Nome:
O endereço é o mesmo da mala direta?
Sim
Não, o endereço correto é:
Telefone/Fax:
Ano de aula de Artes (1º):
E-mail:
Meu contato com vocês foi por meio de:
Carta enviada a sua casa
Pelos seus pais ou responsável
Por algum colega do Gracinha
Por outro meio
Alunos do 1º EM em 2000, hoje no
2º ano
Observação:
Escolha sua/s alternativa/s, mas se optar por nenhuma
das alternativas, marque em “nda” e escreva a sua resposta no espaço aberto.
Antes de começar a marcar as respostas. Vá respondendo
as questões em ordem até a última questão.
A última questão é aberta. Deverá ser escrita
no espaço indicado. Ela servirá como parte referencial das conclusões de meu
trabalho.
1. Ao iniciar a 1ºsérie do EM, qual era seu grau de
conhecimento a respeito da Teoria da Arte e de artistas em geral? (pode existir
mais de uma alternativa).
Não tinha nenhum conhecimento nem da teoria da Arte, nem de artistas em geral
Tinha algumas informações, sobre poucos artistas, só os mais conhecidos
Tinha bastante informação sobre os artistas estrangeiros, alguma teoria da
arte
Não conhecia quase nenhum artista brasileiro, nem teoria da arte
Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros e alguma informação sobre
teoria
Conhecia muitos artistas estrangeiros e brasileiros, mas quase nada de teoria
da arte
Conhecia muitos artistas estrangeiros, brasileiros e teoria, mas superficialmente
NDA
2. Em seu tempo de permanência no 1º ano, avalie o
quanto seu universo da Arte foi ampliado.
Na tabela abaixo, marque nos valores apresentados,
essa avaliação (uma alternativa).
Nada ampliado
Muito pouco ampliado
Medianamente ampliado
Bastante ampliado
NDA
3. Questão relacionada a anterior. Marque de que forma
isso foi assimilado por você (uma alternativa).
Não lembro de nada, não guardei os nomes dos artistas
Guardei alguns nomes e um pouco do que faziam
Não guardei muitos nomes, mas ao olhar uma obra lembro-me do/a artista
Guardei alguns nomes, mas se observar algumas características da obra, posso
me lembrar do/a artista, do estilo ou período da Arte ao qual ele/a pertence
NDA
4. Assinale nas duas tabelas abaixo a avaliação do
grau de informação que você possuía para a leitura visual na observação de
uma obra de arte.
Tabela A: estando no início do 1º ano do EM
Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente
Bastante
Tabela B: ao final do mesmo ano
Nenhum
Insuficiente
Pouco
Suficiente
Bastante
5. A aquisição de conhecimentos na área da Arte e da
Cultura foi importante ou não para você? (pode haver mais de uma alternativa).
Não foi muito importante
Achei muito bom ter adquirido esses conhecimentos
É importante para minha vida, acrescentará mais conhecimento para uma futura
competição no mercado de trabalho
É importante para todos os aspectos da vida, do lazer à atividade profissional
NDA
6. Houve mudança em sua postura quanto à necessidade
e importância do estudo e apreciação da teoria e da Arte em geral, a partir
das atividades teóricas e práticas propostas durante o 1º ano do EM? (uma
alternativa).
Não, não mudou nada
Sim, mas mudou muito pouco
Sim, mudou bastante
Sim, mudou muito
NDA
7. Qualquer que seja a resposta da questão anterior
responda: qual situação apresentada abaixo permitiu ou não essa mudança em
sua postura? (pode haver mais de uma alternativa).
As atividades propostas possuíam coerência entre elas e se complementavam
As atividades propostas não possuíam coerência e não se complementavam
As atividades propostas eram difíceis de serem compreendidas, não dava para
fazer
As atividades propostas eram difíceis de serem compreendidas, mas pensando
e, refletindo sobre as informações dava para fazê-las, tornavam-se mais fáceis
No final de cada atividade percebia que todas as informações tinham
relação.
