[ voltar ]

Questionário referente aos alunos graduados em artes, arquitetura e/ou linguagens expressivas
(questionário 3)
Responder com bastante rigor e com um pouco de paciência.

Informações para contato:

Nome:

Endereço: o mesmo da mala direta?
Sim
Não, o endereço correto é:

Telefone/Fax:

Ano de aula de Artes (1º):

E-mail:

Meu contato com vocês foi por meio de:
Carta enviada a sua casa
Pelos seus pais ou responsável
Por algum colega do Gracinha
Por outro meio

Alunos do 1º EM, entre 1992 e 1998, Graduação: Artes/Arquitetura/Linguagens Expressivas

Observação:

Escolha sua/s alternativa/s, mas se optar por nenhuma das alternativas, marque em “nda” e escreva a sua resposta no espaço aberto.
Não leia todo o questionário, antes de começar a marcar as respostas. Vá respondendo as questões em ordem até a última questão.
A última questão é aberta. Deverá ser escrita no espaço indicado. Ela servirá como parte referencial das conclusões de meu trabalho.
Você já está a uma distância razoável de nossas aulas, peço que busque em suas lembranças alguns dados que o/a ajude nas respostas:

1. Há bastante tempo, ao iniciar a 1ºsérie do Colegial, qual era seu grau de conhecimento a respeito da Teoria da Arte, da Estética, da Cultura e de artistas em geral? (pode existir mais de uma alternativa).

Não tinha nenhum conhecimento nem da teoria da Arte, nem de artistas 
Tinha algumas informações, sobre poucos artistas, só os mais conhecidos
Tinha bastante informação sobre os artistas estrangeiros, alguma teoria
Não conhecia quase nenhum artista brasileiro, nem teoria da arte
Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros e bastante sobre teoria
Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros, mas nada de teoria da arte
NDA

2. Em seu tempo de permanência no 1º ano, tente avaliar o quanto seu universo foi ampliado e ajudou ou não, para uma melhor compreensão do que você estuda hoje na graduação. Na tabela abaixo, marque nos valores apresentados essa avaliação (pode haver mais de uma alternativa).

Nada ampliado e não ajudou
Muito pouco ampliado, ajudou muito pouco
Medianamente ampliado e ajudou um pouco
Bastante ampliado e ajudou muito
Bastante ampliado e ajudou nos exames específicos do vestibular
NDA

3. Questão relacionada a anterior. Marque de que forma isso foi assimilado por você (uma alternativa).

Não me lembro de nada, não guardei os nomes dos artistas, nem conteúdos teóricos
Guardei só alguns nomes de artistas e um pouco do que faziam
Não guardei muitos nomes, mas hoje, ao olhar uma obra lembro-me do/a artista
Guardei alguns nomes, mas se observar algumas características da obra, posso me lembrar do que foi visto, sobre os artistas , e a qual estilo ou período da Arte pertencem
Hoje, em contato com a arte na graduação, percebo as relações dos conteúdos mais facilmente, aprendi a perceber e observar melhor
NDA

4. Assinale nas três tabelas abaixo a avaliação do grau de informação que você possuía para a leitura visual quando observava uma obra de arte.

Tabela A: quando no início do 1º ano do EM

Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente 
Muito

Tabela B: ao final do mesmo ano

Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente
Muito

Tabela C: ao final de seu curso, e talvez como auxílio nas específicas do vestibular, relacionando os conteúdos da Arte do 1º ano a outras disciplinas estudadas, se ajuda sua reflexão nas observações e leituras de obras de arte.      

Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente
Muito

5. Tentando lembrar novamente seu período de 1º ano, a aquisição de conhecimentos na área da Arte e da Cultura da forma como foi trabalhada, foi importante ou não para você?  (pode haver mais de uma alternativa).

Não foi muito importante
Achei muito bom ter adquirido esses conhecimentos
Foi importante e está sendo ainda, por facilitar a compreensão dos conteúdos
Ligados à Estética e a Arte
Não teve muita influência para os meus conhecimentos adquiridos posteriormente
Foi importante por acrescentar mais conhecimento para uma futura competição
No mercado de trabalho
Foi importante para todos os aspectos da vida, do lazer à atividade profissional
NDA

6. Mudou alguma coisa na sua postura em relação à necessidade e à importância do estudo da teoria e apreciação da Arte em geral, a partir da forma como foram elaboradas as atividades teóricas e práticas propostas em nossos contatos com a Arte?  (pode haver mais de uma alternativa).

Não, não mudou nada
Sim, mas mudou muito pouco
Sim, mudou bastante
Sim, mudou muito  
Sim, motivou minha Graduação em Artes
NDA

7. Qualquer que seja a resposta da questão anterior responda: tente localizar em suas lembranças qual situação apresentada abaixo permitiu, ou não essa mudança? (pode ter mais de uma alternativa).

