FIFME - Federação Internacional de Futebol de Mesa

HOME

NOTÍCIAS

e-Shop FIFME

MAPA DO SITE

FACEBOOK

BOLA ROLANDO:

EM ANDAMENTO
AMISTOSOS
.- FUTSAL
TORNEIOS
ELIMINATÓRIAS
CAMPEONATOS
.- COPA ROCCA
.- INTERCONTINEN.
CHAMPIONS
COPA DO MUNDO
CLUBES
.- TORNEIOS
FUTSAL

FEDERAÇÃO:

LIGA DE SELEÇÕES
.- MASTERS
.- FEMININA
.- SUB-21
LIGA DE CLUBES
LIGA DE FUTSAL
.- ANTIGA LIGA
.- PIONEIRA
LIGA SUB-17
VÁRZEA
LIGA DE PRAIA
.- GAÚCHA
LIGA PRÓ
SUBBUTEO LEAGUE
TODAS AS LIGAS
CONFEDERAÇÕES
ESTÁDIOS
SEDE & INFRA
MODALIDADES
ARBITRAGEM
.- REGRAS
.- FAIR PLAY
PRESIDÊNCIA
.- ESTATUTO

BOTÕES:

TODOS BOTÕES
.- ÍNDICE
.- ESPECIAIS
.- COLEÇÕES
.- .- CBF
EX-FILIADOS

 

 

Topo

FIFME News nº 19 - 07Nov2009

Todo Poderoso Timão

FIFME visita o Sport Club CORINTHIANS Paulista

Neste sabadão de muito sol, a FIFME - Federação Internacional de Futebol de Mesa - visitou a sede do Sport Clube Corinthians Paulista - 1910 - onde, além de passear pelas depedências do clube, conheceu a sede do Futmesa corinthiano, situado em uma ampla sala embaixo do Ginásio Poliesportivo e logo em frente à capela do santo padroeiro cavaleiro São Jorge.

Foi uma excelente oportunidade na qual a FIFME fez contato com diversos membros do time de futmesa do Corinthians. Dentre os quais, se destacam Tadeu Sanchis - Campeão Brasileiro de Futsal -, Sr. Nelson, chefe do futmesa do Timão, e o famoso Edú Toscano - da Edú Botões - chefe da equipe de futmesa alvi-negra.

Era uma tarde de final no Corinthians, em seis mesas se disputavam simultaneamente partidas válidas pela primeira série de rodadas da decisão do Campeonato Paulista por equipes (categoria Aspirantes), o adversário do Timão era o Meninos FC de Rudge Ramos, São Bernardo. O clima na sede alvi-negra era de nervosismo, o time do ABC largou na frente nas primeiras rodadas (em um total de seis), mas o Timão encostou no placar, virou a disputa na rodada final e saiu com a vitória: 51x48 (a contagem do placar é agregada). Uma vitória apertada, o que promete uma nova dificil e imprevisível final - a finalíssima -, que acontecerá na sede do Meninos em Rudge Ramos dentro de duas semanas.

Mas, voltando a visita de Pedroom, ao término da rodada, enfim, a bola rolou. Entretanto, a primeira bola a rolar, foi a pesada e larga bola de subbuteo: era essa, em primeira instância, a razão da presença da FIFME no Corinthians, apresentar ao pessoal a modalidade de futebol de mesa que vem crescendo no Rio de Janeiro, mas que ainda não é praticada nos clubes de São Paulo. Foi apresentado o Kit de Subbuteo da FIFME, e uma partida sem contagem de score foi disputada na Arena de Beach Soccer alí montada. Totós para cá, totós para lá, enfim, chegou a hora do filét mignon.

O filét mignon se deu na forma de uma partida entre Pedroom e Tadeu Sanchis. O jogo foi bom, Pedroom elogiado pelo campeão brasileiro, o que já pode ser considerado uma vitória para a FIFME, entretanto, não teve jeito de bater o super preciso campeão nacional, que ganhou com tranquilidade a partida, em ritmo de treino. Virou o primeiro tempo com 3x0 no marcador e só administrou a segunda etapa, vencendo por 5x2. A glória de Pedroom foi ter feito um golaço com Gil, do meio da rua, a la FIFME (jogando com o Timão pró da federação). A lição do campeão foi simples: chegou na cara do gol, bola limpa: gol. Pedroom perdeu gols na cara, Sanchis não, e essa foi a diferença crucial da partida, além da clara falta de tática por parte de Pedroom - muito é preciso se aprender para se chegar ao nível profissional, não poderia ser de outra forma para o amador técnico fifmiano - enfim, o placar refletiu o que a partida foi: um duelo entre profissional e amador.