Não me interessei por nada que foi proposto
As atividades propostas me levaram a um entendimento mais global da Arte,
no momento em que percebi que todas as informações tinham relação
NDA
8. As aquisições teóricas ajudam a esclarecer o entendimento
do processo de criação artística. E o contrario é verdadeiro, isto é, a prática
facilita a compreensão da teoria.
Não concordo com nenhuma das afirmações
Concordo com as duas afirmações
Concordo só com a primeira afirmação
Concordo só com a segunda afirmação
NDA
9. Qual a visão que você tem a respeito das visitas
a Museus de Arte, Espaços Históricos/Arquitetônicos ou Galerias? (pode
haver mais de uma alternativa) .
Não gostava, e continuo não gostando
Não gostava, mas percebi que é um pouco interessante
Não percebia a importância, hoje reconheço que não conhecia nada a respeito
Já gostava mas não entendia muita coisa
Já gostava, hoje compreendo melhor e sei de sua importância
Já Gostava
Aprendi a apreciar. Passou a fazer parte de meu cotidiano
NDA
10. Na sua opinião, existem relações entre alguns conceitos/idéias/teorias
desenvolvidos no 1º ano em arte nas suas diferentes linguagens para com determinados
conteúdos de outras disciplinas ? (pode haver mais de uma alternativa).
Muito pouco
Alguma
Muita relação
Ajuda na compreensão de determinados conceitos de outra disciplina
Nenhuma
NDA
11. Para a elaboração de um bom trabalho de artes plásticas:
(pode haver mais de uma alternativa).
você senta e faz, sem pensar muito
você fica conversando e trabalhando
você tem um método de trabalho de criação em etapas
você trabalha sempre com música ao fundo
você precisa de silêncio, concentração
NDA
12. Seu processo de elaboração para criar, inclui:
(pode haver mais de uma alternativa).
levantar diferentes possibilidades sobre a idéia, tema, ou proposta
rascunhar aleatoriamente
buscar em sua memória, informações para uma reflexão
procurar associar diferentes informações, para iniciar e continuar seu trabalho
NDA
13. O desenho de observação (pode haver mais de uma
alternativa).
É importante para se educar o olhar
Não é importante para o trabalho com artes
Desenvolve a percepção dos detalhes e suas relações para com o todo
Não gosto de desenho de observação, cansa
Ajuda a elaborarmos melhor nossa forma de expressão
É importante, mas não gosto de desenho de observação
NDA
14. Como você avalia o trabalho de Arte durante 2000?
(pode haver mais de uma alternativa).
Só as atividades propostas no atelier foram interessantes
As atividades foram coerentes em relação ao que se queria e foi colocado como
objetivo ao final de cada etapa do trabalho
Os objetivos ficaram claros no desenvolvimento das atividades práticas e teóricas
Não teve nenhum ponto muito marcante, não gosto de Arte nem História da Arte
Abriram outros horizontes em relação ao estudo e a reflexão da História e
das Artes
Não foi muito importante para o que eu quero fazer
Foi muito importante para o desenvolvimento do meu processo de criação
Foi interessante pois as atividades tinham relação entre si
NDA
15. Você já havia trabalhado com a Arte, da forma como
foi apresentado e encaminhado o curso do 1º ano do Ensino Médio?
Não
Sim
16. Como você avalia a atuação da professora de artes
em 2000? (pode haver mais de uma alternativa).