As atividades propostas possuíam coerência entre elas e se complementavam
As atividades propostas não possuíam coerência e não se complementavam
As atividades propostas eram difíceis de serem compreendidas, não dava para fazer
As atividades propostas eram difíceis de serem compreendidas, mas pensando e refletindo sobre as informações apresentadas, ajudava e dava para fazê-las.
No final de cada atividade percebia que todas as informações se  relacionavam.
Não me interessei por nada que foi proposto 
As atividades propostas me levaram a um entendimento mais global da Arte, quando percebi que todas as informações tinham relação e eram muito importantes.
NDA

8. As aquisições teóricas ajudam a esclarecer o entendimento do processo de criação artística. E o contrario é verdadeiro, isto é, a prática facilita a compreensão da teoria.

Assinale nas alternativas abaixo, se você concorda ou discorda das afirmações.

Não concordo com nenhuma das afirmações
Concordo com as duas afirmações
Concordo só com a primeira afirmação
Concordo só com a segunda afirmação
NDA

9. Qual a visão que você tem a respeito de visitas a Museus de Arte, Espaços Históricos/Arquitetônicos  ou Galerias? (pode haver mais de uma alternativa). 

Não gostava, e continuo não gostando
Não gostava, mas percebi que é um pouco interessante
Não percebia a importância, hoje reconheço que não conhecia nada a respeito
Já gostava mas não entendia muita coisa
Já gostava, hoje compreendo melhor e sei de sua importância para a educação
Já Gostava
Aprendi a apreciar. Passou a fazer parte de meu cotidiano  
Considero muito importante, tanto que trabalho em um desses espaços hoje
NDA

10. Na sua opinião, para a apreensão da Arte e compreensão de seus diversos conteúdos,  existiram relações importantes que puderam ser feitas a partir das  teorias desenvolvidas no 1ºano em Arte, aos conteúdos de outras disciplinas do curso em geral?  (pode haver mais de uma alternativa).

Muito pouco
Alguma
Muita relação
Ajuda na compreensão de determinados conceitos de outra disciplina
Nenhuma  
Principalmente com relação à História, à Literatura e outras afim      
NDA

11. Para a elaboração de um bom trabalho de artes plásticas ou exercício de poética visual: (pode haver mais de uma alternativa).

você senta e faz, sem pensar muito
você fica conversando e trabalhando
você tem um método de trabalho de criação em etapas
você trabalha sempre com música ao fundo
você precisa de silêncio, concentração
NDA

12. Seu processo de elaboração para criar, inclui: (pode haver mais de uma alternativa).

levantar diferentes possibilidades sobre a idéia, tema, ou proposta
rascunhar aleatoriamente
buscar em sua memória, informações para uma reflexão
procurar associar diferentes informações, para iniciar e continuar seu trabalho
NDA

13. Quanto ao desenho de observação (pode haver mais de uma alternativa).

É muito importante para se educar o olhar
Não é importante para o trabalho com artes
Desenvolve a percepção dos detalhes e suas relações para com o todo
Não gosto de desenho de observação, cansa
Ajuda a elaborarmos melhor nossa forma de expressão
É importante, mas não gosto de desenho de observação
NDA

14. Mesmo depois de tantos anos, gostaria que você avaliasse o trabalho de artes durante o seu 1º ano do colegial. Vou relacionar alguma coisa que foi proposta para tentar ajudar suas lembranças: retratos e auto retaros, desenhos de observação, desenho animado, composições, do figurativo a abstração, desenhos a partir de linhas, visitas a museus, bienais, estudo do meio, Bertioga, Pico do Jaraguá, Embu, Ouro Preto, palestras de artistas, arquitetos, fotógrafos, músicos, teatro, grafittis, leituras de São Paulo através de cartões, de filmes, de slides, de criações de poemas, de estórias, etc), filmes diversos, visitas à FAAP. à exposições diversas, relatórios, roteiros de observação, Arte Cidade, as sociedades indígenas das Américas (com Wagner, Maria Elisa), tendências artísticas, modernidade, modernismo, instalações, trabalhos sobre viagens, músicas, uma exposição com trabalhos do período do café (com a Helenice) no 3º colegial, pela escola inteira; esculturas, pinturas, conhecimento de muitos artistas e estilos, discussão sobre estética, e como não posso descrever tudo, pois não temos muito espaço, convido vocês a continuarem as recordações (pode haver mais de uma alternativa).