Amistoso

Corinthians Futmesa

07Nov09

Técnico

 

Placar

 

Técnico

Tadeu Sanchis

Corinthians

5 x 2

Corinthians

Pedroom

 

1º tempo:

3 x 0

 

 

 

2º tempo:

5 x 2

 

 

Mesmo com a derrota, a visita foi nota 10: o que um corinthiano pode dizer sobre o prazer que é passar a tarde no seu clube de coração e fazendo uma das coisa que mais gosta? Uma pergunta que não pode ser respondida com poucas, e apenas, palavras. Além do passeio, valeu o contato com o pessoal de Futmesa do Corinthians e a oportunidade de assistir partidas profissionais de botão. Ver os famosos "federados" jogarem, suas técnicas, o nível de jogo, e vivenciar um pouco de tudo que envolve uma partida que tem a chancela da FPFM - Federação Paulista de Futebol de Mesa. Como aprendizado, a validade da visita foi imensurável, desde aprender a receita para fazer a melhor flanela, passando por uma dica de onde comprar bolas oficias, o telefone de um novo fornecedor de materiais para futmesa, chegando, por fim, no mais interessante: ver a bola rolando, sentir um pouco da emoção das partidas, a aplicação das regras, as táticas - que desde então, já contaminam as partidas da FIFME -, os gols e golaços, enfim, respirar a atmosfera e sentir o ambiente do futmesa pró - e logo em uma final - foi show!

Dá-lhe Timão!


II Top 16 World Cup

O Brasil abriu as quartas-de-finais da II Top 16 World Cup e espantou o fantasma venezuelano - país para o qual havia sido derrotado nas eliminatórias da Copa do Mundo, quase deixando o time canarinho de fora do mundial - com uma goleada por 6x2 e avançou às semifinais rumo ao bi-campeonato. A Bélgica bateu a supresa Honduras - que havia goleado a Alemanha nas oitavas - também chegando às semifinais com um vitória apertada por 3x2. Brasil e Bélgica esperam a definição dos seus adversários que sairão respectivamente do jogo entre Croácia e Ecuador - uma das quais representará a nova força contemporânea da federação nas semifinais da Top 16 -, e do clássico entre as tradicionais Itália e Polônia. Na bolsa de aposta de Londres, Brasil e Itália têm a melhor cotação para fazer a final do campeonato, mas isto sequer pode mais ser considerado uma notícia. Entretanto, há quem diga que esse é o campeonato da marca Champion - representada por Bélgica e Polônia - será? Seria bom, a verdade é que o público está começando a enjoar de ver Brasil, Itália e Holanda faturando todos os títulos, tal fato poderá, até mesmo, levar ao banimento das equipes pró dos campeonatos.

 

09/11/2009

GALERIAS:

RANKINGS
TÍTULOS
CAMPEÕES
CAMPEÕES MUNDIAIS
GRAND SLAM
AWARDS
SALA DE TROFÉUS
HALL DA GLÓRIA
LUSOFÔNICOS
CLUBS HALL
HISTÓRIA

ESTATÍSTICAS:
RECORDS
ARTILHEIROS
TÍTULOS
GOLS DE PLACA
CLÁSSICOS
PÁGINA NEGRA
NÚMEROS
FINAIS

MULTIMÍDIA:

TV FIFME
RÁDIO FIFME
FOTOS
PÔSTERS
MEMÓRIA

MUSEU FIFME

PARCEIROS:

INTERCÂMBIO TÉCNICOS
COMPETIÇÕES
RANKINGS
PEDROOM
MCM 1900
MBC
FFM
VILA EMA
DA VINCI BOTÔES

 

Topo

Copyright©1982®FIFME
Topo | Home