Convencional
Instigadora de processos reflexivos para um entendimento da Arte
Rígida
Apresentou muitos conteúdos e muita leitura
Apresentou muitos conteúdos e muita leitura, mas foi bom e importante
Não muito clara em seus objetivos
Apresentou uma nova maneira de aprender a refletir sobre conteúdos artísticos
Não gostei da forma como trabalha
Proporcionou caminhos para um melhor entendimento do que é Arte Contemporânea
NDA
17. É importante para a aquisição de conhecimento:
somente os trabalhos práticos, com pouca teoria
somente os trabalhos teóricos, com alguns trabalhos de atelier
a aplicação da teoria na prática
a movimentação de ações reflexivas com associações da teoria na prática e
da prática na teoria
NDA
18. Como Artes faz parte da Cultura, especificamente
não nos referimos a ela nas questões. Mas, durante todo o processo de trabalho
em seu 1º ano, foi abordada e infiltrada nos conteúdos trabalhados, a importância
e a presença da cultura brasileira, permeando todo o tempo, as manifestações
artísticas em geral, que foram estudadas. Isto foi percebido por você ? (uma
alternativa).
Não, nunca
Um pouco
Todo o tempo
NDA
19. A Educação através do Estudo das Artes é muito
importante. É primordial que renovemos o processo de Educação do Ser Humano,
com uma visão mais Humanista, “re-visitando e re-elaborando” algumas idéias
do Renascimento para obtermos mais respeito ao próprio Homem, em todas as
esferas do Pensamento, da Criação, da Estética, da Ética e das Ciências (uma
alternativa).
Não concordo
Concordo em parte
Concordo plenamente
NDA
20. Arte, como Disciplina, deveria
acompanhar os alunos em toda a sua formação. Mais precisamente neste momento,
falamos do Ensino Médio (do 1º ao 3º ano) à Universidade; nas Humanas como
disciplina curricular, e nas Biológicas e Exatas complementando a formação
humanista, como optativa (uma alternativa).
Não concordo
Concordo em parte
Concordo plenamente
NDA
21. Um depoimento de um aluno do Ensino Médio:
“...Esse curso me proporcionou um entendimento maior
da arte, não somente nas áreas estudadas como também me ajudou a entender
a história da música e da literatura, e fez com que assimilasse passagens
históricas mais facilmente. ....Tirando um pouco da área de estudos e indo
um pouco mais para a área pessoal, percebi que ao longo do curso minha percepção
do mundo mudou muito, desde um simples fato de olhar uma obra de arte e sentir
interesse por ela, até o fato de encarar o mundo de outra forma, pretendo
olhar para ele e perceber que herdamos de nossa história muitas características.
E foi assim que consegui perceber que sou um cidadão com muitas características
barrocas e algumas românticas.....artes no Ensino Médio foi, uma ótima coisa
para a minha formação e como formação não quero dizer somente a preparação
para o vestibular, mas sim, principalmente para a minha formação como um cidadão.”
Após sua leitura, dê seu parecer (uma alternativa).
Não concordo com o depoimento, não seria o meu
Concordo parcialmente com o depoimento
Compartilho plenamente com o depoimento
NDA
22. O Governo Francês, através dos Ministérios da Cultura
e da Educação, está programando para inicio deste ano, a implantação de um
programa denominado PAC. (Projeto Artístico e Cultural) para uma reforma e
recuperação do ensino Francês. Um projeto que reforça o aprendizado da Arte
em todas as suas linguagens, para promover a resistência à uniformização e
à standartização culturais. Incentivar a renovação da Arte e dos artistas,
procurando uma reeducação da sensibilidade. Esse Projeto pretende um amplo
trabalho, com a implantação do ensino artístico, das escolas maternais ao
ingresso nas universidades, retirando da Arte uma classificação, como “a parte
menos nobre do cotidiano do aluno francês” Apesar desse aluno ter três aulas
de artes por semana. Outra preocupação é com a formação de professores com
muita competência, criando um tipo de profissional ainda raro, que tenha como
capacidade dar conta de vários domínios. Imagine isso em relação ao Brasil.Gostaria
de uma avaliação sua, pois sobre esse mesmo princípio, teço comentários em
minha tese e gostaria, tivéssemos oportunidade de quem sabe ver implantado
aqui. De alguma forma já tentamos trabalhar aqui na escola pensando na amplidão
do ensino das Artes.