Só as atividades propostas no atelier foram interessantes
As atividades foram coerentes em relação ao que se queria como objetivo final 
Os objetivos ficavam claros no desenvolvimento das atividades práticas e teóricas
Não teve nenhum ponto muito marcante, não gosto de Artes nem História da Arte
Abriram outros horizontes em relação ao estudo e a reflexão da História e das Arte
Não foi importante para o que eu faço hoje
Tudo foi muito importante para o desenvolvimento do meu processo de criação
Descobri no fim que todas atividades, tanto práticas como teóricas foram importantes
NDA

15. Você já havia trabalhado com a Arte, da forma como foi apresentado e encaminhado o curso do 1º ano Colegial?

Não
Sim

16. Imagine uma atuação próxima do ideal, de um professor em sala de aula. Das colocações abaixo assinale a que você achar mais próximo do que foi imaginado (pode haver mais de uma alternativa).

Convencional
Instigador de processos reflexivos para a aprendizagem
Apresenta muitos conteúdos e muita leitura  
Muito claro em seus objetivos
Competente, trabalha o desenvolvimento de habilidades individuais em classe
Trabalha com conteúdos previstos
Imprevisível em alguns momentos
Rígido,mas sério no trabalho
Bastante brincalhão e competente
Não trabalha a teoria, mas bastante a prática
Trabalha mais a técnica do que a expressão
NDA

17. Um bom método de trabalho com Arte: (pode haver mais de uma alternativa).

tem como enfoque somente uma linguagem artística
tem como enfoque somente um aprofundamento em determinados conteúdos
tem como enfoque uma linguagem, trabalhada sempre relacionada à outras como suportes e complementação de conceitos
tem como enfoque diferentes linguagens, vistas como um todo, mas superficial
tem como enfoque uma linguagem artística relacionada a história cultural
tem como enfoque, seguir rigidamente uma ordem cronológica
tem como enfoque um trabalho baseado na prática, que relaciona diversas informações  para o entendimento de cada  conceito da Arte estudado   
NDA

18. Em nossos estudos de Arte, os conceitos de Cultura e da História Cultural Brasileira estiveram sempre presentes, durante todo o processo de trabalho em seu 1º ano. Foram abordados e discutidos dando um embasamento aos conteúdos e permeando todo o tempo as manifestações artísticas em geral, que foram estudadas. Isto foi percebido por você? (uma alternativa).

Não, nunca
Um pouco
Todo o tempo
NDA

19. A Educação através do Estudo das Artes é muito importante. É primordial que renovemos o processo de Educação do Ser Humano, com uma visão mais Humanista, “re-visitando e re-elaborando” algumas idéias do Renascimento para obtermos mais respeito ao próprio Homem, em todas as esferas do Pensamento, da Criação, da Estética, da Ética e das Ciências (uma alternativa).

Não concordo
Concordo em parte
Concordo plenamente
NDA

20. "Arte e Cultura" como Disciplina, deveria acompanhar os alunos em toda a sua formação. Mais precisamente neste momento, falamos do Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) à Universidade; nas Humanas como disciplina normal, e nas Biológicas e Exatas, como complemento da formação humanista como optativa (uma alternativa).

Não concordo
Concordo em parte
Concordo plenamente
NDA

21. Um depoimento de um aluno do Ensino Médio:

“...Esse curso me proporcionou um entendimento maior da arte, não somente nas áreas estudadas como também me ajudou a entender a história da música e da literatura, e fez com que assimilasse passagens históricas mais facilmente. ....Tirando um pouco da área de estudos e indo um pouco mais para a área pessoal, percebi que ao longo do curso minha percepção do mundo mudou muito, desde um simples fato de olhar uma obra de arte e sentir interesse por ela, até o fato de encarar o mundo de outra forma, pretendo olhar para ele e perceber que herdamos de nossa história muitas características. E foi assim que consegui perceber que sou um cidadão com muitas características barrocas e algumas românticas.....artes no Ensino Médio foi uma ótima coisa para a minha formação e como formação não quero dizer somente a preparação para o vestibular, mas sim, principalmente para a minha formação como um cidadão.”

Após sua leitura, dê seu parecer.(uma alternativa)

Não concordo com o depoimento, não seria o meu
Concordo parcialmente com o depoimento
Compartilho plenamente com o depoimento
NDA

22. O Governo Francês, através dos Ministérios da Cultura e da Educação, está programando para o início deste ano, a implantação de um programa denominado PAC.(Projeto Artístico e Cultural) para uma reforma e recuperação do ensino Francês. Um projeto que reforça o aprendizado da Arte em todas as suas linguagens, para promover a resistência à uniformização e à standartização culturais. Incentivar a renovação da Arte e dos artistas, procurando uma reeducação da sensibilidade. Esse Projeto pretende um amplo trabalho, com a implantação do ensino artístico, das escolas maternais ao ingresso nas universidades, retirando da Arte uma classificação, como “a parte menos nobre do cotidiano do aluno francês”, apesar desse aluno ter três aulas de arte por semana. Outra preocupação é com a formação de professores com muita competência, criando um tipo de profissional ainda raro, que tenha como capacidade dar conta de vários domínios. Imagine isso em relação ao Brasil.Gostaria de uma avaliação sua, pois sobre esse mesmo princípio, teço comentários em minha Tese e gostaria, tivéssemos oportunidade de quem sabe ver implantado aqui. De alguma forma já tentamos trabalhar aqui na Escola pensando na amplidão do ensino da Arte.

