte Não foi importante para o que eu faço hoje Tudo foi muito importante para o desenvolvimento do meu processo de criação Descobri no fim que todas atividades, tanto práticas como teóricas foram importantes NDA
15. Você já havia trabalhado com a Arte, da forma como foi apresentado e encaminhado o curso do 1º ano Colegial?
Não Sim
16. Imagine uma atuação próxima do ideal, de um professor em sala de aula. Das colocações abaixo assinale a que você achar mais próximo do que foi imaginado (pode haver mais de uma alternativa).
Convencional Instigador de processos reflexivos para a aprendizagem Apresenta muitos conteúdos e muita leitura Muito claro em seus objetivos Competente, trabalha o desenvolvimento de habilidades individuais em classe Trabalha com conteúdos previstos Imprevisível em alguns momentos Rígido,mas sério no trabalho Bastante brincalhão e competente Não trabalha a teoria, mas bastante a prática Trabalha mais a técnica do que a expressão NDA
17. Um bom método de trabalho com Arte: (pode haver mais de uma alternativa).
tem como enfoque somente uma linguagem artística tem como enfoque somente um aprofundamento em determinados conteúdos tem como enfoque uma linguagem, trabalhada sempre relacionada à outras como suportes e complementação de conceitos tem como enfoque diferentes linguagens, vistas como um todo, mas superficial tem como enfoque uma linguagem artística relacionada a história cultural tem como enfoque, seguir rigidamente uma ordem cronológica tem como enfoque um trabalho baseado na prática, que relaciona diversas informações para o entendimento de cada conceito da Arte estudado NDA
18. Em nossos estudos de Arte, os conceitos de Cultura e da História Cultural Brasileira estiveram sempre presentes, durante todo o processo de trabalho em seu 1º ano. Foram abordados e discutidos dando um embasamento aos conteúdos e permeando todo o tempo as manifestações artísticas em geral, que foram estudadas. Isto foi percebido por você? (uma alternativa).
Não, nunca Um pouco Todo o tempo NDA
19. A Educação através do Estudo das Artes é muito importante. É primordial que renovemos o processo de Educação do Ser Humano, com uma visão mais Humanista, “re-visitando e re-elaborando” algumas idéias do Renascimento para obtermos mais respeito ao próprio Homem, em todas as esferas do Pensamento, da Criação, da Estética, da Ética e das Ciências (uma alternativa).
Não concordo Concordo em parte Concordo plenamente NDA
20. "Arte e Cultura" como Disciplina, deveria acompanhar os alunos em toda a sua formação. Mais precisamente neste momento, falamos do Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) à Universidade; nas Humanas como disciplina normal, e nas Biológicas e Exatas, como complemento da formação humanista como optativa (uma alternativa).
21. Um depoimento de um aluno do Ensino Médio:
“...Esse curso me proporcionou um entendimento maior da arte, não somente nas áreas estudadas como também me ajudou a entender a história da música e da literatura, e fez com que assimilasse passagens históricas mais facilmente. ....Tirando um pouco da área de estudos e indo um pouco mais para a área pessoal, percebi que ao longo do curso minha percepção do mundo mudou muito, desde um simples fato de olhar uma obra de arte e sentir interesse por ela, até o fato de encarar o mundo de outra forma, pretendo olhar para ele e perceber que herdamos de nossa história muitas características. E foi assim que consegui perceber que sou um cidadão com muitas características barrocas e algumas românticas.....artes no Ensino Médio foi uma ótima coisa para a minha formação e como formação não quero dizer somente a preparação para o vestibular, mas sim, principalmente para a minha formação como um cidadão.”
Após sua leitura, dê seu parecer.(uma alternativa)
Não concordo com o depoimento, não seria o meu Concordo parcialmente com o depoimento Compartilho plenamente com o depoimento NDA
22. O Governo Francês, através dos Ministérios da Cultura e da Educação, está programando para o início deste ano, a implantação de um programa denominado PAC.(Projeto Artístico e Cultural) para uma reforma e recuperação do ensino Francês. Um projeto que reforça o aprendizado da Arte em todas as suas linguagens, para promover a resistência à uniformização e à standartização culturais. Incentivar a renovação da Arte e dos artistas, procurando uma reeducação da sensibilidade. Esse Projeto pretende um amplo trabalho, com a implantação do ensino artístico, das escolas maternais ao ingresso nas universidades, retirando da Arte uma classificação, como “a parte menos nobre do cotidiano do aluno francês”, apesar desse aluno ter três aulas de arte por semana. Outra preocupação é com a formação de professores com muita competência, criando um tipo de profissional ainda raro, que tenha como capacidade dar conta de vários domínios. Imagine isso em relação ao Brasil.Gostaria de uma avaliação sua, pois sobre esse mesmo princípio, teço comentários em minha Tese e gostaria, tivéssemos oportunidade de quem sabe ver implantado aqui. De alguma forma já tentamos trabalhar aqui na Escola pensando na amplidão do ensino da Arte.