Não concordo com esse princípio
Acho muito utópico
Tem fundamento, pois, para mudarmos o mundo que se apresenta hoje, por que
não começarmos a trabalhar mais na linha Humanista
É importante. Os trabalhos com Artes, em seus mínimos programas, pelo Brasil,
já nos mostraram que podem ajudar a mudar muito, sérios problemas da sociedade
NDA
23. Que significado teve para você, as exposições montadas
a cada final de ano com todos os trabalhos que os alunos faziam?
Era uma forma de valorizar a produção dos alunos.
Muito trabalho por pouca coisa
Não gostava de ver meus trabalhos expostos
Era muito bom para conhecermos o que cada um havia feito
Um processo de respeito para com os alunos
24. O conjunto de atividades propostas e aplicadas
nas aulas de Arte durante todo o ano teve, como estrutura uma forma diferente
de procedimento. Tentamos trabalhar um processo que se denomina: Reflexão-na-Ação,
isto é, a teoria e a prática, ocorrendo todo o tempo através de informações
ora pesquisadas por vocês, ora apresentadas de formas tão diversificadas que
cada um de vocês poderia ir fazendo livremente suas associações. Depois em
atividades como trabalhos criativos ou encontros com objetos de e para observação,
em museus ou espaços culturais, pretendia-se que percebessem que haviam assimilado
conceitos próprios e adquirido um entendimento abrangente dos conteúdos apresentados,
como um todo. Esse foi o objetivo geral do trabalho de Arte. Nada acontecendo
através da “decoreba” de dados ou aprendizado de conceitos fechados.
O que se pretendeu foi o desenvolvimento de um “saber” a partir de reflexões
nas ações do pensar, trabalhado de formas bem individuais. Em que cada um
pudesse ir assimilando na prática, o quê e como conseguisse trabalhar essa
reflexão.
Não existe nenhum procedimento totalmente certo, nem
nenhum, totalmente errado, na aprendizagem nem na criação, as coisas simplesmente
são.
Ou, parafraseando Fernando Pessoa: “as coisas não
têm nome nem personalidade: existem”
No processo do Aluno-Reflexivo o que temos é: através
das associações livres (conhecimento na ação), em que cada um dos alunos ao
seu tempo (reflexão na ação) produz e nos apresenta ao final, (reflexão sobre
a ação), uma compreensão bastante abrangente do conteúdo.
Uma compreensão que se pretenda, dê a vocês uma vontade
maior de ir além.
Não percebi que isso tenha ocorrido, não concordo com a idéia.
Não percebi que isso tenha ocorrido, mas concordo com a idéia.
Percebi que isso tenha ocorrido, mas não concordo com a idéia.
Percebi que isso tenha ocorrido e concordo com a idéia.
Percebi que isso tenha ocorrido, concordo com a idéia, e constato isso em
meu processo, de aprendizagem da História da Arte e no resultado da criação
nas Artes em geral
NDA
25. Você pode avaliar o procedimento
dos trabalhos no 2º semestre do 1º ano, (especificamente o do Expressionismo),
como uma proposta que pode exemplificar a síntese apresentada na questão 22?
Não
Sim
NDA
26. Questão Aberta: Escreva no espaço
destinado a ela. Vou retirá-la do questionário, em separado dos gabaritos,
que serão somados para a outra análise.
Gostaria muito que, no espaço abaixo, você escrevesse
livremente o que tiver vontade: sobre a Arte, sobre o nosso trabalho durante
o tempo em que estivemos juntos em seu 1º colegial, se vê alguma importância
no estudo da Arte como foi trabalhado. O que isso significa para o crescimento
das relações humanas... Podem ser observações de assuntos que não foram levantados
no questionário, podem ser sugestões para a continuidade de meu trabalho com
arte, ou uma avaliação sem alternativas de escolha. Ou simplesmente me contar
alguma coisa.