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Questionário referente aos alunos do III ano do ensino médio e/ou cursinho (questionário 2)
Responder com bastante rigor e com um pouco de paciência.

Informações para contato:

Nome:

Endereço: o mesmo da mala direta?
Sim
Não, o endereço correto é:

Telefone/Fax:

Ano de aula de Artes (1º):

E-mail:

Meu contato com vocês foi por meio de:
Carta enviada a sua casa
Pelos seus pais ou responsável
Por algum colega do Gracinha
Por outro meio

Alunos do 1ºano em 99, hoje no 3ºano ou 98, hoje no Cursinho ou 1º ano da Faculdade

Observação:

Escolha sua/s alternativa/s, mas se optar por nenhuma das alternativas, marque em “nda” e escreva a sua resposta no espaço aberto.
Não leia todo o questionário, antes de começar a marcar as respostas. Vá respondendo as questões em ordem até a última questão.
A última questão é aberta. Deverá ser escrita no espaço indicado. Ela servirá como parte referencial das conclusões de meu trabalho.

1. Há três anos, ao iniciar a 1ºsérie do EM, qual era seu grau de conhecimento a respeito da Teoria da Arte, da Estética e de artistas em geral? (pode haver mais de uma alternativa).

Não tinha nenhum conhecimento nem da teoria da Arte, nem de artistas em geral   
Tinha algumas informações, sobre poucos artistas, só os mais conhecidos
Tinha bastante informação sobre os artistas estrangeiros, alguma teoria da arte
Não conhecia quase nenhum artista brasileiro, nem sobre teoria da arte
Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros e pouca informação sobre teoria
Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros, mas nada de teoria da arte
Conhecia muitos artistas estrangeiros, brasileiros, muita teoria, mas superficialmente
NDA

2. Em seu tempo de permanência no 1º ano, avalie o quanto seu universo da Arte foi ampliado.
 Na tabela abaixo, marque nos valores apresentados, essa avaliação (uma alternativa).

Nada ampliado
Muito pouco ampliado
Medianamente ampliado
Bastante  ampliado
NDA

3. Questão relacionada a anterior. Marque de que forma isso foi assimilado por você (uma alternativa).

Não lembro de nada, nem guardei os nomes dos artistas nem teoria
Guardei alguns nomes e um pouco do que faziam 
Não guardei muitos nomes, mas se olhar uma obra lembro-me do/a artista 
Guardei alguns nomes, mas se observar algumas características da obra, posso me lembrar do/a artista , do estilo ou período da Arte ao qual ele/a pertence
NDA

4. Assinale nas duas tabelas abaixo a avaliação do grau de informação que você possuía para a leitura visual na observação de uma obra de arte.

Tabela A: estando no início do 1º ano do EM,

Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente 
Bastante

Tabela B: ao final do mesmo ano

Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente
Bastante

Tabela C: ao final do 2º ano, se, relacionando os conteúdos de artes do 1º, com as disciplina estudadas no 2º, ajudou nesse processo de reflexão na observação da obra de arte.

Nenhum 
Insuficiente
Pouco
Suficiente
Bastante

5. A aquisição de conhecimentos na área da Arte e da Cultura foi importante ou não para você? (pode haver mais de uma alternativa). 

Não foi muito importante
Achei muito bom ter adquirido esses conhecimentos
É importante para minha vida, acrescentará mais conhecimento para uma futura competição no mercado de trabalho
É importante para todos os aspectos da vida, do lazer à atividade profissional
NDA

6.  Tendo já um distanciamento nestes dois anos das aulas de artes, e um amadurecimento em relação ao mundo, você percebeu alguma mudança em sua postura quanto à necessidade e à importância do estudo e apreciação da teoria e da Arte em geral, a partir das atividades teóricas e práticas propostas em nossos contatos com a Arte? (uma alternativa).

Não, não mudou nada
Sim, mas mudou muito pouco
Sim, mudou bastante
Sim, mudou muito
NDA

7. Qualquer que seja a resposta da questão anterior responda: qual situação apresentada abaixo, com seu olhar de hoje,  permitiu ou não essa mudança em sua postura? (pode haver mais de uma alternativa).