Não concordo com esse princípio Acho muito utópico Tem fundamento, pois, para mudarmos o mundo que se apresenta hoje, por que não começarmos a trabalhar mais na linha Humanista Os trabalhos com a Arte, em seus mínimos programas, pelo Brasil, já nos mostraram que podem ajudar a mudar muito, sérios problemas da sociedade NDA
23. Que significado tinha para você, as exposições montadas a cada final de ano com todos os trabalhos que os alunos faziam? (pode haver mais de uma alternativa).
Era uma forma de valorizar a produção dos alunos Muito trabalho por pouca coisa Não gostava de ver meus trabalhos expostos Era muito bom para conhecermos o que cada um havia feito Um processo de respeito para com os alunos Havia muita coisa exposta sem muita coerência, não dava para entender Dava para perceber a diversidade de propostas e de respostas criativas e elaboradas Dava para perceber um trabalho metodológico por detrás NDA
24. O conjunto de atividades propostas e aplicadas nas aulas de Arte durante todos estes anos, tiveram como estrutura uma forma diferente de procedimento. Tentamos trabalhar um processo que se denomina: Reflexão-na-Ação, isto é, a teoria e a prática ocorrendo todo o tempo através de informações ora pesquisadas por vocês, ora apresentadas de formas tão diversificadas que cada um de vocês poderia ir fazendo livremente suas associações. Depois em atividades como trabalhos criativos ou encontros com objetos de e para observação, em Museus, Estudos de Meio, Espaços Culturais;l pretendia-se que percebessem que haviam assimilado conceitos próprios e adquirido um entendimento dos conteúdos apresentados, como um todo. Esse tem sido o objetivo geral do trabalho de Artes. Nada acontecendo através da “decoreba” de dados ou aprendizado de conceitos fechados. O que se pretendeu sempre foi o desenvolvimento de um “saber” a partir de reflexões nas ações do pensar, trabalhado de uma forma bem individual. E que cada um pudesse ir assimilando na prática o quê e como conseguisse trabalhar essa reflexão.
Não existe nenhum procedimento totalmente certo, nem nenhum, totalmente errado, na aprendizagem nem na criação, as coisas simplesmente são.
Ou, parafraseando Fernando Pessoa: “as coisas não têm nome nem personalidade: existem”
No processo da Reflexão-na-ação, o que temos são as associações livres a partir de todo o trabalho proposto. Cada um dos alunos, ao seu tempo, apresenta ao final, uma compreensão bastante abrangente do conteúdo da Arte. Uma compreensão que se pretenda que dê a todos uma vontade maior de ir além .
Depois de ter lido uma síntese da idéia da metodologia de trabalho que é desenvolvido em arte, dê o seu parecer, marcando a frase que chega mais perto de sua análise (uma alternativa).
Não percebi que isso tenha ocorrido, não concordo com a idéia. Não percebi que isso tenha ocorrido, mas concordo com a idéia. Percebi que isso tenha ocorrido, mas não concordo com a idéia. Percebi que isso tenha ocorrido e concordo com a idéia. Percebi que isso tenha ocorrido, concordo com a idéia, e constato isso em meu processo, de aprendizagem da História da Arte e no resultado da criação nas Artes em geral NDA
25. Você pode avaliar se o procedimento dos trabalhos que fazíamos sempre no final do 2º semestre do 1º ano, (especificamente os da produção de um trabalho Contemporâneo; ou de leitura de obras ou os trabalhos com o zoom nos desenhos criados por vocês); como uma proposta que pode exemplificar a síntese apresentada na questão 24?
Não Sim NDA
26. A escolha da sua carreira ligada à Arte sofreu, alguma influência a partir do contato com a arte e da forma que foi trabalhada no 1º colegial?
Nenhuma influência, já havia decidido o que fazer Alguma influência, pois gostava mas não conhecia muito sobre Arte Muita influência. Descobri o que eu queria fazer, durante o curso, pelo que estudei NDA
27. Questão Aberta: Gostaria muito que, no espaço abaixo, você escrevesse livremente o que tiver vontade: sobre a Arte, sobre o nosso trabalho durante o tempo em que estivemos juntos em seu 1º colegial, podendo ser observações de assuntos que não foram levantados no questionário; sugestões para a continuidade de meu trabalho com artes, ou uma avaliação com suas palavras sem necessidade das alternativas de escolha. Ou simplesmente me contar alguma coisa de seu trabalho.
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