Notícias


[ capa ]

Cronologia do Terror

8h45 - Um avião boing 737 lotado de passageiros se choca contra a Torre Norte do World Trade Center, explode e o prédio se incendeia.
9h03 - Um boing 767 surge no céu de Manhatan, se choca e explode com a outra torre (sul) do World Trade Center que começa arder em fogo a cena é transmitida ao vivo.
09h45 - Um terceiro avião cai sobre o Pentágono, destruindo o prédio em que se situa o comando do exército.
10h00 - A torre Sul do World Trade Center desaba.
10h30 - A torre Norte do World Trade Center também desaba.
11h29 - Confirmada a queda de um quarto avião seqüestrado perto de Pittsburgh, quando se destinava a casa de veraneio do presidente George W. Bush.
18h25 - Um prédio de 47 andares do complexo do World Trade Center também desaba.


No noticiário da CNN a tragédia do WTC foi transmitida ao vivo

Festa no Oriente

Desafetos dos Estados Unidos comemoram o ataque, como não poderia deixar de ser, os países ou grupos contrários a política internacional norte-americana, saíram as ruas para festejar a desgraça que se abateu sobre a América no já conhecido como "setembro negro de 2001". Palestinos na faixa de Gaza e Cisjordânia gritaram nas ruas "Deus é maior".
Em outros lugares do mundo, a comemoração foi mais discreta, mas sabe-se que foram comemorados os ataques aos Estados Unidos, assim foi na Rússia, Japão, Cuba, Iraque, Líbia e por todo Oriente Médio.


Festa na Palestina

Osama Bin Laden é o principal Suspeito

Embora não se tenha ainda nenhuma pista concreta de quem tenha sido o autor dos atentados terroristas ao World Trade Center em New York e ao Pentágono em Washington, o governo dos Estados Unidos tem como principal suspeito o terrorista árabe, Osama Bin Laden. Laden é o líder do Taliban, milícia fundamentalista islâmica que controla o poder no Afeganistão. Embora nenhum grupo terrorista tenha assumido a autoria do atentado, Osama haveria dito cerca de 15 dias atrás, que "um atentado sem precedentes atingiria alvos nos Estados Unidos" e inteirou: "haverá uma grande surpresa nas próximas duas semanas", daí a se pensar que ele seria o autor dos atentados ocorridos no dia 11 de setembro. De qualquer forma, Bin Laden e seu grupo terrorista já encabeçava a lista de terroristas mais procurados pela inteligência norte-americana.
Outros suspeitos do atentado seriam o grupo Jihad Islâmica, que atua na faixa de Gaza, liderado por Ramadan Abdallah Shallax. O Hezbollah do Líbano, guardiões da revolução iraniana também poderiam ser os atores do atentado.
Um grupo extremista japonês, o Exército Vermelho, reivindicou a autoria do atentado aos Estados Unidos, como "vingança aos ataques nucleares americanos a Hiroshima e Nagasaki", mas ao que parece, tudo não passou de uma informação falsa.
Outros suspeitos que não poderiam deixar essa lista seriam o líder líbio Muammar Kadafi e o presidente iraquiano Saddan Hussein.
Muitos americanos acham porém, que talvez o atentado tenha sido executado e planejado por um grupo radical de direita dos próprios Estados Unidos, embora a natureza dos ataques tenha o estilo árabe, é como se diz: "não se sabe se o autor do atentado é árabe, mas que foi um atentado das arábias, isso foi".


Osama Bin Laden

Força Aérea Americana abate 4o avião seqüestrado

Embora o comando do exército e o próprio presidente americano neguem, é sabido que o quarto avião seqüestrado por terroristas foi abatido por caças F15 da força aérea americana. O boing 757 com 45 pessoas a bordo caiu em Pittsburgh, e provavelmente iria se lançar sobre a casa de veraneio do presidente Geroge W. Bush, perto de Washington.
A versão das autoridades americanas é de que os passageiros ficaram sabendo através de ligações com celulares dos atentados ao World Trade Center e então reagiram aos seqüestradores, durante a luta o avião caiu.