As atividades propostas possuíam coerência entre elas e se complementavam
As atividades propostas não possuíam coerência e não se complementavam
As atividades propostas eram difíceis de serem compreendidas, não dava para fazer
As atividades propostas eram difíceis de serem compreendidas, mas pensando e, refletindo sobre as informações dava para fazê-las, tornavam-se mais fáceis
No final de cada atividade percebia que todas as informações tinham  relação.
Não me interessei por nada que foi proposto 
As atividades propostas me levaram a um entendimento mais global da Arte, no momento em que percebia que todas as informações tinham relação
NDA

8. As aquisições teóricas ajudam a esclarecer o entendimento do processo de criação artística. E o contrário é verdadeiro, isto é, a prática facilita a compreensão da teoria.

Assinale nas alternativas abaixo, se você concorda ou discorda das afirmações.

Não concordo com nenhuma das afirmações
Concordo com as duas afirmações
Concordo só com a primeira afirmação
Concordo só com a segunda afirmação
NDA

9. Hoje, qual a visão que você tem a respeito das visitas a Museus de Arte, Espaços Históricos/Arquitetônicos  ou Galerias para uma ampliação de seus conhecimentos em geral? (pode haver mais de uma alternativa). 

Não gostava, e continuo não gostando
Não gostava, mas percebi que é um pouco interessante
Não percebia a importância, hoje reconheço que não conhecia nada a respeito
Já gostava mas não entendia muita coisa
Já gostava, hoje compreendo muito melhor e reconheço sua importância
Já Gostava
Aprendi a apreciar. Passou a fazer parte de meu cotidiano
NDA

10. Na sua opinião, existem relações entre alguns conceitos/idéias/teorias desenvolvidos no 1º ano do EM nas aulas de artes, nas suas diferentes linguagens para com determinados conteúdos de outras disciplinas, do 1º ano e principalmente do 2º, que foi terminado recentemente? (pode haver mais de uma alternativa).

Muito pouco
Alguma
Muita relação
Ajuda na compreensão de determinados conceitos de outra disciplina
Nenhuma
NDA

11. Para a elaboração de um bom trabalho de artes plásticas ou exercício de poética visual: (pode haver mais de uma alternativa).

você senta e faz, sem pensar muito
você fica conversando e trabalhando
você tem um método de trabalho de criação em etapas
você trabalha sempre com música ao fundo
você precisa de silêncio, concentração
NDA

12. Seu processo de elaboração para criar, inclui: (pode haver mais de uma alternativa).

levantar diferentes possibilidades sobre a idéia, tema, ou proposta
rascunhar aleatoriamente
buscar em sua memória, informações para uma reflexão
procurar associar diferentes informações, para iniciar e continuar seu trabalho
NDA

13. O desenho de observação (pode haver mais de uma alternativa).

Foi importante para educar meu olhar
Não foi importante para o trabalho com artes.
Desenvolveu minha percepção dos detalhes e suas relações para com o todo.
Não gosto de desenho de observação, cansa.
Ajudou a elaborar melhor minha forma de expressão e percepção das coisas
Foi importante, mas não gosto de desenho de observação
NDA

14. Tente se lembrar de nossas aulas e assinale abaixo como você avalia o trabalho de arte durante 1999? (pode haver mais de uma alternativa).

Só as atividades propostas no atelier foram interessantes
As atividades foram coerentes em relação ao que se queria e foi colocado como objetivo ao final de cada etapa do trabalho
Os objetivos ficaram claros no desenvolvimento das atividades práticas e teóricas
Não teve nenhum ponto muito marcante, não gosto de Arte nem História da Arte
Abriram outros horizontes em relação ao estudo e a reflexão da História e das Artes
Não foi muito importante para o que eu quero fazer
Foi muito importante para o desenvolvimento do meu processo de criação
Foi interessante pois as atividades tinham relação entre si
NDA