Não concordo com esse princípio
Acho muito utópico
Tem fundamento, pois, para mudarmos o mundo que se apresenta hoje, por que não começarmos a trabalhar mais na linha Humanista
Os trabalhos com a Arte, em seus mínimos programas, pelo Brasil, já nos mostraram que podem ajudar a mudar muito, sérios problemas da sociedade
NDA

23. Que significado tinha para você, as exposições montadas a cada final de ano com todos os trabalhos que os alunos faziam? (pode haver mais de uma alternativa).

Era uma forma de valorizar a produção dos alunos
Muito trabalho por pouca coisa
Não gostava de ver meus trabalhos expostos
Era muito bom para conhecermos o que cada um havia feito
Um processo de respeito para com os alunos 
Havia muita coisa exposta sem muita coerência, não dava para entender
Dava para perceber a diversidade de propostas e de respostas criativas e elaboradas
Dava para perceber um trabalho metodológico por detrás
NDA

24. O conjunto de atividades propostas e aplicadas nas aulas de Arte durante todos estes anos, tiveram como estrutura uma forma diferente de procedimento. Tentamos trabalhar um processo que se denomina: Reflexão-na-Ação, isto é, a teoria e a prática ocorrendo todo o tempo através de informações ora pesquisadas por vocês, ora apresentadas de formas tão diversificadas que cada um de vocês poderia ir fazendo livremente suas associações. Depois em atividades como trabalhos criativos ou encontros com objetos de e para observação, em Museus, Estudos de Meio, Espaços Culturais;l pretendia-se que percebessem que haviam assimilado conceitos próprios e adquirido  um entendimento dos conteúdos apresentados, como um todo. Esse tem sido o objetivo geral do trabalho de Artes. Nada acontecendo através da “decoreba” de dados ou  aprendizado de conceitos fechados. O que se pretendeu sempre foi o desenvolvimento de um “saber” a partir de reflexões nas  ações do pensar, trabalhado de uma forma bem individual. E que cada um pudesse ir assimilando na prática o quê  e como conseguisse trabalhar essa reflexão.

Não existe nenhum procedimento totalmente certo, nem nenhum, totalmente errado, na aprendizagem nem na criação, as coisas simplesmente são.

Ou, parafraseando Fernando Pessoa: “as coisas não têm nome nem personalidade: existem”          

No processo da Reflexão-na-ação, o que temos são as associações livres a partir de todo o trabalho proposto. Cada um dos alunos, ao seu tempo, apresenta ao final, uma compreensão bastante abrangente do conteúdo da Arte. Uma compreensão que se pretenda que dê a todos uma vontade maior de ir além .

Depois de ter lido uma síntese da idéia da metodologia de trabalho que é desenvolvido em arte, dê o seu parecer, marcando a frase que chega mais perto de sua análise (uma alternativa).

Não percebi que isso tenha ocorrido, não concordo com a idéia.
Não percebi que isso tenha ocorrido, mas concordo com a idéia.
Percebi que isso tenha ocorrido,  mas não concordo com a idéia.
Percebi que isso tenha ocorrido e concordo com a idéia.
Percebi que isso tenha ocorrido, concordo com a idéia, e constato isso em meu processo, de aprendizagem da História da Arte e no resultado da criação nas Artes em geral
NDA

25. Você pode avaliar se o procedimento dos trabalhos que fazíamos sempre no final do 2º semestre do 1º ano, (especificamente os da produção de um trabalho Contemporâneo; ou de leitura de obras ou os trabalhos com o zoom nos desenhos criados por vocês); como uma proposta que pode exemplificar a síntese apresentada na questão 24?

Não
Sim
NDA

26. A escolha da sua carreira ligada à Arte sofreu, alguma influência a partir do contato com a arte e da forma que foi trabalhada no 1º colegial?

Nenhuma influência, já havia decidido o que fazer
Alguma influência, pois gostava mas não conhecia muito sobre Arte
Muita influência.  Descobri o que eu queria fazer, durante o curso, pelo que estudei
NDA

27. Questão Aberta: Gostaria muito que, no espaço abaixo, você escrevesse livremente o que tiver vontade: sobre a Arte, sobre o nosso trabalho durante o tempo em que estivemos juntos em seu 1º colegial, podendo ser observações de assuntos que não foram levantados no questionário; sugestões para a continuidade de meu trabalho com artes, ou uma avaliação com suas palavras sem necessidade das alternativas de escolha. Ou simplesmente me contar alguma coisa de seu trabalho.

[ topo ]