Os destroços em Pittsburgh

Bush fala á nação

As 20h30 o presidente americano Geroge W. Bush fez um pronunciamento a nação americana onde procurou falar dos atentados ocorridos naquele dia (11/09/2001). Em tom de profunda tristeza e demonstrando um sentimento de impotência e derrota, entre palavras de consolo as vítimas e sobre a reação norte-americana aos atentados, o presidente disse: "Os EUA já puseram abaixo seus inimigos antes e faremos o mesmo desta vez". Sobre as vítimas disse: "Milhares de vidas foram subitamente encerradas por atos de terror malignos. Nenhum de nós jamais esquecerá esse dia." Por fim declarou: "Os terroristas derrubaram os alicerces das Torres Gêmeas, mas não os alicerces da América".


Geroge W. Bush

Lembrança de Pearl Harbor

Os ataques em cadeias, com aviões kamikazes pilotados por terroristas e lançandos contra alvos americanos, lembrou o cenário vivido pelos americanos durante a II Guerra Mundial. Naquela oportunidade, o Japão preparou um ataque surpresa a principal base norte-americana no pacífico, e fez com que os Estados Unidos entrassem na II Grande Guerra. Uma diferença significante é que no ataque japonês os alvos eram militares, enquanto os de 11 de setembro eram simbólicos (embora o Pentágono seja o centro de inteligência do exército americano). E também o número de vítimas deverá ser maior nesta "Segunda Pearl Harbur".

 

Mortos serão milhares

O próprio presidente dos Estados Unidos admitiu "foi uma ataque sem precedentes na história americana" e que "milhares de vidas serão perdidas". Somente nos 4 aviões que atingiram as torres do World Trade Center, Pentágono e o que caiu em Pittsburgh, 266 pessoas morreram. Estima-se que 50 mil pessoas trabalhavam nas torres do WTC, e que pelo menos 10 mil perderam a vida no atentado, somados ainda cerca de 200 homens do corpo de bombeiros e voluntários que ajudavam na evacuação das torres quando elas desabaram. Adicionando-se os cerca de 200 mortos no Pentágono, estima-se que o número total de vítimas fique em torno de 11 mil pessoas.

 

Seqüestradores usaram navalhas

As primeiras informações sobre os seqüestros dos 4 aviões que viraram bomba contra alvos simbólicos nos Estados Unidos, indicam que os seqüestradores utilizaram navalhas, estiletes e facas como arma para renderem a tripulação e os passageiros dos vôos seqüestrados. Ao que tudo indica, eram no mínimo 3 ou 4 terroristas que fizeram a ação dentro das aeronaves, um deles com habilidade de comandar com destreza o avião aos destinos onde se chocaram.

 

Espaço aéreo americano paralisado

Uma cena inimaginável, a partir da 10 horas do dia 11 de setembro de 2001, os céus dos Estados Unidos não viram nenhum avião sequer no ar. A FAA - Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos - sob ordens do presidente George W. Bush, suspendeu todos os vôos nacionais e internacionais que partiriam dos Estados Unidos e também deu ordem para todas as companhias aéreas que tivessem vôos com destino aos EUA, cancelassem suas viagens. Os vôos que já estavam em curso foram obrigados a retornar ou pousar em outros países.

 

Nostradamus previu a tragédia

Nostradamus, o famoso profeta italiano escreveu na 2a centúria, 35a estrofe de seu livro de profecias: "Na cidade de Deus haverá um grande trovão. Dois irmãos serão separados pelo caos, enquanto a fortaleza resiste. O grande líder sucumbirá..." "A terceira guerra começará quando a cidade arder em chamas". Fatos relacionados: as torres do World Trade Center eram chamadas de "Torres Gêmeas", e Bush, que visitava o irmão Jeb na flórida, teve de se separar dele com o ataque.


Nostradamus

 

Em Manhatan, num poema de Drummond

 

 

Trabalhas sem alegria para um mundo caduco,
onde as formas e as ações não encerram nenhum exemplo.
Praticas laboriosamente os gestos universais,
sentes calor e frio, falta de dinheiro, fome e desejo sexual.