15. Você já havia trabalhado com a Arte, da forma como foi apresentado e encaminhado o curso do 1º ano do Ensino Médio?

Não
Sim

16. Como você avalia a atuação da professora de artes durante 1999? (pode haver mais de uma alternativa).

Convencional
Instigadora de processos reflexivos para um entendimento da Arte
Rígida
Apresentou muitos conteúdos e muita leitura
Apresentou muitos conteúdos e muita leitura, importantes para conhecimento da Arte
Não muito clara em seus objetivos
Apresentou uma nova maneira de aprender a refletir sobre conteúdos artísticos
Não gostei da forma como trabalha
Proporcionou caminhos para um melhor entendimento do que é Arte Contemporânea
NDA

17. É importante para a aquisição de conhecimento:

somente os trabalhos práticos de atelier, com pouca teoria
somente os trabalhos teóricos, com pouca prática
a aplicação da teoria na prática  
a aplicação da prática na teoria
a movimentação de ações reflexivas com associações da teoria na prática e da prática na teoria 
NDA

18. Como Artes faz parte da Cultura, especificamente não nos referimos a ela nas questões. Mas, durante todo o processo de trabalho em seu 1º ano, foi abordada e infiltrada nos conteúdos trabalhados, a importância e a presença da cultura brasileira, permeando todo o tempo, as manifestações artísticas em geral, que foram estudadas. Isto foi percebido por você ? (uma alternativa).

Não, nunca
Um pouco
Todo o tempo
NDA

19. Distante a mais de um ano de nosso trabalho com artes, e não tendo continuado esse processo no 2º, nem no 3ºano do EM, avalie a afirmação: “A Educação através do Estudo das Artes é muito importante; é primordial que renovemos o processo da Educação do Ser Humano com uma visão mais Humanista,“re-visitando e re-elaborando” idéias do Renascimento, para obtermos mais respeito ao próprio Homem em todas as esferas do Pensamento, da Criação, da Estética, da Ética e das Ciências (uma alternativa).

Não concordo
Concordo em parte
Concordo plenamente
NDA

20. Arte, como Disciplina, deveria acompanhar os alunos em toda a sua formação. Mais precisamente neste momento, falamos do Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) à Universidade; nas Humanas como disciplina do currículo, e nas Biológicas e Exatas complementando a formação humanista, como optativa (uma alternativa).

Não concordo
Concordo em parte
Concordo plenamente
NDA

21. Um depoimento de um aluno do Ensino Médio:

“...Esse curso me proporcionou um entendimento maior da arte, não somente nas áreas estudadas como também me ajudou a entender a história da música e da literatura, e fez com que assimilasse passagens históricas mais facilmente. ....Tirando um pouco da área de estudos e indo um pouco mais para a área pessoal, percebi que ao longo do curso minha percepção do mundo mudou muito, desde um simples fato de olhar uma obra de arte e sentir interesse por ela, até o fato de encarar o mundo de outra forma, pretendo olhar para ele e perceber que herdamos de nossa história muitas características. E foi assim que consegui perceber que sou um cidadão com muitas características barrocas e algumas românticas.....arte no Ensino Médio foi, uma ótima coisa para a minha formação e como formação não quero dizer somente a preparação para o vestibular, mas sim, principalmente para a minha formação como um cidadão.”

Após sua leitura, dê seu parecer (uma alternativa).

Não concordo com o depoimento, não seria o meu
Concordo parcialmente com o depoimento
Compartilho plenamente com o depoimento
NDA

22. O Governo Francês, através dos Ministérios da Cultura e da Educação, está programando para inicio deste ano, a implantação de um programa denominado PAC.(Projeto Artístico e Cultural) para uma reforma e recuperação do ensino Francês. Um projeto que reforça o aprendizado da Arte em todas as suas linguagens, para promover a resistência à uniformização e à standartização culturais. Incentivar a renovação da Arte e dos artistas, procurando uma reeducação da sensibilidade. Esse Projeto pretende um amplo trabalho, com a implantação do ensino artístico, das escolas maternais ao ingresso nas universidades, retirando da Arte uma classificação, como “a parte menos nobre do cotidiano do aluno francês” Apesar desse aluno ter três aulas de artes por semana. Outra preocupação é com a formação de professores com muita competência, criando um tipo de profissional ainda raro, que tenha como capacidade dar conta de vários domínios. Imagine isso em relação ao Brasil.Gostaria de uma avaliação sua, pois sobre esse mesmo princípio, teço comentários em minha tese e gostaria, tivéssemos oportunidade de quem sabe ver implantado aqui. De alguma forma já tentamos trabalhar aqui na escola pensando na amplidão do ensino das Artes.