Heróis enchem os parques da cidade em que te arrastas,
e preconizam a virtude, a renúncia, o sangue-frio, a concepção.
À noite, se neblina, abrem guarda-chuvas de bronze
ou se recolhem aos volumes de sinistras bibliotecas.

Amas a noite pelo poder de aniquilamento que encerra
e sabes que, dormindo, os problemas te dispensam de morrer.
Mas o terrível despertar prova a existência da Grande Máquina
e te repõe, pequenino, em face de indecifráveis palmeiras.
Caminhas entre mortos e com eles conversas
sobre coisas do tempo futuro e negócios do espírito.
A literatura estragou tuas melhores horas de amor.
Ao telefone perdeste muito, muitíssimo tempo de semear.

Coração orgulhoso, tens pressa de confessar a tua derrota
e adiar para outro século a felicidade coletiva.
Aceitas a chuva, a guerra, o desemprego e a injusta distribuição
porque não podes, sozinho, dinamitar a ilha de Manhattan

 

Carlos Drummond de Andrade, 1938

Drummond profético?

 

Números do World Trade Center

7 anos para ser construído
US$ 750 milhões foi o custo da obra
435 empresas funcionavam nas torres
110 andares
423 metros de altura
104 elevadores
50 mil pessoas trabalhavam nas torres
100 mil pessoas passavam pelas torres por dia


Maquete do WTC

 

O Raio X dos aviões

Primeira Colisão - 8h45 - Torre Norte do WTC
Cia: America Airlaines
Modelo: 767
Vôo: Boston - Los Angeles
Passageiros: 81
Tripulação: 11

Segunda Colisão - 9h03 - Torre Sul do WTC
Cia: United Airlaines
Modelo: 767
Vôo: Boston - Los Angeles
Passageiros: 56
Tripulação: 9

Terceira Colisão - 9h45 - Pentágono
Cia: American Airlaines
Modelo: 757
Vôo: Washington - Los Angeles
Passageiros: 58
Tripulação: 6

Quarta Colisão - 10h10 - a 12 km de Johnstown
Cia: United Airlaines
Modelo: Boing 757
Vôo: New Jersey - San Francisco
Passageiros: 38
Tripulação: 7


Boing 767 igual aos que se chocaram
com as torres do WTC


Boing 757 igual aos que se chocou
contra o Pentágono

 

Edifíco Joelma - São Paulo

Para os brasileiros, a tragédia do World Trade Center lembrou a tragédia do Edifício Joelma em São Paulo, ou a do Edifício Andraus, também em São Paulo, que se incediaram, ambos na década de 60. Lá como em New York, pessoas pularam pela janela, se lançando a morte, escolhendo entre uma morte instantânea ao cair de uma imensa altura, ao invés de serem queimadas no fogo. Numa altura como as das Torres Gêmeas, optar entre pular ou queimar é literalmente escolher entre o céu e o inferno.


Pessoa se joga do WTC

 

E o Santos Dumont?

Lembro Santos Dumont, certo um suicida
que a crônica do gesto fez-nos crer
ter preferido abandonar a vida
a seu avião matando em guerras ver...

Que assim seja... Entrementes, o homicida
ataque ao Ocidente, que temer
pelo futuro faz, vem dar guarida
a hipóteses que são de estremecer...

Da aviação ao patrono volto e intento,
recordando o espetáculo de dor,
imaginar-lhe a angústia sem remédio

que teria se visse o seu invento,
com impacto letal, demolidor,
posto a explodir no coração de um prédio!...

Oliveira Neto
09/2001

 

Veja

- Apresentação de fotos da tragédia do World Trade Center. Segue >>>

- Esquema de como é a estrutura das Torres Gêmeas do World Trade Center e como elas ruíram. Segue >>>

- Humor negro: as piadas sobre a tragédia do dia 11 de setembro de 2001. Segue >>>

- Sobre este site: mapa do site, contato, créditos.
Segue >>>

 

[ topo | capa ]