Não concordo com esse princípio
Acho muito utópico
Tem fundamento, pois, para mudarmos o mundo que se apresenta hoje, por que não começarmos a trabalhar mais na linha Humanista
Os trabalhos com Artes, em seus mínimos programas, pelo Brasil, já nos mostraram que podem ajudar a mudar muito, sérios problemas da sociedade
NDA

23. As exposições montadas a cada final de ano com todos os trabalhos que os alunos faziam, que significado tinha para você? (pode haver mais de uma alternaiva).

Era uma forma de valorizar a produção dos alunos
Muito trabalho por pouca coisa
Não gostava de ver meus trabalhos expostos
Era muito bom para conhecermos o que cada um havia feito
Um processo de respeito para com os alunos 
Havia muita coisa exposta sem muita coerência, não dava para entender
Dava para perceber a diversidade de propostas e de respostas criativas elaboradas
Dava para perceber um trabalho metodológico por detrás
NDA

24. O conjunto de atividades propostas e aplicadas nas aulas de Arte durante todos estes anos, tiveram como estrutura uma forma diferente de procedimento. Tentamos trabalhar um processo que se denomina: Reflexão-na-Ação, isto é, a teoria e a prática, ocorrendo todo o tempo através de informações ora pesquisadas por vocês, ora apresentadas de formas tão diversificadas que cada um de vocês poderia ir fazendo livremente suas associações. Depois em atividades como trabalhos criativos ou encontros com objetos de e para observação, em museus, Estudos de Meio, Espaços Culturais, pretendia-se que percebessem que haviam assimilado conceitos próprios e adquirido um entendimento dos conteúdos apresentados, como um todo. Esse tem sido o objetivo geral do trabalho de Artes. Nada acontecendo através da “decoreba” de dados ou  aprendizado de conceitos fechados. O que se pretendeu sempre foi o desenvolvimento de um “saber” a partir de reflexões nas ações do pensar, trabalhado de formas bem individual. Em que cada um pudesse ir assimilando na prática, o quê e como conseguisse trabalhar essa reflexão.

Não existe nenhum procedimento totalmente certo, nem nenhum, totalmente errado, na aprendizagem nem na criação, as coisas simplesmente são.

Ou, parafraseando Fernando Pessoa: “as coisas não têm nome nem personalidade: existem”          

No processo da reflexão-na-ação, o que temos, são as associações livres a partir de todo o trabalho proposto, cada aluno no seu tempo, que nos apresentam ao final uma compreensão bastante abrangente do conteúdo. Uma compreensão que se pretenda, que dê a vocês uma vontade maior de ir além.

Depois de ter lido uma síntese da idéia de trabalho que é desenvolvido nas aulas de arte, dê o seu parecer, marcando a frase que chega mais perto de sua análise (uma alternativa).

Não percebi que isso tenha ocorrido, não concordo com a idéia.
Não percebi que isso tenha ocorrido, mas concordo com a idéia.
Percebi que isso tenha ocorrido,  mas não concordo com a idéia.
Percebi que isso tenha ocorrido e concordo com a idéia.
Percebi que isso tenha ocorrido, concordo com a idéia, e percebi isso em meu processo de trabalho e resultado da aprendizagem e criação, da História da Arte e da cultura da Arte em geral.
NDA

25. Você pode avaliar o procedimento dos trabalhos no 2º semestre do 1º ano, (especificamente o da produção de um trabalho contemporâneo), como uma proposta que pode exemplificar a síntese apresentada na questão 24?

Não
Sim
NDA

26. Questão Aberta:

Gostaria muito que, no espaço abaixo, você escrevesse livremente o que tiver vontade: sobre a Arte, sobre o nosso trabalho durante o tempo em que estivemos juntos em seu 1º colegial, podem ser observações de assuntos que não foram levantados no questionário, podem ser sugestões para a continuidade de meu trabalho com artes, ou uma avaliação sem alternativas de escolha. Ou simplesmente me contar alguma coisa.

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